sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Unidade 1 - Atividade 3 - Tecnologia na minha Escola

 Considerando o levantamento da realidade das escolas em relação às tecnologias presentes nas  mesmas  e seu uso e as discussões feitas no encontro presencial;  sintetize suas idéias sobre este levantamento  bem como , descreva uma ação de uso de uma tecnologia  por você, considerando a exploração  das potencialidades da mesma e integração às ações de sua sala de aula.  
Clique na palavra Comentários, logo abaixo deste texto e siga as mesmas orientações da atividade 2 para a postagem.

101 comentários:

  1. viviani Terezinha Stasczak16 de setembro de 2011 às 16:35

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MARCIA DUESSMANN ROHDEN19 de abril de 2012 às 18:23

      . ATIVIDADE 3
      TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
      A tecnologia usada em minha escola acompanha a necessidade tanto dos educando quanto dos professores, trazendo conhecimento para os dois. Mas muitas vezes, por falta de tempo ou de interesse dos educadores, deixamos de tornar nossas aulas prazerosas e estimulantes com o uso da tecnologia, e ficamos na mesmice de sempre usando apenas o quadro negro e o giz.
      Outras vezes, quando elaboro aulas que devem ter o auxilio da tecnologia para serem desenvolvidas, chego no laboratório de informática e programo para fazer essas aulas, mas o que ouço é que esta ocupado ou falta fio ou alguma outra coisa esta faltando, enfim, na maioria das vezes ficamos sem poder usar a tecnologia em minhas aulas.MARCIA D.ROHDEN

      Excluir
  2. Através do conhecimento que estamos adquirindo da utilização das TICs no ambiente escolar, e da necessidade de incluí-la como ferramenta de apoio pedagógico, relato uma experiência realizada em uma aula com formas geométricas, uma vez que os alunos já haviam desenvolvidas diversas atividades no papel, então para melhor aprendizado, utilizamos o computador, onde puderam aprimorar a coordenação motora com o uso do mouse e fixar o nome das figuras. Para algumas crianças esse foi o primeiro contado com o computador, inicialmente houve grande dificuldade, mas logo tudo se resolveu foi uma aula que despertou a atenção e interesse de todos.
    Professora: Maria José
    Educação Infantil

    ResponderExcluir
  3. Cleuda Fátima da Silva20 de setembro de 2011 às 17:17

    Através da tecnologia que temos privilégio de ter na nossa escola, posso citar uma experiência que tive utilizando as tics quando desenvolvi o projeto sobre alimentação, depois de realizadas diversas atividades em sala de aula, eu usei como recurso o laboratório de informática para pesquisas sobre a origem dos alimentos, alimentos que contem vitaminas, proteínas sais minerais e também utilizei TV e DVD que foi para complementar o conteúdo trabalhado.
    Além da pesquisa os alunos utilizaram o laboratório para digitarem o seu cardápio, e para registrar o desenvolvimento do projeto utilizei câmera digital para finalizar o projeto foi feito o mapa conceitual para que os alunos apresentassem o projeto.

    Cleuda Fátima da Silva

    ResponderExcluir
  4. Atividade 3: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo
    Com as TIC

    NTM-NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
    TERRA NOVA DO NORTE-MT

    Como podemos ver a tecnologia está cada dia mais presente em nossa atualidade evoluindo de uma forma muito rápida e eficaz. Tendo em vista esses métodos tecnológicos e utilizando na prática pedagógica na escola onde trabalho possui diversos meios tecnológicos onde são bastante utilizados pelos professores em seus projetos e plano de aula.
    Na minha busca em me aperfeiçoar, este ano estou exercendo a minha função na sala multifuncional e como trabalho com a diversidade de crianças, o fato que me levou fazer esse relato foi à utilização de métodos tecnológicos com o aluno que tenho. Ele adora ouvir músicas através do fone de ouvido cito meu aluno é DM, com isso ele se tranquiliza e faz suas atividades. É deixo de trabalhar outros meios tecnológicos.
    Portanto, a tecnologia está ao nosso redor e não podemos deixar de aplicá-las e nem sempre damos a importância de certos avanços tecnológicos.


    Fabiana Apª Lemes da Silva
    Terra Nova do Norte/20/09/2011

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. O uso da tecnologia na Escola Estadual Norberto Schwantes é realizado de maneira que atenda as necessidades dos profissionais,observo que todos procuram realizar suas atividades buscando o apoio das tecnologias existentes na escola, acredito que com o intuito de melhorar sua prática profissional, tanto por parte dos professores quanto por outros profissionais da escola. Da minha parte procuro sempre que possível utilizar as tecnologias existentes na escola para tornar minhas aulas mais dinâmicas, como por exemplo, quando trabalhei o conteúdo sobre o aparelho circulatório com meus alunos, primeiramente, levei o conteúdo para os mesmos através de livros, depois que os mesmos copiaram a parte teórica, com as devidas explicações, levei os mesmos para o laboratório de informática onde assistiram a um vídeo sobre o assunto, para depois realizarem exercícios de fixação.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Atividade 3: TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
    Analisando a pesquisa realizada em nossas escolas referente às tecnologias que as mesmas possuem para auxiliar professores, alunos e todo o corpo docente nas diferentes atividades desenvolvidas, percebemos que, se for compararmos a uns quinze anos atrás houve um grande avanço nessa área, pois as escolas já adquiriram vários materiais e equipamentos tecnológicos apesar de alguns não serem o suficiente para atender a demanda ou não estarem em perfeitas condições de uso, podemos dizer que já é possível se trabalhar de uma forma mais atraente e diferenciada de como foi alguns anos atrás. Durante a troca de idéias entre os professores percebemos que esta faltando pessoas capacitadas para auxiliar professores e alunos no uso de alguns equipamentos que às vezes tem muito a oferecer, mas não estão sendo totalmente explorados por falta de conhecimento e habilidade, nem todos os professores conseguiram se capacitar ou adquiriram habilidade técnica quanto ao domínio da tecnologia.


    Experiência de Aula
    Trabalho com crianças de Educação Infantil entre três e quatro anos de idade e percebo que nessa fase as crianças se identificam muito com a música, principalmente quando tem a oportunidade de assistirem vídeos com imagens que consigam imitar. Diante desta realidade para trabalhar o tema Transito apresentei as crianças um vídeo com a música O Transito onde ouvindo a letra elas assistiram imagens de crianças se comportando corretamente no transito bem como ouviram dicas e visualizaram símbolos, após ter assistido algumas vezes e já sabendo cantar a musica propus as crianças para brincarmos também, para isso confeccionei com material de sucata um semáforo e uma faixa de pedestre e fomos para o pátio brincar, foi muito interessante por que elas entenderam a mensagem e representaram o que assistiram de maneira correta, absorvendo assim os conteúdos trabalhados como a linguagem oral, movimento, natureza e sociedade e também a matemática com a noção de espaço tudo de forma muito prazerosa, graças ao auxilio da tecnologia. Em meu trabalho utilizo com freqüência a TV o DVD e o aparelho de som, pois encontramos muitas atividades para se trabalhar a partir da música e brincadeiras.

    Verli Maria Figueredo Souza

    ResponderExcluir
  9. ROBISON LUCAS DO NASCIMENTO22 de setembro de 2011 às 16:59

    Vivemos em uma sociedade da informação e do conhecimento onde o progresso tecnológico exige cada vez mais a atualização e a profissionalização da sociedade inclusive a tecnologia esta completamente inserida nas escolas. Nós educadores temos a responsabilidade de estarmos atualizados diate dessas tenologias.
    Muitas dessas tecnologias estão disponiveis na escola que trabalho, assim facilitando a vida dos educadores e dos educandos.
    Sendo assim tive uma experiência bem sucedida na escola estadual 12 de Abril, utilizando o microscópio óptico com os alunos do ensino fundamental, percebi uma grande produtividade no contúdo trabalhado, pois os alunos demonstraram muita curiosidade e assim facilitou o processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  10. rosicleia dos santos ribeiro22 de setembro de 2011 às 17:41

    Atividade 3 Tecnologia na minha escola


    Na escola monteiro lobato trabalho com o maternal crianças de três e quatro anos.Sobre a utilização das TICs no ambiente escolar,posso relatar o uso do aparelho de DVD que utilizamos com bastante freqüência e agrada a maioria das crianças pois ali eles tem a oportunidade de conhecer vários tipos de historias adequadas a sua idade é claro e também de se imaginarem dentro daquele universo lindo das historinhas e isso é muito importante.Outro exemplo é a utilização da caixa de som amplificada e com microfone,que deixamos a vontade para que cada um se expresse da maneira que quiser,e ai eles cantam, dançam,as vezes só sai uns ruídos,outros já contam como foi o fim de semana.E isso é relaxante pra eles,é legal e permite a socialização que é de suma importância para qualquer ser,ainda mais nessa idade.

    Rosicleia dos santos ribeiro Escola monteiro lobato

    ResponderExcluir
  11. Utilizando das tics no ambiente escolar e como ferramenta facilitadora da aprendizagem durante as aulas com a turminha da educação infantil , na Escola Municipal Xanxerê, teve maior significado na compreensão dos alunos quando foi utilizado o dvd, com o filme “meus dentinhos”,”lavo meus dentinhos”,”boas maneiras” assimilando o cuidado e a higiene corporal, e tantas outras que foram utilizadas no decorrer das aulas sistematizando o aprendizado das crianças , e para completar, ainda utilizando da tecnologia tudo foi registrado com uma digital...
    madalena guermandi

    ResponderExcluir
  12. Tecnologia na minha escola
    Ao analisar as tecnologias presentes em minha escola “Monteiro Lobato”, é possível dizer que apesar de termos poucas, é feito um uso frequente das mesmas sempre com o objetivo de contribuir no aprendizado dos alunos. As tecnologias que a escola disponibiliza contribuem significativamente para que os alunos ampliem seus conhecimentos. Pessoalmente busco sempre estar usando das tecnologias para ensinar, pois é possível perceber que os alunos se envolvem mais nas atividades quando é feito o uso das mesmas. Uma atividade realizada por mim juntamente com a professora Poliana e seus alunos de grande importância está sendo o ensaio do teatro da ‘’Linda Rosa Juvenil’’ onde com o uso do aparelho de som foi ouvido junto com as crianças a música e a partir daí nós professoras transformamos a música em uma história e logo após em um teatro. Está sendo maravilhoso esse trabalho, pois as crianças estão se empenhando bastante nos ensaios fazendo uso de microfone para que no dia da apresentação que será na I Mostra de Teatro Municipal as crianças já estejam habituadas com o uso do mesmo.
    Roseli Aparecida Cucolotto

    ResponderExcluir
  13. As tecnologias estão presentes no ambiente escolar, desde o material didático assim como outros recursos que contribuem para a prática pedagógica. A todo o momento faço uso de tecnologias para a mediação do conhecimento, uma experiência interessante realizada juntamente com a professora Roseli foi com o uso do celular, microfone e caixa de som, em que a música foi transmitida aproximando o microfone no aparelho de celular amplificando a música, foi um momento de alegria, descontração em que as crianças, dançaram cantaram promovendo assim a socialização, o desenvolvimento da linguagem oral, e motricidade ampla.

