sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Unidade 1 – Atividade 4 – Conhecendo uma experiência

- Após conhecer uma experiência didática de seu interesse,  com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares, analise a aula destacando pontos  das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possa tornar-se referência para sua prática pedagógica.
- Para postagem, aponte o nome da aula, o nível de ensino e áreas envolvidas e uma breve opinião sobre a mesma, considerando os itens destacados acima. Não esqueça de citar o site da pesquisa (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) e data de acesso.
- Clique na palavra Comentários, logo abaixo deste texto e siga as mesmas orientações da atividade 2 para a postagem.

96 comentários:

  1. Clêuda Fátima da Silva22 de setembro de 2011 às 10:55

    Gostei muito da aula Brincando e aprendendo com Pinóquio no mundo da Fantasia da professora Marina Barbosa dos Santos, através de um clássico da literatura infantil ela conseguiu trabalhar a leitura e a interpretação e também a gramática contextualizada, e ela foi mais além integrou com as outras disciplinas ficou bem dinâmica a integração que ela fez .
    O que mais me chamou a atenção foi o planejamento das aulas e as atividades elaborada de acordo com a história.

    ResponderExcluir
  2. maria jose, EMEI. Monteiro Lobato
    achei interessante essa aula, sobre o caminho da escola. Pois é importante que a criança conheça o percurso entre sua casa é a escola, como os locais por qual passa, qual o ponto de refrencia para que se localize melhor, o transporte que utiliza para chegar até a instituição. Parabéns !foi muito bem elaborada, inclusive aproveitei umas idéias pra minha aula sobre os meios de transporte.
    data de acesso. 08/09/11
    (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)

    ResponderExcluir
  3. Na observação da aula do Portal do Professor, analisei a aula da autora Gílian Cristina Barros, de Curitiba no Paraná, da disciplina de matemática, sobre Noções de área e perímetro. Nesta aula o que mais me chaamou a atenção foi a construção de retângulos com o uso de palitos de fósforos para em seguida resolver os cálculos de perímetros e áreas, a partir destas construções.

    ResponderExcluir
  4. ”Será que os bichos tem profissões?”
    Achei muito interessante a aula,pois é importante que as crianças saibam o que os bichos comem e onde vivem; a professora procurou mostrar através de um filme como é a vida de cada bichinho no seu habitat natural. Com isso conseguiu transmitir a função de cada inseto.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

    ResponderExcluir
  5. GLAUCIA DE OLIVEIRA GOEDERT22 de setembro de 2011 às 11:32

    A professora trabalhou a música A Formiguinha, utilizando o Lúdico através desta música como forma de ensinar , com está musica ela desenvolveu brincadeiras que explorava as partes do corpo humano, assim eles conhecerão o próprio corpo através de brincadeiras que fica muito mais interessante, ela utilizou os recursos que as crianças adoram bambolê , corda, colchonete, folhas de jornal , canetinhas e lápis de cor para desenhar gostei dessa aula.
    GLAUCIA DE OLIVEIRA GOEDERT
    NTM

    ResponderExcluir
  6. Atividade 4 Conhecendo uma Experiência
    Através da pesquisa realizada no site (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) no dia 21/09/2011, a qual buscava sugestão de aula para educação infantil encontrei a aula Brinquedos Cantados que Animam Nossa Vida: Cantigas de Roda, realizada pela professora Gilka Silva Pimentel em28/09/2009, onde a mesma após ter pesquisado na internet vídeos com diversas brincadeiras de roda, passou para seus alunos assistirem em seguida conversou com os mesmos buscando identificar o que eles já conheciam sobre essas brincadeiras e se teria despertado nas crianças interesse em estar brincando também. O objetivo da professora foi trabalhar a linguagem oral e escrita com o tema falar e escutar. Apesar de não ter declarado a faixa etária das crianças a qual a professora desenvolveu sua aula, eu acredito que tenha sido de grande proveito por que já a partir de dois para três anos as crianças demonstram grande interesse por brincadeiras de roda, música dança etc. principalmente quando eles têm a oportunidade de assistirem para depois representarem. Com essa atividade percebe-se que vários conteúdos foram trabalhados além do proposto pala professora, como o movimento, a socialização até mesmo a matemática com a noção de espaço, também a preservação da cultura popular. Nesta aula temos um bom exemplo da importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, para trabalhar com crianças de Educação Infantil o professor necessita de muitos materiais, pois o que mais chama a atenção das crianças é o que usamos de concreto que elas podem ver pegar, imitar, explorar etc. e para isso nada melhor que os recursos tecnológicos que temos disponíveis em nossas escolas.

    Verli Maria Figueredo Souza

    ResponderExcluir
  7. Conhecendo uma experiência
    Buscando exemplos de aulas no portal do professor, encontrei uma que me chamou bastante atenção com o nome: Um corpo que fala: explorando o papel do corpo na linguagem humana. O nível de ensino abordado foi Educação Infantil e as áreas envolvidas foram movimento e linguagem oral e escrita. Essa aula é de grande importância para Educação Infantil, já que as crianças quando pequenas ao ingressar na escola demoram certo tempo para se adaptarem ao novo ambiente, muitas vezes algumas delas ficam período integral na escola. Para a criança pequena tudo é novidade, pessoalmente acredito que as aulas de movimento contribuem para que a criança passe a se expressar melhor com a professora e com os colegas. Esse exemplo de aula da professora Vanessa de Cássia Dias da cidade de Uberlândia MG é muito interessante, pois ela usou de brincadeiras como; espelho, mimica, rodas de conversas para alcançar o objetivo de mostrar as crianças que o nosso corpo fala, por meio das expressões, movimentos etc. também poder avaliar melhor as crianças em relação ao seu interesse, expressão corporal, atenção etc. Essa aula vale a pena ser executada em sala de aula, pretendo em breve por em prática pois gostei bastante.
    Roseli Aparecida Cucolotto
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html data de acesso 22/09/2011

    ResponderExcluir
  8. A aula que expressarei minha opinião, foi lida no portal do professor no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html no item Sugestões de aulas. É uma aula sobre a germinação das plantas, para o Ensino Fundamental Inicial, envolvendo as áreas do conhecimento como Linguagem, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Observei ser a aula muito interessante, pois os professores envolvidos realizaram várias atividades com os alunos.Gostei muito da 2ª atividade que foi uma pesquisa de campo, onde os alunos puderam observar mais de perto as plantas em seu ambiente natural, a atividade 4 também é bem interessante pelo fato dos alunos participarem de experiências que podem ser realizadas na própria escola, onde os professores colocam vários tipos de plantas para germinar em sala de aula, estas duas atividade fazem com que os alunos participem melhor das aulas e com isso o aprendizado será muito melhor.

    Ângela Bernert Damaceno

    ResponderExcluir
  9. BOTA UM, BOTA DOIS: VAMOS CONTAR?

    Esse plano de aula foi desenvolvido pela Professora Melina Brasil Silva Resende voltada para a educação infantil objetivando: ampliar o repertório musical; aprofundar o conhecimento dos números e seqüência numérica; postada no Site (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) em que tive acesso no dia 11/092011. As estratégias e recursos utilizados pela professora foi à música a galinha do vizinho, Para desenvolver essa atividade as crianças ouviram a música e aprenderam a cantar, a professora fez ovos de galinha de cartolina amarela com a escrita dos numerais e espalhou por toda a sala, após encontrarem os ovos as crianças apresentava seu número conforme a seqüência da música. O processo seguinte foi reproduzir a música em desenhos com o numeral escrito nos ovos da galinha. Essa foi uma forma lúdica que a professora encontrou para ensinar os números e desenvolver a escrita.

    MÚSICA

    AGALINHA DO VIZINHO
    BOTA OVO AMARELHINHO
    BOTA UM, BOTA DOIS,
    BOTA TRÊS, BOTA QUATRO,
    BOTA CINCO, BOTA SEIS,
    BOTA SETE, BOTA OITO,
    BOTA NOVE, BOTA DEZ.


    POLIANA DE C. EVANGELISTA
    ESCOLA MONTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir
  10. Sandra Kelly Alcantara25 de setembro de 2011 às 17:26

    Achei muito interessante a aula “Plantas Brasileiras” da autora Glória Maria de Oliveira do Rio de Janeiro. Esta aula é muito interessante onde a professora explora a fauna Brasileira mostrando para as crianças a importância das plantas em nossas vidas, ela explora também as letras do abecedário onde solicita que cada uma das crianças traga o nome de uma planta brasileira de acordo com as letras que ela vai indicando, fazendo uso das tecnologias também quando solicita que juntamente com o nome da planta eles tragam uma foto da mesma, com isso ela estimula a curiosidade das crianças incentivando-as com a ideia de um futuro seminário para terem expondo seus trabalhos para toda a escola de acordo com o desempenho deles. Ela fez uso de muitos livros desenvolvendo a leitura das crianças para terem mais conhecimento sobre as planta, contou também várias lenda como a Lenda do Guaraná, a Vitória Régia e a Árvore da Vitalidade, desenvolveu também a escrita onde após a pesquisa das crianças sobre as plantas com as letras do abecedário ela divulgou um livro, com certeza este trabalho deve ter sido muito gratificante tanto para os alunos como para a professora que desenvolveu este trabalho. Pesquisa em (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) no dia 25 de setembro de 2011.
    Sandra Kelly Alcantara

    ResponderExcluir
  11. Elizangela Pereira Martins26 de setembro de 2011 às 07:16

    Bom ao analisar a aula do professor Wesley, achei talvez que o professor poderia ter além do que ele trabalhou deveria ter feito um trabalho focando também na reciclagem de matérias para construção de brinquedos como carinhos, motos de jornal, carroça, caminhos, balão, canoa, barcos, etc. Assim depois as crianças poderiam ter brinquedos para brincarem feitos por elas, e estariam conhecendo todas as formas de transportes existentes no mundo, ele também deveria ter posto a referencia de onde ele tirou as atividades e a justificativa da necessidade desse projeto. Mas no geral percebi que ele abrangeu o tema muito bem trabalhou as atividades que estavam planejadas, ele focou todos os meios de transportes e suas utilidades estando elas presentes ou não no nosso cotidiano. O Projeto buscou o conhecimento dos principais meios de transporte existentes hoje e os de antigamente fazendo assim a comparação da evolução dos mesmos. Portanto, na correria do nosso dia a dia é de fundamental importância que os alunos aprendam a situar-se no mundo com os meios de transportes. Diferenciá-los e saber de sua importância e da necessidade que tem na nossa vida. E também que saibam se comportar no vaivém das ruas, onde nos deparamos a todo o momento com meios de transporte.
    Concluindo Edwards (1999), diz que "quando as crianças trabalham em um projeto de interesse para elas, encontrarão naturalmente problemas e questões que desejarão investigar". Nesta etapa, o papel do adulto é estar presente sem ser um intruso, a fim de manter melhor a dinâmica cognitiva e social enquanto está em processo. RINALDI (1999) “diz o projeto pode iniciar através de uma sugestão de um adulto, da idéia de uma criança ou a partir de um evento, como uma nevasca, ou qualquer coisa inesperada. Contudo, cada projeto está baseado na atenção dos educadores àquilo que as crianças dizem e fazem, bem como no que elas não dizem e não fazem. Os adultos devem dar tempo suficiente para o desenvolvimento dos pensamentos e das ações das crianças”.
    Pesquisa em (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)


    Professora Elizangela Pereira Martins

    ResponderExcluir
  12. A aula que escolhi foi lida no portal do professor no site http:// portaldoprofessor.mec.gov.br/índex.html no item sugestões de aulas. É uma aula sobre o caminho que o alimento faz no corpo? Adorei a aula já havia estudado esse tema com meus alunos, mas não de forma tão aprofundada. A professora Amélia e a co-autora Lízia fizeram uma ótima introdução onde valoriza o conhecimento do aluno através de desenhos e questionamentos. Uma aula bem elaborada fazendo com que o aluno consiga nomear cada órgão do sistema digestores apontando nele mesmo. Também usou vários recursos como: cartazes onde o aluno possa visualizar onde fica cada órgão e qual a função de cada aparelho. E para completar um vídeo onde o aluno possa ter mais esclarecimentos.
    Lurdes Mariano Mendes

    ResponderExcluir
  13. Autor e Co-autor (es)
    Gilka Silva Pimentel

    Sobre a aula “Lencinho na Mão” da autora Gilka Silva Pimentel, percebi que a mesma sugere um trabalho na Educação Infantil envolvendo a Arte Visual, a Linguagem e o Movimento abordando o fazer artistico o falar e o escutar e a expressividade, tudo isso desenvolvido através do lúdico.
    Como no Maternal as crianças não fazem produção de texto escrito, esta aula sugere o registro da brincadeira através de desenhos.
    Com esta brincadeira as crianças desenvolvem a linguagem, a coordenação motora, a expressividade, as noções de regras e a socialização.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html. Acesso no dia 22/09/2011

    ResponderExcluir
  14. Sugestões de Aula

    Para a realização desta atividade foram selecionadas duas sugestões de aulas no site portal do professor.

