sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade 2 – Educação e Tecnologia

 Dando continuidade à reflexão sobre a temática em questão, assista à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discuta sobre uma de suas idéias, mais especificamente quando o autor se refere ao seguinte trecho:
“....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)

Clique na palavra  Comentários logo abaixo e poste seu texto.

91 comentários:

  1. Respostas
    1. MARCIA DUESSMANN ROHDEN19 de abril de 2012 às 17:59

      EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
      Atualmente no mundo em que vivemos, a tecnologia vem avançando muito rápido para nós educadores de longos anos de dedicação a nossa nobre profissão, e isso faz com que os alunos atuais já chegam a escola com um conhecimento muito maior que dos alunos de tempos passados. Atualmente a maioria dos alunos tem computadores ligados a rede mundial de computadores (a internet.) e isso trás muito mais conhecimento aos alunos fazendo com que seu nível de conhecimento seja maior de que dos alunos de alguns anos atrás.
      Antigamente os professores empregavam em seu trabalho de ensinar, apenas a fala, o giz e o quadro negro, já atualmente os professores tem que também saber usar os computadores e a internet, para cumprir sua missão de ensinar.MARCIA D ROHDEN

      Excluir
  2. Sandra Kelly Alcantara7 de setembro de 2011 às 17:59

    É muito importante a colocação do Profº Ladislau Dowbor, pois a escola precisa realmente ser mais articuladora e menos lecionadora. Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, o grande problema é selecionar as novas informações de maneira mais significativa, para isso se faz necessário uma mudança na metodologia, na forma de aprender dos alunos e consequentemente na forma de ensinar dos professores, buscando novos recursos que facilite o aprendizado dos alunos, levando em conta as mudanças e novas tecnologias que estão surgindo a cada dia, não ficando somente preocupados com o currículo.
    Nós professores temos que ser capazes de compreender a realidade que nos cerca e apartir daí saber o que podemos usar em determinado momento para que os alunos explorem as possibilidades disponíveis para cada assunto, os professores precisam se qualificar para que possam ser um auxílio para seus alunos orientando-os no uso das novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  3. Atividade 2- Educação e tecnologia

    A tecnologia é uma realidade cada vez mais presente na atualidade, analisando a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor quando se refere sobre repensar a escola, é possivel entender que a escola deve ser menos repetitiva com relação a conteúdos disciplinares e sim articuladora de diversos conhecimentos voltados a tecnologia, a escola deve proporcionar atividades significativas para o aluno e não apenas transmitir informações. Portanto cabe ao professor buscar inovar sua prática se capacitando para transmitir ao aluno o conhecimento das tecnologias que cada vez mais se fazem presentes em nosso cotidiano.


    PROFESSORA: Roseli Aparecida Cucolotto
    Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  4. PROFESSORA: Poliana de Carvalho Evangelista
    Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato


    Atividade 2- Educação e tecnologia

    A tecnologia é onipresente na atualidade, refletindo sobre a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor e especificamente quando se refere sobre repensar a escola, entendo que a escola deve ser menos repetitiva com relação a conteúdos disciplinares e articular os diversos conhecimentos gerados pela tecnologia, mas que seja de forma significativa para o aluno e não apenas transmitir informações, que sejam mediados de forma organizada. Cabe ao professor repensar a sua prática e se preparar para transmitir ao aluno as tecnologias que se multiplicam a todo o momento.

    ResponderExcluir
  5. Percebe-se que no vídeo da entrevista do prof.Dr.Ladislau Dowbor, que cada vez mais precisamos refletir sobre nossas praticas e procurar focar mais em nossas metodologias, para facilitar a aprendizagem de nossos alunos, procurar sempre uma metodologia em que eles tenham facilidade para entender. Não podemos esquecer que as tecnologias invadiram nosso mundo, e temos que estar preparados para novos desafios, que não é fácil, e por isso que devemos sempre procurar o melhor para nossos alunos, em termos de metodologias. Buscando sempre qualificação, cursos e estar sempre em busca de novos conhecimentos.

    Professora: Viviani Terezinha Stasczak.
    Geografia.

    ResponderExcluir
  6. Refletindo sobre as palavras do Professor Dr. Ladislau Dowbor, acredito que a escola necessita se adequar ao novo currículo educacional existentes nos dias atuais. Assim, a escola deve encontrar maneiras de ser mais articuladora e deixar de ser menos lecionadora e refletir mais as diversas formas de conhecimento presente em nosso contexto. Mas para isso temos que estar todos preparados, a fim de mudar, inovar e buscarmos entender esse processo das novas tecnologias de conhecimentos, indo assim além da nossa formação técnica, podendo pensar e repensar no nosso trabalho na sociedade escolar e na formação dos nossos alunos a fim de prepararmos indivíduos devidamente capacitados para o mercado de trabalho e para o contexto social em que vivemos.

    Elizangela Pereira Martins

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o impacto que os recursos tecnológicos podem causar no processo de ensino-aprendizagem não está diretamente ligado à mídia utilizada, ma sim à maneira como ela é abordada. Para tanto, é de fundamental importância aprimorar a formação dos atuais professores, e assim possibilitar condições para que os mesmos assumam seu papel no ambiente informatizado. Principalmente no que diz respeito à prática docente, já que a utilização de novas mídias na educação não deve ser apenas uma informação de processos de ensino, ou seja, não se trata apenas de aulas com “efeitos especiais”. Este é ainda um desafio que não foi enfrentado com grande profundidade, estamos gatinhando neste sentido. O que temos feito na verdade são experiências, tentativas, adaptações, pois só a utilização dos “modelos tradicionais” já não obtém bons resultados com a atual comunidade escolar e se torna necessário buscar novas metodologias de ensino que proporcionem um conhecimento significativo ao aluno. Hoje fica difícil conceber uma atuação docente de boa qualidade se o educador não caminhar em direção ao desenvolvimento, reconhecendo a necessidade de se colocar a seu tempo.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com a entrevista do Professor Dr. Ladislau Dowbor,nota-se que atualmente a tecnologia é um grandeza que se faz necessário em nosso cotidiano. Visto que a mesma efetuada de maneira correta facilita o aprendizado, pois podemos dela utilizar inúmeros recursos que suprem a necessidade de ampliar o nosso conhecimento. , é importante que o educador saiba selecionar as informações buscando articular uma pratica coerente que atenda as necessidades de cada educando, para que estes vejam a tecnologia como um aparato de grande utilidade nas diversas circunstancias do meio que se encontra.Maria José

    ResponderExcluir
  9. Izaura Tavares Nunes Martins11 de setembro de 2011 às 18:19

    Atividade 2
    Essa nova sociedade, também conhecida como sociedade do conhecimento, requer novas competências e novas atitudes, exigindo um individuo atuante, pensante, pesquisador, com autonomia intelectual. Cabe então a escola formar pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico, ou seja, colocar a tecnologia em favor da educação. Isso exige que os professores incorpore em sua pratica diária essa tecnologias. Essa mudança requer uma preparação metodológica e reorganização das praticas do trabalho escolar. No atual contexto, não basta somente colocar essas informações ao alcance dos indivíduos é necessário ensinar a organizar informações já obtidas, proporcionando ao individuo conhecimento de qualidade.


    Professora Izaura Tavares Nunes Martins

    ResponderExcluir
  10. ATIVIDADE 2
    Educação e Tecnologia
    Segundo a visão do Professor Dr. Ladislau Dowbor, cada vez mais vem aumentando a densidade de conhecimento em todas as áreas. Percebe-se que as grandes empresas vêm investindo em requalificação de mão de obra através de cursos de aperfeiçoamento, e isso se tornou necessário devido ao grande avanço tecnológico e a falta de mão de obra qualificada.
    Assim a função da escola também precisa ser repensada, pois os alunos de hoje serão os profissionais do futuro que dependem de uma formação de qualidade para atuar em suas funções. Segundo o autor a escola necessita não só mudar o currículo escolar deixando de ser mais lecionadora e passando a ser organizadora e articuladora do conhecimento, mas para isso se faz necessário que os professores de hoje também estejam preparados para essas mudanças, especialmente para integrar diferentes tecnologias em sua prática pedagógica e que esteja voltada a aprendizagem do aluno, o professor precisa gostar e ter domínio das diferentes tecnologias para assim criar situações que despertem no aluno a busca pela informação e transforme em conhecimento.
    Podemos perceber que esta é uma realidade ainda em construção, visto que nem todas as escolas dispõem de equipamentos e profissionais preparados para atender a toda a demanda, também nem todos os professores tem acesso aos equipamentos e técnicos para conhecer e adquirir habilidades principalmente das tecnologias digitais, tornando-se apto ao uso das mesmas.


