segunda-feira, 4 de junho de 2012

3ª Unidade - Atividade 2


Após a leitura das temáticas do módulo, que destacam as práticas de integração de tecnologias ao currículo através da pedagogia por meio de projetos, destaque suas idéias acerca da unidade: Currículo, Projetos e Tecnologia, considerando alguns questionamentos:
 - Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo com os alunos?
- De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
- Como integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
- O que é Currículo?

- Elabore um texto e poste clicando na palavra Comentários, logo abaixo deste texto.

45 comentários:

  1. Laureci B. L. de Lima11 de junho de 2012 às 03:06

    CONSTRUCIONISMO E A PEDAGOGIA POR PROJETOS
    A pedagogia de projetos é uma forma de favorecer o aprendizado do aluno usando os recursos tecnológicos, pois sua proposta é que ele aprenda fazer fazendo e a se reconhecer como autor daquilo que ele mesmo produziu. Isso porque, para produzir ele seleciona informações, toma decisões, trabalha em grupo e buscando, junto com os colegas, tirar as dúvidas sobre os assuntos que estão sendo estudados.
    Um grande aliado dessa pedagogia de projetos são os recursos tecnológicos, tão pouco utilizados em nossas escolas, eu mesma em minha prática pedagógica uso esses recursos mais para digitação de textos que os alunos produzem com o objetivo de registrar e socializar os trabalhos (pois os mesmos ficam na biblioteca da escola), do que como busca de aprendizagem através de projetos. Porém, ao oportunizar ao aluno a utilização do computador para digitar um texto, eu reconheço e oriento os mesmos que este recurso está sendo utilizado também para seu aprendizado que pode e deve interferir na forma dele reorganizar suas ideias e a maneira de expressá-las, e não apenas um exercício mecânico de digitação. E agora que me propus a fazer este curso vou procurar aprender sempre mais a usar as mídias e a compreender sua importância no processo de ensino e aprendizagem especialmente no trabalho por projetos.
    No entanto, acredito que nem todos os conteúdos são possíveis de serem abordados num projeto e que este não deve ser colocado para os professor como uma “camisa-de-força”, não deve “engessar” a escola, pois tem momentos em que deve se usar outras estratégias pedagógicas para que os alunos possam aprender determinados conceitos. Assim, o professor terá abertura para rever sua prática pedagógica, a fim de ajudar o aluno a construir e reconstruir seu conhecimento.

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  2. Kátia Fabiane Scheid Bianchim12 de junho de 2012 às 04:57

    Unidade 3 / Atividade 2

    Currículo, Projetos e Tecnologia
    A partir das leituras da unidade três do livro tecnologia da educação, páginas 139 a 171, observei e analisei que: Projetos são essências para que o ensino aprendizagem aconteça de uma forma mais qualitativa, sendo mais relevante quando o ponto inicial de pesquisa, inicia-se com um questionamento vindo de um aluno.
    Todavia o currículo tem suas divergências, devido às mudanças sociais, pois nós docentes a cada inicio de ano organizamos conteúdos programáticos a serem trabalhados e muitas vezes não levamos em consideração os conhecimentos que os alunos trazem. Devido a essas mudanças, devemos nos atentar a promovermos uma educação que se torne significativa a nossos olhos e ao dos alunos, desenvolvendo projetos no âmbito curricular que relacionam e integram os avanços tecnológicos.
    A cada dia vemos que nossos educandos tem acesso à celulares, tablets, computadores, internet e outras tecnologias, por essa razão não devemos vendar nossos olhos para essa realidade e sim integrarmos essas tecnologias no desenvolvimento do currículo, com estratégias que relacionam os conteúdos programáticos com a realidade dos educandos. Integrando professores de diversas disciplinas, compartilhando dificuldades, anseios, conhecimentos e medo que cada um enfrenta em sua prática pedagógica ao falar em tecnologia. Todavia, com as discussões dos docentes, a equipe elaboraria e integraria com maior satisfação projetos que envolvam as tecnologias, pois o grupo de docentes estariam integrados em um só objetivo “A aprendizagem do educando”.
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

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  3. CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

    Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno usando os recursos tecnológicos é por meio da pedagogia de projetos. Como diz Prado (2005):
    A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda – fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
    A aprendizagem não é só acumulação de conteúdos ou doses de informações isoladas. Ela é um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa que está inserida em um contexto sócio – histórico. E durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas do conhecimento.
    Ao desenvolver projetos em sala de aula, tem se a necessidade de se criar uma nova cultura educacional, e o uso das tecnologias e mídias nesse desenvolvimento favorecem uma nova visão educacional ao considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade, construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes, e desenvolver ações em prol da transformação individual e social.
    Currículo é um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades. Assim, acredito que o trabalho com projetos propicia a interação das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído coma participação de todos os atores do processo educativo. Por isso, o ponto de partida é claro, mas o mesmo não é verdade em relação ao como e quando o projeto poderá terminar. Isso ocorre porque esse tipo de atividade carrega consigo uma dinâmica própria, e essa dinâmica é constituída pela elaboração, pela execução, pela análise, pela reformulação e por novas elaborações do projeto.
    Leticia Aparecida Moreira

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  4. ATIVIDADE 3

    CURRÍCULO PROJETOS E TECNOLOGIA
    A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o pre Os trabalhos realizados pelos alunos são apresentados em sala de tecnologia com utilização do projetor multimídia e peço para os grupos se organizarem livremente, desde que todos apresentem. Com esse tipo de atividade percebi uma ótima desenvoltura para se expressarem, pois se demonstram satisfeitos ao verem suas produções projetadas para a turma.
    sente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999).
    Um aspecto importante na atuação do professor é o de propiciar o estabelecimento de relações interpessoais entre os alunos e respectivas dinâmicas sociais, valores e crenças próprios do contexto em que vivem. Portanto, existem três aspectos fundamentais que o professor precisa considerar para trabalhar com projetos: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos; as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica utilizando as tecnologias.
    A mediação do professor é fundamental, pois, ao mesmo tempo em que o aluno precisa reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando propiciar a construção de conhecimento do aluno. A mediação implica a criação de situações de aprendizagem que permitam ao aluno fazer avaliações, uma vez que os conteúdos envolvidos no projeto precisam ser sistematizados para que os alunos possam formalizar os conhecimentos colocados em ação. Os trabalhos que realizados pelos alunos devem ser apresentados em sala de tecnologia com utilização do projetor multimídia e peço para os grupos se organizarem livremente, desde que todos apresentem. Com esse tipo de atividade percebi uma ótima desenvoltura para se expressarem, pois se demonstram satisfeitos ao verem suas produções projetadas para a turma.
    O currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediados pela internet. Uma forma de trabalhá-lo é informatizar o ensino ao colocar o material didático na rede.
    Para integrar efetivamente essas tecnologias ao currículo escolar e ao projeto pedagógico, a primeira coisa é ter a tecnologia disponível. É por isso que não se observam resultados tão favoráveis quando há apenas um laboratório para toda a escola. A tecnologia tem de estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno. Não estou falando exclusivamente de computador, mas de diversas tecnologias digitais.
    MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS

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  5. UNIDADE III

    CURRICULOS PROJETOS E TECNOLOGIAS

    ANALISANDO EXPERIENCIAS VIVIDAS EM SALA DE AULA

    ATIVIDADE 2

    Reportar-se a experiências vividas em sala de aula e no campo profissional é desvendar caminhos de intensas expectativas e surpresas nas inúmeras descobertas,contentamento e frustrações de se viver à experiência da docência.
    O contexto educacional traz um leque de métodos e formas de como criar no aluno, expectativas de aprendizagem que ele venha a adquirir, para tornar-se um ser humano pensante e que tenha sua formação dentro da sociedade. Estar à frente do processo ensino aprendizagem traduz de certa forma grandes expectativas, já que o docente com habilidades e competências, para que socialmente, o individuo consiga ter uma efetiva postura social crítica e reflexiva diante do que a sociedade os impõe.
    Analisando as experiências obtidas, considera-se de grande importância para qualquer área de conhecimento, seja ela a educação ou outra profissão, já que todas elas têm seus desafios para a vida humana. Sabe-se que, atualmente o professor lida com desafios mais complexos, do que só os saberes escolares, com o uso dos recursos tecnológicos que cresce a cada dia e que requer desse profissional mais competência para se aliar a todas essas inovações na sua sala de aula.
    Muitas vezes espera-se somente do professor, sendo que este não é mais visto com um detentor de todo os saberes, mas um intermediário, que estar ali para complementar com sua didática os desafios constantes na sua sala de aula.
    As experiências analisadas se igualam quando as professoras das classes de jovens e adultos se equiparam no seu compromisso, considerando o verdadeiro desenvolvimento da linguagem humana e quando acreditam no potencial de seus alunos, no desenvolvimento de atividades que buscam melhorias na leitura e na escrita, já que a educação de adultos tem sua visão focada nesse sentido.
    Um problema que não requer apenas processos didáticos e metodológicos do professor alfabetizador, mas que aliado a isso, esse profissional, tem que se redescobrir e buscar maneiras de superar os problemas evidenciados em sua sala de aula, trazendo de volta alunos que por algum motivo deixaram de frequentá-la, tornando-se um número há mais na evasão escolar, mostrando-lhes que suas habilidades e competências são necessárias para a sua formação profissional.
    Dessa forma, entende-se que o professor necessita de espaços para fazer reflexão sobre a sua prática, e assim construir novas aprendizagens e juntamente com seus alunos realizar a verdadeira transformação social.

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  6. Saionara Mazzochin Torres15 de junho de 2012 às 05:38

    As novas práticas pedagógicas nos convidam a reflexão acerca da formação integral do aluno, proporcionando-lhe meios de desenvolvimento a fim de que torne-se autônomo, capaz de lidar com conceitos de liberdade e justiça e que tenha além das habilidades intelectuais, atitudes e valores.
    Trabalhar com projetos facilita essa proposta, uma vez que professor e aluno ensinam e aprendem de maneira mais sólida, reconhecendo-se como autor daquilo que estão fazendo. A construção do conhecimento implica a realização de atividades variadas que incluem a participação efetiva do aluno, inseridos no contexto sócio-político e econômico em que vivem, numa dinâmica metodológica e desafiadora que estimule o raciocínio e a capacidade de identificação. Para isso é necessário valorizar as diferenças, estimular a iniciativa, sem antecipar respostas, professores devem permanentemente avaliar sua prática pedagógica visando transformá-la. É nesse contexto que entra em ação o professor reflexivo, capaz de avaliar continuamente suas técnicas, fortalecendo as experiências satisfatórias e refazendo aquelas que não alcançaram seu objetivo, e para que haja reflexão é necessário troca de experiências e de ideias, o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz.
    Porém ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essas barreiras sejam ultrapassadas . A mudança na educação é muito lenta se comparada a outros segmentos. A maioria de nós, educadores, ainda estamos nos abrindo as possibilidades de uma reflexão mais profunda que aponte para uma solução melhor.
    Saionara Mazzochin Torres

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  7. Sandra Mª A. de Souza19 de junho de 2012 às 05:34

    Mais importante do que incorporar pura e simplesmente as novas tecnologias na sala de aula, é fundamental que primeiro se pense no tipo de cidadão que queremos e qual a formação cultural que a escola lhes vai dar ( Àrea, 1996 ), só depois devem ser equacionadas formas de transportar os novos meios de comunicação em objeto de estudo e análise curricular. Daí a importância de se trabalhar com projetos que desenvolvam as competências e as habilidades dos alunos inserindo ao mundo das tecnologias que faz parte de sua vida.
    Assim, entendemos que o currículo deve estar em consonância com os objetivos da escola e não os objetivos em função do currículo. Mas para que isso ocorra é necessário muita discussão e formação dos profissionais da educação, principalmente os professores, para que o uso dos computadores em sala de aula tenha objetivos claros para que provoque mudança de atitude na postura dos alunos e que não seja um trabalho fragmentado,isolado.Por isso importância da inter e transdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento.È indispensável também a atuação da direção, co-ordenação e professores na organização e desenvolvimento do currículo, sabendo que o mesmo é flexível e esta sujeito a alterações de acordo com a exigência da sociedade que exige conhecimento nesse mundo globalizado.
    Portanto entender que currículo é aquilo que a escola deve oferecer atendendo as mudanças e a exigências do mercado de trabalho desenvolvendo nos alunos a criticidade e motivação para alcançar seus objetivos.Sendo assim o currículo deve estar sempre em discussão, passível a alterações e mudanças pensando sempre na preparação dos seus alunos para uma a realização na sociedade.
    Sandra Mª A. de Souza