    POLIANA DE CARVALHO EVANGELISTA
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir
  14. Sandra Kelly Alcantara25 de setembro de 2011 às 16:41

    Na Escola Estadual Norberto Schwantes o uso das tecnologias se faz presente todos os dias, todos os professores fazem uso desse recurso para tornarem suas aulas mais prazerosa. No meu caso que trabalho como auxiliar de sala não poderia ser diferente e vou relatar uma aula que fizemos com nossos alunos na semana do folclore, levamos nossos alunos até o laboratório e pedimos que eles fizessem uma pesquisa sobre o que é folclore e sua lendas, todos se concentraram e levaram a pesquisa a sério, depois retornamos para a sala e foi dividido a sala em dois grupos e cada um faria um cartaz de acordo com a pesquisa de cada aluno, foi um trabalho maravilhoso fizeram dois cartazes lindos além de que trabalharam em grupo, um aceitando a opinião do outro para que o trabalho fosse desempenhado de maneira agradável, realmente nos surpreendemos com eles por se tratarem de alunos tão pequenos, foi uma ótima experiência.
    Sandra Kelly Alcantara

    ResponderExcluir
  15. Atividade 3 tecnologia na Escola
    A criança que chega à escola já tem acesso à mídia, ou seja, não é uma analfabeta tecnológica. É esse o perfil do aluno que chega a escola hoje e esta não pode ignorar seu conhecimento. A diversificação de recursos na escola se ampliou muito nos últimos anos. Utilizo a tecnologia em dois momentos como recurso de ensino onde procuro envolver trechos de propagandas, filmes, telenovelas, desenhos animados, telejornais ou qualquer outro programa televisivo como auxilio para discussão de assuntos com temas atuais como violência, drogas, meio ambiente, ética entre outros. E como objeto de estudo, onde utilizo os assuntos da mídia nas aulas, destacando sua influencia, o incentivo à violência, o papel na formação do ser humano, entre outros temas aquilo que a mídia apresenta, procuro planejar e desenvolver a aula, integrando o conteúdo à vida do aluno.
    Professora Izaura Tavares Nunes Martins

    ResponderExcluir
  16. Elizangela Pereira Martins26 de setembro de 2011 às 07:19

    Na Escola Estadual Norberto Schwantes o uso das tecnologias se faz bastante presente no dia a dia, pois todos os professores procuram fazer uso desse recurso para tornarem suas aulas mais prazerosas. Pensando no avanço das tecnologias no ano passado desenvolvi um trabalho com a música Aquarela, do cantor Toquinho com alunos da 3ª fase do 1º ciclo, pois acredito que a música desenvolve e estimula a criatividade, a imaginação, o gosto pela linguagem musical e ainda é possível trabalhar textos para interpretação, fixação de conceitos da língua portuguesa, e o mais importante é que esse trabalho foi desenvolvido através das muitas tecnologias presentes na escola como: uso do laboratório de informática, pesquisas na internet, data show, uso de radio, DVDs, TV e vídeos. Assim, o tema proposto motivou os alunos e despertou o interesse aproximando-os da realidade e favorecendo o desenvolvimento da capacidade e fixação da aprendizagem. Portanto, posso dizer que o trabalho foi ótimo e superou as expectativas tanto minha, quanto dos alunos que participaram, atentamente no desenvolvimento do projeto.

    Professora Elizangela Pereira Martins

    ResponderExcluir
  17. Atividade III

    Elizabeth Alves da Silveira Reis


    Tecnologia na minha escola.

    Trabalho na Escola Municipal de educação infantil “Monteiro Lobato”com uma turminha de 3 anos.maternal integral.
    Durante a aula utilizo muito DVDs, aparelho de som, ali eles tem a oportunidade de conhecer vários tipos de histórias e musicas adequada à sua idade.
    A primeira vez que levei-os no laboratório de informática, pra conhecer a maquina e ter o primeiro contato.Teve um aluno que ficou feliz por ter movido a tela do computador, dava tanta risada que todos foram ver o que ele tinha feito.
    Fiquei imaginando o que passava pela a cabecinha daquela criança.Abri o PowerPoent eles riscava, aprendendo a manusear o mause, a dificuldades é grande,busco sempre usar as tecnologia, buscado mais conhecimentos para que as aulas fique mais “atrativas”

    ResponderExcluir
  18. Os recursos didáticos são considerados elementos essenciais no trabalho dos conteúdos escolares com os alunos. Eles têm a função de mediar às relações didáticas que ocorrem na sala de aula e possibilitar uma efetiva relação pedagógica de ensino-aprendizagem. Acredito que eles são mediadores tanto no trabalho dos educadores nos momentos em que expõem os conteúdos escolares, como nos trabalhos de grupos dos alunos, momento em que realizam reflexões sobre o conteúdo escolar abordado.
    A escolha de um determinado recurso e o uso feito pelo educador pode criar as condições para que o aluno se aproprie do conteúdo escolar ministrado, bem como o valor cultural do recurso. E a partir dessa apropriação e de sua interiorização, o mesmo poderá recorrer ao uso desse instrumento em outros momentos de sua vida que achar útil e necessário.
    Ao ouvir os diagnósticos feitos pelos colegas pude observar que atualmente a maioria das escolas estão bem equipadas e à disposição do professor. A idéia de se trabalhar com tecnologias não é nova e vem gradualmente ocupando espaço no ambiente educacional. Existem bons trabalhos desenvolvidos com o uso das TICs. O que falta é divulgar essas experiências, para quem sabe assim, motivar cada vez mais pessoas á utilizar esses recursos em suas aulas.

    Relato de experiencia
    “Contando uma história com sons”.
    Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do 1º ano do 3º ciclo. A proposta consiste em contar histórias a partir de sons. Nesta atividade utilizamos histórias em quadrinho (gibis), onde produzimos a sonoplastia das mesmas como se fosse uma radio novela. Para tanto, dividimos os alunos participantes em grupos, que procuraram as histórias e utilizaram sua criatividade para produzir os sons pertinentes ao enredo.
    O desafio foi reproduzir os sons dos ambientes específico da mesma, seja ela uma fazenda, feira, escola, sem o uso da fala articulada, usando apenas vocais, instrumentos musicais simples, objetos ruidosos, sucata, etc. No intuito de neutralizar o campo visual dos ouvintes, montamos uma tenda para as apresentações que impediam a visualização das ações dos grupos, concentrando-se apenas nos sons produzidos. As produções foram ricas em detalhes, os alunos se empenharam na atividade e superaram as expectativas. Foi uma atividade muito divertida e prazerosa que despertaram a criatividade e os sentidos.
    O ponto interessante deste trabalho consiste na percepção/reconstituição dos sons de cada ambiente, o que nos leva a tomar consciência da variedade e especificidade dos mesmos e também dos espaços concretos dentro dos quais interagimos.

    Manú

    ResponderExcluir
  19. Alexandra Magalhães Frighetto26 de setembro de 2011 às 20:01

    O trabalho com as tecnologias é muito enriquecedor. Além de tornar a aula mais atrativa, faz com que nossos educandos se concentrem mais e sintam satisfação pelo o que estão fazendo.
    Na Escola em que atuo, percebo que todos os educadores procuram fazer uso das tecnologias juntamente com a teoria e a prática. Alguns com mais facilidade outros com mais dificuldades, mas todos envolvidos dinamizando sua prática.
    Em minha prática também procuro envolver na medida do possível e procurando sempre melhorar essa prática, fazer uso das mais variadas tecnologias onde as mesma possam vir de encontro com o prazer de ensinar e o prazer de aprender.
    Professora: Alexandra

    ResponderExcluir
  20. Hoje um dia com todas as tecnologias disponíveis em nossas escolas não tem como fazermos de conta que não existem e não tentarmos aprendermos a lidar com elas. Alguns professores tem mais facilidades fazem mais seguido seu uso, mas de maneira todas as juntando com a teoria e a prática. Sabemos que seus usos influenciam profundamente os rumos da educação e que deixa a aula mais prazerosa. Com os conhecimentos adquiridos na utilização das Tics no ambiente escolar vou falar de uma das experiências realizada em minha sala de aula onde trabalhei o sistema respiratório, após desenvolver o trabalho em sala os alunos fizeram utilização do LIED com atividades complementares onde podiam visualizar cada parte do órgão sua função e outras atividades complementares. Para finalizar assistiram a um vídeo que dava melhores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  21. Na escola Municipal Monteiro Lobato de Terra Nova do Norte as tecnologias se fazem presentes todos os dias, com essas tecnologias as aulas se tornam mais prazerosas . Vou relatar uma aula que fizemos na semana da alimentação, na qual foi falado da importância para uma vida saudável, confeccionamos mascaras (caricaturas) de frutas, com musica ensaiada na qual seria apresentado para todos os outros alunos da escola. Podemos ver nessa aula a alegria das crianças com aquelas mascaras de frutas. Posso dizer que foi uma aula muito divertida.
    JUCEIA KENSY

    ResponderExcluir
  22. De acordo com o diagnóstico a escola possui alguns programas do governo, bem como toda escola estadual, São eles: Proinfo, internet banda larga, Sig escola e vários projetos que estão sendo desenvolvidos Como: Cultura afro Brasileira e Matogrossense, Horta Pedagógica, Hora do recreio, Dia da Família na escola, Hora Cívica, além de apoio no trabalho do professor, o laboratório é usado com cronograma elaborado pela técnica.
    Um dos pontos fracos é a internet com sinal muito fraco no laboratório, tendo em vista que o professor faz seu planejamento para determinado período, e às vezes o cronograma determinado por ele não é suficiente. Alguns professores ainda têm dificuldades em utilizar as tecnologias existentes, mas não medem esforços em ameniza–lá. E um ponto forte é que as tecnologias digitais nos trazem de especial é a ampliação de produzir conhecimento e compartilha-lo com a rede.
    Na minha sala sempre busco utilizar vários softwares um deles é o jogo de matemática que instiga o aluno a fazer cálculos usando as quatro operações, pois a utilização de softwares educativos favorece a aprendizagem sendo uma forma diferente de o aluno aprender brincando.
    Luciene L. Lucchetti

    ResponderExcluir
  23. Após assistir a entrevista com o Professor Ladislau, acredito que, a escola como um todo, nos dias atuais tem enfrentado muitos problemas em relação a má vontade de alguns educandos e, sendo assim, sinto dificuldade em variar as estratégias de aprendizado para aprimorar o conhecimento dos mesmos.
    Os métodos são interessantes, desde que haja vontade e disciplina, pois alguns ainda vêem, por exemplo, o Laboratório como um espaço para visitar sites de jogos e páginas de relacionamentos e não como um grande instrumento de pesquisa e informação.
    Creio que essas transformações só acontecerão quando todos se conscientizarem da importância que a escola tem na vida do educando, para assim, poder desenvolver um trabalho satisfatório por ambas as partes.
    Observando a escola Norberto Schwantes, percebo que, em relação a muitas outras, estamos em alta com nossas tecnologias, pois temos um amplo Laboratório de Informática com uma técnica conhecedora dos recursos, aparelhos de som, DVD e televisão, vários materiais de vídeos onde temos acesso sempre que necessitamos.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia vem logo uma visão em computadores, vídeo, software e internet que vão nos ajudar a buscar informações para educação alem disso não podemos de mencionar que através de revistas e jornal e livros fazem parte da tecnologias é fundamental para o ensino na aprendizagem.
    A tecnologia que existe na minha escola que são mais utilizados, os apoios, as ferramentas, o gravador a camará digital, retroprojetor, televisão são essas que existem em minha escola e acredito que fazem uso de todas.