    Verli Maria Figueredo Souza

    ResponderExcluir
  11. Atividade 2: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo
    Com as TIC




    NTM-NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
    TERRA NOVA DO NORTE-MT

    O Prof° Dr. Ladislau Dowbor nos relata a importância da necessidade de repensar a escola, que não basta fazer mudanças simples, mas, é necessário ir mais além. Cabendo a escola democratizar o ensino e expandir o conhecimento além dos muros da escola. E nós como professores precisamos estar atentos ao novo, principalmente quanto às tecnologias buscando aprender e ensinar o conhecimento no qual se torne ampliado.
    Devemos preparar nossos alunos para terem uma atitude autônoma e enfrentar os desafios, que irão ter em sua vida familiar, social e profissional. Uma vez que a tecnologia está entrando em nossa vida de forma acelerada e não podemos ficar parados no tempo, pois, o nosso alunado vem sempre acompanhando as novas tecnologias. Com isso precisamos estar acompanhando a evolução tecnológica que o mercado vem nos oferecendo. Para isso a ideia do Prof° Ladislau, ter uma escola menos lecionadora e que se transforme em organizadora.
    Podemos dizer que a escola da Era Antiga não existe mais. Pois, diante das necessidades e exigências do mundo atual, precisamos da escola inovadora para auxiliar o aluno na busca de novas ideias, compreensões e na construção do conhecimento do mesmo.
    Portanto, nossos alunos não são estáticos, eles estão acompanhando toda a tecnologia oferecida no século XXI. Por isso precisamos alavancar os avanços tecnológicos, pois, os alunos sempre estão aptos às inovações recentes do mercado.
    Cursista: Fabiana Apª. Lemes da Silva
    Terra Nova do Norte 09/09/201

    ResponderExcluir
  12. rosicleia dos santos ribeiro12 de setembro de 2011 às 17:36

    Atividade 2 Educação e tecnologia
    Realmente a colocação do prof.Dr.Ladislau Dowbor é muito importante,pois vemos tecnologia em tudo o que nos cerca e não é diferente na escola.Sendo assim nós educadores temos de ter conhecimento das tecnologias para preparar aulas que envolvam realmente todos os alunos,de certa forma a escola deveria se tornar menos lecionadora e mais organizadora e articuladora de diversos espaços do conhecimento bem como disse Ladislau,pois acesso a tecnologia os alunos já tem o que eles precisam é saber absorver essa ferramenta de aprendizado que é a tecnologia de uma maneira positiva,produtiva,e é essa a nossa função enquanto educadores. Rosicleia dos santos Ribeiro Escola:Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  13. elizabeth Alves da Silveira Reis12 de setembro de 2011 às 18:35

    Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro lobato
    Elizabeth Alves da Silveira Reis
    Atividade II

    O Professor Dr. Ladislau Dowbor, acredita que a escola necessita se adequar ao novo currículo educacional existentes nos dias atuais. Assim, a escola deve encontrar maneiras de ser mais articuladora e deixar de ser menos lecionadora e refletir mais as diversas formas de conhecimento presente em nosso contexto. Mas para isso temos que buscar sempre qualificação, cursos e estar sempre em busca de novos conhecimentos.
    É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada, de forma integrada, na pratica pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo.

    ResponderExcluir
  14. Clêuda Fátima da Silva12 de setembro de 2011 às 19:45

    EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    Quando o professor Ladislau cita que a escola deve adotar uma posição organizadora de conhecimentos do que lecionadora ele questiona a postura tradicional que a escola ainda é, e que devemos inovar, ele na verdade nos da um puxão de orelha para a realidade que aí está, que são os avanços tecnológicos.
    E que nós como educadores devemos preparar nossos alunos para a utilização da tecnologia de forma correta.
    O que precisamos é de escolas menos lecionadora e organizada de conhecimentos.
    CLÊUDA FÁTIMA DA SILVA

    ResponderExcluir
  15. Tecnologia na Educação

    Quando o professor Dr. Ladislau se refere que a escola deve adotar a posição mais organizada de conhecimento do que lecionadora.
    O que eu entendi sobre sua fala é que:
    Na atualidade as escolas já estão tentando acompanhar os avanços tecnológicos para melhoria da educação, quase todas as escolas possuem laboratório de informática, vídeos TV, câmera digital, data show instrumentos que podem nos auxiliar na nossa prática pedagógica, porém muitos educadores encontram-se despreparados para lidar com as novas tecnologias que vem invadindo a nossa vida, seja na escola, no trabalho e até mesmo em casa.
    O que precisamos como educadores é nos aperfeiçoarmos para acompanhar o ritmo e os avanços tecnológicos que esta a nossa disposição para conquistar nosso espaço junto aos nossos educandos.



    ILZA MARIA DA SILVA

    ResponderExcluir
  16. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

    Tendo em vista que as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula, como computadores ligados à internet, televisão, entre outras mídias disponíveis na escola, o educador deve usá-la a favor da educação aproveitando como instrumentos facilitadores do aprendizado.
    De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.
    Mas para que essas tecnologias contribuam realmente com a educação a escola terá que ser menos conteudista, e mais organizadora nos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, e assim formar cidadãos capazes de enfrentar a sociedade de forma critica e construtora, mas para que o educador consiga formar esses cidadãos ele precisa se atualizar sempre em todas as áreas e não se conformar com o conhecimento restrito que tem apenas na área em que atua.
    Profª. Ivone de Quadros
    Educação Infantil

    ResponderExcluir
  17. O Dr. Ladislau conceitua e explica que a escola contemporânea deve adotar uma nova conjuntura que se liberte da condição unica de ser contemplada como lecionadora e sim que construa e adote uma nova posição de organização de conhecimento, assim possibilitando a integração de profissionais da educação com os meios tecnológicos que a cada dia estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  18. Educação e Tecnologia

    Para o professor Ladislau é preciso repensar a escola e a educação num sentido mais amplo. Um ponto de partida são as tecnologias , pois a tecnologia esta presente no dia a dia do indivíduo e esta evoluindo de forma rápida, trazendo mais benefício para a vida do mesmo. O computador se torna uma ferramenta importante na construção do conhecimento do aluno, o livro didático em alguns momentos pode ser substituídos por alguns sites educativos, despertando assim uma aprendizagem significativa. O aluno deve ter mais acesso a informação, para se organizar, o ensino torna-se mais atrativo e interessante .
    Enfim , como diz o professor Ladislau o conhecimento está online, no planeta e a tecnologia
    se transforma em um recurso valioso para a educação.


    Marinês da Silva
    Escola Municipal Vista Alegre

    ResponderExcluir
  19. O trecho indicado, no meu ponto de vista friza que hoje com a tecnologia avançada, seria quase impossível a utilização só da lousa eo giz, para poder levar para nossos alunos todo o conhecimento, faz se necessário estarmos sempre nos atualizando, ou ficaremos somente no lecionar e não no organizar conhecimneto. Porque hoje nossa clientela não requer somente o conhecimento da esrita e leitura, mas um conhecimento geral, que contribuirá para sua vida futura.
    Paloma Carolina Luiz
    ESCOLA MUNICIAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir
  20. Eu vejo que as escolas não se deve deixar de ser lecionadora mas sim alem de lecionadora e também ser mais organizadora do conhecimento.
    Hoje a cada dia os alunos que saem das escolas geralmente a culpa vem sempre nos professores como culpados de tudo, mas não vejo uma politica de hoje mostrar um número de uma educação de qualidade se não mudar vai continuar assim, devemos pensar que os alunos deixam de ter uma relação com a escola e a própria aprendizagem.

    Marli A Dalazen

    ResponderExcluir
  21. Luciene Lécia Lucchetti14 de setembro de 2011 às 16:59

    No mundo globalizado em que vivemos, com inúmeras tecnologias surgindo a cada minuto, a escola deixou de ser a única fonte de conhecimento ficando a mercê da situação, se continuar como está seu papel será apenas transmissora de conteúdos. É preciso inovar as novas práticas de ensino, buscar qualificação e articular as diversas ferramentas tecnológicas com as metodologias de aprendizagem. O desafio é repensar a escola, tornando assim uma facilitadora de conhecimentos e não apenas lecionadora de conteúdos, é necessário haver um elo entre escola e realidade do aluno, respeitado assim suas capacidades, para que a aprendizagem seja significativa.

    ResponderExcluir
  22. Eu penso que a escola não deve deixar de ser lecionadora e sim que além de lecionadora seja também mais organizadora de conhecimento. Mas a cada dia vemos alunos que saem da escola alunos sabendo cada vez menos e ai a culpa é de quem? Geralmente sempre pesa em nós professores, mas não vejo assim enquanto governos ficarem com essas políticas só de mostrarem números e não uma educação de qualidade vai ser sempre assim. Vejo que também deve ser pensada a falta de aptidão dos alunos em relação a escola e a própria aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. A escola deve ser mais organizadora e articuladora do conhecimento sim, procurando meios para que os alunos se interessem mais pelos estudos, mas o que vejo e sinto é a falta de interesse dos alunos de um modo geral, o professor tem que se tornar quase um bruxo e encontrar a fórmula mágica para envolver esses alunos o que não é fácil. Pode-se usar a tecnologia ou o que for de seu alcance, mas se o aluno não tiver interesse nada vai funcionar.
    Ângela Bernert Damaceno

    ResponderExcluir
  24. Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato.
    NTN de Terra nova do Norte – MT.
    Vilma Cardoso,
    Prof. Ladislau fala sobre avanços tecnológico da educação e que acredita conscientemente que escola tem habilidades de alcançar suas metas, sugere aos profissionais da educação, que esteja sempre atento a inovações, diz também que não é apenas um desafio para professor, mas para o aluno, para escola, para muitas políticas educacionais em geral. É preciso pensar nas tecnologias junto como processo educacional que nos permite aproveitar os conhecimentos.