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    1. izabel batista javoski21 de junho de 2012 às 05:02

      Escola Municipal Xanxerê
      Profª: Izabel Batista Javoski

      Em meu ponto de vista para se estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo com os alunos é necessário que o professor aprenda a lidar com as variedades etnias existentes em sala de aula, criar uma metodologia que expresse a linguagem simples para melhor compreensão de todos é bom ressaltar que o trabalho por meio de projetos pode partir de um objetivo focado em uma disciplina.
      Assim por diante as tecnologias podem nos auxiliar na educação com projetos a fim de enriquecer as áreas de conhecimentos em que atuam com as novas propostas de trabalho, com intuito de fazer das tecnologias suas parceiras no processo de inovação curricular.
      As tecnologias estão ligadas ao desenvolvimento do currículo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens se expressão como ser instruicionista centrada na transmissão de informações ao aluno por meio do livro texto.
      A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria, assim como desenvolver projetos no âmbito do currículo, projeto é, pois uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento.
      O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular, é o professor o que realiza seu currículo, para seu grupo concreto. Uma vez que o professor desenhou sua programação trimestre ou anual, e se encontra com alunos com necessidades educativas especiais em seu grupo, é quando tem que fazer uma adaptação curricular para esse aluno concreto.

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  8. - Tecnologia, currículo e projetos
    A pedagogia de projetos é uma forma de favorecer o aprendizado do aluno usando os recursos tecnológicos. É importante e essencial integrar diferentes tecnologias à prática pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno, especialmente quando se trabalha com projetos. O aluno é o principal alvo ativo da aprendizagem, aprende ao fazer, para isso tem que ter o auxilio da professora aquela que esta ali para ensinar e até mesmo para aprender, levantar e testar idéias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento. Cabe ao professor criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar e produzir novos conhecimentos, Para isso o fundamental é que o professor possa observar e dialogar com seu aluno para compreender suas dúvidas, anseios, expectativas e necessidades, e ao propor atividades, colocar em negociação as próprias intenções, de modo que desperte no aluno a curiosidade e o desejo pelo aprender, e se interessar pela aula e pelas novas tecnologias.
    Lucimar dos Santos

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  9. Aline Anne de Souza Jerônimo26 de junho de 2012 às 05:08

    Currículo, Projetos e Tecnologia.

    As estratégias que utilizo e considero útil para estabelecer uma livre expressão que favoreça o dialogo entre professor-aluno, professor-aluno é através de aulas mais atrativas interligando currículo-tecnologias-projetos com aulas diferenciadas utilizando computadores na construção de gráficos, tabelas e os variados jogos que desenvolve o raciocínio lógico do aluno. No desenvolvimento de projetos é extremamente relevantes considerar essa ligação como uma abordagem eficaz e proveitosa que possibilite a aprendizagem.
    Currículo são conceitos inter-relacionados que transmitam os conhecimentos socialmente válidos enfatizando a realidade da escola e o contexto em sala de aula envolvendo a vida dos alunos em torno da escola, sendo um conhecimento que precisa ser sistematizado ao longo dos conteúdos desenvolvidos, para que seja compreendido em sua totalidade relacionados sempre com a pratica social dos alunos buscando levá-los a compreensão dos conceitos a partir da relação entre conteúdo curricular matemático escolar e a experiência matemática vivenciada em seu cotidiano. Desejando que os conteúdos curricular nele propostos possibilitem estender os seus horizontes, numa perspectiva de contribuir e melhorar de maneira mais consciente, a sua participação em todas as relações presentes no meio social em que está iserido.