    I – Quanto vale o PI?
    Autor: Marco Antonio Amaral
    Esta aula tem por objetivo que o aluno conheça, defina e opere com o número PI. Que elabore relatos, compreenda linguagens matemáticas, faça uso do raciocínio lógico e assim se sinta motivado a trabalhar com este conteúdo.
    Para a realização desta é necessário o uso de calculadora simples para resolver situações-problema e o computador para acessar alguns sítios de buscas. O autor sugere a utilização do laboratório de informática e lançar mão da aula dialogada, para trabalhar este conteúdo. Nesta o professor encaminha algumas perguntas e orienta que os estudantes acessem na internet a animação produzida pelo Professor Faberval de Oliveira Campos o "Prof. Kiko" para que compreendam melhor o conteúdo. Como atividade complementar ele indica alguns sítios para que os estudantes conheçam a História do Pi, bem como a vida dos grandes gênios, que estudaram as questões relativas à circunferência. Após a navegação os alunos deverão produzir um pequeno texto e fazer uma apresentação em software específico.
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=572 acesso em: 22 de setembro de 2011.

    II – A Semelhança através de Ampliações e Reduções de Figuras
    Autor: Carlos Alberto Jesus de Oliveira
    Esta aula tem por objetivo que o aluno conheça a semelhança através de Ampliações e Reduções de figuras. Para tal, serão trabalhados as quatro operações básicas, múltiplos e divisores e proporção.
    Primeiramente o autor orienta que se pesquise em um dicionário o significado da palavra semelhança. Em seguida sugere que se apresente o vídeo “Razão e proporção – Semelhança”, orientado por uma lista de itens a serem observados pelos alunos durante a apresentação do mesmo. Para auxiliar na fundamentação teórica do assunto proporção existe um texto no qual se pode fazer download, assim como uma atividade interativa que deve ser instaladas nos computadores no intuito de consolidar os conhecimentos adquiridos. Há também sugestões de vários sítios para que se possam tirar prováveis duvidas, e ainda utilizar ferramentas como pantógrafo para que os alunos possam treinar um pouco de ampliação e redução. Finalizando as atividades os alunos são orientados a fazer manualmente ampliação e redução de um determinado desenho de livre escolha.
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1849 acesso em: 22 de setembro de 2011.

    Manú

    ResponderExcluir
  15. De acordo com o Portal do Professor e conforme atividade proposta, achei muito interessante o trabalho realizado pela professora Mariane Éllen da Silva de Uberlândia – MG, “Da lagarta a borboleta, que bela experiência.”
    Depois de toda uma conversa sobre a borboleta, houve a contação da história “De lagarta a borboleta” da autora Camila De La Bedoyere, Editora Zastras. Depois disso propor a ilustração mostrando todo o processo de transformação da borboleta no programa do Tux Paint, depois acessar o endereço http://www.youtube.com/watch?v=QPJULMIlDy0 para ver o vídeo “A borboleta e a lagarta”. Sugestões de vários outros vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=nrw9qtpQeDc / http://www.youtube.com/watch?v=Z2boqV1FyPk.
    [...] O sítio http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 também aborda sobre as fases da transformação da borboleta, o qual vai enriquecer os conhecimentos construídos pelos alunos sobre o tema. Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os trabalhos pela sala de aula, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e outras turmas. [...]
    (FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32171).

    Gostei muito deste plano. A educadora fez um trabalho todo enriquecedor e articulou teoria, pesquisa e atividades diferenciadas para que o educando possa expor realmente o que aprendeu.
    Professora: Alexandra

    ResponderExcluir
  16. rosicleia dos santos ribeiro27 de setembro de 2011 às 18:25

    Atividade 4: conhecendo uma experiência
    Através de uma pesquisa realizada no site (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.htlm) no dia 27/09/2011,sobre sugestões de aula para educação infantil achei interessante a sugestão da professora Adele Guimarães Ubarana Santos de natal-RN para crianças de 2 a 4 anos de idade com o tema Esculpindo o meu corpo,na qual a professora reunida com os alunos preparou a massinha de modelar caseira,e através da modelagem da massinha sugere a escultura do corpo(já trabalhada anteriormente),e depois de pronta cada criança pinta com tinta uma bandeja de isopor e cola sua escultura.Com essa aula a professora observara se a criança consegue:manipular bem a massinha para expressar sua criatividade,reproduzir as partes do corpo e se consegue nomear sua representação.A idéia de preparar a massinha juntamente com os alunos é boa pois chama a atenção deles,e também permite que cada um expresse sua criatividade,isso é muito importante para essa faixa de idade.
    ROSICLEIA DOS SANTOS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  17. Pesquisando no portal do professor, gostei muito de uma aula que fala das regras de convivência em sala de aula, onde fala das situações cotidianas em sala de aula, sobre regras a partir de experiências vividas em grupo, onde diz que as crianças devem zelar pelas regras de convivência, a partir dai o professor desenvolveu uma aula com leitura, interpretação, escrita e produção de texto e outras atividades. Sabemos que nos dias de hoje esta cada vez mais difícil conviver uns com os outros, por isso, nos professores temos que entender cada um, dando oportunidade de todos interagirem entre si, com atividades que desenvolvam essa convivência.
    JUCEIA KENSY

    ResponderExcluir
  18. A aula que pesquisei foi:O alfabeto me ajuda a cozinhar
    Postada dia 03/08/2011 sendo autores Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli,Aline Rodrigues Cantalogo O
    Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa. De Uberlândia MG. E. De Educação Básica.
    A área de conhecimentos envolvida é: Linguagem, ciências naturais e matemática.
    Observei que na 1ª atividade o professor deve utilizar vários gêneros textuais, organizando uma rodinha de conversa e o aluno deve retirar um exemplar da cesta onde estão os diversos gêneros em seguida fazer a leitura do material, e a socialização do texto para os demais colegas. O professor deve instigar os alunos à discussão.
    No laboratório os alunos devem digitar uma receita de salada de frutas que trouxeram de casa. A professora pode pedir aos alunos que tragam uma fruta para a sala com o objetivo de escolher uma receita e fazerem a receita digitada. Na segunda atividade os alunos terão que ler as receitas. Na terceira atividade o professor e os alunos irão preparam a salada de frutas, ressaltando a higienização das mãos e frutas. Durante a preparação serão trabalhados os conceitos matemáticos de adição, multiplicação, divisão e fração utilizada na receita.
    Essa aula foi muito bem elaborada podendo ser adaptada de acordo com o ciclo e fase, podendo ser explorada com inúmeras atividades, de acordo com a criatividade do professor.
    Luciene Lécia Lucchetti

    ResponderExcluir
  19. De acordo com o Portal do Professor e conforme atividade proposta pelas TICs, achei muito importante o trabalho realizado pela professora Eva Aparecida da Silva de Diamantino – MT “Minha Vida, Minha História!”, desenvolvida pelos alunos do ensino fundamental final, onde envolverá as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte.
    Este plano de aula apresenta o que o aluno poderá aprender com esta aula, a desenvolver o hábito da leitura e da escrita, a habilidade de relacionar conhecimentos e saberes diversos, a capacidade de organizar idéias e redigir textos com clareza e o uso adequado das cores e suas combinações.
    Finalizando, usaremos o laboratório para tirar alguma dúvida e assistiremos ao filme, “Colcha de Retalho.”
    Data de acesso. 29/09/2011
    (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)

    ResponderExcluir
  20. conhecendo uma experiencia
    Esta aula tem por objetivo que o aluno conheça o modo de ser e viver é muito importante para que a criança demonstre o interesse de como cuidar dos animais de estimação alem de seus sentimentos que demonstra ao cuidar dos animais que hoje em dia estão sendo maltratados, no portal do professor encontrei vários esse que foi que me chamou mais atenção.

    Marli A Dalazen

    ResponderExcluir
  21. conhecendo uma experiencia
    Esta aula tem por objetivo que o aluno conheça o modo de ser e viver é muito importante para que a criança demonstre o interesse de como cuidar dos animais de estimação alem de seus sentimentos que demonstra ao cuidar dos animais que hoje em dia estão sendo maltratados, no portal do professor encontrei vários esse que foi que me chamou mais atenção.

    Marli A Dalazen

    ResponderExcluir
  22. A sugestão de aula é encontrada no site portal do professor com o seguinte endereço:
    http://www.portaldoprofessor.mec.gov.br/índex.html
    no item sugestões de aulas, aula esta de:
    Modalidade / Nível de Ensino: Educação Infantil
    Componente Curricular: Matemática
    Tema: Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
    Desenvolvida pela professora:
    Observei que esta aula é de um tema bastante relevante devido a dificuldade que temos a aceitação da matemática inclusive pelos pequenos, dessa forma é preciso que o professor se preocupe em criar o gosto pela matemática e isso será mais fácil com aulas dinâmicas e atrativas, observei que nessa aula a professora introduz os números de forma bastante concreta usando a numeração de calçados e roupas, endereços significativos para as crianças e o número de telefones, no entanto usaria fazer uma singela sugestão na aula a professora propõe levar o desenho de um telefone, acredito que seria mais interessante o uso de vários aparelhos de telefônicos, pois assim através do faz de conta as crianças poderiam realizar ligações e usar os números.
    Professora Ivone de Quadros
    EMEI Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  23. Atividade 4: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo
    Com as TIC

    NTM-NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL
    TERRA NOVA DO NORTE-MT


    Através pesquisa realizada no site, http//portaldoprofessor.mec.gov.br/ficha técnica aula.html da professora Grazielle Tomaz de Almeida e Co-autorCleniceGriffo, achei muito interessante a aula no que se refere a Educação no Trânsito, oferecendo dicas e métodos a serem trabalhados com as crianças de séries iniciais. Utilizando meios para que os educandos entendam o conteúdo que está sendo trabalhado a exemplo o “Trânsito”. A proposta da aula que observei, leva o educando a compreender a prática da cidadania e a educação no trânsito. Cabendo a nós educadores, orientá-los para eles crescerem com informações em transitar nas ruas e serem conscientes sobre a educação no trânsito, compreendendo que a responsabilidade no trânsito é de todos. Podendo ser explorado textos, observar a maneira de que forma ela é utilizada, desenhos sobre o tema estudado, maquetes do ambiente escolar usando a sinalização demonstrando conhecimento do conteúdo aprendido e dentre outras áreas que podem ser exploradas com esse tema.

    Fabiana A. L. da Silva

    ResponderExcluir
  24. ATIVIDADE 4:CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

    O CORPO E SUAS POSSIBILIDADE;ALONGAR,CORRER E RELAXAR
    AUTOR:MARIA JOSÉ CAMPOS FERREIRA
    PORTAL DO PROFESSOR
    Como vivemos no mundo que é um corre achei que essa aula;o corpo e suas possibilidades:alondar,correr e relaxar seria uma boa opição,para que nós professores de educação infantil tivessemos melhor conhecimento desse assunto,que é as vezes tão negligenciado,mas que ira fazer grandes diferenças na vida adulta dos pequenos.
    Então poderiamos usar a aula para ensinar a alongar,correr e relexar de forma correta,e tambem melhor o desempenho na cordenação motora,conhecimento de seu corpoe seus limites,pederemos incluir a musica como uma forma de relaxamento.
    PALOMA CAROLINE LUIZ
    EMEI MONTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir
  25. Profª. Vilma Antonia Paiva.
    Campo Grande Mato Grosso do Sul.
    Através de pesquisas no Portal do Professor escolhi a Aula Sobre as Figuras Geométricas, Noções de Conceitos e Formas, aulas que me chamou atenção, porque quando fiz estágios foi o que trabalhei com os alunos na Educação Infantil, tive pouco tempo de sala de aula mais o suficiente para observar como é maravilhoso aquelas crianças identificar o que é círculo, quadrado, retângulo e triangulo, foi ótimo meu estagio.