    Marli Amaral Dala zen

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A minha experiência enquanto educadora está apenas começando, pois estou atua nesta área a menos de um ano, porém acredito que as TIC´s como ferramentas de mediação pedagógica, assim como a participação em um processo de ensino aprendizagem no ciberespaço pressupõe que o indivíduo, seja este quem ensina ou quem aprende, repense e reveja suas concepções e posturas em relação a formação humana, pois esta já não se restringe a uma sala de aula e não é fruto apenas da ação docente, já que elas são muito bem dominadas pelos estudantes.
    No entanto vejo que a utilização das TICs não são simplesmente computadores e internet, por isso relato aqui uma experiência de utilização de tecnologia que foi filmar uma pequena apresentação dos meus alunos na hora cívica onde os mesmo fizeram um teatro sobre o nascimento da plantinha, após a filmagem levei os vídeos para que eles vissem suas apresentações e dessa forma aproveitei para trabalhar a individualidade de cada um, num contexto de que eles por si mesmo avaliassem sua performace, o que acreditavam estar bom e o que poderia ser melhorado em uma próxima oportunidade.

    Professora: Ivone de Quadros
    EMEI Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  29. Trabalho na Escola Estadual Norberto Schwantes já á algum tempo, e hoje percebo que é uma escola que vem conquistando ao longo do tempo muitos recursos tecnológicos e os mesmos encontra – se a disposição de todos educadores da escola para melhorar, ampliar e tornar as aulas atrativas despertando o interesse dos alunos para uma aprendizagem significativa para sua vida diária.
    Eu enquanto professor venho procurando envolver de forma didática os recursos tecnológicos disponíveis nas minhas aulas, com o objetivo de propiciar a aquisição do conhecimento de maneira dinâmica e interessante par os alunos .
    Utilizei o laboratório de informática no desenvolvimento do projeto ”Resgatando o Folclore” , esse trabalho chamou bastante a atenção dos alunos, houve envolvimento de todos, trabalhei com conversas, debates, textos informativos, adivinhações, parlendas, leituras das lendas e produção de textos da lenda da Iara em sala, e para finalizar o projeto os alunos pesquisaram sobre as lendas no laboratório de informática e digitaram suas produções e ainda recorreram a internet para buscar e inserir figuras na produção depois de pronta.
    Percebi que os alunos gostaram e o objetivo do trabalho foi alcançado
    Ilza Maria

    ResponderExcluir
  30. Trabalho na E.E. Norberto Schwantes, e há vários anos temos na escola tecnologias variadas, como: computadores,Scaner,impressoras, mimiografo, televisores, aparelhos de DVD, aparelhos de som e outros, que são muitos utéis no dia-a-dia do professor, para a produção de aulas mais atrativas e dinâmicas, que envolvem o nosso educando em aulas agradaveis, em que os mesmos participam mais e constroem o seu conhecimento de forma adequada e organizada.
    A organização das aulas sempre contam com algum tipo tecnologia para a sua realização. Ultimamente trabalhei com os pentaminós. Este era um jogo em que o que tinha era somente o jogo de quebra cabeça. Depois de ter iniciado o trabalho a partir deste jogo, com as pesquisas na internet, juntamente com os alunos, descobri um universo de atividades diferenciadas, jogos eletronicos, formação de desenhos e outros, que tornaram as aulas bem mais gratificantes e prazerosas.
    Lenair.

    ResponderExcluir
  31. Trabalho na E. E. Norberto Schwantes, e há vários anos temos na escola tecnologias variadas, como: computadores, Scaner, impressoras, mimiografo, televisores, aparelhos de DVD, aparelhos de som e outros, que são muitos uteis no dia-a-dia do professor, para a produção de aulas mais atrativas e dinâmicas, que envolvem o nosso educando em aulas agradáveis, em que os mesmos participam mais e constroem o seu conhecimento de forma adequada e organizada.
    A organização das aulas sempre contam com algum tipo de tecnologia para a sua realização. Ultimamente trabalhei com os pentaminós. Este era um jogo em que o que tinha era somente o jogo de quebra cabeça. Depois de ter iniciado o trabalho a partir deste jogo e mais algumas informações obtidas no livro de matemática da turma do 6º ano, com as pesquisas na internet, juntamente com os alunos, descobri um universo de atividades diferenciadas, jogos eletrônicos, formação de desenhos e outros, que tornaram as aulas bem mais gratificantes e prazerosas.
    Lenair.

    ResponderExcluir
  32. Quando falamos em tecnologias pensamos em computadores, vídeo, softwares e internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Vou falar sobre algumas tecnologias na minha escola e quais são mais utilizadas. Tecnologias pra mim são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam. A forma como os organizamos os grupos em sala, isso também é tecnologia. O pincel que escrevemos na lousa é tecnologia de comunicação e uma boa organização facilita na aprendizagem. O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para aprendizagem e muitas vezes não sabemos usá-las adequadamente. O gravador, a câmera digital, o retroprojetor, a televisão, ovídeo são tecnologias importantes e também mal utilizadas, em geral. Todas essas tecnologias faladas acima existem em minha escola e mais algumas que são normais terem em uma escola.
    JUSSARA LABORÃO SILVA

    ResponderExcluir
  33. Edileusa Aparecida da Silva7 de outubro de 2011 às 05:32

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. ATIVIDADE 3:TECNOLOGI NA MIHA ESCOLA

    Em relaçâo as TICs na escola eu diria que muitos alunos estão aptos para ensinarem os professores,pelo fato de eles estarem bem mais antenado com as tecnologias.
    Mas mesmo com tantas mudanças, á fatos que acontece que são inesquecivel,como na comemoração de 07 setembro,onde eu tirei muitas fotos da apresentação que eles fizeram,e no outro dia la na escola coloquei as fotos para eles verem na tv,todos ficaram facinados por estarem se vendo na tela,perguntava se era magica.Foi uma experiência enovadora poder passar um pouco do que eu sabia para eles,assim eles tiraram um monte de foto,e se sentiram o maximo de poder registra o que eles estavam fazendo.
    PALOMA CAROLINE LUIZ
    EMEI MONTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir
  35. A tecnologia na escola é uma ferramenta que se estendeu tanto para o professores quanto para aos alunos, eles fazem da tecnologia apoio aos seus próprios trabalhos. Neste caso a tecnologia é utilizada como mais uma ferramenta entre outras (lápis, papel, computador, borracha, impressora, etc.).
    Quando cito a tecnologia envolvo computador internet, televisor DVDs, enfim tudo que se engaja na tecnologia na escola e que a escola disponibiliza.
    A utilização do computador na pré-escola é como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, é muito importante para a construção do conhecimento dos alunos. Podem-se ressaltar algumas vantagens como: A participação dos alunos no Computador na educação infantil a criança pode desenvolver-se de forma global; promove a criatividade e a curiosidade; desenvolve a coordenação motora; acesso a informações e ilustrações fascinantes.

    ResponderExcluir
  36. Tecnologia na Minha Escola.

    Num mundo de tantas inovações tecnológicas e de novas necessidades , é preciso conceber uma educação que contribua com a construção de um referencial de conhecimento comprometido com a formação integral do ser humano. A tecnologia veio resolver o problema da distância, do tempo e também a necessidade de nos prepararmos e prepararmos nosso alunos ,é preciso dessa forma adequar o trabalho escolar às aspirações do momento atual . Na escola temos varias tecnologias , como: Computadores, máquina digital, TV, Data Show, Som, Aparelho de DVD. Procuro sempre fazer uso dos mesmos. Inclusive estou com um projeto em desenvolvimento na escola , o tema do projeto é: “ Educando para o trânsito”,teve inicio em setembro , na semana nacional de Trânsito , iniciou com apresentação em data show do que é Transito , em seguida foi realizado uma pesquisa no laboratório de informática da escola, sobre conceitos básicos de trânsito, estatísticas de acidentes no brasil e no mundo, os alunos assistiram filme sobre o assunto , e no término do projeto pretendo fazer um slide com todas as fotos dos trabalhos e fazer cópia em DVD para que os alunos assistem tudo o que desenvolveram.
    Professora : Marinês da Silva
    Escola Vista Alegre

    ResponderExcluir
  37. Viviani Tererzinha Stasczak11 de outubro de 2011 às 16:30

    Na Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho, existem diversos projetos/programas implantados na escola como, TV escola, Proinfo, internet banda larga, sigescola, e projetos que são da secretaria de educação e estado e município, como o Projetos horta pedagógica, temos alunos, professores gestores técnicos envolvidos nestes projetos. Posso dizer que a escola tem um laboratório de informática com 20 computadores, no qual oferece curso aos alunos, com um técnico especifico para ensiná-los, mas com tanta tecnologia que a escola e quanto ao uso das mesmas poderia ser mais exploradas, poucos conseguem manusear os equipamentos sem a ajuda do técnico, porque hoje com tantos cursos de aperfeiçoamento e de como saber usar, ainda existe profissionais que as vazes por falta de instrução acaba não usando com seus alunos para complemento de pesquisas, projetos, entre outros.
    Professora: Viviani Terezinha Stasczak.
    Geografia.

    ResponderExcluir
  38. Na escola 12 de Abril onde trabalho existem muitas tecnologias como por exemplo programas implantados como, TV escola, Proinfo, internet banda larga, sigescola, dvd, data show. Percebo que alguns colegas de trabalho ainda se recusam em utilizar certas tecnologias, talvez por medo ou por realmente não saberem ou ainda não acharem importânte utiliza-las,mas no geral vejo que no mundo em vivemos atualmente é impossível fugirmos destas tecnologias, principalmente nós educadores que fazemos parte da classe mais importânte deste pais e temos que cada dia mais estarmos atualizados diante destas tecnologias. se subermos usa-las corretamente se torna uma ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  39. TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
    Na minha escola procuro trabalhar com a tecnologia de maneira clara e divertida principalmente com os alunos da primeira fase do terceiro ciclo e, procuro introduzir conhecimentos juntos e não de forma individual. Nós professores precisamos estimular o alunos que ao sair da sala e voltar animados e dispostos a discutir os temas pesquisados.
    Experiência:
    Com os alunos da primeira fase do terceiro ciclo, trabalhando as regiões brasileiras fomos ao laboratório e pesquisamos o site escolagames onde há joguinhos sobre os estdos e capitais. Foi bastante compensador pois enquanto bricavam aprendiam de forma bem agradável.
    neli cândido de oliveira

    ResponderExcluir
  40. ATIVIDADE 3- TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
    O trabalho e o uso da tecnologia na escola seja ele qual for, é muito importante e enriquecedor no ensino e aprendizagem.
    Na escola que atuo, as ações realizadas e praticadas com relação a tecnologia são: o uso do DVD, TV,aparelho de som, laboratório de informática (computadores, internet) para desenvolver e trabalhar com atividades educativas, pesquisas (complementação de atividades de sala de aula) etc. Com essas tecnologias presentes na escola as aulas tornam mais satisfatórias para os alunos pois podemos diversificar as nossas aulas, modificando a metodologia de ensino e buscando novas estratégias por meio de musicas, filmes,desenhos animados, jogos, pesquisas, desenhos, pinturas etc, explorando estes meios, e os programas presentes nos sites educativos.
    Procuro sempre que possível fazer uso desses materiais, o ultimo projeto desenvolvido na escola foi o projeto folclore, onde os aluno (2ª fase) desenvolveram a pesquisa sobre, apos comentários e discussões em sala de aula, os alunos produziram frases, outros ainda, pequenos textos. Após feita as correções os alunos voltaram novamente para o laboratório (no tux paint –texto)e digitaram a produção. Também usaram a criatividade para desenhar e colorir. Isso para ele é muito importante e prazeroso onde demonstraram mais interesse pela aprendizagem.
    Lina

    ResponderExcluir
  41. Maria Giselia da Silva Sena17 de outubro de 2011 às 14:55

    O uso da tecnologia na Escola Estadual Norberto Schwantes é feito de forma satisfatória referente ao atendimento às necessidades dos profissionais e alunos, observo que a maioria dos que utilizam esses recursos, procuram realizar suas atividades buscando o apoio das tecnologias existentes na escola. Assim é possível melhorar a prática pedagógica do profissionais , tanto por parte dos professores quanto por outros profissionais da escola como também no ensino aprendizagem dos nossos alunos. Sempre que possível procuro utilizar as tecnologias existentes na escola para tornar minhas aulas mais dinâmicas e satisfazer aos anseios dos alunos que tanto buscam apreciar a questão da informática.
    Maria Giselia da Silva Sena

    ResponderExcluir
  42. GLAUCIA DE OLIVEIRA GOEDERT18 de outubro de 2011 às 06:11

    Trabalhei na escola chapeuzinho vermelho e também estagiei. Pude observar que os professores usam muito as mídias/ tecnologias da escola, data show, DVD, caixa amplificada com microfone e principalmente o laboratório de informática. Os professores começam em sala de aula e integram as diversas tecnologias conforme as necessidades de cada projeto.