    ResponderExcluir
  25. Alexandra Magalhães Frighetto18 de setembro de 2011 às 19:32

    Professora: Alexandra Magalhães Frighetto
    Escola Estadual Norberto Schwantes

    Na sociedade da tecnologia e da informação estamos quase sendo engolidos por tantas novidades a nossa volta. E a educação como fica¿ Estamos sendo cada vez mais cobrados pelo o aprimoramento, aperfeiçoamento, formação e inclusão dessas novidades em nossa prática em sala de aula.
    Ao mesmo tempo temos que respeitar a subjetividade de cada educando, seu ritmo, seus anseios e, fazer uso da evolução e/ou revolução a sua volta.
    Como o Prof. Dr. Ladislau disse que “o espaço do conhecimento está se multiplicando e a Escola tem que ser articuladora desse processo...”. É um desafio diário na vida de cada educador se reestruturar com tantas novidades a sua volta e também de seu educando.
    Somos herança de um ensino e de uma formação engessada, estática por isso a dificuldade em mudar. Mas sabemos que a busca pelo ideal, pela transformação é inerente ao ser humano. Temos consciência de que todos ansiamos pela mudança e que já estamos buscando meios, alternativas para que isso ocorra.

    ResponderExcluir
  26. É de grande relevância e reflexão a fala do professor Ladislau Dowbor, sobre a prática em sala de aula, onde as escolas precisam se adequar ao perfil dos alunos, que já trazem consigo saberes adquiridos no meio em que vivem, e a função da escola na maioria das vezes se resume na organização desse conhecimento, mas na prática acaba por utilizar métodos bastante tradicionalistas caindo na triste e nada atrativa “aulas conteudistas”.Assim sendo, um diagnóstico preliminar permite trabalhar com metodologias diferenciadas que atraiam a atenção dos educandos sistematizando seu conhecimento através da mediação do professor, inovando sempre com os recursos tecnológicos disponíveis, indo para além de um resultado, alcançando uma aprendizagem significativa.
    Madalena Guermandi

    ResponderExcluir
  27. Lina Cristiane Cavalheiro Trombeta27 de setembro de 2011 às 15:05

    ATIVIDADE 2- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    Desde os tempos primórdios, o ser humano vem se preocupando com a comunicação e o acesso às informações. Ao longo dos tempos tudo foi se aprimorando e o avanço da tecnologia passou a ser algo inovador diante da sociedade.
    Quando se fala de tecnologia ou avanço tecnológico é interessante ressaltar que não é só o computador, internet,celular por exemplo. A tecnologia esta presente em vários ambientes, seja no trabalho, lazer, comunicação,serviços domésticos etc.
    Assim como tudo evolui, na escola também precisamos evoluir em nossa pratica pedagógica com o uso da tecnologia seja ela qual for. Tenho em minha concepção que a escola alem de ser um espaço lecionadora seja também uma organizadora de conhecimentos, onde os professores precisam inovar suas praticas quanto ao desenvolvimento e ao uso da tecnologia.
    Porem vejo, também que falta interesse por parte dos alunos, há professores que se preocupam com a aprendizagem deles e há alunos que saem da escola sabendo menos ainda. Nessas condições quem é o culpado? Mas por ser o professor “considerado o responsável desse pela aprendizagem” a culpa sempre cai em suas costas. Vejo que a preocupação dos professores quanto a busca de mais conhecimentos é grande e estão sempre em constante busca, dando o melhor de si na atuação de uma pratica construtiva.
    Lina Cristiane Cavalheiro Trombeta

    ResponderExcluir
  28. GLAUCIA DE OLIVEIRA GOEDERT28 de setembro de 2011 às 11:32

    Quando o professor Dr. Ladislau se refere que a escola deve adotar a posição mais organizada de conhecimento do que lecionadora.

    Os educadores têm um papel fundamental ao apropriar-se das tecnologias da
    informação e comunicação, cujo uso deverá ser como ferramenta e recurso pedagógico
    de uma forma crítica e responsável e não somente como meros consumidores ou só pra enfeite de armário na escola ou laboratório.
    O desafio que está posto para todos os nós educadores (no meu caso futura) e como apropriar-se dessas novas tecnologias e utilizá-los a favor da melhoria do processo ensino-aprendizagem das crianças, pois muitas escolas ainda usam o método da cartilha ou o método decoreba.
    Todos nós sempre temos algo a aprender. E em cada aprendizado, ou cursos formação continuada, faculdade que fazemos durante vários anos, temos a chance de crescer como pessoas e conquistar seu espaço profissionalmente.

    GLAUCIA DE OLIVEIRA GOEDERT
    NTM

    ResponderExcluir
  29. Eu penso que a escola não deve deixar lecionadora e que além de lecionadora seja também mais organizadora de conhecimento. Mas a cada dia vemos alunos que saem da escola sabendo cada vez menos, e aí a culpa é de quem? Geralmente sempre pesa em nós professores, mas não vejo assim, enquanto governos ficarem com essas políticas só de mostrarem números e não uma educação de qualidade vai ser sempre assim. Vejo que também deve ser pensada a falta de aptidão dos alunos em relação à escola e a própria aprendizagem.


    JUSSARA LABORÃO SILVA

    ResponderExcluir
  30. A tecnologia esta cada vez mais presente na vida do ser humano. Pensando nisso acredito que as escolas necessitam adequar-se a esse novo modelo de aprendizagem, inserindo essas tecnologias.
    Pensando nesse avanço tecnológico que os educadores devem formar alunos capazes de lidar e conviver com esses avanços, assim a tecnologia com a educação.
    JUCEIA KENSY

    ResponderExcluir
  31. O depoimento do Prof. Dr. Ladislau Dowbor, nos conduz a reflexão da metodologia utilizada por nós professores com nossos alunos no dia a dia da sala de aula. Fazer mudanças nas estratégias e metodologias para tornar as aulas mais atrativas, requerem mais preparação metodológica e reorganização da prática docente, pois nossos alunos apresentam uma maneira de aprender diferenciada do que tínhamos há algumas décadas atrás e consequentemente a forma de ensinar deve buscar novos recursos didáticos e tecnológicos, visando facilitar o aprendizado de maneira mais significativa e de qualidade. O atual professor não é mais aquele que ensina os conteúdos escolares, e sim um mediador do conhecimento, capaz de observar a realidade e identificar os problemas ali existentes, propor soluções adequadas a superação das barreiras e levá-los a construção do conhecimento de forma autônoma e criativa.
    Lenair.

    ResponderExcluir
  32. Após assistir a entrevista com o Professor Ladislau, acredito que, a escola como um todo, nos dias atuais tem enfrentado muitos problemas em relação a má vontade de alguns educandos e, sendo assim, sinto dificuldade em variar as estratégias de aprendizado para aprimorar o conhecimento dos mesmos.
    Os métodos são interessantes, desde que haja vontade e disciplina, pois alguns ainda vêem, por exemplo, o Laboratório como um espaço para visitar sites de jogos e páginas de relacionamentos e não como um grande instrumento de pesquisa e informação.
    Creio que essas transformações só acontecerão quando todos se conscientizarem da importância que a escola tem na vida do educando, para assim, poder desenvolver um trabalho satisfatório por ambas as partes.

    ResponderExcluir
  33. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    O professor Ladislau Dowbor em sua entrevista relata seu conhecimento sobre educação e tecnologia frenta a situação da atualidade vivenciadas nas escolas onde o mesmo cita:
    "que as escolas tem que ser menos lecionadoras e mais organizadoras em diversos espaços de conhecimentos que hoje se multiplicam."
    Observando as escolas no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, elas estão cada vez mais inseridas na tecnologia e isso é de grande valia, pois facilita todo processo ensino\aprendizagem. Onde podemos diferenciar conteúdos e atividades e tornando-as mais atrativas, possibilitando a qualificação e principalmente a adaptação dessa nova realidade educacional.

    neli cândido de oliveira

    ResponderExcluir
  34. 3 Educação e tecnologia Dr. Ladislau Dowbor

    Realmente podemos dizer que a informação que foi passada,é muito valiosa, pois nós seres humanos não damos a mínima pra coisas pequenas, que podem fazer a diferença.
    Falando de educação,o jovem de hoje em dia quando tem 17 para 18 anos não sabem nada do mundo la fora,quando ele começa a conhecer o mundo parece q desaba na cabeça dele pois são muitas informações acho que deveria ter algum projeto para ir passando para os jovens para eles não ficarem tão vulneráveis.
    Podemos perceber que nas atividades como agricultura a maior parte envolve tecnologia e conhecimento,podemos dizer que o mundo está tentando ser melhor.
    Mas realmente na parte da educação os jovens estão deixando a desejarem muito desinteressados.
    Por isso a conclusão que tiro hoje é que a tecnologia é fundamental dentro da educação,mas estando atentos a fala do Dr. Ladislau Dowbor quando diz que temos que ter uma escola menos lecionadora e,mais organizadora de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  35. Pude observar que a escola analizada tem programas que ajudam muito no desenvolvimento pedagogico e adminitrativo,esses projetos auxilia nas variadas metodologias trabalhadas com os alunos.
    Mas ainda falta alguns meios a escola necessita de mais tecnologia para um trabalho de qualide.