    ResponderExcluir
  26. Conhecendo uma experiência

    Buscando conhecer uma experiência envolvendo as TICS, pesquisei o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br , onde encontrei uma aula da professora Rita de Cassia Delconte Ferreira . A aula me chamou a atenção pois ela utilizou uma fábula antiga e bem conhecida : “A cigarra e a formiga” , ela fez uso do laboratório de informática ,onde os alunos acessaram o site http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm e assistiram um vídeo . O vídeo é uma versão animada da fábula ,que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais . Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista de características para as personagens Cigarra e Formiga e promover as alterações necessárias. Retornando à sala de aula a professora promove uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada .
    Data da Pesquisa:07/10/2011
    Professora: Marinês da Silva
    Escola Vista Alegre

    ResponderExcluir
  27. Através da pesquisa realizada no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br, escolhi uma aula sobre COMPOSTAGEM do professor Sandro Prado Santos de Uberlândia MG. Achei muito interessante essa aula pois a mesma explica e mostra as diversas etapas do processo de compostagem desde a confecção da composteira até o composto pronto, também expõe a importância de separar o lixo orgânico do inorgânico dando assim uma enfase muito grande ao meio ambiente e a conscientização de cada Ser Humano.

    ResponderExcluir
  28. Atividade 4 – Conhecendo uma experiência.
    Na observação da aula do Portal do Professor, analisei a aula da professora Lais de Castro Agranito, da Escola de educação Básica de Uberlândia MG de um turma de 1º ano do ensino fundamental, na área de alfabetização: As letras do alfabeto e teve como tema: como explorar o alfabeto em sala de aula a partir de atividades significativas. Ela sugere que comece essa aula contando uma história para motivar os alunos sobre o tema.Depois que organize a turma em uma roda de conversa, proponha a contação de história “Alfabeto dos Pingos” dos autores: Eliardo França e Mary França. O livro é escrito em letras maiúsculas o que facilita a compreensão das crianças que estão pré-silábicas, silábicas e em transição para o nível silábico-alfabético.

    Fonte: http://www.livrofacil.com/paradidaticos/alfabeto-dos-pingos.html
    - A história aborda de forma lúdica as letras do alfabeto possibilitando que os alunos familiarizem-se com esse conteúdo. Na história os Pingos fazem um divertido passeio pelo alfabeto apresentando cada letra. Ela demonstra o quanto pode ser prazeroso a inserção no mundo da leitura e escrita.
    - Depois desse momento, disponibilize na rodinha os objetos ou imagens que você trouxe de casa, cujos nomes se iniciam com cada letra do alfabeto. Proponha uma atividade de classificação, para tanto, faça um quadro na lousa e escreva dentro de cada quadrinho uma letra do alfabeto. Como o sugerido abaixo:
    A
    B
    C
    D
    E
    F
    G
    H
    I
    J
    K
    L
    M

    E desta forma segue suas aulas.
    Gostei muita da aula desta professora, pois ela desenvolveu, as atividades partindo de uma historia do alfabeto e, a partir da historia desenvolveu outras atividades explorando a grafia e fonemas das letras, silabas e palavras.
    Lina Cristiane

    ResponderExcluir
  29. Maria Giselia da Silva Sena17 de outubro de 2011 às 14:17

    A aula que expressarei minha opinião, foi lida no portal do professor no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html no item Sugestões de aulas. É uma aula sobre a germinação das plantas, para o Ensino Fundamental Inicial, envolvendo as áreas do conhecimento como Linguagem, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Observei ser uma aula muito importante, pois os professores realizaram várias atividades com os alunos.Gostei muito da atividade sobre a reprodução das plantas que foi feito registros de observação com diferentes tipos desementes, onde os alunos puderam observar mais de perto a germinação passando por várias etapas, até transformar em plantinha em crescimento, o mais interessante é o fato dos alunos participarem de experiências que podem ser realizadas na própria escola, onde os professores colocam vários tipos de plantas para germinar em sala de aula, estas duas atividade fazem com que os alunos participem melhor das aulas e com isso o aprendizado será muito mais proveitoso.

    Maria Giselia da Silva Sena

    ResponderExcluir
  30. neli cândido de oliveira18 de outubro de 2011 às 10:02

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Observando os planos de aula do portal do professor me chamou atenção para o tema “Consumo e sustentabilidade”. Tendo como autora Andrea da Silva Catagini e co-autora Suelen Fernanda Machado do Estado do Paraná. Esse tema foi bastante trabalhado com a turma da 3ªfase do 3ºciclo. Onde foram discutidos modos diferentes sobre consumo e consumismo e sempre voltavamos ao ponto de partida e até aonde os meios de comunicação tem influência sobre os habitos de consumo de cada pessoa e até aonde o consumo desenfreado da população mundial interfere no meio ambiente.
    Neli Cândido de Oliveira

    ResponderExcluir
  32. Viviani Terezinha Stasczak19 de outubro de 2011 às 03:31

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. “ Conhecendo uma experiência.”

    Professora: Viviani Terezinha Stasczak.
    Geografia.
    Para esta atividade utilizei o plano de aula do portal do professor no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html no item Sugestões de aulas. Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação, num tempo de quatro aulas de 50/minutos, onde o aluno com esta aula poderá conhecer os paises da América do Sul e os estados brasileiros, ele localizar a América do Sul, poderá conhecer através de mapas do Brasil a evolução político-administrativa, achei esta aula muito interessante e de muita importância para o aluno, porque assim ele poderá entender melhor sobre mapas. A professora utilizou na primeira atividade, Laboratório de Informática Educativa, onde utilizou a lousa, para explicar suas atividades, ela usou também computador para fazer a simulação Jogos dos Mapas, e Globo terrestre ou Mapa Mundi. Os alunos poderão baixar o jogo no, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9472, esta aula o aluno aprende a interagir com as mídias, computadores, sites, programas, a professora soube explorar bem esta área das mídias, nesta aula tem também o momento do aluno em que ele utilize o mapa mundi para exemplificar a utilização destas palavras, explicando que a palavra limite é utilizada para designar separação entre municípios, enquanto divisa se refere o estado e fronteira para países. Fazer o download da simulação Jogo dos Mapas através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9472. A simulação também pode ser acessada on-line através do endereço: http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html O Jogo dos mapas”, mostrando assim a imagem do mapa do Brasil e as instruções de utilização do recurso educacional, caso isso não seja possível, recomenda-se que o professor desenhe no quadro branco um esboço do mapa e assim forneça oralmente as instruções necessárias para a realização da atividade proposta. Concluída a atividade com a simulação, o docente deverá solicitar que as duplas se reúnam em oito equipes para realizarem uma pesquisa na Internet sobre danças e comidas típicas dos estados brasileiros. Segue abaixo uma sugestão para a distribuição dos estados entre as equipes formadas: 1ª equipe: Alagoas, Bahia e Ceará; 2ª equipe: Maranhão, Paraíba e Pernambuco; 3ª equipe: Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; 4ª equipe: Acre, Amazonas e Amapá; 5ª equipe: Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; 6ª equipe: Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; 7ª equipe: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; 8ª equipe: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
    Esta é uma atividade desenvolvida por alunos do ensino médio. Data da pesquisa 10/10/2011, portal do professor no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html. Pela professora: Viviani Terezinha Stasczak, área de Geografia.

    ResponderExcluir
  34. A aula postada no portal do professor, que observei foi a da professora: Mariane Ellen da Siva,Uberlândia-MG, da Escola de Educação Básica,nível de Alfabetização, na área de ciências naturais. O tema da aula é “A importância das plantas medicinais”.A professora trabalhou de maneira clara o conceito de plantas em sala, em seguida encaminhou o estudo das plantas medicinais utilizando de vídeo para assistirem um documentário sobre o tema,levou seu alunos ao laboratório de informática para pesquisarem no Youtobe,propões aos educando debates do que encontraram sobre o assunto,construíram gráfico com o resultado das pesquisas das plantas medicinais conhecida pelos alunos, a professora utilizou-se de vários recursos tecnológicos no desenvolvimento de suas aulas para que seus alunos chegassem a construção do conhecimento,nota-se que houve uma seqüência didática bem planejada e explorada.

    ResponderExcluir
  35. Izaura Tavares Nunes Martins30 de outubro de 2011 às 12:57

    A aula observada e de Autoria da professora Priscila Gervásio Teixeira e Co-autor(es) Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva de Urbelândia –MG , e traz o tema Como e quando aplicar os sinais de pontuação em frases e textos? Onde contemplam os componentes curriculares de Língua Portuguesa, geografia, do ensino fundamental anos iniciais. È de suma importância, pois é uma aula que os alunos aprendem brincando, onde possibilita que eles identificam os sinais de pontuação em frases e pequenos textos; aplicam os sinais de pontuação em diferentes situações; desenvolvem habilidades de pontuar frases e pequenos textos e utilizam os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas.

    ResponderExcluir
  36. Gostei e achei criativa a aula da professora claudia Vicaria Zanata, de Porto Alegre, pois ela trabalhou no construtivismo onde partiu do próprio aluno o conhecimento e demonstrou a imaginação para trabalhar o incentivo a leitura e escrever poesia, pois oferece criatividade e mostra como a aula pode se tornar criativa, agradável. E não se restringe ao unirerso clássico da literatura infantil,pois também propõe técnícas a partir de notçias de jornais, fatos históricos, geográficos. Professora jussara Laborão Silva.

    ResponderExcluir
  37. A aula que escolhi no portal do professor no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2147 com os professores Suelen Fernanda Machado e Eziquiel se trata do bullying.
    Acredito que é um tema que deve ser trabalhado não somente nas escolas, mais sim, nos diversos outros espaços de trabalho, sejam eles formais ou não formais. Pois ele existe em todos os lugares e causa sérias conseqüências psicológicas e físicas nos indivíduos que são vítimas deste ato tão cruel e desumano existente em nossa sociedade.
    Nós como educadores precisamos trabalhar estes conceitos nas escolas com os alunos independentes da faixa etária, empregando novas metodologias de ensino que garanta um entendimento maior por parte dos alunos sobre este tema, e que de certa forma passem a não praticá-lo no seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  38. Conhecendo uma experiência

    Potenciação – Notação Cientifica
    Autor – Carlos Aberto Jesus de Oliveira
    Áreas do conhecimento envolvidas: Ciência da natureza, matemática e suas tecnologias e Linguagem, códigos e suas tecnologias.
    O professor Carlos Alberto foi muito feliz na elaboração desta aula, uma vez que ele conciliou ciências naturais com a linguagem e trabalhou de forma lúdica, o que certamente os alunos iram tirar muito proveito da aula. O que eu acrescentaria é a área de ciências humanas, mais especificamente a história onde exploraria a história do jogo apresentado.
    Fonte: (HTTP://portaldo professor.mec.gov.br/índex) 24 de Abril 2012
    Leticia Aparecida Moreira

    ResponderExcluir
  39. Atividade 4: CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

    Na observação da aula do Portal do Professor, analisei a aula: “A Diversidade de Gêneros Textuais na Sala de Aula: "Ler, Ouvir, Conhecer e Produzir", publicada em 20/01/2011, do autor Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto, de Natal Rio Grande do Norte. Nesta aula o que mais me chamou a atenção foi a semelhança com as aulas que desenvolvo com meus alunos no projeto de leitura e escrita. Sua aula é dinâmica e prazerosa, o aluno aprende com a variedade de gêneros textuais, o que garante ao educando a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos. A partir desse trabalho o aluno poderá produzir textos escritos coerentes, considerando o leitor e o objetivo da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atende a intenção comunicativa.
    Isaura Gorete De Carli

    ResponderExcluir
  40. Aula que pesquisei foi: espaço e forma, postada dia 07/04/2012 sendo a autora Lidia Batista do Nascimento, de Banabuiu estado do Ceara. A área de conhecimento envolvida foi de matemática. Observei que a professora explorou as formas geométricas; relacionando-as aos objetos que fazem parte do dia a dia dos alunos isso é muito importante, pois nos vale lembrar que o que o aluno trás consigo é de muita importância para ele e para nós professores, é muito importante as professoras das mesmas séries planejarem juntas, no caso dessa professora ela realizou parcerias para construir objetos para brincadeira, na 1ª atividade a professora foi criativa organizou um círculo com os alunos, então ela apresentou algumas formas geométricas para eles, e observou ver se eles se lembravam dos nomes das figuras, Ela também explicou para eles que os artista também usam as figuras geométricas para criarem suas obras, ela propôs a produção de desenhos que podemos formar com as figuras geométricas, a partir desse desenho ela pediu que elaborassem um texto sobre suas obras desenhadas. Essa aula foi muito bem elaborada podendo ser adaptada de acordo com o ciclo e fase, podendo ser explorada com inúmeras atividades, de acordo com a criatividade do professor.

