Segundo (Dowbor, L., 2001): as tecnologias desempenham um papel central na educação, pois elas mudam a técnica e toda a concepção de ensino, ou seja, quando espaços diversificados de conhecimento: televisão, Internet, vídeos, imprensa, publicidade, passam a disputar a atenção do aluno, o desafio maior do professor é ajudar o aluno a organizar este universo de conhecimentos desarticulados. De acordo com o prof. Dr. Ladislau não basta mudar o currículo, mas repensar a educação de modo que possamos ter uma escola menos lecionadora e mais articuladora do conhecimento. Diante disso, a tarefa pedagógica na sala de aula muda de uma função de transmissão de conhecimentos, para uma nova função onde o professor passa a organizar as inúmeras informações que o aluno trás para a sala de aula no sentido de transformar em conhecimento. Este não é apenas um desafio para o professor, mas para o aluno, para a escola, para as políticas educacionais e sociedade em geral. Enquanto ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula, e podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. A educação já não pode funcionar sem se articular com o cotidiano que extrapola a sala de aula e a instituição escola. É preciso pensar as tecnologias junto com o processo educacional que nos permite aproveitar os conhecimentos e a organização social como essenciais para o verdadeiro desenvolvimento do país. Isaura Gorete De Carli
Atividade 2: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
ResponderExcluirSegundo (Dowbor, L., 2001): as tecnologias desempenham um papel central na educação, pois elas mudam a técnica e toda a concepção de ensino, ou seja, quando espaços diversificados de conhecimento: televisão, Internet, vídeos, imprensa, publicidade, passam a disputar a atenção do aluno, o desafio maior do professor é ajudar o aluno a organizar este universo de conhecimentos desarticulados. De acordo com o prof. Dr. Ladislau não basta mudar o currículo, mas repensar a educação de modo que possamos ter uma escola menos lecionadora e mais articuladora do conhecimento. Diante disso, a tarefa pedagógica na sala de aula muda de uma função de transmissão de conhecimentos, para uma nova função onde o professor passa a organizar as inúmeras informações que o aluno trás para a sala de aula no sentido de transformar em conhecimento. Este não é apenas um desafio para o professor, mas para o aluno, para a escola, para as políticas educacionais e sociedade em geral. Enquanto ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula, e podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. A educação já não pode funcionar sem se articular com o cotidiano que extrapola a sala de aula e a instituição escola. É preciso pensar as tecnologias junto com o processo educacional que nos permite aproveitar os conhecimentos e a organização social como essenciais para o verdadeiro desenvolvimento do país.
Isaura Gorete De Carli