    ResponderExcluir
  36. Maria Gisélia da Silva Sena1 de novembro de 2011 às 14:59

    De acordo com Dr. Ladislau Dowbor, sobre Educação e tecnologia é preciso fazer a educação de forma que atenda a demanda de preparação dos profissionais para o mercado de trabalho,onde o cidadão tenha uma aprendizagem significativa ou seja tenha conhecimento necessário para exercer uma função de qualidade. Pois mesmo com todas as informações e formações existentes ainda não é suficiente para atender as demandas de trabalho qualificado. Portanto ,para que isso aconteça é preciso que a escola organize e articule os espaços de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  37. Segundo uma entrevista com o Dr.Ladislau sobre a educação e tecnologia, ele nos coloca que os avanços tecnológicos trouxeram várias vantagens e desvantagens para as pessoas, desde um telefonema até as altas tecnologias de produção e comunicação voltada para diversos espaços.
    As pessoas diante dessa nova Era Tecnológica precisam ter uma formação ou uma qualificação específica em uma determinada área, com o objetivo de ingressarem no mercado de trabalho, precisam buscar novos conhecimentos, atualizar-se diariamente, e que de um modo geral estejam preparados para o mercado de trabalho atendendo as necessidades exigidas pelo mesmo.
    A escola como um fator determinante na vida das pessoas precisa diante desse novo cenário educacional tecnológico trabalhar novos valores e conceitos, organizar-se constantemente criando melhores condições de aprendizagem para os alunos, selecionando e envolvendo os conteúdos essenciais para a formação humana com as novas tecnologias educacionais disponíveis nas escolas, para que de fato a educação se torne mais significativa tanto para o professor quanto para o aluno.

    ResponderExcluir
  38. Izabel Batista Javoski17 de abril de 2012 às 06:14

    Atividade 2
    As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las, de forma que nos ajude na desenvoltura do aluno, já que as tecnologias e as mídias ganham espaço no contexto escolar.
    É necessário que a escola repense em novos meio e recursos para o ensino de qualidade com o uso das mesmas, a escola deve apresentar soluções para o ensino usando os meios tecnológicos já existentes, deixar de usar apenas a teoria e partir para a pratica de áreas de desenvoltura do co9nhecimento do aluno pois a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos para que o aluno se sinta preparado para exercer a função de cidadão.
    Izabel Batista Javoski

    ResponderExcluir
  39. Izabel Batista Javoski17 de abril de 2012 às 07:20

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maelí Gonçalves de Souza20 de abril de 2012 às 04:38

      Segundo à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e uma de suas idéias, no que se refere ao seguinte trecho:
      “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
      A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)
      Acredito que como a revolução cientifica ocorre cada vez mais acelerada, as escolas estão sendo equipados com os recursos tecnológicos e, com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital. Com isso se exige do professor uma preparação e organização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. Não podemos deixar de destacar que a educação e a tecnologia surte efeitos positivos principalmente no desenvolver uma prática pedagógica com mais qualidade.

      Excluir
    2. izabel batista javoski26 de abril de 2012 às 05:27

      Atividade 2
      As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las, de forma que nos ajude na desenvoltura do aluno, já que as tecnologias e as mídias ganham espaço no contexto escolar.
      É necessário que a escola repense em novos meio e recursos para o ensino de qualidade com o uso das mesmas, a escola deve apresentar soluções para o ensino usando os meios tecnológicos já existentes, deixar de usar apenas a teoria e partir para a pratica de áreas de desenvoltura do conhecimento do aluno pois a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos para que o aluno se sinta preparado para exercer a função de cidadão. Pois a escola e a base do conhecimento e aprendizagem, o
      Izabel Batista Javoski

      Excluir
  40. Maelí Gonçalves de Souza20 de abril de 2012 às 04:42

    Segundo à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e uma de suas idéias, no que se refere ao seguinte trecho:
    “....é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
    A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento” (Dowbor, L., 2001)
    Acredito que como a revolução cientifica ocorre cada vez mais acelerada, as escolas estão sendo equipados com os recursos tecnológicos e, com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a informação e o conhecimento estão cada vez mais acessíveis no mundo digital. Com isso se exige do professor uma preparação e organização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. Não podemos deixar de destacar que a educação e a tecnologia surte efeitos positivos principalmente no desenvolver uma prática pedagógica com mais qualidade.

    ResponderExcluir
  41. Atividade 2- Educação e Tecnologia

    Segundo professor DR Ladislau a educação deve ser continua uma vez             que a densidade em conhecimento em todas as nossas atividades estão aumentando, nós como educadores devemos estar sempre buscando novos conhecimentos, o espaço educacional hoje difere do espaço  anterior, quando realmente a escola somente lecionava, seguindo uma metodologia arcaica   na qual armazenar os conteúdos dos livros adotados pela escola era obrigatório, outras informações só era possível pelo rádio ou pelos jornais e revistas. A tecnologia mudou a forma de trabalho e deu amplo crescimento na educação por tanto a escola  de hoje pode e deve ser mais articuladora do conhecimento, o volume de informação é intenso, por tanto de acordo com  o prof. Dr Ladislau não basta mudar  o currículo mas repensar a educação de modo que e tenha uma escola menos lecionadora e  mais articuladora do conhecimento. Para que haja coesão entre quem ensina com quem aprende  a escola deve encontrar o  caminho certo, buscando e aprendendo a ter acesso as novas tecnologias, sabemos que muitos professores ainda sentem dificuldades nessa interação, mas já admitem utilizar as tecnologias digitais, o computador  e a internet para preparar suas aulas,da mesma forma,a maioria dos nossos alunos sofrem com a ausência desses novos meios de aprendizagem, a escola na medida do possível vem tentando cumprir o papel de articuladora do conhecimento, assim  procuramos  chegar mais próximo do ideal, como diz o professor no seu discurso, que a escola aprendesse a ter acesso as informações, separando,selecionando e organizando o que é significativo na busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  42. Kátia Fabiane Scheid Bianchim20 de abril de 2012 às 05:18

    ATIVIDADE 2
    EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    Atualmente é difícil falarmos em educação sem nos atermos para o avanço tecnológico presentes em nossas escola, portanto devemos nos capacitarmos para os diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de computação e outros. De acordo com o professor Dr. Ladislau a escola em seu processo social educativo tem o papel de tornar seus educando capazes de refletirem sobre a sua realidade, onde a mesma tem como coadjuvantes as mídias.
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

    ResponderExcluir
  43. Educação e tecnologia


    Nós estamos vivendo em uma sociedade onde tudo é voltado para as tecnologias. E em nossas escolas como os educadores estão lidando com essas tecnologias? Nós como professores estamos nos aperfeiçoando cada vez mais, para tentar sanar essas dificuldades, e poder nos aperfeiçoarmos para acompanhar o ritmo e os avanços tecnológicos que esta a nossa disposição para conquistar nosso espaço junto aos nossos educandos, mostrando para eles o que são as novas tecnologias.
    Ao analisar a entrevistado professor Dr. Ladislau onde ele fala que é possível repensar a escola, que nós como professores devemos sempre estar a tento aos novos avanços que esta em nossa volta, que nós como professores devemos proporcionar aos nossos alunos atividades voltadas para sua realidade e não apenas transmitir informações, mas deixá-los explorar todas essa nova tecnologias que esta em nosso dia -dia.

    Lucimar dos Santos

    ResponderExcluir
  44. Educação e tecnologia

    Conforme o professor Ladislau Dowbor, devemos selecionar as informações para podermos organizar os nossos conhecimentos e ter uma escola articuladora, pois o espaço tecnológico está cada dia multiplicando – se, evoluindo fazendo com que a escola repense o seu papel. Portanto a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizadora e não meramente lecionadora, ou seja, a escola deve ter informações tecnológicas e uma metodologia central neste processo de aprendizagem de forma que haja interação entre educação e trabalho.
    Letícia Aparecida Moreira.

    ResponderExcluir
  45. Atividade 2 Tecnologia na Educação

    Quando o professor Dr. Ladislau afirma que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento deve adotar a posição mais organizada de conhecimento do que lecionadora.
    Concordo com sua concepção. Uma das preocupações da educação hoje estão voltadas para o currículo, suas habilidades e competências para que se tenha uma aprendizagem significativa.
    A escola dispõe de TICs e nós, educadores, estamos utilizando e incorporando à nossa prática pedagógica. Devemos integrar os conteúdos à tecnologia. Uma construção de forma coletiva através da vivência, experiência, cotidiano para transformar os conteúdos científicos organizados. Saber transformar as informações em conhecimento. O que precisamos como educadores é nos aperfeiçoarmos para acompanhar o ritmo e os avanços tecnológicos que estão a nossa disposição para conquistar nosso espaço junto aos educandos. Preparando-os a atuarem na sociedade do conhecimento.
    Zoleide

    ResponderExcluir
  46. 2º Profº Dr. Ladislau Dowbor relata as dificuldades do uso de tecnologias, principalmente nas escolas, nós educadores precisamos cada vez mais estar fazendo cursos, para fazer um bom trabalho em sala de aula, e que ela venha, ser menos leciona Dora, mais organizadora, articuladora, que não venha a ter aquelas atividades repetitivas e também que não se trata apena de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho. Pois, os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação de pensamento.


    Arsilina da Silva Souza

    ResponderExcluir
  47. Segundo uma entrevista com o Dr.Ladislau sobre a educação e tecnologia ele relata a densidade dos conhecimentos dentro da tecnologia, onde a escola tem que repensar e articular meios e informações para formar os professores para reequilibrar e selecionar dentro do conhecimento da tecnologia. Onde todos possam ter acesso e disponibilizar meios para interagir os alunos e trazer no currículo a prática sobre as áreas para quando sair do campo escola tenha grande interação ao processo profissional.