    ResponderExcluir
  41. Atividade IV – Conhecendo uma experiência

    Título – Ortografia
    Autor (a) - Vilma Aparecida Gomes
    Área do conhecimento – Linguagem códigos e suas tecnologias

    O objetivo da aula da professora Vilma é Conhecer as regras básicas quanto ao uso do X e do CH e empregar adequadamente o X e o CH em palavras comuns e desconhecidas. Para isso deve – se levar em consideração que os alunos já devem saber ler e escrever com certa fluência e ter conhecimentos básicos de ortografia. Para isso ela utilizou Data show, Poema “A Chácara do Chico Bolacha”, Internet, atividades em pequenos grupos e exercícios individuais.
    Acredito que ela foi muito feliz na elaboração desta aula, uma vez que ela dispôs de todos os recursos possíveis a fim de trabalhar esse conteúdo, eu só acrescentaria uma pesquisa em ciências humanas (história/geografia) para pesquisar a origem da ortografia, as novas regras ortográficas e para completar uma pesquisa pra localizar geograficamente os países que falam a língua portuguesa no planeta terra.

    Autor – Prof. Paulo Sérgio Leite

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  43. A aula que observei da Professora Glória Maria Oliveira, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastro Rodrigues, exibidas no portal do professor no dia 13/10/2010 foi aplicada na universidade federal do Rio de Janeiro, com tema África na criação do mundo, modalidade ensino fundamental inicial, com concepção de alfabetização, duração das atividades, duas aulas com duração de 50 minutos cada aula, a Professora inicia a qual lendo o prefacio seis pequenos contos Africanos sobre a criação do mundo e do homem, de Raul Lodj de pallas, primeiro ela conversa com seus alunos sobre como que foi a história de seus povos, os africanos tempos atrás eram relatados pelas pessoas mais antigas já hoje podemos ver nos livros ou através das tecnologias.
    A professora conversando com eles que a partir dessa aula eles estarão conhecendo alguns contos africanos e também de outros autores, assim os alunos possa expressar seus conhecimentos e sentimentos com o tema abordado e também terá para classe o primeiro conto criação do mundo, durante a leitura, a professora explora os nomes e as funções desses Deuses africanos, juntos com os alunos a professora citará os nomes desses Deus
    E também a educadora com cada aluno anotando no seu caderno o registro que está sendo realizada coletivamente, individual, essa atividade vai ser trabalhada através de dramatização, escolhe um aluno para cada personagem e apresentam o conto ouvido para classe,
    Pude observar à importância dessas aulas e que a professora está sempre observando assim ela conhece mais seus alunos, através das atividades que eles estão desenvolvendo, aqueles que têm mais facilidade ou dificuldade para trabalhar em grupo ou se expressar oralmente.



    Arsilina da Silva Souza

    ResponderExcluir
  44. Laureci B. Lopes de Lima2 de maio de 2012 às 16:52

    ATIVIDADE 4
    CONHECENDO UMA EXPERIENCIA:
    - Site de publicação: http://portaldeprofessor.mec.gov.br/intex.html
    - Experiência observada: aula da área de linguagem;
    - Componente curricular: Língua Portuguesa;
    - Título: “ Ruth Rocha e suas histórias”;
    - Modalidade: ensino fundamental inicial;
    - Autores: uma equipe da Universidade Federal de Fortaleza no Ceará;
    - Objetivos:
    - desenvolver habilidades de leitura e escrita;
    - conhecer a vida da autora
    - relacionar os personagens da autora com as histórias criadas.
    - Duração: - 150( cento e cinquenta) minutos.
    A experiência traz três atividades: duas para serem desenvolvidas em sala de aula e uma no laboratório de informática.
    Em cada atividade tem a preparação de ambiente, a descrição da atividade, o momento do aluno, a discussão, a sistematização, e a orientação quanto ao uso do objeto educacional.
    Achei a aula maravilhosa, com um conteúdo leve e prático de fácil assimilação muito bem feita com um tema que valoriza a literatura e mais ainda, da grande escritora Ruth Rocha. Com certeza eu a utilizaria na minha prática de sala de aula.
    Laureci B. Lopes de Lima

    ResponderExcluir
  45. Ivani Martins Mota2 de maio de 2012 às 22:25

    Atividade  4 – Conhecendo uma experiência
    Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho
    Professora Cursista: Ivani  Martins Mota

    Os lugares e suas diferentes paisagens
    Aula Ministrada em: 12/04/2012
    Autor Suely Aparecida Gomes Moreira
    Uberlândia - MG Esc. de Educação Básica
    Coautor (es)
    Cláudia Regina M. G. Fernandes
    Estrutura Curricular
    Modalidade / Nível de Ensino

    Ensino Médio

    Componente Curricular

    Geografia




    Tema
    O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Compreender o conceito de paisagem;
    •Identificar os elementos naturais e sociais presentes nas diferentes paisagens;
    •Entender como uma paisagem pode revelar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que nela vivem.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Conceitos de lugar, território e espaço geográfico.
    •Site da pesquisa: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)acessada
    •Data: 02/05/2012
    Visitando o Portal do Professor, que hoje é para mim, uma ferramenta a mais como referência para a minha prática pedagógica, após ter buscado entre várias sugestões de aula,conhecer  uma experiência, que pudesse vir somar às minhas,escolhi a aula da professora Suely Aparecida Gomes Moreira por tratar-se de uma aula de geografia, disciplina com a qual me identifico e trabalho. Na minha opinião,considero excelente as  sugestões publicadas, pois encontrei nelas uma grande  diversidade de temáticas interessantes  que  podem ser  realizadas  por meio  de  trabalho conjunto com os professores de outras áreas,pena não termos um computador para cada aluno,uma das estratégias citadas pela professora Suely, mas sabemos  que precisamos adaptar da melhor maneira possível,uma vez que  nossos alunos tem que dividir o mesmo computador, às vezes em dupla ou até em trio.Contudo achei também muito criativa  em relação a utilização de cada  item apresentado e planejado passo a passo de forma interdisciplinar,facilitando a  promover a construção  do conhecimento. As atividades são  bem  focadas e minuciosamente bem apresentadas.Quanto a avaliação, considero ser ela o ponto forte do ensino e aprendizagem, pois sabemos que a avaliação deve acontecer durante o processo,considerando a participação e o desempenho dos alunos em cada atividade, estaremos incentivando o  querer aprender de cada educando. Trabalho com os alunos da Educação de  Jovens e Adultos,gostei muito de conhecer mais esta experiência didática pois  as sugestões vieram de encontro com os conteúdos que estou preparando para minhas aulas neste bimestre, assim  pude tirar idéias para trabalhar a identidade e o lugar, de onde somos e a nossa localização no mundo e no espaço geográfico.

    ResponderExcluir
  46. Kátia Fabiane Scheid Bianchim3 de maio de 2012 às 05:04

    ATIVIDADE 4- CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
    Sou formada na área da linguagem e por essa razão não poderia deixar de analisar algo que tenha haver com o meu fazer pedagógico, sendo assim analisei a aula “música na sala de aula” uma sugestão muito interessante que caiu em cheio no que estou desenvolvendo em minha escola. Iniciei o ano letivo tendo muita dificuldade na questão de celulares em sala de aula, e como impedir os educando de trazerem para a escola não adiantava nada, tive a ideia de trabalhar com música sem fugir do conteúdo curricular. Ao analisar a aula “música em sala de aula” do autor Autor Everton da Silva Oliveira e dos Co-autor(es) Laureni Santos de Paula; Róbert do Carmo Simoni; Priscila Montenegro Robles Maciel, observei o quando a música tem a contribuir para o nosso fazer pedagógico, sendo que não tinha a concepção que os mesmos tiveram na questão da relevância que tem a interpretação de uma música como (“Aos olhos do pai”/ Aline Barros e “ Mais uma vez”/ Legião Urbana) podem contribuir para a formação de qualquer cidadão. Com a analise desta sugestão de aula posso assegurar que irei dar continuidade ao trabalho que desenvolvo, utilizarei as sugestões levantadas nesta aula, pois como estamos em constante transformação de conhecimento e avanços tecnológicos, acredito que como transmissores e receptores de conhecimento, ou seja devemos sempre receber e transmitir ideias que venham a contribuir para o ensino aprendizagem de todos.
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

    ResponderExcluir
  47. Izabel Batista Javoski3 de maio de 2012 às 05:20

    Atividade 4
    Izabel Batista Javoski
    Escola: Municipal Xanxere.
    Atividade retirada do site
    Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/indx.html.
    Jogos e brincadeiras populares.
    Professor: Marcelo da Cunha Matos.
    RIO DE JANEIRO - RJ Escola Carolina Patricio.
    Modalidade/nível de ensino: Ensino Fundamental Inicial.
    Tema: Esportes, jogos, lutas e ginástica.
    Componente curricular: Educação Física.
    Duração: 50 minutos.
    Na experiencia observada notei que a estrategia foi bem clara, pois as atividades estavam voltadas para a realidade do aluno, pois ao mesmo tempo esta resgatando a cultura antiga que aos pouco estão ficando esquecida nos dias atuais, pois cada vez mais as crianças têm se ocupado com momentos de lazer que não sejam atividades corporais. Assim, a Educação Física nos anos inicias deve se preocupar em fomentar, explorar e apresentar jogos e brincadeiras lúdicas que sensibilizem a criança para o exercício físico, alimentando a cultura popular de jogos. Assim através das brincadeiras propostas pelo professor os alunos serão estimulados através de uma roda de conversa a dizer quais jogos/brincadeiras eles conhecem atualmente e que eles usualmente praticam. Após a aplicação dos jogos/brincadeiras, os alunos retornam à roda de conversa para dizer o que acharam. Nesta mesma roda de conversa, será questionado pelo professor se seus pais e avós praticavam as mesmas atividades.

    ResponderExcluir
  48. Marcos Duessmann Rohden3 de maio de 2012 às 16:30

    Atividade IV – Conhecendo uma experiência
    Título: A vegetação e o solo.
    Autora: MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA.
    Coautor (es) Lízia Maria Porto Ramos, Marina Silva Rocha, Priscila Barbosa Peixoto
    Área do conhecimento: Ciências Naturais, Ambiente.
    Ensino Fundamental Inicial.
    Observei nesta aula a utilização de vários recursos tecnológicos como: câmera digital, computador, internet, tv e vídeo.
    A professora sugere várias fontes de informação como: vídeo em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/erosao.php (consultado em 19/01/10, às 17h07min). Fotos e ilustrações em: http://www2.fct.unesp.br/joaoosvaldo/Geomorfologia%20figuras/PID/Eros%C3%A3o%20do%20solo.jpg e http://fotos.sapo.pt/ZsWkagtkwGR7E9AWnyOs e http://www.youtube.com/watch?v=0ppqf6mvxKA&feature=related .
    Essas informações dão a aula mais atração ao mesmo tempo em que oferece conhecimentos, mesmo que já tivessem visto algo parecido não teria a mesma importância quando é sistematizado pela professora que usa os vídeos e fotos para mostrar exemplos e com isso atrair mais a atenção dos alunos. Também é notado que a aula de campo pelos arredores da escola complementa tudo que é mostrado nos recursos audiovisuais. As experiências concretas tornam o aprendizado mais possível de acontecer .
    Achei a aula interessante por propor vários momentos de aprendizagem e por oferecer uma dinâmica de interação com o meio ambiente e com os recursos tecnológicos que devem ser mais uma ferramenta que o professor deve fazer uso para atingir os objetivos da aula e oferecer uma metodologia mais prazerosa aos alunos.
    Cursista: Marcos Duessmann Rohden .
    Escola Municipal Xanxerê.