    Minha experiência com as Tics se deu, quando eu minha colega estivemos na escola Chapeuzinho Vermelho em estágio na sala da professora Isaura, desenvolvemos um projeto transito na escola usamos o Data Show, laboratório, vídeos, músicas, com alunos eles gostaram, chamou mais a atenção a aula ficou mais interessante e descontraida.
    GLAUCIA DE OLIVEIRA GOEDERT
    NTM

    ResponderExcluir
  43. Hoje tudo o que fazemos gira em torno de alguma tecnologia, pois em casa e principalmente na escola as TIC estão visíveis, porem não estão sendo utilizadas conforme deveriam ser, não sei se por falta de conhecimento da parte de quem usa ou se por medo de usar incorretamente. A Escola Municipal Norberto Schwantes, onde atuo é composta de um acervo tecnológico muito bom posso dizer, pois temos um laboratório de informática bem equipado, composto com 15 computadores com internet e impressora, onde ali o professor tem possibilidades de ministrar uma aula totalmente diferenciada e atrativa. Temos também data schow, aparelho para DVD onde possuímos uma coleção de DVDs pedagógicos bem diferenciados, contamos também com a TV Escola, maquina digital, e outros computadores com impressoras e ainda todos os eletros domésticos que auxiliam o dia a dia das nossas cozinheiras....
    Enfim volto a dizer que temos que estar sempre em aprendizado, pois, de nada adianta tanta tecnologia, se não usada de uma maneira proveitosa, pois elas estão ai para podermos tirar proveito, e não pra servir de desculpas para certos momentos. E como experiência própria, tenho uma que me faz bem lembrar, como trabalho com alfabetização, sinto prazer em alfabetizar através das TIC, pois, trabalhei com o segundo ano do Ens. Fud. 9 Anos, e foi muito proveitoso pois os mesmos aprenderam a conhecer as maquinas e também produzir pequenos textos, fazer leitura, ortografia, e enfim com um diferencial, pois ali ele podia ver sua produção, corrigir quando necessário, interagir com os colegas é a melhor parte. Foi muito gratificante.

    Edileusa Aparecida da Silva.
    EMNS.

    ResponderExcluir
  44. TECNOLOGIA NA ESCOLA – Raimunda Silva de Castro
    .
    Analisando o que temos hoje e comparando com 10 anos atrás, houve um grande avanço tecnológicos, pois a escola já adquiriu várias ferramentas como: laboratório de informática, data show, aparelho de DVD, internet, telefone celular e outros.
    apesar de muitos professores ainda terem algumas dificuldades, podemos dizer que é possível se trabalhar de uma forma mais atraente. Desde que o professor procure buscar mais conhecimento a respeito. O uso dessa tecnologia tem sido uma das melhores ferramentas e sustentabilidade para o aprendizado em todas as áreas do conhecimento tanto para professores quanto para aluno

    ResponderExcluir
  45. As escolas tem alguns programas que ajudam no desenvolvimento pedagogico e administrativo com isso podemos trabalhar as metodologias variadas com os alunos.Sendo assim as tecnologias beneficiam a todos no ambito escolar, melhorando a pratica profissional do educador e a estrutura administrativa da escol.Em um trabalho com uma urma de sete anos ao leva-los ao laboratório observei que são bem intimos dos computadores e desenvolvem bem as tarefas,sabem usar as ferramentas sem medo,a aula nesse dia era para pinturas e jogos se sairam muito bem,diante disso reafirmo que a tecnologia é um mgrande avanço dentro da educação.

    ResponderExcluir
  46. Atualmente grande parte das escolas tanto estaduais quanto municipais usufrui de vários tipos de tecnologias educacionais, que contribui para a aprendizagem dos alunos, sendo umas das ferramentas educacionais indispensáveis para obter um conhecimento mais amplo sobre um determinado assunto, como serve de auxílio e da ênfase na prática pedagógica do professor.
    Na minha escola procuro empregar a tecnologia em atividades como, por exemplo, o uso do computador para digitalização de trabalhos, slide, uso da internet para pesquisas de um determinado tema, data show para explanar o trabalho desenvolvido, aparelho DVD, TV, uso de máquina digital para mostrar fotos de todo processo da atividade realizada e etc.
    Concluo que todos esses meios tecnológicos são de suma importância dentro de qualquer escola, pois são recursos complementares que ajudam para um ensino e uma aprendizagem mais contextualizada.

    Lucimara Mandebur
    Escola Estadual Lucas Auxílio Toniazzo

    ResponderExcluir
  47. Izabel Batista Javoski17 de abril de 2012 às 06:24

    Atividade 3
    Nossa escola é desprovida de grandes tecnologias, mas as que temos são as que necessitamos. Temos disponível o laboratório de informática com internet, data show, televisão, aparelho de DVD, e DVDs educativos, que são usados para as pesquisas propostas pelos professores, apresentação em slide, para assistir os DVDs educativos, digitação e organização de projetos, sendo todos com responsabilidade e organização.
    Izabel Batista Javoski

    ResponderExcluir
  48. Marcos Duessmann Rohden19 de abril de 2012 às 19:51

    Atividade 3 : Tecnologia na minha escola
    A tecnologia deve a todo o momento ser empregada no ambiente escolar, com o intuito de dinamizar aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da educação e proporcionar ao aluno um ensino de qualidade. Utilizando as diversas ferramentas tecnológicas de forma adequada, o professor poderá transmitir os conhecimentos de uma forma mais prazerosa. E quando se utiliza as diversas tecnologias com DVD, DATA SHOW, COMPUTADORES, etc., o aluno passa a ter um interesse maior pela aprendizagem.
    Na escola onde trabalho os recursos tecnológicos estão presentes e são utilizados na medida do possível, mas alguns deles necessitam estar em condições de uso e também que esteja disponível a toda escola em todos os momentos da aprendizagem.
    Temos computadores, data show, aparelho de DVD, televisores, câmera fotográfica e outros como: enciclopédias, quadro, globo, etc. Sua utilização geralmente é feita como apoio em projetos, quando se busca os computadores para pesquisar na internet sobre o tema da aula ou algum software educativo de apoio, também nas aulas de campo com o uso de câmera fotográfica para registrar e também na sala de aula. Também é bastante utilizado o vídeo e a tv para reforçar algum conteúdo em estudo ou a partir de um vídeo se iniciar um debate ou pesquisa.
    Cursista : Marcos Duessmann Rohden

    ResponderExcluir
  49. Kátia Fabiane Scheid Bianchim20 de abril de 2012 às 05:20

    TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA

    Ao realizar o diagnóstico na Escola Municipal Xanxerê, ou seja, a que atuo, pude notar que somos uma escola privilegiada, por temos um laboratório de informática com acesso a internet, videocassete, DVD, aparelho de data show, aparelho de som, antena parabólica aparelho de retroprojetor e outros. Por ser uma escola de interior fico feliz pela quantidade de mídias que nela contem, porém acho que toda a comunidade escolar deve se voltar a querer ter conhecimento delas, principalmente os profissionais da educação que se sentem perdidos em frente ao computador. Em minha pratica pedagógica utilizo as TICs de uma forma integrada com meu planejamento, no ano passado desenvolvi um projeto muito interessante com o uso LIED, no qual os alunos do 1º ano do E.M, leram livros literários indicados por mim, após a leitura feita em casa os mesmos expuseram sua compreensão no programa H.Q ( histórias em Quadrinhos), utilizando este programa se interessaram mais pela leitura e ao mesmo tempo pelo programa em si, pois até então achavam que sem internet o LIED não tinha função nenhuma em seu ensino aprendizagem. Este ano estou desenvolvendo um projeto com música, no qual envolve a área da linguagem e as demais áreas de conhecimento. Observei que o uso de celulares é freqüente pelos alunos para ouvirem musica, através desta observação constatei como é relevante envolvermos música no ensino dos nossos educandos. Iniciei este projeto enfocando charges “musicais” , musicas de Raul Seixas, Milton Nascimento e outros, visando a historicidade e análise da letra, após os educando produziram paródias baseadas nas músicas. Contudo espero alcançar os objetivos propostos.
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

    ResponderExcluir
  50. Tecnologia na minha escola

    Na escola onde atuo como professora existe vários equipamentos de tecnologia, não posso reclamar, e todos estão disponíveis para o uso. Eu como professora uso as tecnologias constantemente, uso o computador, impressora para preparar as minhas aulas, o computador para pesquisas, digitar conteúdos e a impressora para imprimir os trabalhos elaborados por mim.
    Eu como educadora uso as tecnologias com meus alunos, uso a impressora para imprimir trabalhos digitados, desenhados por eles. Eles gostam dos jogos educativos, eles jogam e aprendem ao mesmo tempo, também busco jogos na internet para eles. Uso a maquina digital para registrar trabalhos artesanais feitos pelos alunos. Todas as tecnologias usadas adequadamente só trarão bons resultados tanto para mim como educadora, quanto para meus alunos como aprendizes.

    ResponderExcluir
  51. NEIVA, LEONI, ROSEMEIRE E ROSELI23 de abril de 2012 às 17:54

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Escola Municipal Charrua possui as seguintes tecnologias: 1 câmera digital, 1 televisão, 1 dvd, 1 aparelho de som, 2 impressora, laboratório de informática com 5 máquinas da Daruma (PROINFO RURAL) que não estão funcionando e 1 computador na secretaria da escola. Mas quanto ao uso da internet ainda pode ser considerada uma novidade para a maioria, uma vez que a escola está desde junho de 2010 sem acesso a mesma.
      Uma das mídias mais utilizadas na Escola Municipal Charrua é o aparelho de DVD e algumas vezes o data – show, que se empresta da secretaria municipal de educação ou NTM, pois a escola não possui o mesmo. Pra desenvolver alguns projetos que necessitam de pesquisas é encaminhado para o laboratório do NTM do município, pois a escola não possui internet. E como já estudamos esta é uma ferramenta indispensável para o professor e para o aluno, onde se torna uma aula atraente, diferente e de mais qualidade.
      Eu como professora de matemática, sei o quanto é difícil tornar essa aula atraente, pois a maioria dos alunos não gosta dessa disciplina, então o professor deve sempre acompanhar esse crescimento tecnológico para fazer uma aula diferente. Esse ano não estou em sala, trabalho na secretaria e no LIED da escola, mas vou relatar uma experiência que tive em um dos meus estágios da faculdade aqui nessa escola: Uns desses estágios trabalhei com o ensino de potência aliada ao uso das mídias com os alunos da 5ª e 6ª série da Escola Municipal Charrua. Inicialmente realizei uma conversa informal com os alunos a respeito do tema e em seguida levei os alunos ao laboratório de Informática e passei um slide sobre potência usando o data – show que emprestei do NTM. Pude notar que a participação dos alunos foi muito satisfatória, uma vez, que saí do livro didático e do quadro negro. Acredito ter dado uma aula diferente, motivadora, pois levei algo que despertou a curiosidade e a atenção de todos.
      Letícia Aparecida Moreira.