    Acleide Souza Dos Santos

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  49. Atividade II – Educação e tecnologia

    De acordo com a entrevista do Professor Ladislau Dowbor, fica claro que devemos selecionar as informações que temos contato no dia a dia para podermos organizar os nossos conhecimentos a fim de melhor nossa pratica pedagógica na escola fazendo com que o aluno interaja e participe integralmente das atividades e desafios propostos, de forma lúdica, responsável, consciente.
    Para a Escola acompanhar a evolução tecnológica em que vivemos hoje, é preciso um esforço coletivo de toda a sociedade organizada e dos movimentos sociais, pois, é fundamental falarmos de prioridades essenciais, buscando romper com esse modelo escravocrata dominante e vicioso que cerca as esferas políticas e administrativas, onde principalmente, educação, saúde e democracia jamais foi prioridade nesse país desde a chegada dos portugueses em 1.500. Pensando nisso a escola através da educação e a sociedade através do voto passam ser a única arma para derrotar esse modelo opressor e corrupto que vivemos, cabendo então a escola repensar urgente seu verdadeiro papel social como formadora de opinião.

    Autor – Prof. Paulo Sérgio Leite

    ResponderExcluir
  50. De acordo com o tal professor Ladislau a tecnologia nos apresenta várias formas de interagir com o universo da informatica. Podemos utilizar em casa no trabalho, no lazer e essencialmente na escola. Em casa ela esta presente no forno microondas, na televisao, na geladeira, etc. Então o aluno já vem de casa com um pouco mais de conhecimento de tecnologia como assim também nas áreas do lazer, como: no celular onde muitoas alunos sabem lidar muito bem com esse tipo de tecnologia. Nas escolas vem como o principio de ensino- aprendizagem, trazendo todos os objetivos envolvidos na diversas áresa de cconhecimento, para que então possam estar envolvidos de uma forma propiciar o entendimento eo fumcionamento dessas áreas. Pois tudo que está em nossa volta há tecnologia. Profossora Acedail Justino dos Santos

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  52. A escola dentro da visão do Dr. Dowbor com relação à educação e tecnologia deve ser um espaço, onde todos possam estar e entrar em contato com as informações que possibilitem a construção do conhecimento significativo. Porém, de acordo com o mesmo há professores que não possuem habilidades e/ou ainda encontram dificuldades para desenvolver o enlace entre os conteúdos e as tecnologias de mídias. Vale frisar que essa dinamização das práticas pedagógicas irá ocorrer quando gestores e professores reconstruírem conceitos sobre a relevância da metodologia e entender o processo avaliativo como um mecanismo de auto avaliação capaz de amparar e possibilitar a reflexão das práxis pedagógicas.
    Diante disso a escola deve analisar quais as condições de produção do conhecimento? Como avaliam a qualidade do ensino? Quais condições garantem aos estudantes para que possam participar ativamente no meio social em que estão inseridos? Com isso, é necessário entender a relevância e a interferência dos aspectos socioculturais no processo de ensino aprendizagem. Assim, é valido afirmar que esses fatores devem ser considerados para que haja mudanças positivas na interação entre estudante e sociedade.

    Prof.ª Soila Canam

    ResponderExcluir
  53. Laureci B. Lopes de Lima2 de maio de 2012 às 16:35

    ATIVIDADE 2
    “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”
    Laureci Barroso Lopes de Lima
    E.E. Chapeuzinho Vermelho
    Concordo com o professor Dowbor quando diz que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento.
    É impossível hoje se pensar em uma educação que apenas transmite o saber, mesmo porque a escola não é mais sua detentora, na verdade nunca foi, pois, em toda a história da humanidade não é apenas a escola o espaço do saber, ela apenas era reconhecida como esse espaço por excelência, mas na verdade, todos os espaços são propícios ao aprendizado. E, hoje, com tanta tecnologia, contamos também com o mundo virtual. Com ele o espaço do conhecimento está se multiplicando e o papel da escola é de coautora, pois as empresas, por exemplo, estão cada vez mais informatizadas e a escola tem que se reorganizar para dar aos alunos o acesso a estas tecnologias a fim de que aprendam como organizar suas pesquisas de orientação necessárias àquilo que se precisa estudar.
    Porém, são poucos que tem acesso às tecnologias avançadas das empresas mas a escola deve assegurar o mesmo nível de acesso a todos e para isso é indispensável a interação de trabalho e educação. Assim, esta será mediadora, aliando educação e vida profissional.
    Laureci B. Lopes de Lima

    ResponderExcluir
  54. Profª. Andréa Gonçalves Strapazzon3 de maio de 2012 às 15:53

    Segundo a entrevista do professor Dr. Ladislau pude compreender que em seu ponto de vista a escola nos dias de hoje deve ser mais organizadora e deve também ser selecionadora de informações que sejam realmente significativas aos alunos, mostra também a importância de se aliar o estudo à prática; prática esta que o aluno encontrará quando deixar os bancos acadêmicos e encarar a vida real, pois considera que a escola deve ser introdutória, portanto a escola não deve se preocupar em apenas passar os conteúdos. A escola hoje não deve estar centrada na memorização, apresentando situações fragmentadas e distantes da realidade do aluno, pois o mundo moderno exige uma formação que capacite o aluno para atuar no mercado de trabalho, portanto a escola deve ser menos lecionadora, menos conteúdista e passar a ser mais organizadora do conhecimento. Professora: Andréa Gonçalves Strapazzon

    ResponderExcluir
  55. Laureci B. Lopes de Lima3 de maio de 2012 às 18:39

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  56. Regina Apª Rocha de Oliveira4 de maio de 2012 às 04:54

    Atividade 2:Educação e Tecnologia
    De acordo com Dr. Ladislau, o mundo em que vivemos está em grande processo de transformações começando pelas TICs a qual todos os dias surgem novidades, principalmente na educação, precisamos repensar nossos planejamentos no ensino aprendizagem dos alunos, devemos envolver mais as tecnologias em nossas aulas, a escola deve ser menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos, despertando no aluno curiosidade e interesse em aprender, os livros não deixam de ser importantes porém já não são mais alicerses para que um professor dê uma boa aula, a maioria das aulas são aplicadas utilizando midías e o nível de satisfação tanto dos educadores quanto dos educandos é muito relevante, pois as aulas se tornam mais atraentes proporcionando aos educandos uma nova forma de aprender.
    Regina Apª Rocha de Oliveira

    ResponderExcluir
  57. Daiane Apª P. Schaedler4 de maio de 2012 às 07:19

    Atividade 2:Educação e Tecnologia
    De acordo com Dr. Ladislau a escola deve ser menos lecionadora focando somente em livros, mas sim ser organizadora de conhecimento com o uso das TICs. È necessário entender que a informática não se resume em um computador centralizado num LIED, com a finalidade de apenas conectar-se á internet ou para usar um editor de texto, a informática deve ser vista como um mecanismo de apoio que é a principal via de ação para todas as atividades exercidas pela sociedade, a informática vem para escola como um auxilio para o professor, a qual ele trabalha com alguma atividade em sala de aula depois desenvolve no LIED, despertando os alunos para o mundo da tecnologia, o uso de softwares especifico para diversas areas do conhecimento ajuda no desenvolvimento das atividades. Ao utilizar o informática para ensinar estamos propondo ao aluno a participação interativa em mundo da qual ele faz parte desde muito na sua vida, um mundo conhecido como a era digital.
    Daiane Apª P. Schaedle

    ResponderExcluir
  58. Texto 2
    Há cada ano que se passa eu como professora das series iniciais do ensino fundamental venho aumentando a minha preocupação quanto ao comportamento de alguns dos meus alunos em relação a tecnologia na escola e por serem ainda pequenos. A tecnologia esta posta a sua frente, para um grande desafio de aprendizagem, mas as vezes os alunos se deixam levar por outros meios que as vezes não é permitidona escola. E como professora sinto muita dificuldade de lidar com certas situações apresentadas pela turma, que as vezes fogem totalmente do conteúdo trabalhado em sala de aula. Por isso em certas condições me sinto pequena em relação aos meus alunos que também demonstram ter dificuldade, mas não tem medo de mexer e de se relacionar com maquina, enquanto que eu como professora me sinto desafiada pelos próprios alunos e colegas de escola. A cada dia que passa, me sinto sendo alfabetizada no mundo de tecnologia, e as vezes me lembro do passado e sinto saudades.
    VANDETE ALVES PIRES DAMACENA

    ResponderExcluir
  59. Refletindo sobre as palavras do Prof. Dr. Ladislau Dawbor, em sua entrevista sobre Educação e Tecnologia, principalmente sobre sua afirmação de que “... é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento”, é possível relembrar que vivemos na era da informação, momento em que o aluno dispõe de todo tipo de informação e conhecimento e se esbarra na má organização e armazenamento de tudo isso que está ao seu alcance. Atém-se muito a teoria e a escola, às vezes, deixa a desejar quando se trata de levar ao aluno o conhecimento prático, fazer com que se atente aos problemas que a sociedade vem enfrentando, que o mundo estudado é real e não virtual, e existe bem próximo à casa dele. É preciso que saibamos usar bem a nossa inteligência e a do nosso aluno, para que saibamos lidar melhor com as tantas informações que chegam até nós cotidianamente.
    Eloa dos Santos

    ResponderExcluir
  60. Neiva kischener
    Atividade 02
    De acordo com a visão do Prof. Dr. Ladislau, é necessário que a escola seja repensada num sentido amplo. A escola precisa estar preparada para atender as necessidades do educando repensando seu currículo, sabendo utilizar às novas tecnologias em favor do aluno, tendo acesso as informações, levando-o a organizar suas idéias, filtrando somente as informações necessárias que levam ao conhecimento do mesmo, ou seja, discutir a sua importância nesse processo globalizado, reconhecer distintos caminhos na busca de sua compreensão ou soluções previstas que acontecem no decorrer do cotidiano escolar.