    ResponderExcluir
  49. Marcos Duessmann Rohden3 de maio de 2012 às 17:16

    Complementando o comentário:A aula analisada foi do site:(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) em 03/05/2012.
    Cursista :Marcos D. Rohden
    Escola Municipal Xanxerê

    ResponderExcluir
  50. Regina Apª Rocha de Oliveira4 de maio de 2012 às 07:16

    Atividade 4: Conhecendo uma experiência
    Analisei a aula do autor Marcelo da Cunha Matos, a qual a Escola Carolina Patrício Rio de Janeiro, com o tema “ Jogos e Brincadeiras Populares”.
    Um dos pontos que achei muito relevante na aula analisada é a questão da lúdica onde a criança ouve várias cantigas de roda e se concentram em ouvir e manifestar o que a música diz.
    Outro ponto relevante é, a questão dos jogos antigos como: tabuleiro e peão, ou seja brincadeiras de roda. Sabemos que na atualidade um celular é muito mais importante que uma boneca, sendo assim é fundamental resgatar essas atividades ricas em conhecimentos.
    Regina Apª Rocha de Oliveira

    ResponderExcluir
  51. Daiane Apª P. Schaedler4 de maio de 2012 às 07:23

    Atividade 4: Conhecendo uma experiência
    A aula a qual analisei está disponivel no portal do professor, onde as autoras são: Walleska Bernadino e Eliane Dias, com o tema “Blog: um gênero digital”, envolvendo area de linguagem.
    Ao analisar está aula, percebi que os alunos deveriam se interagir com o computador pois deveriam criar um blog, onde postariam fotos, reportagens, entrevistas, entre outras; despertando nos alunos habilidades em pesquisar assuntos do próprio interesse que vão postar nos blogs, sem que eles esqueçam da defesa de conteúdos e imagens. Com esss aula os alunos iriam interragir com as TICs, outro ponto relevante é a grande ajuda que os alunos terão na produção escrita e o compromisso do professor em cobrar dos alunos as atualizações dos blogs, analisando está aula pode se notar a suma importância de um educador aplicar em sua metodologia o uso da TICs, nesta aula além da inclusão digital os alunos envolvidos tem o compromisso de manter seus devidos blogs atualizados.
    Daiane Apª P. Schaedler

    ResponderExcluir
  52. Kátia Fabiane Scheid Bianchim7 de maio de 2012 às 11:40

    ATIVIDADE 4- CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
    Sou formada na área da linguagem e por essa razão não poderia deixar de analisar algo que tenha haver com o meu fazer pedagógico, sendo assim analisei a aula “música na sala de aula” uma sugestão muito interessante que caiu em cheio no que estou desenvolvendo em minha escola. Iniciei o ano letivo tendo muita dificuldade na questão de celulares em sala de aula, e como impedir os educando de trazerem para a escola não adiantava nada, tive a ideia de trabalhar com música sem fugir do conteúdo curricular. Ao analisar a aula “música em sala de aula” do autor Autor Everton da Silva Oliveira CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES EEEFM - AGOSTINHO SIMONATO e dos Co-autor(es) Laureni Santos de Paula; Róbert do Carmo Simoni; Priscila Montenegro Robles Maciel, que está disponível no site:www.portaldoprofessor.mec.gov.com.br, acessado no dia 16/04/2012, observei o quando a música tem a contribuir para o nosso fazer pedagógico, sendo que não tinha a concepção que os mesmos tiveram na questão da relevância que tem a interpretação de uma música como (“Aos olhos do pai”/ Aline Barros e “ Mais uma vez”/ Legião Urbana) podem contribuir para a formação de qualquer cidadão. Com a analise desta sugestão de aula posso assegurar que irei dar continuidade ao trabalho que desenvolvo, utilizarei as sugestões levantadas nesta aula, pois como estamos em constante transformação de conhecimento e avanços tecnológicos, acredito que como transmissores e receptores de conhecimento devemos receber e transmitir ideias que venham a contribuir para o ensino aprendizagem de todos.
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

    ResponderExcluir
  53. A aula analisada é intitulada: Instalação – Diálogos entre escrita, poemas e recortes para o ensino fundamental contemplando a área de linguagem: Linguagem - língua oral e escrita: pratica de leitura e escuta de textos; Arte Visual - Produção do aluno em arte visual e apreciação significativa em artes visuais. A autora Marileusa de Oliveira Reducino e coautora Elizabet Rezende de Faria (disponível no sitio Portal do Professor) utilizaram recursos de mídias tecnológicas como base de pesquisa e apoio para a execução das atividades. A metodologia adotada foi muito interessante, pois faz com que o estudante entre em contato com os diversos tipos de poemas, além de praticar a oralidade e a escrita. Vale frisar a atividade de confecção do cubo de poemas com intuito de divulgação e circulação no ambiente escolar, bem como as sugestões para leitura disponíveis nos sítios: (Cecília Meireles) Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/ceci28.html ; (Cora Coralina) http://www.pensador.info/os_melhores_poemas_de_cora_carolina/ ; (Mário de Andrade) http://www.revista.agulha.nom.br/and.html ; e os recursos complementares como forma de dispor os poemas em lugares de movimentação e aglomeração, para que as pessoas entrem em contato com o texto de forma atípica. Tais recursos estão disponíveis em: (Instalação poética) http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/03/instalacao-poetica-no-sesc-ipiranga/ ; (Entre o livro e a liberdade) http://forxadordeversos.blogspot.com/2010/05/instalacao-poetica-entre-o-livro-e.html. Aula disponível em:
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27073, acesso em 8 de maio de 2012.

    Prof.ª Soila Canam

    ResponderExcluir
  54. Neiva kischener
    Atividade 04
    A aula que observei tem como tema principal: Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, essa aula é de autoria do professor Tiago Soares Alves tendo como coautora Elizabet Rezende de Faria,ambos de UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA. Área de conhecimentos envolvida: história, filosofia e sociologia. Nessa aula o professor teve como objetivo compreender os conceitos: pluralidade cultural e desigualdade social, em suas distinções e aproximações; e vai mais além onde ele faz a citação que o aluno tem que aprender a contextualizar as utilizações dos conceitos e identificar como eles se materializam na vida social, no decorrer de uma pesquisa em caráter de iniciação científica, identificando as diversas fontes de pesquisa bibliográficas, filmes, textos etc.), utilizando metodologia de pesquisa.
    Analisando essa aula pude observar que a mesma é de grande importância e que pode me auxiliar no cotidiano nas áreas em que atuo, onde o professor deixa clara a utilização das tecnologias, através de sites, onde os alunos buscaram maior compreensão dos conteúdos abordados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AULA RETIRADA DO PORTAL DO MPROFESSOR:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40175

      Excluir
  55. Leoni de Souza Machado10 de maio de 2012 às 10:47

    Leoni de Souza Machado
    Atividade 04
    A aula analisada se encontra no portal do professor e tem como tema: O fazer artístico. Essa aula foi de autoria da professora Vânia Maria Broering e coautora Dalânea Cristina Flor de FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC. Essa aula foi planejada para a Educação Infantil, onde abrange a área de artes visuais. Com o intuito de experimentar diferentes sensações e texturas, conhecer cores, desenvolver formas pessoais de expressão, fazer escolhas, aprender possibilidades de fazer artístico que contribua na construção da identidade, da autonomia e da autoestima e aprender a trabalhar coletivamente, interagindo com uma ou mais crianças, compartilhando um mesmo espaço ou um mesmo suporte a ser pintado. A professora usou como estratégias contar histórias, pinturas com as mãos, com pincéis. Com essa aula pude visualizar as diferentes formas que a professora utilizou para desenvolver as habilidades motoras e artísticas das crianças. Essa prática pedagógica utilizada pela professora pode auxiliar no desenvolvimento das atividades em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leoni de Souza Machado28 de maio de 2012 às 15:41

      Essa aula foi retirada da http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38808

      Excluir
  56. VALQUIRIA VIDAL BURATTO10 de maio de 2012 às 12:25

    VALQUIRIA VIDAL BURATTO(=';'=)
    Aula: Composição Química da Célula numa perspectiva de Iniciação Científica
    Disciplina: Biologia
    Autores: Lindomar de Oliveira Untaler
    Na analise realiza foi possível avaliar as situações onde o desenvolvimento da aprendizagem se torna melhor devido a assuntos que às vezes maçantes podem se tornar mais interessantes aos alunos, por exemplo, trabalhar o assunto "Composição Química das Células" na Biologia é muitas vezes considerado pelo professor como um grande desafio. O referido conteúdo, além de ser extenso, vem nos livros didáticos, de modo geral, acompanhado de muitas estruturas químicas, o que sobrecarrega o aluno e faz com que a maioria venha a se desinteressar uma vez que as aulas, na maioria das vezes, ficam no abstrato. Por outro lado, se observa que quando o aluno consegue relacionar tal aprendizado com situações cotidianas, o mesmo acaba se interessando cada vez mais pelo assunto e contribuindo em sala de aula, dando exemplos que ocorrem em seu dia a dia. Neste sentido, é necessário que o professor tenha clareza deste fato e procure estabelecer uma aproximação do abstrato com o concreto. Ao juntar aulas diversificadas com as tecnologias que a escola apresenta, o contexto se torna muito mais interessante. A questão do envolvimento de outras áreas em conjunto com a proposta acarreta muito mais conhecimento, por exemplo, a questão de uma nutrição alimentar adequada aliada as atividades físicas podendo trazer benefícios ao corpo. Estarei colocando essa atividade proposta em minhas aulas de biologia, pois achei muito interessante esse método de estar deixando de lado aquela aula maçante proporcionando ao aluno um melhor conhecimento.

    ResponderExcluir
  57. ACLEIDE SOUZA DOS SANTOS10 de maio de 2012 às 12:34

    Aula: Os elementos químicos em nosso cotidiano
    Ensino médio / Química

    Autores: Dina Maria Pinheiro Dantas, Larisse Carvalho de Oliveira, Hermínio Borges Neto, Vivian Silva de Andrade, Luciane Maria Cardoso
    Coautoras: Polyana Cristina Vasconcelos de Morais e Lysandra Guedes Fontanele

    Gostei dessa aula, pois percebi que é uma aula onde proporciona aos professores meios simples quando não haja laboratório, tem como trazer mecanismo para que o aluno trabalha teoria e prática dentro da sala de aula , onde a preparação do ambiente utilizou recursos bem simples e que tem no cotidiano. As formas de organização, em grupo, a pesquisa, a discussão e a sistematização com o grupo .