      Excluir
    2. Izabel Batista Javoski26 de abril de 2012 às 05:31

      Atividade 3
      Nossa escola é desprovida de grandes tecnologias, mas as que temos são as que necessitamos. Temos disponível o laboratório de informática com internet, data show, televisão, aparelho de DVD, DVDs educativos, livro didatico, cartazes indicativo, atividades impressa, quadro branco, que são usados para as pesquisas propostas pelos professores, apresentação em slide, para assistir os DVDs educativos, digitação e organização de projetos, sendo todos com responsabilidade e organização.
      Izabel Batista Javoski

      Excluir
  52. Nos dias atuais não podemos mais ignorar a existência das diversidades tecnológicas a importância para educação, muitas crianças tem mais conhecimento que alguns profissionais, as tic,s ficarão cada vez mais interligados ao cotidiano escolar, precisamos evoluir para que não ficamos ultrapassados pelos próprios alunos, por isso importante que os professores passe a refletir sobre essa nova realidade, a internet quando sabemos usar traz benefícios tanto para nós profissionais da área de educação como para toda uma sociedade.


    Arsilina da Silva Souza

    ResponderExcluir
  53. Atividade III – Tecnologia na minha escola

    A Escola Municipal Charrua possui as seguintes tecnologias: uma câmera digital, um televisor, um DVD, um aparelho de som, duas impressora, laboratório de informática com cinco máquinas (PROINFO RURAL) que não estão funcionando e um computador na secretaria da escola. Mas quanto ao uso da internet ainda pode ser considerada uma novidade para a maioria, uma vez que a escola está desde junho de 2010 sem acesso a mesma.
    Uma das mídias mais utilizadas na Escola Municipal Charrua são o aparelho de DVD e o aparelho de som, algumas vezes o data – show, que se empresta da secretaria municipal de educação ou NTM, pois a escola não possui o mesmo.
    Para desenvolver alguns projetos que necessitam de pesquisas utilizando as mídias são encaminhados os alunos e professores para o laboratório do NTM do município, o que gera muito transtorno, pois, as maiorias dos alunos já passam em média três horas dentro do transporte escolar entre ida e volta para a escola, com isso acrescenta no mínimo quarenta minutos a mais, e ainda o tempo de pesquisa e acesso fica muito curto, pois, a escola só dispõe se um transporte escolar.
    Depois de quatro anos fora de sala de aula, ocupando o cargo de gestor, encarei a verdadeira realidade este ano de 2012, onde pude perceber que na pratica é bem pior a situação, pois fica nítido a defasagem do como fazer uma vez que nossas ferramentas ainda continuam sendo o giz o quadro negro e o livro didático. É quase impossível exigir do professor a forma lúdica, descontraída, interessante, visto que uns trinta por cento dos alunos da Escola Municipal Charrua já acompanham esse mundo informatizado...
    Autor – Prof. Paulo Sérgio Leite

    ResponderExcluir
  54. Na escola “Chapeuzinho Vermelho”, a tecnologia está bem evoluída, são utilizados vários equipamentos, como computador, TV, DVD, Data show aparelho de som máquina digital impressoras, os equipamentos mais utilizados são os computadores do laboratório de informática, onde os professores levam os alunos para fazer pesquisas, ou trabalhar em planejamento de aula, também e muito utilizado o data show TV e DVD para passar vídeos em sala de aula.
    Em relação meu trabalho uso diariamente computador, impressora.


    Arsilina da silva Souza

    ResponderExcluir
  55. Ivani Martins Mota2 de maio de 2012 às 18:04

    Atividade 3 - Tecnologia na minha escola:
    Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho
    Professora cursista:Ivani Martins Mota.

    Na escola Chapeuzinho Vermelho,  a  tecnologia, a internet, os recursos da mídia estão em uso bem adiantado. Considerando as minhas experiências com as mídias e os  relatos de  colegas pedagogos, as tecnologias têm função integradora entre os conteúdos e as áreas de conhecimento, com vistas às necessidades de resolver problemas de aprendizagem, possibilitando o intercâmbio, entre  a  cooperação e a comunicação, levando a descoberta pelo aprender fazendo. Por tanto a informatização  precisa ser tratada  como  uma ferramenta modificadora  que veio para somar com a educação. Assim sendo as novas tecnologias podem ser usadas de diferentes maneiras, pois elas trazem soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento das atividades. Nas minhas aulas de Geografia tenho usado muito o vídeo, data show, notebook, pendraive e hoje não consigo imaginar uma aula de qualidade sem os temperos essenciais da tecnologia. O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos também utilizem as tecnologias para chegar até as informações que são úteis e possam proporcionar uma aprendizagem significativa. Eu como professora de Geografia, ao ministrar uma aula sobre fusos horários conclui que se não houver um preparo prévio para tornar a aula interessante  uma vez que  o  assunto  não é nada agradável por que  exige cálculos matemáticos   esse é um dos momentos que aproveito para fazer uso das mídias que estão ao meu alcance,modificando o ambiente da aula   e   mostrar, ao vivo, as diferenças entre as horas de uma localidade e outra, ou então acessar um programa que mostre o globo terrestre e, ao aproximar a imagem, visitar vários países!Existem inúmeros conteúdos que podem ser trabalhados através da internet, como a criação do universo, dos planetas que constituem o sistema solar, ainda trabalhar  os movimento de rotação e translação, como também desenvolver projetos que incentivem  a sustentabilidade, recursos tão necessários para o planeta, também proporcionar  melhores condições de aprendizagem e conscientização sobre os problemas da natureza, que tem ocasionado tantos prejuízos e percas  para a vida humana. É maravilhoso poder constatar nos olhos dos nossos aprendizes a existência de duas câmaras que ansiosas fotografam tudo que vêem e que por email da memória enviam para armazenar nas oficinas do conhecimento.
    A escola Estadual Chapeuzinho Vermelho possui:
    • sala multifuncional
    •Laboratório de informática, com os 26 micro computadores e internet, com horários para as turmas em todas as disciplinas, do ensino fundamental e Educação de  Jovens e Adultos (EJA) regularmente, atendidos  por um técnico e coordenadores.
     • A escola possui 08 impressoras  e 02 scanner
     •Possui 10 computadores distribuídos para as salas de: coordenação 02, direção: 01,
    •Secretaria 02, Sala multifuncional 02, biblioteca 01, sala de professores 02
    •Possui 01 notebook,
    •Possui 01 máquina XEROX, 02 televisões, 02 data show, 01 telão. O5 pendraives, 02 celulares, 01 telefone convencional, 04 DVDs, 01 microscópio, 01 teclado colmeia, 02 aparelhos de som, 02 caixas de som, 01 máquina digital, com disponibilidade para os alunos e professores.
    Ivani Martins Mota

    ResponderExcluir
  56. Profª. Andréa Gonçalves Strapazzon3 de maio de 2012 às 16:15

    A internet e outras tecnologias estão a cada dia mais incorporadas no nosso dia a dia e nós como educadores que somos temos que nos aperfeiçoar cada dia mais para que possamos acompanhar nossos alunos. Na escola Minuano onde atuo atualmente como gestora, temos laboratório de informática, que na medida do possível é utilizado pelos nossos professores, uma vez que a internet sempre é falha, temos também data show, que é usado pelos mesmos, facilitando a transmissão de informações, possui ainda televisores, celulares, máquina digital, DVD e impressora e todos nos auxiliam e muito no desenvolvimento de nossas atividades. Profª Andréa Gonçalves Strapazzon

    ResponderExcluir
  57. Laureci B. Lopes de Lopes4 de maio de 2012 às 05:24

    ATIVIDADE 3
    TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA:
    E.E. CHAPEUZINHO VERMELHO
    PROFESSORA: LAURECI B. LOPES DE LIMA
    TERRA NOVA DO NORTE – ABRIL DE 2012
    A escola conta com vários equipamento tecnológicos, tais como: Datashow, Câmera digital, Telefone celular, Computadores, notebook, DVD, retroprojetor, microfone sem fio e caixa de som.
    Os projetos e programas implantados na escola são PROINFO, internet banda larga, SIGESCOLA, secretarias de educação do estado e do município e um que é específico da escola que é de inclusão digital.
    O pessoal envolvido é alunos das modalidades 1º e 2º ciclos e EJA, os professores, os técnicos, o a poio e os gestores.
    As ações são sempre planejadas pelos professores e gestora da escola
    Existe um cronograma de uso das tecnologias na escola que é elaborado pelo próprio professor, em conjunto com o técnico do LIED.
    As tecnologias vêm sendo usadas na mais diversas situações, especialmente em eventos e projetos desenvolvidos com os alunos elaborados pelos professores .As mais utilizadas pelos professores em suas aulas são a câmera digital, o Datashow e os computadores.
    Em minha prática pedagógica, eu já utilizei bastante os equipamentos tecnológicos, especialmente os compitadores, e acredito que foi um instrumento de trabalho muito importante para os alunos aprenderem com criação de histórias na qual eles puderam valer-se de outras linguagens além da escrita e de outras tecnologias além de lápis e papel.
    Estou ainda engatinhando no uso das TICS, mas tenho procurado descobrir suas potencialidades para poder usá-las como diferentes estratégias didáticas principalmente como em projetos de trabalhos com os alunos.

