sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz?





Clique na figura ao lado para postar seu texto.

8 comentários:

  1. Kátia Fabiane Scheid Bianchim20 de abril de 2012 às 04:37

    Unidade 1
    Atividade 1
    QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
    Todos nós seres humanos estamos em constantes transformações. Diante disso devemos estar atualizados com as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Acredito que como educadores devemos seguir o ritmo da nossa sociedade e de nossos educandos, pois a cada dia as TICs estão mais presentes. Portanto, nós docentes devemos despertar a curiosidade dos alunos, levando-os a refletirem e desenvolverem seu senso crítico diante de um conteúdo que envolva as mídias presentes em sua realidade.
    Procuro como educadora, me atualizar com as mudanças que estão acontecendo, pesquisando na internet, trocando ideias com outros educadores e desenvolvendo cursos de formação. Para uma educação de qualidade acredito que nós professores, devemos trocar ideias com os alunos, interagir, discutir e ouvir seus anseios e aprender com eles.
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

    ResponderExcluir
  2. Atividade 1: Quem sou como professor e aprendiz
    Como professora a mais de  30 anos, percebi que a cada ano que termina, inicio um novo ano letivo com muito mais experiências e renovo a minha bagagem, trocando as roupas velhas pelos novas,separando as que já estão fora da moda, para renovar o meu guarda roupas com a beleza da modernidade. Sou assim pronta para assistir  e aceitar as mudanças, e vejo que é necessário acompanhar essa evolução no meu dia a dia em sala de aula, assim passo para os meus aprendiz, que também sou aprendiz e juntos, vamos construir um aprendizado, maior que aquele que está nas  entrelinhas dos livros didáticos ou nas páginas da internet. Por muitas vezes ouvi em sala de aula a frase:Professora, “suas  aulas são  como se fossem uma caixinha de surpresa”, fiquei feliz em saber que desperto em meus alunos a  curiosidade para mais um dia de aula, não deixando que a mesma caia  na rotina e se torne apenas mais um dia letivo enfadonho. E para que isso aconteça, busco amparo nas metodologias adquiridas através do tempo, nas trocas de experiências com meus amigos de trabalho e na interação com as tecnologias modernas, que chegaram para ampliar e facilitar o nosso campo de atuação educacional. Acompanhar as mudanças é para mim estar em sintonia com os anseios dos nossos alunos. Por isso como educadora tento mesclar conteúdos tradicionais com os que têm de mais novo, acompanhando a evolução, aprendendo e modificando de maneira reflexiva   a minha prática pedagógica. Sabemos que os recursos tecnológicos dinamizam nossas aulas e nos aproximam dos nossos alunos, facilitando por meio das  TICs  os avanços  na aprendizagem, não só para os que busco ensinar,mas também para mim como uma eterna aprendiz,
    Assim, coloco-me na posição confortável diante dos meus sentimentos e ideal,  posso dizer que  não tenho receio quanto as mudanças, pois elas trazem benefícios para meu aprender e ensinar, ajuda me a interagir em todas as dimensões do meio educacional, causando me a sensação de estar cumprindo com o meu dever. Acima de tudo e qualquer perspectiva como educadora coloco uma pitada de amor em tudo que faço pois tenho orgulho da  profissão que escolhi.

    ResponderExcluir
  3. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ



    Eu como professora acredito que: ser professora nos tempos de hoje é um desafio, ser educadora é um eterno aprendiz, porque necessito constantemente de aperfeiçoamento. Preciso a todos os momentos melhorar as minhas ferramentas de trabalho para que venha inovar as minhas práticas pedagógicas junto aos meus alunos. Mas eu como professor preciso mais e mais melhorar os meus conhecimentos, pois cada dia que passa a minha luta como educadora é um desafio cada vez maior, Com a evolução da tecnologia temos que procurar alcançar o melhor desta ciência que nos envolve como professor e aprendiz.
    Com aprendiz procuro sempre o que devo fazer para melhorar os meus conhecimentos. No meu dia a dia tento contribuir com o essencial e mais pratico a fim de me doar como professora para meus alunos. Sinto que o mundo pedagógico caminha para melhorar, eu como educadora caminho para o aperfeiçoamento das mídias, do momento o aprendizado ao longo da vida pode acontecer e é com este pensamento que o aluno esta a espera de um professor que leve para ele técnica e inovação constante, que possa atender suas expectativas do seu dia a dia.