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  10. De acordo com a leitura das temáticas do módulo, acerca da unidade: Currículo, Projetos e Tecnologia, considero de suma importância utilizar as tecnologias nos planejamentos de aulas. A partir do momento que passamos a integrar as tecnologias ao desenvolver o currículo em sala de aula, não tem como desvincular do planejamento esta nova cultura educacional. Na matemática além dos jogos pedagógicos envolvendo as quatro operações matemáticas, temos a construção de tabelas, gráficos, digitação, apresentação de trabalhos em Power Point, utilizando as diversas formas de apresentações tecnológicas, desviando da forma no passado de apresentações em painéis, cartolinas ou até mesmo em trabalhos escritos a mão. Não que isso seja desnecessário, mas, numa época com tantos estímulos, tantas tecnologias, temos que ver olhos brilhantes nos alunos em sala de aula, atraindo sua atenção e, inseridos os mesmos na era digital. Nesta perpesctiva, o uso das tecnologias e mídias em sala de aula favorece e, muito o processo de desenvolvimento educacional em uma prática dialógica com meus alunos.

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  11. Unidade 3 – 2ª Atividade

    Currículo, Projetos e Tecnologias

    O currículo  é para mim, definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, as experiências de vida acumuladas ao longo de sua existência. Pois é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a execução dos   objetivos. É a organização dos conteúdos que  precisam ser desenvolvidos com a finalidade de levar o conhecimento aos alunos, por tanto deve ser elaborado com base nos objetivos pretendidos, levando sempre em consideração, o aspecto cultural do local onde os alunos e a escola estão inseridos. Hoje para facilitar temos a contribuição das tecnologias que devem ser incluídas no currículo permitindo novas práticas pedagógicas, dentro do contexto e objetivos que se quer alcançar.
    Para integrar as tecnologias no currículo lanço mão das estratégias que a própria tecnologia oferece e como professora tenho buscado a ter mais intimidade com o laboratório de informática, com os vídeos que baixo na internet, e as demais mídias que venham a contribuir com o meu trabalho, tornando diferente e as formas que utilizo para ensinar e conseqüentemente também, aprender.
    Assim, trabalhar por meio de projeto, é proporcionar a mim como educadora e ao meu aluno como aprendiz a segurança e certeza de que estou proporcionando ao aluno a vivenciar uma maneira nova e edificante de aprender. Ainda é colocar em ação o conhecimento que meu aluno possui em um novo contexto. Isto porque no novo contexto podem surgir novas informações e fatos do dia a dia que podem ser trabalhados junto com os  já existentes propiciando  ao aluno  uma nova aprendizagem, explorando a sua criatividade, as idéias e o potencial do educando, na construção do conhecimento almejado.
    Cursista:Ivani Martins Mota.
     
     
     

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  12. Unidade 3 – at.2
    Currículo, Projetos e Tecnologia
    As práticas de integração das tecnologias ao currículo através da pedagogia por meio de projetos possibilitam mudanças na maneira de ensinar e aprender, novos desafios são incorporados. A pesquisa e diferentes formas de buscar o conhecimento. Com isso o uso das TICs, pesquisa e leituras na internet, os softwares com programas educativos ampliam os conhecimentos de forma prazerosa. Partindo desse princípio onde envolve teoria e prática torna-se significativa a aprendizagem. É interessante que esse conhecimento aconteça por meio de descobertas.
    As leituras realizadas sobre currículo, projetos e tecnologia nos fizeram refletir nossa prática pedagógica. Atualmente temos como base para a elaboração do currículo escolar os Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem trabalhar os temas transversais. Busca-se a valorização cultural do aluno, da oralidade, do registro, da organização dos registros e produto. Existe uma interação, reflexão entre professor e aluno. O aluno é integrado à aprendizagem. Uma metodologia voltada para a sua realidade, mais aberta e flexível confronta e relaciona os conhecimentos entre as áreas do conhecimento e com as questões da atualidade. O aluno tem oportunidade de expor suas idéias, novas formas de expressar o pensamento, comunicar, organizar e produzir conhecimento com o uso de diferentes linguagens. Adquire o conhecimento de forma contextualizada. Integram-se a novos recursos didáticos, as mídias, TE, as novas informações Outro recurso importante é o uso de mapas conceituais para elaboração de projetos e estudos porque da uma visualização do que se propõe a fazer, ou mesmo uma síntese. Trabalhar com projetos possibilita levar para além do contexto da escola as descobertas e as produções dos alunos. Cabe a nós, fazermos uso dessas ferramentas que a escola dispõe e incorporarmos ao currículo com objetivos claros e orientação para que os alunos tenham êxito em seus trabalhos.
    A educação atual deve preparar o cidadão para a sociedade da informação, portanto TE no currículo e de suma importância. Nesse contexto o professor não é visto como o transmissor do conhecimento e sim orientador da aprendizagem e de coaprendiz.
    Zoleide