    Laureci B. Lopes de Lima

    ResponderExcluir
  58. Regina Apª Rocha de Oliveira4 de maio de 2012 às 07:12

    Atividade 3: Tecnologia na minha escola
    Ao realizar um diagnóstico na Escola Municipal Xanxerê a qual atuo, posso observar que somos previlegiados quando falamos em tecnologias, pois temos acesso a computador com internet, data show, aparelho de dvd, aparelho de som, caixa amplificada,retroprojetor, impressora entre outros, com todas as tecnologias oferecidas pela escola podemos planejar aulas diferenciadas para auxiliar no ensino aprendizagem. É muito satisfátorio quando podemos dar aos nossos educando a oportunidade de explorar as mídias e realizar atividades diversas nelas, posso afirmar que mesmo estando nesse grande processo de transformações tecnologicas ainda existem em nossa escola alunos que são leigos quando falamos em utilizar um computador, pensando nisso trabalhei um projeto com os alunos de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental , chamado de “conhecendo e explorando o computador”, foi de suma importância levar os alunos ao LIED, pois assim despertou neles a curiosidade e a vontade de aprender, ao explorarem os jogos pedagógicos notei que eles tiveram um grande desenvolvimento no ensino aprendizagem , foi um auxilio muito importante para a leitura e escrita dos mesmos.
    Regina Apª Rocha de Oliveira

    ResponderExcluir
  59. Daiane Apª P. Schaedler4 de maio de 2012 às 07:21

    Atividade 3: Tecnologia na minha escola

    Ao realizar um diagnóstico na Escola Municipal Xanxerê, a qual atuo, posso afirmar que nossa escola é previligiada quando falamos em TICs, pois temos acesso a diversas midias tais como: data show, caixa amplificada, DVD, televisão, antena parabólica, retroprojetor, computadores com a acesso a internet, aparelho de som entre outros, onde os mesmos são muito utilizados como mecanismo de suporte para as práticas pedagógicas. Observo que mesmo num mundo de tanta tecnologia a qual convivemos todos os dias, ainda existem crianças e até mesmo adultos que são leigos em manusear as TICs, é muito gratificante ver os alunos utilizando uma , midía a qual desperta neles curiosidade e muito entusiasmo, no entanto ainda existem profissionais na educação que apresentam dificuldades ao utilizar as midías oferecidas pela escola, o grupo de professores da Escola Municipal Xanxerê sempre envolve as TCIs em seus planejamentos em sala de aula.
    Em minha prática pedagógica trabalhei com alunos do ensino médio, como fazer slids, e percebi que mesmo sendo eles alunos do nivel médio, encontram dificuldades em utilizar os softwares existentes em um computador, e foi de suma importância trabalhar com eles, notei um grande entusiamo e sede de aprender a aprimorar os slids produzidos por eles, este trabalho para mim foi muito gratificante ver as atividades feitas com vontade e determinação.
    Daiane Apª P. Schaedler

    ResponderExcluir
  60. A instituição dispõe de um aparato tecnológico a fim de facilitar e enriquecer as atividades executadas pelos professores. A Escola Municipal Vista Alegre conta com o LI e técnico para dar suporte às atividades desenvolvidas no mesmo, além de outros recursos tecnológicos que vão do mais simples ao mais sofisticado. Porém essa infinidade de ferramentas poderiam ser mais e melhor utilizadas para suplemento das praticas pedagógicas. Durante o desenvolvimento do projeto Terrário: Como a Vida se Desenvolve? elaborado para mostra do conhecimento em 2011 utilizamos o LI para conhecer jogos educativos, o tux pait para representar o mini planeta, bem como o projetor data show para visualizar as atividades voltadas para a temática “meio ambiente”, uma vez que nosso foco era o ecossistema terrestre. A fim de reconhecer e conhecer o processo do ciclo da água, assistimos ao vídeo projetado no data show para que os estudantes pudessem acompanhar o passo a passo do percurso da água (essa atividade foi de grande valia, pois com os recursos disponíveis todos puderam observar e contemplar o trajeto do ciclo tanto na parte externa do solo, quanto interna); após conversamos sobre os recursos hídricos, como utilizam em casa? Como a água chega até as casas? Como fazem e o que devem fazer para evitar o desperdício? Com todas as informações necessárias cada estudante reproduziu no computador o ciclo utilizando a ferramenta para desenhar. As atividades envolvendo teoria e prática, bem como o material diversificado é de suma relevância pois além de enriquecer as aulas, também as tornam mais atrativas e significativas.

    Prof.ª Soila Canam

    ResponderExcluir
  61. PROFª.Acedail Justino dos Santos8 de maio de 2012 às 17:42

    Tecnologias na minha escola
    Há vários tipos de tecnologia em minha escola: temos computadores, datachow, câmera digital, DVD e, televisão e todos são utilizados de alguma forma por todos os professores desde a educação infantil até o ensino médio. Vejo que as tecnologias ajudam no desenvolvimento dos alunos, pois quando os professores do ensino primário levam seus alunos ao laboratório observo que, eles criam com entusiasmo seus textos e desenhos e nos joginhos educativos também. Em minhas aulas de linguagem uso o computador com os alunos para a produção de textos em forma de slides, e o datachow para apresentação dos slides a câmera digital para tirar fotos para a apresentação dos slides e com a mesma filmar teatros e passar no datachow para que os alunos vejam o resultado de seus trabalhos. Com o aparelho DVD, juntamente com a televisão usamos para assistir filmes relacionados com a matéria e escutar musicas para se transformar em paródias. Já em minhas aulas de matemática uso o computador com os alunos para aprenderem jogando ex: o jogo matemático como o de tabuada, divisão, adição e subtração para melhor assimilar o conteúdo. PROFª ACEDAIL JUSTINO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  62. Neiva kischener
    Atividade 03
    Na escola Estadual 12 de Abril as tecnologias que auxiliam no trabalho em sala de aula e que são de suma importância são: televisão, data show, computadores, internet, aparelho de som, câmara digital, impressora, xerocadora, DVDs. Essas ferramentas servem de apoio pedagógico, deixando as aulas mais atrativas e interessantes, dessa forma envolvendo o aluno, para que se sinta mais motivado em relação ao conteúdo aplicado em sala de aula e relacionando-os com filmes, noticias documentários, músicas entre outros.

    ResponderExcluir
  63. Leoni de Souza Machado10 de maio de 2012 às 10:40

    Leoni de Souza Machado
    Atividade 03
    Na escola Estadual 12 de Abril possui as seguintes tecnologias: televisão, data show, computadores, internet, aparelho de som, câmara digital, impressora, xerocadora, DVDs. Essas ferramentas servem de apoio pedagógico, sendo utilizada como uma estratégia para chegar ao conhecimento, deixando as aulas mais atrativas e interessantes, dessa forma, envolvendo o aluno, para que se sinta mais motivado em relação ao conteúdo aplicado em sala de aula e relacionando-os com filmes, noticias documentários, músicas entre outros instrumentos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  64. Rosemeire Siqueira da Cruz dos Santos10 de maio de 2012 às 10:41

    Rosemeire Siqueira da Cruz dos Santos
    Atividade 03
    As tecnologias que utilizo na escola em que trabalho: televisão, data show, computadores, internet, aparelho de som, câmara digital, impressora, xerocadora, DVDs. Essas ferramentas servem de apoio pedagógico, deixando as aulas mais atrativas e interessantes, dessa forma envolvendo o aluno, para que se sinta mais motivado em relação ao conteúdo aplicado em sala de aula. Dessa forma pode-se perceber que relacionando conteúdos com filmes, noticias documentário, músicas entre outras mídias que nos oferecem, faz com que o aluno tenha um melhor aprendizado.

    ResponderExcluir
  65. A Escola Estadual Norberto Schwantes possui uma quantidade considerável de ferramentas tecnológicas que contribuem com o modernização do ensino público, entre elas podemos destacar o Laboratório de Informática, o qual conta com vinte e sete computadores, espaço este bastante usado pelos profissionais de todas as disciplinas dispostos a ampliar a visão do conhecimento juntamente com os educandos. Além disso a escola dispõe de mais sete computadores, quatro impressoras, dois scanners espalhados pela secretaria, sala dos professores, direção e coordenação. A equipe conta ainda com quatro aparelhos de som, quatro televisões, dois DVDS que são bastante usados como material de apoio na sala de aula, para explorar músicas, documentários e filmes, este último pode ainda ser explorado com o uso do data show, já que a escola possui dois aparelhos. Tudo isso contribui para melhoria na qualidade de ensino e motivação durante o período de aula.

    Saionara Mazzochin

    ResponderExcluir
  66. VALQUIRIA VIDAL BURATTO10 de maio de 2012 às 12:04

    Valquiria Vidal Buratto(=';'=)
    Na escola Municipal Xanxerê onde trabalho apresenta as tecnologias como data show utilizadas pelos professores no seu planejamento didático, é utilizado também computadores para pesquisas, jogos educativos e utilização pelo administrativo escolar, sons e caixa amplificada para aulas com musicas educativas, telefones para comunicação por necessidades, impressoras para documentos e apostilas escolares, scanner, câmeras digitais para o registro de momentos, televisão e DVD para passar aos alunos filmes e documentários educacionais, mimeógrafo e Retro Projetor que devido as novas tecnologias mais rápidas não são utilizados.

    ResponderExcluir
  67. ACLEIDE SOUZA DOS SANTOS10 de maio de 2012 às 12:36

    Ao realizar o diagnóstico na Escola Municipal Xanxerê, ou seja, a que atuo, pude notar que somos uma escola privilegiada, por temos um laboratório de informática com acesso a internet, videocassete, DVD, aparelho de data show, aparelho de som, antena parabólica aparelho de retroprojetor e outros. Hoje a tecnologia se expandiu e a escola xanxerê por ser no interior é muito bem sortida e a comunidade em geral deve se sentir muito feliz por essa variedade de mídias. Em minhas praticas pedagógicas utilizo as TICs nos meus planejamentos e utilizo o LIED com pesquisas e outros. Junto com os alunos em sala lanço desafios e eles vão pra pesquisa onde pude perceber o interesse e a curiosidade dos alunos onde a busca pelo conhecimento e me faz-me sentir integrada a tecnologia e faz com que os alunos se desenvolvam melhor seu aprendizado.
    Acleide Souza Dos Santos

    ResponderExcluir
  68. A Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho conta com uma quantidade considerável de equipamentos tecnológicos. São eles: Data show, Câmera digital, Telefone celular, Computadores, impressoras, notebook, DVD, microfone com e sem fio e caixa de som. Contamos com a implantação de projetos e programas como PROINFO, internet banda larga (que requer muita paciência do educador e do educando, porque nem sempre se consegue concluir atividades no período de tempo programado, pela lentidão da mesma), além do projeto Inclusão Digital, que é exclusividade desta escola neste município. O referido projeto atende os alunos da EJA antes do horário normal de aula, sendo ministrado pelo técnico do LIED. Para uso dessas tecnologias existentes na escola existe um cronograma que é elaborado pelo próprio professor juntamente com o técnico do LIED. Sendo o Data Show o mais disputado, (principalmente entre os professores da modalidade EJA), porém a caixa de som, câmera digital e os computadores também vêm sendo muito utilizados, sendo estas ferramentas tecnológicas parte do dia a dia do professor e do aluno, não somente para dizer que se ministrará uma aula diferenciada, mas com a consciência da necessidade da boa utilização das mesmas. Em minha prática de ensino procuro aproveitar essas ferramentas, sempre buscando aprimorar meu fazer pedagógico para ao final poder observar bons resultados.
    Eloa dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Uma atividade, que cito com exemplo, que venho desenvolvendo com os alunos do 2º Ano - 2º Segmento EJA é a sugestão de um ou mais temas para pesquisa. A pesquisa é feita no LIED e depois produzem textos diretamente no writer, sob o cuidado e a orientação para que não utilizem o "copiar e colar". Salvei os textos em pendrive para poder fazer uma correção detalhada, sugerir alterações, se necessário, e posteriormente imprimir as produções textuais para que pudessem fazer a leitura dos mesmo, em sala, utilizando a caixa amplificada e o microfone. Observei maior dedicação e concentração na atividade usando estas tecnologias do que quando redigiram textos no caderno a partir de leituras somente no livro didático, em sala de aula.
      Eloa dos Santos

      Excluir
  69. Daiane Wiedenhoft Balensiefer10 de maio de 2012 às 14:49

    A Escola Municipal Charrua possui as seguintes tecnologias: 1 câmera digital, 1 televisão, 1 dvd, 1 aparelho de som, 2 impressora, laboratório de informática com 5 máquinas da Daruma (PROINFO RURAL) que não estão funcionando e 1 computador na secretaria da escola. Mas quanto ao uso da internet ainda pode ser considerada uma novidade para a maioria, uma vez que a escola está desde junho de 2010 sem acesso a mesma.
    Uma das mídias mais utilizadas na Escola Municipal Charrua é o aparelho de DVD e algumas vezes o data – show, que se empresta da secretaria municipal de educação ou NTM, pois a escola não possui o mesmo. Pra desenvolver alguns projetos que necessitam de pesquisas é encaminhado para o laboratório do NTM do município, pois a escola não possui internet. E como já estudamos esta é uma ferramenta indispensável para o professor e para o aluno, onde se torna uma aula atraente, diferente e de qualidade.
    Uma experiência que tive foi uma aula sobre reprodução que fiz no data show mas não foi na escola Charrua e sim na escola 12 de Abril. A cada explicação do conteúdo eu passava um vídeo mostrando o processo de fecundação, ovulação, formação dos gametas. Eles adoraram, perguntaram, tiraram dúvidas e eu sai da sala de aula com um sentimento de dever cumprido porque sei que a forma como montei a aula facilitou a aprendizagem deles nesse conteúdo e tornou a aula mais atrativa.