    Lucimar dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sou como professor e aprendiz.

      Acredito que ser professor hoje é um grande desafio, sou professora iniciante e necessito de me aperfeiçoar a cada dia e a cada momento. Sei também que preciso a todos os momentos melhorar minhas ferramentas tecnológicas para facilitar e inovar as minhas práticas pedagógicas junto ao meu aluno. Como sabemos, vivemos em um mundo globalizado e o meu desafio é melhorar os meus conhecimentos tecnológicos frente a essas tecnologias, proporcionando assim ao educando uma aula dinâmica e de qualidade. Como sou professora iniciante, serei sempre uma eterna aprendiza procurando sempre melhorar os meus conhecimentos, pois o mundo pedagógico caminha para melhora e eu estarei sempre nesse caminho para o aperfeiçoamento dessas mídias, pois o aprendizado pode acontecer ao longo da vida e é com este pensamento que o aluno de hoje está à espera de um professor que leves para ele técnicas e inovações que possa atender suas expectativas.
      Letícia Aparecida Moreira.

      Excluir
  4. Quem sou como professor e aprendiz

    Ao iniciar a profissão de educadora, principalmente em sala de aula, pretendo realizar o trabalho com amor e dedicação. Sei da responsabilidade que vou ter na minha profissão, como professora.
    Preciso estimular os alunos a aprender e a encontrar as respostas necessárias ao seu aprendizado, também o importante enquanto realizo o meu trabalho estou aprendendo com os alunos.
    No momento em que vivemos uma sociedade a cada dia mais evoluída, precisamos estar sempre em processo de aprendizagem através de cursos, para trabalharmos de acordo com a realidade e especificidade de cada aluno, melhorando assim a minha prática pedagógica.


    Arsilina da Silva Souza

    ResponderExcluir
  5. Profª Andréa Gonçalves Strapazzon3 de maio de 2012 às 15:36

    Acredito que como professora e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que procura se atualizar, afinal não somos conhecedores da verdade e sempre temos o que aprender com nossos alunos. Cada aula é um momento especial, onde preparo e vejo a melhor maneira de abordagem, contextualizando e inovando sempre, sabemos também que o professor aprendi ao mesmo tempo em que os alunos e isso não diminui em nada o valor do professor, pelo contrário, temos aí uma grande e infindável tarefa, pois além de dominarmos os saberes disciplinares, trocamos experiências. Gosto muito do que faço e tenho orgulho da profissão que escolhi. Professora: Andréa Gonçalves Strapazzon

    ResponderExcluir
  6. Aline Anne de Souza Jerônimo16 de maio de 2012 às 16:49

    Como professora enfatizo a realidade da escola e o contexto em sala de aula envolvendo a vida dos alunos em torno da escola para que haja um despertar a curiosidade, buscando a leva-lós a compreensão dos conceitos, a partir da relação entre o conteúdo matemático escolar e a experiência matemática vivenciada em seu cotidiano. Desejando que os conteúdos possibilitem estender os sues horizontes, numa perspectiva de contribuir e melhorar de maneira mais consciente, a sua participação em todas as relações presentes no meio social em que está inserido.
    Na visão ensino aprendizagem devemos estar sempre abertos as novas ideias, pois a cada dia percebo que o ensino e aprendo com os questionamentos trazidos pelos alunos.
    Aline Anne de Souza Jerônimo (5ª agrovila)

    ResponderExcluir
  7. Kátia Regina dos santos
    Atividade 1.2
    O QUE É SER PROFESSOR HOJE?
    Quem sou eu(professor) neste contexto?
    Ser professor hoje, e um desafio que vai além de saber ensinar, transmitir o conhecimento.
    E saber ouvir os alunos, usar da criatividade, saber conduzir as diversas situações do dia-a-dia escolar, interagir com a realidade do aluno, ter bom relacionamento com os alunos e a comunidade escolar. Sou uma pessoa moderna, estudo a historia de cada aluno para poder compreendê-lo. Com a ajuda das novas tcs , como ferramenta de ensino, onde a base do conhecimento tecnológico começa a fazer parte do meu cotidiano. Esse recurso e uma ferramenta de ótima qualidade possibilitando o aluno vivenciar uma experiência diferenciada.

    ResponderExcluir