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  13. 2. uma estratégias que utilizo que favoreça a livre expressões é abrir espaços aos alunos durante as explicações para que eles relatem experiências, conhecimentos ou historias que seus pais contam, sempre relacionados ao conteúdo. Além, de permitir que os alunos façam questionários sobre o conteúdo que está sendo comentado (explicado).
    Uma maneira atual que as tecnologias auxiliam são as informações imediatas aos fatos ocorridos e transmitidos via radio, televisão, internet, e células, essas tecnologias mantêm o aluno atualizado não permitindo que o professor cometa deslize em suas explicações.
    As tecnologias atuais são fontes muito poderosas de informação e auxiliam na ampliação do conhecimento dos alunos e os incentivos na utilização dessas tecnologias proporcionam facilidades na aprendizagem dos alunos, embora que os professores devem se preparar mais.
    Os projetos devem considerar as realidades dos e as opiniões dos mesmos, para que eles participam e para que não seja empurrado algo pelo professor sem conhecimento e interesse dos alunos.
    Currículo é a aprendizagem que o aluno trás para a escola, aquilo que ele tem de conhecimento passado pelos pais ou pela vivencia, é um conhecimento extraclasse, que o professor deve levar em e integrar os conteúdos regulares a esses conhecimentos.
    Sidnei Sauer.

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  14. As estratégias utilizadas é usar em língua portuguesa próxima do aluno para que o professor não ficar muito distante do professor e da língua cullta, mas sempre valorizando o conhecimento prévio do aluno, isso favorece e ajuda o dialogo com o educando, pois isso proporciona segurança e alem de tudo isso no ambiente escolar, na sala de aula, deve-se criar situações para que se sinta a vontade utilizando tecnologia que ele possa dominá-la e como conseqüência integrar os conhecimento e uso das tecnologias no currículo escolar em interação com outros profissionais.