    Daiane Wiedenhoft Balensiefer

    ResponderExcluir
  70. Kelin Cristina Miorando Pommer11 de maio de 2012 às 05:28

    Atividade 3: Tecnologia na minha escola

    As tecnologias existentes na Escola Municipal Norberto Schwantes são: computador, impressora, maquina digital, celular, aparelho de som, pendrive, datashow, DVD, televisores, dentre as quais constumo utilizar com frequencia, DVD, aparelho de som, computador para digitalização de textos e pesquisas na internet que é de suma importancia principalmente na elaboração de projetos, porém o acesso a mesma é muito raro pois a qualidade da internet na nossa escola é precária.
    De fato, a tecnologia na educação é indispensavel, porem deve-se saber usa-la, uma vez que do mesmo modo que traz muitas informações preciosas, tambem tráz conteudo impróprio, de forma que deve-se celecionar essas informações para a construção de um conhecimento rico e transformador.


    Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
    Kelin Cristina Miorando Pommer

    ResponderExcluir
  71. No levantamento feito peito por nós destacamos as seguintes tecnologias presentes em nossa escola: câmera digital, Datashow, computadores, impressoras, aparelhos de som, dvd, televisores, pendrive, celular. Algumas dessas tecnologias são utilizadas com mais frequência pelos professores e pelos alunos, e em todas as atividades contamos com o apoio do técnico de laboratório de informática.
    Em minhas atividades pedagógicas, já utilizei o laboratório de informática, usando os recursos disponíveis do Sistema operacional Linux e a internet que é um apoio pedagógico indispensável para a educação. Também o aparelho de DVD é utilizado bastante para esse fim. Quando se faz o uso de alguma coisa inovadora como a tecnologia para a prática pedagógica, nota-se no aluno um interesse em buscar o conhecimento bem maior do que no modo tradicional. A tecnologia quando utilizada de uma maneira saudável e a maior companheira do aprendizado , pois ao mesmo tempo que se ensina, se aprende com a mídia, ao manuseá-la.
    Edimélia Pommer Culere

    ResponderExcluir
  72. MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS11 de maio de 2012 às 06:05

    ATIVIDADE III: Tecnologia na minha escola
    A utilização do laboratório de informática é um dos meios mais utilizados pelo professor integrar o conteúdo da disciplina com os alunos criando assim um vínculo dos alunos com novas formas de aprendizagem através das tecnologias da educação. Além da utilização do laboratório de informática, como professora costumo utilizar o Data show em sala de aula pois facilita muito a aprendizagem dos aluno devido a visualização,e expor o conteúdo de forma mais direta e expressar também através de imagem desperta o interesse do aluno.
    A mídia deve ser adequada ao conteúdo, pois este vem em primeiro lugar. A tecnologia não cria ambientes que prescindem do professor, é preciso que o professor tome para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino. Não inovar na produção do material didático, mas sim nas metodologias de aprendizagem.
    . MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa Carvalho da Silva11 de maio de 2012 às 07:00

      3. TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA

      Na Escola Estadual Lucas Auxílio Toniazzo, na qual atuo na qualidade de docente, pode-se dizer que a mesma possui todos os materiais Tecnológicos que são necessários para o ensino aprendizagem.
      Não resta dúvida de que, nos dias de hoje, a utilização de novas formas de interação on-line atende às novas necessidades dos alunos; o incentivo à aprendizagem ativa e significativa ao aluno já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo pais; é evidente o acesso rápido e eficiente na obtenção de informações relevantes e diversificadas e a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos são viabilizadas pelas ferramentas interativas.
      Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita.Mas agora vem a seguinte pergunta, o que é necessário? Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, pois depende do contexto, da realidade em que se vive e da autonomia de cada um. O que se pode afirmar, sem erro, é que é preciso entender que o essencial é acreditar no potencial cognitivo de cada um. "É essencial à descoberta da alegria do conhecimento, pois ela é à base da autonomia e da subjetividade".
      Uma outra medida importante é não dar ouvidos aos mitos. A questão os computadores tomarão o lugar dos docentes? Vem sendo sempre colocada, o que faz com que se reforce a ideia de que o docente se recusa a inovar-se. Mas o que existe de verdade é a falta de conforto com o uso da tecnologia nos ambientes educacionais, que é decorrente do escasso investimento governamental em políticas de formação e atualização do professor.
      Para o docente que vê na tecnologia uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade e principalmente lutar contra o discurso neoliberal paralisante que domina o meio educacional. É preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da história da utilização da informática na educação no Brasil.

      Andresa Carvalho da Silva

      Excluir
  73. Lais dos Santos Carvalho Silva11 de maio de 2012 às 07:13

    A Escola Municipal Norberto Scwantes, situado na zona rural município de Terra Nova do Norte – MT, possui mídia diversas sendo a mais utilizada no momento é o laboratório de informámtica para digitação de texto e a apresentação dos texto através do datashow.
    Uma das atividades desenvolvida pelos alunos do 7º ano, foi a montagem de slide com animação, recursos do computador, para apresentação do início da mineração no Brasil.
    Os alunos apresentaram a atividade com mais confiança e desenvoltura.
    Prof. Lais Silva

    ResponderExcluir
  74. Atividade 3: TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
    Eu como professora do 1º e 2º ciclos de formação humana, tenho a consciência de que as várias mídias, principalmente a Internet hoje disponíveis nas escolas são ferramentas lúdicas que ampliam o conhecimento e a visão de mundo letrado dos alunos e do professor. Por exemplo, a utilização de DVD para assimilar os conteúdos, CD-ROM para realizar atividades ortográficas de maneira interativa, ao invés de ditados mecânicos, Internet para pesquisar sobre temas atualizados, enfim, trabalhar todos os conteúdos de maneira interativa e prazerosa. No momento, estou desenvolvendo com meus alunos o Projeto: brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje, onde o objetivo final será apresentar os trabalhos de pesquisa e confecção de brinquedos numa grande festa chamada se Sarau Cultural para toda a comunidade. No desenvolvimento desse projeto estou utilizando diversas mídias existentes na escola tais como: data show, DVD, aparelho de som, caixa de som e microfone, computador e internet, sites educativos, CD-rom, CDs de músicas e rádio, pendraives, máquina digital e diversos materiais pedagógicos.
    Em relação às Tecnologias existentes na escola temos:
    • sala multifuncional
    •Laboratório de informática, com os 26 micro computadores e internet, com horários para as turmas em todas as disciplinas, do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) regularmente, atendidos por um técnico e coordenadores.
    • A escola possui 08 impressoras e 02 scanner,
    •Possui 10 computadores distribuídos para as salas de: coordenação 02, direção: 01,
    •Secretaria 02, Sala multifuncional 02, biblioteca 01, sala de professores 02
    •Possui 01 notebook,
    •Possui 01 máquina XEROX, 02 televisões, 02 data show, 01 telão. O5 pendraives, 02 celulares, 01 telefone convencional, 04 DVDs, 01 microscópio, 01 teclado colmeia, 02 aparelhos de som, 02 caixas de som, 01 máquina digital, com disponibilidade para os alunos e professores.
    Isaura Gorete De Carli

    ResponderExcluir
  75. ATIVIDADE III – TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
    A Escola Municipal Norberto Schwantes conta com vários equipamentos tecnológicos, tais como: Datashow, Câmera digital, Telefone celular, Computadores, Pendrive, DVD, Aparelhos de som, Microfone e Caixa de som amplificada.
    As tecnologias vêm sendo usadas nas mais diversas situações, especialmente em eventos e projetos desenvolvidos com os alunos elaborados pelos professores. Essas ações são sempre planejadas pelos professores e gestores da escola e em conjunto com o técnico do LIED é feito o agendamento. Em minha prática pedagógica, já utilizei alguns equipamentos tecnológicos como: computadores, DVD, TV.
    Para este ano tenho algumas atividades previstas, mas preciso para desenvolvê-las alguma coisa chamada internet, que considero para algumas ocasiões um instrumento de aprendizagem, se usado de forma correta de grande valia. Depois da pesquisa, os alunos irão sintetizar as informações também no LIED e usar outras tecnologias para apresentação.
    Professora: Edna Cristina Fassbinder Ferst

    ResponderExcluir
  76. Arsilina da Silva Souza14 de maio de 2012 às 10:36

    Na escola “Chapeuzinho Vermelho”, a tecnologia está bem evoluída, são utilizados vários equipamentos, como computador, TV, DVD, Data show aparelho de som máquina digital impressoras, os equipamentos mais utilizados são os computadores do laboratório de informática, onde os professores levam os alunos para fazer pesquisas, ou trabalhar em planejamento de aula, também e muito utilizado o data show TV e DVD para passar vídeos em sala de aula.
    Em relação meu trabalho uso diariamente computador, impressora.


    Arsilina da Silva Souza

    ResponderExcluir
  77. Katia Regina dos santos
    Tecnologias na minha escola
    Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola inclusive da escola onde trabalho (Minuano). Possuímos varias tcs, computadores, tv , dvd, data show, radio etc. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil. Não acredito que haja uma resistência no sentido de o professor acreditar que a tecnologia não traz bons benefícios a aprendizagem, mas, sim, no sentido de que ele não sabe como utilizar as novidades para o ensino aprendizagem dos alunos. Não se trata de saber ou não usar um computador. Isso é o menor dos problemas. A questão em jogo é como usar equipamentos e recursos tecnológicos em benefício da educação, para fins pedagógicos. A rapidez das mudanças, no mundo de hoje, é quase sufocante e é preciso descobrir como lidar com o acúmulo de conhecimento. Nos professores do século XXI temos incorporado toda a produção intelectual dos séculos passados e nosso desafio é se formar e transformar nossa prática constantemente, levando em conta as produções culturais e históricas atuais.

    ResponderExcluir
  78. Roseli Cassia Careno Guermandi17 de maio de 2012 às 16:31

    Roseli Cassia Careno Guermandi
    Atividade 03
    Na escola em que trabalho as tecnologias utilizadas são: televisão, data schow, computadores, internet, aparelho de som, câmara digital, impressora, xerocadora, DVDs. Essas ferramentas servem de apoio pedagógico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes, dessa forma envolvendo o aluno, para que se sinta mais motivado em relação ao conteúdo aplicado em sala de aula e relacionando-os com filmes, noticias, documentários, músicas entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os recursos tecnológicos que mais utilizo são:internet para pesquisas, data schow para apresentar conceitos e imagens relacionados a disciplina de lígua portuguesa.

