Planejamento das Atividades das 4 Unidades

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

O clima de respeito que nasce das relações justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico” (Freire, P.: Pedagogia da Autonomia, p. 103)


- Curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola.

Objetivos

- Identificar e compreender o potencial pedagógico das TIC no cotidiano escolar;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos.

Unidade 1- Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Unidade 2- Internet, hipertexto e hipermídia
Unidade 3- Prática pedagógica e mídias digitais
Unidade 4- Currículo, projetos e tecnologia

DURAÇÃO: 4 meses

- 4 Unidades de estudo e prática
- Cada unidade com:
     Encontro presencial inicial;
     Estudo a distância;
     Encontro presencial: sistematização das atividades feitas a distância e sensibilização para as atividades do próximo módulo.


Unidade 1- Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

- Identificar os fundamentos e pressupostos da proposta pedagógica do curso;
- Reconhecer o papel da escola e a importância da sua postura na sociedade da tecnologia e do conhecimento;
- Repensar novas formas de ensinar e aprender;
   - Identificar as implicações pedagógicas envolvidas no uso das diferentes tecnologias;
  - Produzir relatos e textos opinativos, com argumentos;
  - Realizar apresentações de suas atividades de pesquisa e de estudo usando recursos computacionais.

- Estudo dos textos e Atividades à distância

Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz
Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo.
Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?
Orientação didática:
Escrever o relato no Editor de textos e postar no blog do curso. Não se esquecer de identificar o seu nome logo abaixo do texto.


Atividade 2 – Educação e tecnologia
Dando continuidade à reflexão sobre a temática em questão, vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho:
“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

Orientação didática:
- Escrever o relato no Editor de textos e postar no blog do curso. Não se esquecer de identificar o seu nome logo abaixo do texto.  O vídeo citado está disponível no CD do curso e no site http://br.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY.


Atividade 3: Tecnologia na minha escola
Fazer uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias existem na mesma, quais são e como são utilizadas.

Orientação didática:
1.  Considerando o levantamento da realidade das escolas em relação às tecnologias presentes nas mesmas e seu uso e as discussões feitas no encontro presencial; sintetize suas idéias sobre este levantamento, bem como, descreva uma ação de uso de uma tecnologia/mídia  por você, considerando a exploração das potencialidades da mesma e integração às ações em sua sala de aula.
 Escrever o relato no Editor de textos e postar no blog do curso. Não esquecer de identificar o seu  nome logo abaixo do texto.

Atividade 4: Conhecendo uma experiência
Conheça uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

Orientação didática:
1. Acessar Portal do Professor no site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
2. Selecionar no item “Sugestões de aulas” um exemplo relacionado à sua área de atuação.
3. Analisar o exemplo destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica.
4. Elaborar no editor de textos um fichamento contendo: título da aula e autoria, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente. Não esqueça de  indicar o site da pesquisa (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) e data de acesso.
5. Postar o texto no blog do curso. Não se esqueça de identificar o seu  nome logo abaixo do texto.

Orientações para postagem das atividades no blog do NTM

- Atenção colegas... a atividade 1Quem sou como  professor e aprendiz – já está disponível no blog do NTM. Para postar siga as instruções abaixo:
- Entre no ambiente do blog -  http://ntmterranova.blogspot.com
- Vá até a imagem do globo (lado direito) que indica o curso de 100h - Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC, clique e entre.
- Lá você encontrará o link da atividade na imagem de uma professora. Basta clicar na mesma, copiar e colar o texto no espaço em branco, representado por um quadrado e clicar em enviar. Como retorno aparecerá o texto: Obrigado! Sua resposta foi registrada. 

- Para postar a atividade 2, 3 e 4, siga as orientações de postagem no ambiente do blog-  ítem Comentários.





Unidade 2- Internet, hipertexto e hipermídia -

Objetivos:

- Apresentar a Internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicização do que se faz na escola);
- Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Diciopedia entre eles);
- Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar os cursistas a navegar por alguns;
- Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional;
- Apresentar algumas reflexões sobre a relação entre esta forma de representação e o pensamento humano;
- Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando o editor de textos do BrOffice, o Writer, distribuído junto com o Linux Educacional.


Atividades presenciais

1 - Socialização das leituras feitas à distância;
2 - Discussão: Navegação a Deriva;
    - Hipertexto, hipermídia, Wikipédia, blog

3 - Vídeo sobre hipertexto;

4 - Construindo um Hipertexto.

Atividades à distância

1ª - atividade – leitura dos textos da unidade e apontamentos para as devidas reflexões no próximo encontro;

2ª atividade – Explorar o blog pessoal ou o da escola que atua;

3ª- atividade - construindo um hipertexto para ser apresentado nas aulas presenciais e publicado;
  - Orientação didática: usar o editor de textos ou de apresentação para tal, organizando hipertextos online e ofline.  No caso do hiperlink online, publicar no blog pessoal ou no da escola.

4ª- atividade - Sintetizar um dos três textos estudados na 1ª unidade, utilizando o software CmapTools; o mapa elaborado deverá ser enviado via email para o endereço-  fanin36@yahoo.com.br e também ser publicado no blog pessoal ou no da escola.