    Acleide Souza Dos Santos

    ResponderExcluir
  58. Atividade 4
    A aula observada foi uma aula da Autora Jaqueline Maissiat e de Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo, de Porto Alegre - RS Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. A aula é intitulada “A Língua Inglesa em nosso cotidiano” e foi postada no http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Objetiva-se com esta aula, que foi aplicada ao 2º ciclo da Educação de Jovens e Adultos, levar os alunos a reconhecer e identificar palavras da língua inglesa que fazem parte do cotidiano do brasileiro, bem como a observar palavras internacionais que são incorporadas em nosso cotidiano. Considerei a aula muito interessante, considerando que muitas vezes os alunos de EJA não percebem tão facilmente a importância da Língua Inglesa em sua matriz curricular e a aula, por não exigir conhecimento prévio, acaba conduzindo os alunos à percepção da importância desta disciplina na vida escolar, mesmo daqueles alunos que estiveram afastados da sala de aula por um longo tempo.
    Eloa

    ResponderExcluir
  59. Atividade  4 – Conhecendo uma experiência
    Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho
    Professora Cursista: Zoleide

    A germinação das plantas – Metodologia Científica – UCA
     09/05/2012
    Autor e Coautor(es)
    Autor Luciana Soares Muniz
    UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
    Coautor(es)
    Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira
    Estrutura Curricular
    Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
    Tema
    Ensino Fundamental Inicial
    Ciências Naturais
    Ser humano e saúde
    Ensino Fundamental Inicial
    Geografia
    Natureza
    Ensino Fundamental Inicial
    Matemática
    Tratamento da informação
    Ensino Fundamental Inicial
    Ética
    Solidariedade
    Ensino Fundamental Inicial
    Geografia
    Conservando o ambiente
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua Portuguesa
    Alfabetização
    Ensino Fundamental Inicial
    Ética
    Respeito mútuo
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua Portuguesa
    Língua oral: usos e formas
    Ensino Fundamental Inicial
    Geografia
    Lugar e paisagem
    Ensino Fundamental Inicial
    Ciências Naturais
    Ambiente
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua Portuguesa
    Língua escrita: prática de leitura
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua Portuguesa
    Língua escrita: usos e formas
    Ensino Fundamental Inicial
    Ética
    Diálogo
    Ensino Fundamental Inicial
    Meio Ambiente
    Sociedade e meio ambiente
    Dados da Aula
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Conhecer o processo e as etapas de germinação das plantas;
    Compreender o processo de fotossíntese;
    Descobrir os fatores favorecedores da germinação;
    Despertar o interesse pelos cuidados e preservação das plantas para o meio ambiente;
    Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
    Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
    Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
    Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
    Com a pesquisa realizada no Site:
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)acessada tive oportunidade de acessar algumas aulas maravilhosas como no caso desta que escolhi para comentar. O importante dessa aula através da elaboração do projeto de iniciação científica a partir da curiosidade dos alunos em relação ao tema, o conhecimento prévio que tinham sobre o mesmo. O trabalho foi desenvolvido através de experiência, observação do diálogo entre os envolvidos. Usou-se a tecnologia disponível na escola como elo de comunicação, interação e socialização das atividades realizadas no decorrer do processo. Decidiram coletivamente como seriam os registros, nesse caso optaram por um caderno específico para o projeto e como organizá-lo. Envolveram todas as áreas de conhecimento na realização do projeto. E o mais importante, houve a relação teoria e prática. Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  60. Daiane Wiedenhoft Balensiefer10 de maio de 2012 às 14:52

    A aula escolhida tem como nome fermento químico e fermento biológico como reagem? do autor Marco Antonio Amaral. Nessa aula o aluno poderá aprender a identificar os dois tipos de fermento.
    As áreas do conhecimento envolvidas são: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias – biologia, química, matemática – ciências humanas – história – área de linguagem – língua portuguesa.
    Achei a aula muito interessante e divertida por causa do experimento e dos recursos utilizados, os alunos iriam adorar fazer pães e envolve várias áreas do conhecimento, porém é uma aula que depende de uma estrutura das escolas que está longe da nossa realidade, pois necessita de cozinha, laboratório e outros recursos tecnológicos.

    Daiane Wiedenhoft Balensiefer

    ResponderExcluir
  61. prof. ACEDAIL JUSTINO DOS SANTOS11 de maio de 2012 às 05:37

    Autores:
    Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito,
    O importante e o que mais gostei dessa aula através da elaboração do projeto de iniciação científica a partir da curiosidade dos alunos em relação ao tema, o conhecimento prévio que tinham sobre o mesmo. O trabalho foi desenvolvido através de experiência, observação do diálogo entre os envolvidos. Usou-se a tecnologia disponível na escola como elo de comunicação, interação e socialização das atividades realizadas no decorrer do processo. Decidiram coletivamente como seriam os registros, nesse caso optaram por um caderno específico para o projeto e como organizá-lo. Envolveram todas as áreas de conhecimento na realização do projeto. E o mais importante, houve a relação teoria e prática. Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.

    TEMA

    Realizar pesquisas;
    Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
    Interpretar informações;
    Desenvolver habilidades de leitura;
    Resolver situações-problema;
    Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação, entrevista e convite;
    Descobrir o conceito de turismo;
    Conhecer o turismo da região Centro-Oeste;
    Realizar trabalho de campo;
    Duração das atividades
    Previsão de um semestre com uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar e dialoga com diversas áreas do conhecimento.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.
    Estratégias e recursos da aula
    Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 
    Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.
    Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos a seus alunos.
    Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.
    É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa não está dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que em cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.
    Sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

    Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

    - Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

    - Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí
    1. Definir um tema;
    2.Justificar a escolha do tema
    3. Elaborar a problematização;
    4.Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;
    5.Elaborar os objetivos da pesquisa; 
    6.Definir as fontes de pesquisas;
    7.Pesquisa;
    8.Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,
    9.Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;
    10.Socialização dos resultados/culminância do projeto.
     

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prof. ACEDAIL JUSTINO DOS SANTOS11 de maio de 2012 às 06:15

      a aula foi retirada http//portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

      Excluir
  62. MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS11 de maio de 2012 às 06:13

    ATIVIDADE IV: Conhecendo uma experiência
    Titulo da aula: Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos.
    Autor e Coautor(es):Claudia silva de Souza e Elizabet Rezende de Faria..
    Áreas envolvidas: ciências sociais e código e suas tecnologias.
    Sensibilização e exploração do tema “Os impactos das redes sociais nos relacionamentos humanos” como estratégia é um dos aspectos mais interessantes, pois é um assunto que desperta o interesse dos alunos. A elaboração de um roteiro de pesquisa para os alunos e a problematizarão para identificar ao alvo da pesquisa são pontos fundamentais para se chegar ao objetivo almejado.
    FONTE: (HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)
    Data de acesso 21 /05/2012
    MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS.

    ResponderExcluir
  63. Kelin Cristina Miorando Pommer11 de maio de 2012 às 06:26

    Atividade 4: Conhecendo uma Experiencia

    Através de pesquisas realizadas no site http:/portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, no link “sugestões de aula”, identifiquei a aula da professora Andrea da Silva Castagini que abordadava a questão da “Especiação: como nasce uma nova especie”, conteudo referente a disciplina de Biologia. A metodologia utilizada pela professora Andrea chama a atenção por estar totalmente interligada com a tecnologia, a exibição de videos, de fato desperta muito mais o interesse do aluno perante o conteudo do que apenas a utilização de livros. Pesquisas na internet tornam as aulas mais atrativas e provoca a curiosidade do aluno para o assunto trabalhado, além de possibilitar ao educando o acesso gratuito a tecnologia, e dessa forma uma maior compreensão com relação ao uso do computador.
    A pratica pedagógica da professora supracitada, de fato, é indispensável para o planejamneto de uma aula menos monótoma e mais atrativa. Conclui-se portanto, que a tecnologia é uma ferramenta indispensavel no processo educativo, e tendo plena ciencia desse fato concerteza a aula analizada só virá a somar com meu fazer pedagógico.

    Curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
    Kelin Cristina Miorando Pommer

    ResponderExcluir
  64. A atividade analisada por mim foi a aula “Música e geografia: Padrão de consumo/ homogeneidade (O papa é pop)”, do professor de geografia Sanderson dos Santos Romualdo, envolvendo a área de ciências humanas, presente no site (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html) , acessada no dia 11 de maio de 2012.
    A aula é direcionada ao ensino médio e trata do assunto da globalização, a forma como ela atinge todas as pessoas do mundo, sem ao menos percebermos, porque já estamos acostumados com ela, que nos parece tão natural.
    Para fazer com que os alunos observassem que somos alienados a tudo e a todos (marcas, produtos, etc) o professor utiliza-se da música “O papa é pop” de Engenheiros do Hawaí, para facilitar a compreensão e assimilação do assunto abordado. É uma maneira diferente e divertida de ensinar, pois permitiu aos alunos à pesquisa, a interpretação da música, e o trabalho em grupo. O que mais me chamou a atenção é que por se tratar de um assunto bem complexo, o professor conseguiu simplificar o tema de maneira irreverente e divertida, e alcançar seu objetivo.
    Edimélia Pommer Culere

    ResponderExcluir
  65. Atividade 4
    Análise da aula, da professora Priscila Gervasio Teixeira com o tema alfabetização, duraçâo de 180 minutos, com o título “Como compreender e identificar as letras utilizando o alfabeto na escrita de palavras, frases e textos?”. Observando a aula com o titulo acima, e a considerar que a aula da professora foi muito bem preparada com otimos requisitos citados por ela e como recursos cito aqui os pontos relevantse que é a musica da Eliana alfabeto que entra como ponto chave do tema.
    Fazendo a analise das 3 atividades reforço que são otimas para trabalhar com crianças. reforço que foi muito bem formalizada e ela trabalhou bem alguns requisitos, como os recursos mostrados durante a aula.
    Porem o meu argumento é da 1 atividade sobre a musica //l letras .Terras.Com.br Eliana 533123 O alfabeto um dos pontos relevados que cito é a letra da musica e depois o som.De cada letra onde ela mostra o som da letra e depois da silaba e também inclui a família silábica fazendo uma grande confusão ex:letra c+som k onde a família silábica se mistura,somde k e c isso pode causar uma grande confusão na mente do aluno ou da criança entre escrita e leitura sendo que e esses dois recursos são primordiais na vida da criança. A minha opinião como sugestâo .e bom observar bem o texto trabalhado, um outro ponto é a quantidade de atividade com temas diferentes, pode tornar muita informação de uma só vez, onde a criança consegue gravar pouca coisa,um outro ponto seria acrescentar à palavra som no objetivo.
    Http:// portal do professor.mec.gov.br - Data de acesso.08/05/2012
    Foi pesquisado no // letras terras .com.br./Eliana/5331.23/

    autora Vandete Alves Pires Pamacena

    Data de acesso.08/05/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andresa Carvalho da Silva11 de maio de 2012 às 07:15

      4. CONHECENDO UMA EXPERIENCIA
      Códigos visuais: a imagem na comunicação
      Autor: Nelson Vieira da Fonseca Faria

      Estrutura Curricular
      Modalidade / Nível de Ensino
      Componente Curricular
      Tema
      Ensino Médio
      Artes
      Arte Visual: Estruturas sintáticas
      Ensino Médio
      Artes
      Arte Visual: Estruturas morfológicas




      Objetivos da aula:
      Compreender a imagem como importante código da comunicação na atualidade.
      Diferenciar: sinais, símbolos, ícones e índices.
      Identificar nas mídias e no cotidiano os códigos visuais mencionados.
      Estratégias e recursos da aula
      Inicie a aula com uma conversa sobre a forte presença da imagem na vida cotidiana, ou seja, nas mídias digitais, nos apelos publicitários, nos livros e revistas. Lembre também de como a imagem tem sido utilizada na estamparia de roupas e acessórios.
      Apresente alguns jornais, revistas e panfletos para que o grupo possa manipular, observando o número de imagens que são utilizadas por esses meios, seja para promover a (1.) venda de um produto, seja para (2.) ilustrar uma situação ou texto, seja de (3.) caráter documental, como registro de um fato ocorrido. Peça aos alunos e alunas que identifiquem nas imagens contidas nas revistas e jornais, exemplos de imagens que cumprem as três funções acima citadas. Aqueles que encontrarem poderão compartilhar com o grupo.
      Ressalte junto ao alunado o quanto todos nós somos solicitados a decodificar essas imagens em nosso dia-a-dia, ou seja, o tempo todo somos bombardeados por imagens que exigem o nosso entendimento. Por essa razão, é importante que tenhamos claro que a imagem se presta a transmitir uma mensagem, uma informação, a qual precisamos dar conta de decodificar, compreender, ler.
      Acrescente que há vários códigos visuais disponíveis nas imagens, e que nesse bloco de aulas vamos identificar e reconhecer as diferenças entre sinais, símbolos, ícones e índices. Para cada conceito escrito abaixo, apresente as imagens sugeridas (logo em seguida ao termo). Se for material impresso vá fixando no quadro uma a uma conforme for explicando o conceito. Se puder utilizar Power Point, avance nas imagens conforme for discutindo cada conceito.
      Recursos Complementares
      Para saber mais sobre o tema: http://www.slideshare.net/ricreis/comunicacao-visual
       