    ResponderExcluir
  61. Leoni de Souza Machado10 de maio de 2012 às 10:28

    Leoni de Souza Machado
    Atividade 02
    Atualmente com as mudanças que vem acontecendo na escola, reflexo do mundo globalizado, isso está ocasionando um choque entre o aluno e o conteúdo aplicado na escola, ou seja, o educando consegue fazer uma ponte com o conteúdo e o uso da tecnologia fazendo relação entre o conteúdo e as mídias. De acordo com a visão do Prof. Dr. Ladislau, é necessário que a escola seja repensada num sentido amplo. A escola precisa estar preparada para atender as necessidades do educando repensando seu currículo, sabendo utilizar às novas tecnologias em favor do aluno, tendo acesso as informações levando-o a organizar suas idéias, filtrando somente as informações necessárias que levam ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  62. Rosemeire Siqueira da Cruz dos Santos10 de maio de 2012 às 10:30

    Rosemeire Siqueira da Cruz dos Santos
    Atividade 02
    Diante da demanda da sociedade atual, enfatiza-se ser importante que o aluno tenha autonomia par buscar constantemente novos caminhos para aprendizagem, fazendo com que o educando consiga fazer várias coisas ao mesmo tempo, isso se deve ao avanço da tecnologia, deixando o mesmo com bloco de informações propiciando ao aluno novas maneiras de buscar o conhecimento. Segundo Prof. Dr. Ladislau, é necessário que a escola seja repensada num sentido amplo. A escola precisa estar preparada para atender as necessidades do educando repensando seu currículo, sabendo utilizar às novas tecnologias em favor do aluno, tendo acesso as informações levando-o organizar suas idéias, filtrando somente as informações necessárias que levam ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  63. Segundo a afirmação do professor Ladislau a sociedade está passando por um processo continuado de evolução do conhecimento e da informação. E este conhecimento por sua vez, se faz necessário para que o indivíduo se integre e se desenvolva dentro da sociedade.
    Quando ele diz que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento e articuladora dos diversos espaços do conhecimento, ele faz uma referencia de que a escola tem que preparar seus alunos para ele saber lidar com essa constante evolução do conhecimento. A escola deve instruir seus alunos sobre como o mercado de trabalho, a sociedade, os modos de produção... funcionam. Pois senão, o papel da escola de formar cidadãos é vão. E nesse contexto a escola está impedindo o conhecimento e não promovendo, porque não acompanha a evolução e a transformação da sociedade na qual seus alunos estão inseridos. É como estar criando uma geração de indivíduos despreparados para o mercado de trabalho e para sobreviver na sociedade moderna. E como a escola é para muitos o único ambiente de aprendizagem que dispomos, é inaceitável que a instituição que mais pode contribuir para se beneficiar da aprendizagem continuada ao longo da vida é a que menos tem se mobilizado para essa tarefa. Temos que mudar, e nós professores somos a mudança.
    Autora: Edimélia Pommer Culere

    ResponderExcluir
  64. Atividade 2

    Estamos inseridos em uma sociedade complexa, movida por uma tecnologia moderna, que avança de forma extremamente rápida. Em contrapartida a essa realidade observamos que a escola não está acompanhando essa evolução, e quando acompanha é de uma forma mais lenta e menos inovadora, deixando a desejar. Os atuais profissionais da educação, seguem a mesma práxis pedagógica de seus antecessores, antecipam respostas, repetem exercícios e não entram em discussões históricas, políticas e sociais. Segundo o professor Ladislau Dowbor, hoje a realidade exige mais do que remontar conteúdos. As aulas precisam ser planejadas com material autêntico, de forma contextualizada, com informações selecionadas, que venham de encontro aos anseios da estrutura escolar. O professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser mediador do mesmo, para isso, necessita de atualização constante, com capacidade de transformação e não apenas praticar repetições vividas até o presente momento. A tecnologia é o passo principal para essa reforma educacional, pois ela está aí e não há como fugir, no entanto é necessário ter discernimento para filtrar as informações, pois nem tudo o que temos é coerente com o processo ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  65. VALQUIRIA VIDAL BURATTO10 de maio de 2012 às 11:55

    VALQUIRIA VIDAL BURATTO (=';'=)
    O Professor Ladislau coloca que“ é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento “(Dowbor,L.,2011), no qual podemos repensar a situação dos locais de ensino nos dias de hoje, pois nossos alunos possuindo vasto acesso a tecnologias diversificadas, tem o acesso a todo conteúdo digital, contendo este assuntos que lhes vão contribuir e outros que lhes apenas vão confundir, então ai que entra o papel da escola e do professor como organizadores não apenas como lecionadores , pois o aluno não está mais concentrado basicamente em conteúdos de livros comum método padronizado, mas sim os associando as tecnologias disponíveis , fazendo com que os alunos aprendam a usar as tecnologias disponíveis de maneira com que eles possam organiza-los de maneira correta.

    ResponderExcluir
  66. Sandra Maria de Souza10 de maio de 2012 às 14:35

    Educação e tecnologia
    Hoje em dia nos deparamos com enorme quantidade de recursos tecnológicos ( televisão, vídeo ,rádio, calculadora, computador...), alguns já antigos outros mais novos, com isso a quantidade de informações vem aumentando de tal forma que é preciso uma conscientização maior para que possamos nos beneficiar dessas tecnologias , cabendo, assim, á escola o papel de exercer essa consciência crítica assim como uma orientação maior no sentido da utilização correta desses meios, pois ela não pode desconhecer esta realidade que se aproxima com o novo milênio e, muito menos, caminhar em sentido oposto ao que ocorre do lado de fora dos seus muros. Dessa forma, DOMBOR discute em sua entrevista que se a escola seguir o rítmo que esta, não conseguirá acompanhar as mudanças ocorridas no mundo, ficando dessa forma desmotivada pelos alunos que não encontram na escola relação com a vida e com o mundo do trabalho.
    O Brasil está vivenciando um momento de grandes transformações e a tecnologia é uma das responsáveis por esse avanço, pois ela está inserida em todos os setores, quer seja no supermercado, no banco, nas lojas, nos brinquedos etc. e as crianças em idade escolar já têm acesso a alguma manifestação desse desenvolvimento. Nesse contexto de transformação, a escola precisa trabalhar com essa multiplicidade de visões do mundo, numa perspectiva de formar o ser humano " programador da produção" e não de treinar um ser "humano mercadoria", tornando viável o desenvolvimento de suas ações com todos os meios.
    Não se pode continuar a pensar que incorporar os novos recursos da tecnologia na educação seja uma garantia, pura e simples, de que está se fazendo uma nova educação, é preciso porém que a escola exerça o papel de modificadora dos mitos e mentalidades e que trabalhe na formação dos professores, para que essa incorporação não se dê como instrumentalidade, como uma pura e simples introdução de novos elementos e sim como integradora efetiva entre a educação e esses meios, tornando-se presente e participante da construção dessa nova sociedade, não como resistente aos velhos valores em declínio ou como mera espectadora dos novos valores em ascensão e sim como enriquecedora do ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa.
    Sandra Maria Alves de Souza

    ResponderExcluir
  67. Conforme o professor Ladislau Dowbor, as informações que nós temos hoje não vem só da escola, mas também da TV da internet e várias outras mídias e que se os assuntos dessas mídias fossem utilizados de uma maneira mais proveitosa tudo seria diferente. Ele fala que o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora desse processo e não ta repetindo sempre o mesmo processo.
    O volume de informações se tornou intenso e a escola não ensina como organizar esse conhecimento. Com isso a escola deve acompanhar este crescimento de forma mais organizadora e não meramente lecionadora.

    Daiane Wiedenhoft Balensiefer

    ResponderExcluir
  68. Kelin Cristina Miorando Pommer11 de maio de 2012 às 05:22

    Atividade 2: Educação e Tecnologia

    Quando o professor Ladislau Dowbor afirma que é preciso repensar a educação em um sentido mais amplo, entende-se que a escola precisa remodelar sua forma de ensino, ela precisa fornecer preparação e orientação básica para a integração do educando no mundo do trabalho, com as competencias que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam o mundo globalizado de hoje.
    A capacidade de abstração, o desenvolvimento do pensamento critico, a capacidade de buscar conhecimento, a capacidade de pensar em vários modos para determinar as soluções de um problema, a capacidade de trabalhar em equipe são as competencias básicas na formação do cidadão e hoje essas são as exigencias do mercado de trabalho.
    Nas escolas podemos perceber que os professores erradamente tem a preocupação de passar conteudos esquecendo-se da formação da vida, dessa maneira os nossos jovens não podem atender os requisitos para entrar no mercado de trabalho, ele deve no final de sua formação estar apto a prosseguir em qualquer setor em expansão para que não se torne un mômade procurando formação especifica em cada novo emprego.
    A escola que persistir em ensinar através de exercicios de memorização com fragmentação do conhecimento e não fazer uso de instrumentos mais avançados de acesso ao conhecimento acabará por se marginalizar.

    Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
    Kelin Cristina Miorando Pommer

    ResponderExcluir
  69. MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS11 de maio de 2012 às 05:58

    ATIVIDADE II: Educação e tecnologia
    Precisamos cada vez mais refletir sobre nossas práticas, centralizar nossas metologias na educação e no trabalho facilitando a aprendizagem de nossos alunos evitando perpetuarmos as metologias que os levem ao fracasso escolar e ao atraso na evolução tecnológica.
    Ao trabalharmos em sala de aula, temos de a sensibilidade de discernir o que é importante ao nossos alunos naquele momento e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis, afim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo.
    Segundo o autor, um grande problema hoje é a questão de como deve ser transmitido o imenso volume de informações que chegam a nós, e a maneira de como essas informações tenham um significado e qual a metodologia empregada com essas significativas informações.Levando em consideração a realidade sócio-econômica do país, o autor comenta que é necessário expandir e fazer o reequilibrarmento educacional no país sem sombra de dúvidas .
    MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  70. Tecnologia na minha escola
    Diante de visita feita diretamente nas salas em que estão montados os equipamentos de computação que esta a disposiçao dos alunos que freqüentam na escola durante o período de aula, para fazerem suas pesquisas e trabalho monitorado por professor das turmas a escola também dispões de uma televisão e um aparelho de DVD e uma maquina fotográfica para registrar visitas em locais de pesquisa ,tem quatro computador que é reservados para trabalho dos professores em horários vagos também contamos com calculadoras dos alunos e aparelho celulares que são usados na maioria das veses para pesquisas em aulas de matemáticas hoje na escola minuano onde trabalho a tecnologia mais usadas como meio de aprendizagem e a internet para os adolescentes. No ano de 2011 fiz um trabalho com os alunos de 3 ano na escola Lucas de leituras e produção de texto onde os alunos liam pequenos texto no computador e depois voltavam para sala fazia o relato oral do texto e a partir de uma hipótese iniciava umaproduçâo de texto em dupla , no final as duplas trocava os texto digitavam no computador e faziam a correção, foi um experiencia muito bom.

    Vandete alves pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa Carvalho da Silva11 de maio de 2012 às 06:53

      2. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

      Educar é um dom que exige constante aprimoramento. Esse aprimoramento pede motivação, essa deve vir de dentro e só a tem quem faz o que faz por amor. Sem demagogia! É claro que o dinheiro é importante, amor não paga contas! Mas ele dever ser consequência de um trabalho bem sucedido, nunca a causa dele.
      Quando o professor Ladislau Dowbor afirma que é preciso repensar a educação em um sentido mais amplo, entende-se que a escola precisa remodelar sua forma de ensino, ela precisa fornecer preparação e orientação básica para a integração do educando no mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam o mundo globalizado de hoje
      Segundo o professor um educador motivado a aprender e a ensinar desperta em seu aluno a vontade de aprender e de seguir o modelo que esse educador representa. Por essas razões busco instigar meus alunos na busca pelo conhecimento. É nesse processo que aprendo e ensino, ensino e aprendo.
      Apesar dos obstáculos encontrados pelo caminho, procuro discutir com meus alunos a importância de se ter acesso e fazer uso das novas tecnologias e o quanto elas podem nos auxiliar na busca pelo novo, pelo desconhecido.
      A auto-avaliação é uma prática constante em minha docência. É através dela que replanejo minhas aulas e minhas atividades, sem me esquecer, jamais, de ouvir a opinião dos meus alunos em relação as suas satisfações ou insatisfações enquanto discentes.
      Mudar a forma de ensinar, sempre que necessário, é uma maneira de aprimorar o próprio conhecimento a partir das necessidades da turma. Isso propicia crescimento para ambas as partes e me faz refletir que educar é muito mais que mostrar caminhos, mas encontrá-los.
      Andresa Carvalho da Silva

      Excluir
  71. Lais dos Santos Carvalho Silva11 de maio de 2012 às 06:50

    De acordo com a entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor referindo ao futuro da educação no Brasil passamos a compreender que no momento que a escola se tornar mais organizadora e articuladora do conhecimento, as tradições culturais, de que aprender significa repetir verdades estabelecidas, cairão por terra. Principalmente diante da necessidade de reequilibrar a educação com novas tecnologias, disponibilizando a interação da educação com o trabalho, a reinicialização dos adulto a escola e especialmente requalificando os profissionais da educação pois cabe aos mesmos a tarefa de ordenar o conhecimento a informação.
    A partir desse momento, que eu professor assumir essa atitude, o futuro educacional e profissional nossos alunos estará garantido.
    Prof. Lais dos Santos Carvalho Silva

    ResponderExcluir
  72. Atividade 2: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    Segundo (Dowbor, L., 2001): as tecnologias desempenham um papel central na educação, pois elas mudam a técnica e toda a concepção de ensino, ou seja, quando espaços diversificados de conhecimento: televisão, Internet, vídeos, imprensa, publicidade, passam a disputar a atenção do aluno, o desafio maior do professor é ajudar o aluno a organizar este universo de conhecimentos desarticulados. De acordo com o prof. Dr. Ladislau não basta mudar o currículo, mas repensar a educação de modo que possamos ter uma escola menos lecionadora e mais articuladora do conhecimento. Diante disso, a tarefa pedagógica na sala de aula muda de uma função de transmissão de conhecimentos, para uma nova função onde o professor passa a organizar as inúmeras informações que o aluno trás para a sala de aula no sentido de transformar em conhecimento. Este não é apenas um desafio para o professor, mas para o aluno, para a escola, para as políticas educacionais e sociedade em geral. Enquanto ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula, e podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. A educação já não pode funcionar sem se articular com o cotidiano que extrapola a sala de aula e a instituição escola. É preciso pensar as tecnologias junto com o processo educacional que nos permite aproveitar os conhecimentos e a organização social como essenciais para o verdadeiro desenvolvimento do país.
    Isaura Gorete De Carli

    ResponderExcluir
  73. ATIVIDADE II – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    O Prof. Dr. Ladislau Dowbor, nos faz refletir sobre a metodologia utilizada com nossos alunos, em nossas aulas. Sabemos que, mudar dói. Mais ainda, quando estamos acostumados com o acomodar-se. Estamos ai, diante de um desafio, que é mudar, usar as TICs, fazer mudanças nas estratégias e metodologias para tornar as aulas mais atrativas. A verdadeira escola dos dias atuais é aquela que articula, fornece as ferramentas e motiva o aluno a produzir seu conhecimento. Sabemos que, isso requer de nós professores uma melhor preparação metodológica e uma reorganização da nossa prática docente. Mas, que também não é um desafio apenas nosso. O mundo atual está em constante transformação e evolução tecnológica, e a escola como um todo, não pode parar. Precisamos correr atrás do que não sabemos, para inovar nossas práticas.
    Professora: Edna Cristina Fassbinder Ferst

    ResponderExcluir
  74. Roseli Cassia Careno Guermandi17 de maio de 2012 às 16:27

    Roseli Cassia Careno Guermandi
    Atividade 02
    Segundo o professor Dr. Ladislau o conhecimento está aumentando e temos necess idades de conhecer e aprender às novas tecnologias. Ele ainda fala das dificuldades que nós professores temos em transmitir as informações adquiridas. O educador coloca a escola como articuladora no processo ensino aprendizagem e não mais como repetidora de conteúdos prontos e acabados, nesse processo é necessário que o docente consiga selecionar os conteúdos que realmente são importantes. Diante desse contexto o professor precisa adaptar-se as novas mudanças para melhor atender os alunos e prepará-los para o mercado de trabalho e para os desafios que a vida os propõe.

    ResponderExcluir
  75. Janete Aparessida Miorando18 de maio de 2012 às 06:24

    Atividade: 02
    Educação e Tecnologia

    De acordo com o Dr. Ladislau, é necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo, pois nossos alunos trazem para escola uma enorme quantidade de informações que os mesmos não conseguem organizar e ministrar da melhor forma, por isso a escola deve se organizar juntamente com seu corpo docente em encontrar um meio para ajudar os alunos a conseguir filtrar essas informações e aprender a separar o que é bom do que não é bom. Não devemos esquecer que em casa os alunos encontram os mais variados meios tecnológicos, trazendo esses conhecimentos para a escola, portando, a escola deve utilizar esses conhecimentos para amarrar com a base curricular que a escola deve ensinar, se conseguirmos criar esse elo, o interesse dos nossos alunos em vir e permanecer na escola será bem maior.
    Prof: Janete Aparessida Miorando

    ResponderExcluir
  76. Segundo Dowbor, a sociedade é um instrumento propriamente dito de saber, porem cabe a nós compreender este saber, e interalo de forma a melhor conduzirmos este sistema chamado ensino, já que o mesmo esta diretamente ligado a quilo que esta mais presente e atuante em nosso dia-a-dia, neste caso, refere-se as tecnologias empregadas em nosso meio e consequentemente atuante de serta forma nos individuos que fasem parte de qualquer istituição de ensino, por isso deve-se criar um olhar mais preucupado em traser esta tecnologias para dentro da sala de aula, e as utilizar como feramenta educativa, de forma que venha a inriqueser o sistema de ensino atual.