5ª- atividadeplanejamento de uma sequência didática e aplicação com os alunos – uso de hipertexto e demais tecnologias disponíveis na escola que possam favorecer a dinâmica da aula;
                      - organização da sequência didática para publicação no Portal do Professor – http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Itens da sequência didática:

- Título
- O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Duração
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com seu aluno
- Estratégias e recursos
- Recursos complementares
- Avaliação
- Palavras - chave



Unidade 3 - Currículos, Projetos e Tecnologias

Objetivos:
- Contextualizar o tema de que trata a Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos;
- Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento;
- Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho, com o uso de tecnologias;
- Propiciar o planejamento e aplicação de ações na perspectiva da pedagogia por meio de projetos.

Atividades presenciais

1-    Conclusão dos encaminhamentos feitos sobre a unidade 2;
- Blog, google docs, yotube, slide share, wikipédia
2- Introdução da temática a ser estudada na unidade 3.

Atividades à distância
1ª atividade – leitura dos textos da unidade e apontamentos para as devidas reflexões no próximo encontro;
2ª atividade - Após a leitura das temáticas do módulo, que destacam as práticas de integração de tecnologias ao currículo através da pedagogia por meio de projetos, destaque suas idéias acerca da unidade: Currículo, Projetos e Tecnologia, considerando alguns questionamentos:
 - Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo com os alunos?
- De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
- Como integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
- O que é Currículo?

3ª atividade - Minha experiência com o desenvolvimento de Projetos
Relate uma experiência que tenha desenvolvido com alunos em forma de Projeto, destacando pontos relevantes tais como: o que, quando e como fez, envolvidos e resultados. Considere os princípios (Currículo, tecnologias e projetos) estudados na unidade ao avaliar os resultados do projeto.

- Orientação didática para:  2ª  e 3ª atividades -  elaborar um texto para postagem no blog do NTM - http://ntmterranova.blogspot.com.br/, seguindo as mesmas instruções de postagem das atividades 2,3 e 4 da 1ª unidade, item Comentários.

4ª Atividade - Continuidade do plano a ser postado no portal do professor e aplicação com os alunos. 
 Obs: Continuidade da exploração do ambiente do Portal do Professor para a postagem da aula;
- Postagem da aula também no blog particular e no da escola;




 Unidade 4- Prática pedagógica e mídias digitais

Objetivos:

- Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais;
- Conhecer  algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais;
- Apresentar os repositórios de mídia da Internet, em particular, os do MEC;
- Apresentar o Portal do Professor como ambiente em que se podem encontrar sugestões de uso de mídias, debater formas de uso, bem como colocar disponíveis para terceiros as experiências que os cursistas vierem a desenvolver;
- Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais - programas, equipamentos e linguagens - para a síntese e expressão de conhecimentos construídos no desenvolvimento de projetos;
- Apresentar as etapas e os recursos essenciais na produção de imagem, áudio e vídeos digitais.

Atividades presenciais

- Início e socialização das temáticas em estudo da unidade 4;
- uso do computador e internet para exercício de alguns procedimentos: navegação em sites para exploração de mídias digitais (Portal do Professor, Yotube, repositórios do RIVED, Revista Nova Escola, Escola Games e outros....
- Socialização das atividades e tira dúvidas.
                                               
Atividades à distância

1ª atividade- leitura dos textos da unidade e apontamentos para as devidas reflexões no próximo encontro;
2ª atividade Exploração de objeto/documento multimídia  em ambientes da web ou  offline e produção de um documento multimídia. O mesmo pode ter como temática o projeto desenvolvido com os alunos.
3ª atividade – exploração e análise de um software educacional, em ambientes da web (repositórios do RIVED) revista Nova Escola, Escola Games, e outros; ou offline, tais como: Gcompris e jogos educativos diversos (no repositório do computador Linux Educacional) ou outros,  considerando os seguintes itens:
1- Apresentação gráfica (cor, imagens, simbolismo, qualidade do grafismo etc);
2-Qualidade dos Sons - (adequados à temática: clareza, riqueza, qualidade do som, etc);
3-Linguagem utilizada - (riqueza e adequação à idade, com gírias e/ou vocabulário regionalizado, etc);
4- Interação do aluno - (pouco/muito interativo, interatividades superficiais ou não, interatividade adequada ou não ao tema e/ou idade, chances de continuidade, feedback etc);
5- Propostas de realização de trabalho - (qualidade das propostas de trabalho, relacionadas ou não com a temática do software: pintura, jogos, histórias, pesquisa etc);
6- Proposta pedagógica - (conciliação entre motivante, divertido e produtivo - adequado à idade - procura ou não propiciar aprendizagem, crescimento e interação - faz o aluno pensar, pesquisar, navegar etc - dá respostas prontas)

Orientação didática - elaborar um texto para postagem no blog do NTM - http://ntmterranova.blogspot.com.br/, seguindo as mesmas instruções de postagem das atividades 2,3 e 4 da 1ª unidade, item Comentários.

4ª atividade – publicação das produções (documento multimídia) no blog da escola ou nos dos professores envolvidos, no Portal do Professor e em outras páginas. Para a postagem no blog do NTM, o documento deverá ser entregue via email, pendrive ou DVD.