      Ícones utilizados na internet em bate-papo: http://amiga-mania.sytes.net/Dicionarios/Dicionario_Sorrisos.html

      Avaliação
      A avaliação é processual, ou seja, vai desde a participação inicial na conversa introdutória sobre imagem e códigos presentes nas imagens, as diferenças existentes entre os conceitos de sinal, símbolo, ícone e índice, como na elaboração gráfica dos mesmos.
      Na elaboração dos quatro painéis em cartolina, observe se a colagem e a organização das imagens recolhidas nos jornais e revistas foram adequadas por parte dos alunos. Uma forma de verificar se o conteúdo foi apreendido é observar se os alunos estão agrupando corretamente as imagens .
      Na fixação dos desenhos de sinais, observe se o alunado interagiu entre si, se analisou o melhor local para fixação e participou da organização dos sinais criados pela escola. 
      ANÁLISE DA AULA:
      A aula do professor foi realizada para a área de Linguagem, pois a mesma tem a função de propiciar melhor interpretação e entendimento dos discentes.
      A estrategia do professor foi eficaz, sendo que o mesmo utilizou textos mistos para assim atrair a atenção dos alunos.
      A forma de avaliação que o professor utilizou foi de grande relevância, pois o mesmo consegue observar todos os âmbitos de assimilação.
      (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)
      Andresa Carvalho da Silva

      Excluir
  66. Danielli lazzarotto11 de maio de 2012 às 07:25

    Atividade 4 : Conhecendo uma Experiência



    Aula: A valorização do outro
    Autora: Neusa Rodrigues Dos Santos


    Modalidade / Nível de Ensino
    Componente Curricular
    Tema
    Ensino Fundamental Inicial
    Alfabetização
    Papel da interação entre alunos
    Ensino Fundamental Inicial
    Língua Portuguesa
    Língua oral: valores, normas e atitudes

    A valorização do outro
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    Reconhecer as diferenças e necessidades individuais das pessoas com deficiências;
    Valorizar as pessoas independente das condições físicas e psíquicas;
    Estimular a linguagem oral;
    Exercitar atitudes cooperativas;
    Respeitar as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. .
    A analisar a aula da professora gostaria de destacar a temática tratada que se refere ao discurso das pessoas com deficiência acerca da concretude do processo de inclusão social e articular o discurso desses sujeitos com as diretrizes,ou seja o aluno deve saber reconhecer as necessidade das pessoas com deficiência hoje em mais do que nunca este tipo de aula deve muito ser realizada nas escolas, os alunos atualmente, não sabe mais ter respeito, consideração, amizade uns pelos outros ou por outras pessoas, estão precisando descobrir o valor de uma pessoa, o respeito, e uma aula desta com certeza irá fazê-los refletir, pesar sua ações, procurar respeitar os outros, valorizar mais o ser humano.

    Os recursos de mídias explorados pela professora foram pesquisa em vários sites, e diversos livros e fez publicação em seu próprio site.

    ResponderExcluir
  67. ATIVIDADE IV- CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
    A aula Medindo o piso do refeitório: cálculo da área de Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II Unidade Escolar Tijuca II, Rio de Janeiro - RJ, retirada do site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, para as Modalidades de Ensino Fundamental Final e Educação de Jovens e Adultos 1º e 2º Ciclos, do Componente Curricular Matemática trabalha grandezas e medidas, espaço e forma, de maneira bem dinâmica. Pois a professora inicia com uma atividade sobre a divisão de um terreno em quatro, depois com um vídeo sobre área, volume e forma e trabalha também no laboratório de informática. Mas o que chamou atenção e achei interessante foi a professora levar todos os conhecimentos obtidos sobre área para a realidade dos alunos, que foi calcular a área do refeitório da escola, através de uma atividade prática, pois dessa maneira os alunos irão entender e fixar o conceito de área.
    Professora: Edna Cristina Fassbinder Ferst

    ResponderExcluir
  68. MARCIA DUESSMANN ROHDEN16 de maio de 2012 às 18:44

    MARCIA D.ROHDEN
    Atividade 04
    Conhecendo uma experiência
    Autora Fernanda Mauricio Simões
    Belo Horizonte.MG Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.CENTRO PEDAGOGICO.
    Titulo.Construindo a Historia de nossa Região.Projeto Colaborativo entre escolas.
    09/04/2012
    Área do Conhecimento ; Língua Portuguesa.
    Modalidade . Ensino Fundamental inicial
    A aula que observei e um projeto da professora Fernanda de Belo Horizonte,do Portal do Professor.
    Achei a aula interessante para se trabalhar com alunos do ensino fundamental inicial.
    A professora sugere que deve se trabalhar com alunos de duas escolas de cidades diferentes para que haja um intercambio entre alunos e professores.
    Nessa aula será preciso a utilização de vários recursos tecnológicos como; internet,vídeo,Orkut.
    Nessa aula os alunos farão pesquisa sobre a cidade onde moram,e através dos recursos tecnológicos eles se comunicarão com os colegas através do Orkut,e no final do projeto as duas escolas construirão um texto onde aprenderão quais são as semelhanças e diferenças entre as historias das cidades que tiveram a possibilidade de conhecer através do intercambio.
    Eu achei muito interessante essa aula pois ela propõem vários momentos de aprendizagem,e por oferecer uma dinâmica de interação entre alunos de outras escolas.Os recursos tecnológicos usados nessa aula e de grande beneficio e oferece aos alunos uma aula prazerosa,envolvendo toda a turma,onde o aluno se envolve nos estudos sem que precise ficar quatro horas sentado numa sala de aula fazendo sempre a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  69. A aula analisada é da área de linguagem, mais especificamente da disciplina de Língua Inglesa. Juliana Maria Cristiano Gense da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho é a autora. Desenvolvida para ser trabalhada com o ensino fundamental final, aborda um tema que por si só, desperta o interesse dos adoslecentes, pois abre debate para as atuais tendências da moda na cultura. Esta atividade consome aproximadamente quatro horas/aulas e permite ao educando ampliar o vocabuláro referente a itens do vestuário, através de pesquisas em sites de moda com pessoas famosas ou não.
    Particularmente achei a aula muito atrativa, pois como já citei anteriormente o tema é de interesse dos educandos adolescentes, além do uso da tecnologia para expor figurinos e enriquecer a aula com recursos visuais. Com certeza a turma terá motivação em construir perguntas e respostas e até pequenos textos simples para descrever as peças de roupas e calçados expostos nas figura,adquirindo assim desembaraço e familiaridade com a língua em questão.
    Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
    Data de acesso: 16/05/2012

    Saionara Mazzochin

    ResponderExcluir
  70. A aula da professora Terezinha Silva dos Santos do RJ é muito interessante e com certeza irá produzir um resultado positivo, pois vai unir a necessidade que todos os alunos e professores tem que é a leitura e o uso da tecnologia que irá sem sombra de dúvidas motivar os alunos a usar o computador, tecnologia que o aluno gosta e ao mesmo tempo vai desenvolver a capacidade de uso das ´midias e melhorando a socialização pela apresentação do trabalho o mais importante é que na avaliação a professora vai procurar e stimular falando do que é positivo e criticando a parte negativa na qual o aluno será capaz de produzir, assim, o aluno poderá melhorar seu trabalhado com motivação e dessa forma o aluno irá melhorar o seu trabalho com motivado pois sabe que é capaz de fazê-lo e ainda somado a tudo terá um dominio melhor das tecnologia utilizada e sua auto-estima mais elevada

    ResponderExcluir
  71. Janete Aparessida Miorando18 de maio de 2012 às 11:08

    A germinação das plantas - Metodologia cientifica
    Autor: Luciana Soares Muniz

    A aula da professora Luciana é interessante pela forma que a mesma encaminhou o trabalho. No inicio da-se a impressão que a professora esta encaminhando uma brincadeira com os alunos, ao encaminhar o dialogo entre alunos percebe-se que a professora esta iniciando um projeto de pesquisa a partir da curiosidade dos seus alunos, ela interage com os mesmos sobre o gosto por determinadas frutas, a partir daí surge a idéia de preparar uma salada de frutas, destaca-se as sementes das frutas utilizadas na salada e se inicia um trabalho de pesquisa sobre a germinação das mesmas.
    Essa forma de trabalhar é interessante pois o aluno é motivado a fazer algo concreto e em seguida a professora encaminha os conteúdos do núcleo comum e trabalha-os de forma prazerosa.
    Cada aluno se auto avalia por escrito, e expõe o que a aula significou para ele, durante essa exposição do aluno, o professor percebe os pontos que deve retomar com cada um.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40615

    Janete Aparessida Miorando

    ResponderExcluir
  72. Rosemeire Siqueira da Cruz dos Santos21 de maio de 2012 às 15:32

    Rosemeire Siqueira da Cruz dos Santos
    Atividade 04
    A aula analisada envolve várias áreas do conhecimento: Linguagem Oral e Escrita, Movimento e Arte visual. A referida aula foi de autoria da professora Nubia Silva Guimarães Paiva e contou com a participação da coautora Rita de Cassia Roger Mariano de UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia. Os objetivos desenvolvidos foram: Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Interessar-se pela linguagem teatral; Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens nas situações do cotidiano da sala de aula ampliando as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. A professora teve como estratégias levar para as crianças uma história clássica do universo infantil: Cinderela, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho entre outras. Ela utilizou diferentes recursos: fantoches, leitura da história com o livro e dramatização. Ao observar essa aula percebi que contar histórias na Educação Infantil desperta o cognitivo das crianças e estimula as mesmas para o processo ensino aprendizagem e isso serve como base para minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aula retirada de: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22617

      Excluir
  73. Blogs: eu digo o que penso!
    Estrutura Curricular: Fundamental: séries finais
    Área envolvida: Linguagem
    O que o aluno poderá aprender com esta aula
    • Conhecer o blog como um suporte muito utilizado no mundo digital e avaliar suas finalidades.
    • Identificar os gêneros presentes em um blog.
    • Desenvolver estratégias para a defesa de um ponto de vista.
    • Avaliar a defesa de pontos de vista em textos opinativos postados em blogs.
    • Produzir um texto opinativo para ser postado em um blog.
    Duração das atividades
    4 aulas de 50 minutos.
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    • Características do texto dissertativo.
    • Tese e argumentos que a sustentem num texto dissertativo.
    • Coerência e coesão textuais.
    Estratégias e recursos da aula:• Computador/ internet (sala de informática) Data show, ou vídeo e TV e Caixas de som
    Avaliação
    Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Considere a participação nas discussões, a interação com a equipe, a qualidade das pesquisas e dos registros. Avalie também o texto produzido para o diário e as respostas dadas nos roteiros de pesquisa.
    Autora: Karen Alves de Andrade
    Belo Horizonte- MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
    Site: portaldoprofessor.mec.gov.br
    Acesso: 23/05/2012
    Comentário:
    Eu achei interessante este tipo de aula, por dois motivos, primeiro que o aluno terá acesso á vários Blogs e consequentemente irá contribuir com seu depoimento sobre os assuntos dos blogs, e, isso faz com que o aluno tenha um ponto de vista sobre o conteúdo e um segundo lugar é uma atividade que envolve o aluno por se tratar de uso de mídias .
    O aluno ao visitar os Blogs ele vai descobrindo coisas interessantes e isso contribui para novas pesquisas, além das variedades de texto que ele tem acesso a das leituras que realiza. Esse tipo de atividade é chamativa e o aluno acaba praticando leituras mesmo sem perceber.
    O que faltou nessa sugestão de aula foi os próprios alunos criarem um blog para o grupo. Depois de tantas visitas aos outros Blogs, acredito que els teriam condições de produzir um para que os outros colegas de sala pudessem entrar e deixar suas opiniões postadas.
    Sandra Mª Alves de Souza

    ResponderExcluir
  74. A aula observado mostra os passos completos de como trabalhar uma aula, trás uma organização que facilita a compreensão e a organização dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos, isso direciona professores que devem atuar em mais que uma disciplina como é o meu caso que trabalho com 4 disciplina sendo que sou licenciado em apenas uma. Possibilita que abrimos um leque de opções de conteúdo com horários determinados e atividades que facilitam o entendimento por partes dos alunos. A autora da aula é Alexandra Magalhães Frighetto, aula preparada para para o Ensino Fundamental. Disciplina de Matematica.