    ResponderExcluir
  77. O que diz Dawbor é uma realidade exigida pela sociedade atual e é esse o ponto que a escola juntamente com seus educadores devera colocar em prática o mais rápido possível. Essa falta de interação dos conteúdos escolares atuais com os conteúdos exigidos pelas novas gerações, faz a escola se afastar dos anseios sociais e talvez seja esse o motivo que inibe a escola de evoluir, e quando evolui, são em passos lentos, o que a torna sempre atrasada com relação a educação das novas gerações.

    ResponderExcluir
  78. Segundo o Prof Ladislau, a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, conhecimentos esses, que possam ser utilizados pelos alunos de forma significativa em sua vida. Para que isso realmente aconteça, é necessário repensar não só o trabalho do professor, mas também o próprio currículo, do que ensinar e para que ensinar.
    Adelita Da Silva Bento

    ResponderExcluir
  79. • Para se ter uma boa educação a metodologia tem que ser muito mais centrada formando novos conhecimentos para poder transmitir uma visão de mídia, para que podemos ter uma escola mais organizadora de conhecimentos, onde podemos encontrar um aluno de formação significativa ou seja um aluno de cabeça feita.
    Devemos sempre interagir a todos de maneira mais facilitadora entre o trabalho e a vida profissional para se ter uma boa educação
    Pof: Juliana

    ResponderExcluir
  80. Aline Anne de Souza Jerônimo1 de junho de 2012 às 07:34

    “A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos, articulando diversos espaços do conhecimento.”
    O profº Ladislau sobre Educação e tecnologia se refere ao sentido do imenso volume de informações e suas variadas formas de existências através dos meios de comunicação como rádio, TV, computadores, que se multiplicam a cada segundo e devemos busca-la de forma a somar ao currículo escolar do educando. Despertando nossa atenção como educadores que devemos parar de repetir o currículo escolar ano após ano, para que o educando possa sair do ensino médio preparado para o mundo e não se assustar com as diversas informações, dessa forma centralizando nossa metodologia nessas informações tornando o educando um organizador de informações com base nos conhecimentos adquiridos na fase escolar encontrando assim um rumo a seguir. E essas informações serão organizadas através da aprendizagem relacionada ao dia a dia para que haja uma “articulação de diversos espaços e conhecimentos” permitindo ao educando uma pré visão do mundo globalizado e amplo de informações há que nos deparamos todos os dias.

    ResponderExcluir
  81. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

    Nos dias atuais a modernidade e o desenvolvimento humano exige que o professor acompanhe o desenvolvimento tecnológico e se torna necessário que ele esteja envolvido no processo e sempre estar buscando cursos de aperfeiçoamento para acompanhar e dominar as tecnologias que estão surgindo e assim aplicá-las de forma eficaz no cotidiano da escola e utilizá-las nas diversas áreas do conhecimento, portanto, o professor tem a necessidades de conhecer e dominar as tecnologias existentes na escola para melhorar a qualidade da educação.
    As tecnologias estão surgindo com uma rapidez impressionante e nós professores precisamos acompanhar essa mudança por que cada vez mais se aceleram as inovações no campo da tecnologia e em decorrência dessa mudança as reflexões, as aplicações e experimentações na área pedagógica. É do conhecimento de todos nos dias de hoje que em educação tudo pode ser tomado como tecnologia e por via de regra nós temos a tendência e a obrigação de nos apropriarmos delas do mesmo modo que vemos os outros fazerem.
    A seleção das tecnologias educacionais ou a incorporação delas na pratica de ensino não é a ação desatrelada dos saberes docentes em torno dos seus códigos e linguagens, de suas características e particularidades, de suas possibilidades e limitações. As tecnologias educacionais precisam ser mais bem conhecidas pelos professores para que dotados de conhecimentos, atitudes, praticas e posturas compatíveis, possam assegurar a efetiva utilização delas em sua atuação como profissionais.
    Hoje nos deparamos com a necessidade de compreender as tecnologias de tal forma que possamos incorporá-las com propriedade á nossa práxis; é preciso que estejamos abertos a recepção dos meios e materiais tecnológicos na escola sem a adoção de simplismos. Usar tecnologias não é um mero clicar de botões, de trazer fita de áudio ou vídeo para ser assistida, enquanto o docente realiza outra atividade de maior importância. Usar tecnologia é muito mais do que isso.
    As novas tecnologias na escola dentro dos pressupostos teóricos solicitam dos profissionais da educação a interação e interatividade na construção de conhecimento ajustado ao nível e a realidade de cada aluno de maneira que possa contribuir para o processo de aprendizagem individual, coletiva e cooperativa e isso requer no mínimo um tempo de estudo e também o desejo de aprender. Sem essas duas condições primeiras, as tecnologias até podem estar presentes na escola, porém não estarão inseridas no processo de aprendizagem e não somar-se aos elementos mediadores da compreensão da realidade em que vivemos.
    Pedro Danilo Faoro

    ResponderExcluir
  82. Professora: Ivete de Barros Santos11 de junho de 2012 às 07:57

    Segundo o Professor Ladislau a escola não deve se atentar em apenas a passar conteúdos, pois o mundo moderno exige uma formação que capacite o aluno para atuar no mercado de trabalho, desta forma pensar no que ensinar e para que ensinar, atendendo as exigências da sociedade, onde as tecnologias estão em evidência. Para acompanhar a educação a escola precisa mudar sua postura e nós educadores estarmos preparados para estas mudanças.
    Professora: Ivete Aparecida de Barros Santos

    ResponderExcluir
  83. Marcos DuessmannRohden12 de junho de 2012 às 14:07

    Atividade 2 - Educação e tecnologia. Comentário sobre o vídeo.
    O vídeo e os textos disponíveis para a atividade proposta abordam de forma objetiva, inclusive o vídeo, a realidade que aqui estamos buscando – temos que nos adequar às novas tecnologias. Não há como fugir. É fato. O computador pode complementar, tornar as aulas mais motivadas, instigar o aluno a buscar, a criar um conhecimento crítico e reflexivo frente às propostas pedagógicas, mas sei também que ele pode “alienar”, tornando-se apenas mais uma mídia transmissora de informação. Daí a necessidade do professor de buscar por novas capacitações que lhe permitam, através do uso adequado das novas tecnologias, potencializar a aprendizagem por meio de soluções eficazes.
    Portanto, o nosso grande desafio é: tornar a aprendizagem do nosso aluno significativa por meio de sua própria autoria, tendo, atualmente, como principal ferramenta didática, as novas tecnologias.

    Cursista : Marcos Duessmann Rohden

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. izabel batista javoski21 de junho de 2012 às 04:58

      Escola Municipal Xanxerê
      Profª: Izabel Batista Javoski

      Em meu ponto de vista para se estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo com os alunos é necessário que o professor aprenda a lidar com as variedades etnias existentes em sala de aula, criar uma metodologia que expresse a linguagem simples para melhor compreensão de todos é bom ressaltar que o trabalho por meio de projetos pode partir de um objetivo focado em uma disciplina.
      Assim por diante as tecnologias podem nos auxiliar na educação com projetos a fim de enriquecer as áreas de conhecimentos em que atuam com as novas propostas de trabalho, com intuito de fazer das tecnologias suas parceiras no processo de inovação curricular.
      As tecnologias estão ligadas ao desenvolvimento do currículo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens se expressão como ser instruicionista centrada na transmissão de informações ao aluno por meio do livro texto.
      A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria, assim como desenvolver projetos no âmbito do currículo, projeto é, pois uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento.
      O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular, é o professor o que realiza seu currículo, para seu grupo concreto. Uma vez que o professor desenhou sua programação trimestre ou anual, e se encontra com alunos com necessidades educativas especiais em seu grupo, é quando tem que fazer uma adaptação curricular para esse aluno concreto.

      Excluir
  84. Unidade 1:Atividade 2
    As tecnologias disponíveis na escola:Municipla Ribeirão Bonito


    Laboratorio de Informática : Que dispõe de 10 compurtadores, que são utilizados para pesquisa.

    Possui 1 Data Show: Usadao para auditório de para pojeção de filmes, reuniões, slides sobre os conteúdos das diversas diciplinas,projetos ,oficinas etc.
    .
    DVD e TV: Usado na sala de vídeo com mesma finalidade do data Show

    ResponderExcluir
  85. Educação e tecnologia
    Nos dia de hoje, a tecnologia vem sendo uma importante ferramenta na educação, pois auxilia o professor no desenvolvimento de seus trabalhos bem como individual ou junto ao aluno, onde complementa a fala do professor Ladislau Dowbor, que na visão geral precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora e sim mais organizadora, onde tem diversos espaços para implantar os conhecimentos tecnológicos de hoje, onde que se multiplicam cada vez mais. Ederson Schaedler

    ResponderExcluir
  86. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
    O acesso às novas tecnologias não garante a qualidade a nossa comunicação. É necessário refletir sobre como estamos usando as modernas mídias e até que ponto elas estão nos ajudando a construir uma sociedade com melhor qualidade de vida. Caso contrário, o que deveria ser fator de humanização pode se transformar apenas em fonte de barulho e de dispersão.
    Utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos educandos. Segundo Drº Ladislau a escola em seu processo social e educativo tem o papel de tornar seus educandos capazes de refletirem sobre a sua realidade onde as mesmas têm como coadjuvantes as mídias.
    Mas precisamos planejar estratégia de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os educandos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série.

    ResponderExcluir