      Excluir
  79. Janete Aparessida Miorando18 de maio de 2012 às 06:27

    Tecnologia na minha escola

    Na Escola Municipal Norberto Schwantes, podemos destacar vários equipamentos tecnológicos utilizados pelos professores da referida escola como: Data show, DVD, câmara digital, laboratório de informática. Os trabalhos realizados pelos alunos com o uso dessas tecnologias, despertou neles auto- confiança, pois ele produz seu trabalho depois assiste sua apresentação, onde e o próprio aluno aponta o que ele poderia melhorar e com isso nos próximos trabalhos ele mesmo consegue se superar.
    A tecnologia na escola é uma ferramenta de avaliação, onde o alunos se avaliam, assistindo seus trabalhos que o professor registra desde a organização do grupo até a apresentação.

    Prof: Janete Aparessida Miorando

    ResponderExcluir
  80. Maelí Gonçalves de Souza18 de maio de 2012 às 06:38

    Todas as formas como organizamos nossos alunos em grupos, a forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros, a caneta que utilizamos no quadro branco, o livro, a revista e o jornal são formas fundamentais para a aprendizagem. A câmara digital, a filmadora, a televisão, o vídeo e o data show também são tecnologias importantes e utilizadas em geral. Na escola em que atuo como diretora utilizo as TICs na sala do educador para mensagens de motivação para a equipe da escola, para leitura de textos ou mesmo para apresentar os projetos da escola para a comunidade escolar. Se formos sugerir todas as atividades que podemos desenvolver com o uso do computador teremos um grande trabalho, podendo desenvolver projetos maravilhosos para um ensino de mais qualidade. Profª Maelí

    ResponderExcluir
  81. Tecnologia na minha escola
    Acredito que não tenha nenhuma escola que não dipõem de equipamentos de tecnologias para o uso dos professores e alunos. Dessa forma, na Escola Lucas Auxilio Toniazzo possui vários equipamentos para o uso pedagógico como: Data show, muito utilizado pelos docentes para explanar melhor as aulas, considerando que o recurso audiovisual prende mais a atenção doa alunos; câmera digital para registrar os trabalhos feitos dentro e fora da escola; sala de computação com vários computadores onde os alunos realizam pesquisas na internet e outros trabalhos; televisão para assistir documentários e filmes de acordo com o conteúdo e assim por diante.
    Eu utilizo com freqüência o datashow para trabalhar letras de música em inglês, pois aproveito o som e a imagem para questioná-los sobre o significado letras das músicas mesmo sem saber a tradução através das imagens.Também utilizo a internet para tradução de alguns textos utilizando o tradutor de texto, um recurso que o aluno pode recorrer em situações de emergência.
    È praticamente impossível o professor não inserir em sua pratica pedagógica o uso de mídias, pois se não o fizer as aulas ficarão monótonas e sem motivação, tendo em vista que a tecnologia faz parte da nossa vida constantemente e porque não fazer uso da mesma em sala de aula?
    Sandra M. de Souza

    ResponderExcluir
  82. A Escola Municipal Miraguaí conta com um laboratorio de informatica com 7 computadores com o sistema operacional Linux e 01 com o sistema Windows e nós professores da escola elaboramos um cronograma para a utilização com os alunos eu sempre levo meus alunos para o laboratorio nas segundas e na terças – feiras. Na escola Miraguaí o desejo dos professores é trabalhar usando todas as tecnologias existentes na escola, mas esbarramos nas falta de um espaço adequado pois não contamos com uma sala de video e isso tem dificultado muito o trabalho e uso das das TICs mas mesmo assim utilizamos laboratóio para pesquisa e trabalho de digitação. Mesmo todas as dificuldades estamos utilizando as tecnologias em beneficio dos alunos procurando adequar o espaço existentes com mídias adequadas.

    ResponderExcluir
  83. Uma das situações em que se utiliza as tecnologias da educação são as pesquisas de internet para esclarecer duvidas, jogos de raciocínios, impressão de trabalhos, etc. São frequentemente utilizados nas aulas da disciplinas de historia, geografia, ciências naturais. E os jogos são mais utilizados em matemática. Alem dessas tecnologias, também são utilizados outros meios tecnológicos como vídeo, TV, câmera digital, aparelho de som, impressora. Esses são os mais usados e disponíveis na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses recursos sao utilizados para benificiar o conhecimento dos alunos e essa tecnologia beneficia o trabalho dos professores e proporciona uma melhor qualidade na aprendizagem escolar.
      sidnei sauer.

      Excluir
  84. A utilização da tecnologia nas minhas aulas ainda encontra-se limitada, pois a utilização de um meio avançado de pesquisa, a internet, não esta disponível, mas para um maior aproveitamento destes recursos, se utiliza os demais meios tecnológicos como câmeras digitais, telões, e tudo mais que estiver disponível para melhor uso e melhor desenvolver o sistema de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os recursos mais utilizados principalmente na minha area de atuação,que é humanas, são os recursos de vidio, envolvendo principalmente telões.

      Excluir
  85. Professora Adelita da Silva Bento31 de maio de 2012 às 13:11

    Na escola Municipal Minuano onde trabalho como educadora infantil dispõe de tecnologias como data show, celulares, computadores, máquina digital, internet , enfim, na medida do possível, temos a nossa disposição o que precisamos para realizar nossos trabalhos, com a Educação Infantil, utilizo bastante a televisão com DVD e a internet , com atividades de jogos e desenhos o que torna a aula bem mais interessante Prof.ªAdelita da Silva Bento

    ResponderExcluir
  86. Nos educadores que somos temos que nos aperfeiçoar a cada dia as tecnologias pois ela vem se transformando a cada dia, a escoa minuano na qual atuo como professora temos, laboratório de informática, internet, data show, DVD, TV, celular e radio escolar, o que mais utilizo e a internet.Prof. Juliana

    ResponderExcluir
  87. Nos educadores que somos temos que nos aperfeiçoar a cada dia as tecnologias pois ela vem se transformando a cada dia, a escoa minuano na qual atuo como professora temos, laboratório de informática, internet, data show, DVD, TV, celular e radio escolar, o que mais utilizo e a internet.Prof. Juliana

    ResponderExcluir
  88. Aline Anne de Souza Jerônimo1 de junho de 2012 às 07:30

    Na escola onde atuo há diversas as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como TV, Not book, antena parabólica, Aparelho de DVD, retroprojetor, diversos computador, projetor data show, câmera digital, Caixa Amplificada, Caixas de som, Microfones, Aparelho de Telefone e de Fax e Impressoras, utilizados na implantação de programas na escola (TV ESCOLA) e projetos como a radio escolar, internet banda larga, sigeduca, PROINFO, que envolve os educandos, educador, gestores e equipe técnica, o cronograma de uso destas tecnologias é organizado pelo conjunto de educadores com a parte administrativa da escola, o planejamento dos gestores e educadores é determinada pela área ou série de atuação feito também em conjuntos em determinados momentos. Explorado as potencialidades pedagógicas das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na escola desenvolvi uma aula com vídeo utilizando o data show caixa amplificada e dvd para uma aula diferenciada da Física sobre Os conceitos físicos como eletricidade, mecânica, calor e etc. E as diversas diferenças climáticas presente no documentário, de forma atrativa e após em sala de aula despertando um olhar critico e uma discussão sobre os variados benefícios e os prejuízos causados por nos seres humano no mundo em que vivemos, onde notei um despertar de novos olhares e participação de todos os alunos através de experiências e curiosidades nos conceitos propostos no dia.

    ResponderExcluir
  89. Laboratorio de Informática : Que dispõe de 10 compurtadores, que são utilizados para pesquisa.

    Possui 1 Data Show: Usadao para auditório de para pojeção de filmes, reuniões, slides sobre os conteúdos das diversas diciplinas,projetos ,oficinas etc.
    .
    DVD e TV: Usado na sala de vídeo com mesma finalidade do data Show.
    Danielli Lazzarotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnologia na minha escola
      Escola mmunicipal Ribeirão Bonito.

      O uso da tecnologia como ferramenta entende-se como o uso que tanto os professores como os alunos fazem da tecnologia para apoio aos seus próprios trabalhos. Neste caso a tecnologia é utilizada como mais uma ferramenta entre outras (lápis, papel, computador, borracha, impressora, etc.).
      No uso da tecnologia como meio, existem duas vertentes: o aprender da tecnologia, e o aprender com a tecnologia.
      Aprender da tecnologia implica como pressuposto que a tecnologia detenta o conhecimento, e que o aprendiz precisa utilizar a mesma como fonte de conhecimento. Percebe-se que nesta visão, o conhecimento é visto como algo que pode ser transmitido, externo ao sujeito e acabado, e que o conhecimento pode ser embutido dentro da tecnologia e transmitido ao aluno:

      A escola municipal Riberão Bonito conta com :
      Laboratorio de Informática : Que dispõe de 10 compurtadores,com o sitema operacional Linux e mas 4 como sistema windows que são utilizados para pesquisa e a utilização dos proprios professores,

      Possui 1 Data Show: Usadao para auditório de para pojeção de filmes, reuniões, slides sobre os conteúdos das diversas diciplinas,projetos ,oficinas etc.
      .
      DVD e TV: Usado na sala de vídeo com mesma finalidade do data Show.

      As novas tecnologias podem ser usadas de diferentes maneiras, mas podem trazer soluções mais eficazes eu como prpfessora utilizo em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos utilizando o laboratorio de informatica, O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para: chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.
      Danielli Lazzarotto

      Excluir
  90. Tecnologias na minha escola

    Há vários tipos de tecnologia em minha escola: temos computadores, data show, câmera digital, DVD e, televisão e todos são utilizados de alguma forma por todos os professores desde a educação infantil até o ensino médio. Vejo que as tecnologias ajudam no desenvolvimento dos alunos, pois quando os professores do ensino primário levam seus alunos ao laboratório observo que, eles criam com entusiasmo seus textos e desenhos e nos joginhos educativos também. Em minhas aulas de linguagem uso o computador com os alunos para a produção de textos em forma de slides, e o data show para apresentação dos slides a câmera digital para tirar fotos para a apresentação dos slides e com a mesma filmar teatros e passar no data show para que os alunos vejam o resultado de seus trabalhos. Com o aparelho DVD, juntamente com a televisão usamos para assistir filmes relacionados com a matéria e escutar musicas para se transformar em paródias. Já em minhas aulas de matemática uso o computador com os alunos para aprenderem jogando ex: o jogo matemático como o de tabuada, divisão, adição e subtração para melhor assimilar o conteúdo. ederson schaedler

    ResponderExcluir
  91. TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA

    Ao realizar o diagnóstico na Escola Municipal Xanxerê, ou seja, a que atuo, pude notar que somos uma escola privilegiada, por temos um laboratório de informática com acesso a internet, videocassete, DVD, aparelho de data show, aparelho de som, antena parabólica aparelho de retroprojetor e outros. Por ser uma escola de interior fico feliz pela quantidade de mídias que nela contem, porém acho que toda a comunidade escolar deve se voltar a querer ter conhecimento delas, principalmente os profissionais da educação que se sentem perdidos em frente ao computador.
    Em minha prática pedagógica utilizo as TICs de uma forma integrada com meu planejamento, no ano passado desenvolvi um projeto muito interessante com o uso de slide show, pois trabalhava com ciências agrária e dentro dessa matéria pude unir o útil ao agradável fiz canteiros com formas geométricas e garrafas pets. Este ano estou desenvolvendo um projeto com literatura de cordel, no qual envolve a área da linguagem. Observei que o uso de computadores aguçava a vontade dos educando, então com o uso de pendrives e pesquisas no Google encontramos vários cordéis e foi aí que começou as leituras do cordel nos computadores.

    ResponderExcluir