    ResponderExcluir
  75. prof:juliana zeferino25 de maio de 2012 às 09:18

    Atividade 4 Conhecendo uma experiência
    Autor Wescley Well Vicente Bezerra
    Coautor (es) - Maria Terezinha Gaspar
    Na observação percebi que aula fica mais interessante quando o aluno trabalha com o computador, pois eles estão ligados às tecnologias, isso facilita a compreensão dos conteúdos e assim podemos trabalhar diferenciadas as atividades.
    http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_Sella/index.html

    ResponderExcluir
  76. Roseli Cassia Careno Guermandi28 de maio de 2012 às 16:48

    Roseli Cassia Careno Guermandi
    Atividade 04
    A aula que observei tinha como objetivo compriender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira e conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais. A duração das atividades foram de quatros aulas.Os conhecimentos trabalhados foram: A copoeira e manifestações afrodescendente. Para esse trabalho o professor estudou a lei 11.465, de 10 de março de 2008, que modificou o artigo 26 da LDB que determina a obrigatoriedade do tema “ história e cultura afro-brasileira e indígena nas escola,” ao analisar a referida aula pude perceber que a mesma poderá me ausiliar no dia a dia ,pois a língua portuguesa recebeu muitas influências de outras culturas. E nossos alunos precisam saber e conhecer melhor a história de nossa língua. Essa aula tem como autora Eliana Candida Pereira e coautora Mary Grace Martins, ambas de São Paulo, foi retirada do http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15633.
    Acessado: 28/05/2012

    ResponderExcluir
  77. Professora Adelita da Silva Bento31 de maio de 2012 às 11:37

    Na escola Municipal Minuano onde trabalho como educadora infantil dispõe de tecnologias como data show, celulares, computadores, máquina digital, internet , enfim, na medida do possível, temos a nossa disposição o que precisamos para realizar nossos trabalhos, com a Educação Infantil, utilizo bastante a televisão com DVD e a internet , com atividades de jogos e desenhos o que torna a aula bem mais interessante Prof.ªAdelita da Silva Bento

    ResponderExcluir
  78. Andrea Gonçalves Strapazzon31 de maio de 2012 às 12:59

    Atividade 04
    Conhecendo uma experiência
    Analisei a aula cujo o tema “Língua Portuguesa” que tem como autora Marta Pontes Pinto e coautora Eliana Dias, que trabalha de forma bem esclarecedora as noções básicas da importância da Língua Portuguesa em nossas vidas e ainda transmite conhecimentos de cartografia que servem para localizar no mapa os lugares onde habitam falantes da nossa maravilhosa língua Portuguesa, acho particularmente de suma importância o assunto abordado para conhecer a influência de diferentes povos na formação da Língua Portuguesa. Professora: Andréa Gonçalves Strapazzon

    ResponderExcluir
  79. Professora Andréa Gonçalves Strapazzon31 de maio de 2012 às 13:07

    Atividade 04
    Conhecendo uma experiência
    Analisei a aula cujo o tema “Língua Portuguesa” que tem como autora Marta Pontes Pinto e coautora Eliana Dias, que trabalha de forma bem esclarecedora as noções básicas da importância da Língua Portuguesa em nossas vidas e ainda transmite conhecimentos de cartografia que servem para localizar no mapa os lugares onde habitam falantes da nossa maravilhosa língua Portuguesa, acho particularmente de suma importância o assunto abordado para conhecer a influência de diferentes povos na formação da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Andréa Gonçalves Strapazzon15 de junho de 2012 às 07:45

      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
      Acresentando o endereço de pesquisa da aula analisada.

      Excluir
  80. A aula de matemática apresentada pela professora Alexandra Magalhães Frighetto, (aula preparada para para o Ensino Fundamental. Disciplina de Matematica). Mostra uma nova possibilidade de se trabalhar com a disciplina de Matemática, porem pode nos dar uma nova idéia de como trabalharmos com as disciplinas variadas que atuamos, nos dando uma nova metodologia possibilitista, na forma da organização dos conteúdos trabalhados, bem como nos auxilia a demonstrar ou a criar novas possibilidades dentro das nossas áreas.


    RODRIGO SAUER.

    ResponderExcluir
  81. Maeli Gonçalves de Souza1 de junho de 2012 às 05:49

    ATIVIDADE 4: Conhecendo uma experiência
    A minha área de atuação é Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, disciplina complexa no que tange aulas com metodologias diversificadas. Ao analisar o Portal do Professor no site HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, no item “Sugestões de aulas”, especificamente na aula de Física com a professora de matemática, Andréa Marques Leão Doescher, da Unoeste Colégio Ensino Médio e Profissional, Presidente Prudente SP, sobre Eletricidade: todos os materiais conduzem – na?. considerei como referência a prática pedagógica da mesma. Elaborei e planejei a aula diferenciada, levando meus alunos a aprender a aprender, reconhecendo os fatos e fenômenos físicos do seu cotidiano, utilizando procedimentos práticos. Interessante para um professor como eu ver o brilho nos olhos dos alunos, a partir de uma aula utilizando a prática do dia a dia, considerando relevante a aprendizagem do aluno.
    "[...] mais do que ensinar, trata-se de fazer aprender [...], concentrando-se na criação, na gestão e na regulação das situações de aprendizagem". (PERRENOUD, 2000, p. 139).
    Maelí Gonçalves de Souza

    ResponderExcluir
  82. Prof: Adelita Da Silva Bento1 de junho de 2012 às 06:32

    Professora:Adelita Da Silva Bento

    Sugestão de aula :Gênero discursivo:Crônica
    Professora:Eliane Candida Pereira

    A aula que observei tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre o gênero discursivo crônica, através da leitura da crônica “O lixo” de Luiís Fernando Veríssimo, mas poderia também objetivar além da reflexão, levar o aluno a conhecer tal gênero através da interpretação. A professora fez uso de várias mídias dando oportunidade para que o aluno possa explorar e se identificar para se aprofundar na leitura. Retirado do http://portaldoprofessor.gov.br. Acessado em 23/05/2012
    Prof:Adelita

    ResponderExcluir
  83. Aline Anne de Souza Jerônimo1 de junho de 2012 às 07:25

    Analisei uma aula na área das Ciências da natureza e exatas com o tema Vida e Ambiente com o titulo: O que são Fenômenos Físicos? Do autor: Lindomar de Oliveira Untaler e coautores: Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira. Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31966. Achei uma aula muito criativa com o objetivo de realizar experimentos para observação do fenômeno físico, distinguindo um fenômeno físico de um fenômeno químico e compreensão da importância de estudar os fenômenos físicos, com varias imagens para despertar a atenção do educando e cada imagem explicando seus fenômenos com ênfase de sua importância em nossas vidas e exercícios ligados ao cotidiano do educando, de maneira simples a compreensão dos fenômenos da física. Utilizando materiais e situações cotidianas o autor da aula mostra que os fenômenos físicos estão em nosso dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  84. prof: Juliana Zeferino15 de junho de 2012 às 05:50

    Atividade 4
    Medindo o piso do refeitório:
    Calculo de área
    Autor- Edite Resende Vieira.
    Rio de janeiro-RJ Colégio Pedro II unidade Escolar Tijuca II
    Coautor (es)- Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Vilhar Marinho, Jackson Lopes da cunha, Raquel Cupolilho Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva.
    A aula que observei trás para o conhecimento do aluno, os números decimais, noção de grandezas, reconhecimento da forma de um quadrado e medidas de comprimento a aula trás criatividade exibindo aos alunos vídeo, falando sobre, as coisas tem área volume e forma, o professor leva os alunos ao laboratório para trabalhar com eles no computador, Áreas dos quadriláteros, Áreas de figuras poligonais, e expressões numéricas que traduzem as medidas da área e do perímetro de quadriláteros, e para trabalhar: qual a área do refeitório?
    O professor dispõe de materiais simples como, trena, barbante, folhas de A4, folhas de jornal e régua comum, os alunos são levados ao refeitório e trabalhão a pratica para resolver a pergunta isso faz com que o aluno se interesse cada vez mais só os conteúdos aplicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prof: Juliana Zeferino15 de junho de 2012 às 05:56

      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
      Acresentando o endereço de pesquisa da aula analisada.

      Excluir
  85. Prof. Ivete Aparecida de Barros Santos15 de junho de 2012 às 07:42

    Aula. Os desenhos de humor: charge, cartum e caricatura
    Autor: Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
    Coautor: Luiz Prazeres
    Modalidade: Ensino Fundamental Final
    O Objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam os elementos que perpassam a constituição do sentido em desenhos de humor, fazê-lo refletir sobre o propósito critico desses desenhos, charge, cartum e caricatura.
    A aula em questão trabalha assuntos de suma importância ( politica, saúde, etc), no entanto não desperta o interesse de adolescentes, mas a forma em que foi trabalhada deixou o assunto divertido e assim com uma compreensão mais tranquila, porque trabalha com humor.
    “Humor é uma forma de tirar a roupa da mentira, e seu êxito está na alegria que ele promove pela descoberta inesperada da verdade”
    Ziraldo.
    Professora: Ivete Apda. De Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Ivete Aparecida de Barros Santos15 de junho de 2012 às 07:43

      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
      Acresentando o endereço de pesquisa da aula analisada.

      Excluir
  86. CICLO DO CARBONO
    A proposta de aula sobre o ciclo do carbono é bastante interessante pois o professor, buscou atraves da internet fazer uma pesquisa sobre o ciclo do carbono na natureza, atraves de imagens e textos sobre o assunto abordado, com objetivo de fazer com que os alunos comprendam como ocorre este ciclo na natureza.

    ResponderExcluir
  87. ATIVIDADE 4- CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
    Sou formada na área de pedagogia e por essa razão não poderia deixar de analisar algo que tenha haver com o meu fazer pedagógico, sendo assim analisei a aula “Fabulas e internet “ de 26/09/2011, Autor e Co-autor(es) Autor Grace Luciana Pereira SÃO PAULO - SP Universidade de São Paulo.
    Para mim foi uma sugestão muito interessante que caiu em cheio no que eu já desenvolvi em uma Escola a qual já dei aula e sinto muita saudades dessa Escola Municipal São Sebastião do Morro. Iniciei o ano letivo tendo muita dificuldade na questão de escrita e interpretação com aluno da 5ª série então essa aula que vi me fez recordar a aula que eu já tinha aplicado.
    Observei o quando as fábulas tem a contribuir para o nosso fazer pedagógico, sendo assim construindo um olhar crítico em relação as mesmas analisando a concepção que os mesmos tiveram na questão da relevância que tem a interpretação o educando construiu uma nova fábula em cima da original ante era chapeuzinho vermelho agora chapeuzinho verde. . Com a análise desta sugestão de aula posso assegurar que irei dar continuidade ao trabalho que desenvolvo, utilizarei as sugestões levantadas nesta aula, pois como estamos em constante transformação de conhecimento e avanços tecnológicos, acredito que como transmissores e receptores de conhecimento devemos receber e transmitir ideias que venham a contribuir para o ensino aprendizagem de todos.
    A aula avaliada foi retirada do portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

    ResponderExcluir
  88. A aula 'O universo dos diferentes grupos sociais existentes na escola', desenvolvida pela professora Luciana Xavier de Castro, na Escola de Educação Básica Elizabete Resende de Faria,situada no município de Urberlandia -MG .postada no Portal do Professor em 19/04/2012, endereço: http:// portaldoprofessor.mec.gov.br/espaçoDaAula.html. A aula é direcionada para os alunos da série final do Ensino Fundamental referente a Pluralidade Cultural apresenta de forma clara e singular métodos de se combaterem o bulling na escola, bem como o incentivo a leitura e a escrita assim como o respeito as diferenças dos grupos sociais existente na escola.

    ResponderExcluir