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  15. CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
    De acordo com Beth Almeida, defensora do uso das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula afirma que é preciso compreender em quais situações ela auxilia os alunos na aprendizagem, qual a sua contribuição. Essa ideia deve ser bem compreendida para não tornar o uso das Tics um enfeite das aulas. No mundo globalizado, as novas tecnologias devem ser utilizadas de forma integrada aos projetos educacionais, pois as Tics facilitam o interesse e a motivação dos alunos pelos conteúdos. Pedro Demo afirma que, na era das sociedades em “rede”, mediadas pelo computador e internet, estão surgindo novas formas de aprender, onde os alunos já são fontes de mudança trazendo para a escola os saberes adquiridos em outros contextos. Diante disso, enquanto educadores, precisamos nos aproximar dos alunos que estão nos bancos escolares e que dominam as tecnologias. Hoje o professor deve ser a tecnologia das tecnologias. Essa ideia é reforçada por Clara Coutinho (1995), “sem formação os professores não estarão em condições de desenvolver práticas pedagógicas de qualidade com base nas tecnologias”. Tudo isso precisa ser integrado numa formação que alguns especialistas já chamam de "nova pedagogia".
    De acordo com Zilda Kessel, “a integração das Tics ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência em relação a um currículo fechado com disciplinas e conteúdos selecionados e estanques, para um modelo de currículo “vivido”, integrado e flexível, que corresponde aos anseios dos alunos que hoje, dominam as novas tecnologias da informação”. Enquanto processo de reconstrução, o currículo deve incorporar as Tics no sentido de possibilitar a abertura para uma aprendizagem global e significativa. Por exemplo, estabelecer uma interação entre a escola, o cotidiano da vida dos alunos e os acontecimentos do mundo.
    O professor deve ser curioso e saber despertar a curiosidade e a motivação dos alunos para aprender, deve ter objetivos claros e conteúdos bem definidos, adotar um caderno de campo para anotações e ter um bom gerenciamento dos trabalhos desenvolvidos. De acordo com Fernando Hernández, há muitas maneiras de garantir a aprendizagem, e trabalhar com projeto é apenas uma das opções. Para que isso ocorra, temos que lançar mão de várias formas para proporcionar conhecimento aos educandos: aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo e individual, pesquisas, uso das mídias etc. Quando realmente aprendermos a trabalhar com projetos interdisciplinares, alcançaremos nosso objetivo maior: formar o aluno globalmente.
    Em minha opinião, o currículo escolar representa a caminhada que meus alunos fazem ao longo de seus estudos. O currículo deve ser dinâmico e desenvolvido a partir de projetos com a integração das tecnologias disponíveis na escola. Pois hoje, nossos alunos são nativos e utilizam as tecnologias nas brincadeiras, no lazer, na escola e precisamos ser a tecnologia em pessoa, para darmos conta da nova realidade. E para que o projeto atinja realmente seus objetivos deve contar com a participação dos educandos e o apoio da equipe gestora e comunidade. Neste sentido: “O currículo surge, então, em uma dimensão ampla que o entende em sua função socializadora e cultural, bem como forma de apropriação da experiência social acumulada e trabalhada a partir do conhecimento formal que a escola escolhe, organiza e propõe como centro as atividades escolares” (Krug, 2001, p. 56).
    Isaura Gorete De Carli

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  16. Aluna: Acleide Souza Dos Santos

    Atividade 3./3 - Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso? As estratégias de ensino, com uso das tecnologias podem criar um ambiente motivador e de livre expressão, fazendo uso das novas tecnologias na concretização do processo ensino-aprendizagem, dessa forma proporciar ao aluno meio de ensino construtivo nos dias atuais cabe ao professor grande desafios principalmente para aqueles que ainda estão no mundo da visão de instrutor, onde o aluno não possa expressar sua opinião ou expor. Diante disso as estratégias que considero são os meios de dialogo em sala onde inicio a conversa e logo partimos para a discussão, e ai que entra as tecnologias onde eles trazem de casa ou pesquisam no próprio espaço escolar. Trazer as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é como determinar objetivos da ação escolar , onde vai possibilitar aberturas pra estabelecer meios e mecanismo no sentido de abranger o processo de ensino aprendizagem.Desenvolver projeto no âmbito escolar é como articular meios e mecanismos dentro da realidade na construção do conhecimento para que possam abranger diversas áreas.Concretizando as estratégias currículo é a possibilidade de aberturas e a transmissão de conhecimentos socialmente e resultados de uma seleção intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance resultados .

    Aluna: Acleide Souza Dos Santos

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  17. Marcos Duessmann Rohden3 de julho de 2012 às 05:45

    Unidade 3 – Currículos, Projetos e Tecnologia - 2ª Atividade.
    Segundo a Wikipédia,
    O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
    Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
    Resumindo:
    O currículo é um processo que dá uma direção aos trabalhos pedagógicos de uma escola, da vida escolar do aluno ou de uma carreira. E as contribuições são significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intenção pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com a tecnologia, fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
    Eu procuro utilizar a tecnologia, mas concordo que preciso aumentar esse uso, pois além de inovar, tais recursos facilitam uma melhor compreensão dos temas em estudo e ampliam o leque de recursos didáticos que precisam ir além do livro didático para que seja uma aprendizagem mais dinâmica e prazerosa.
    O computador pode ser uma ferramenta valiosa para a prática pedagógica. Recursos como Internet, Orkut, MSN, E-mail, Blogs, podem auxiliar na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos que o educando, sob a orientação do professor, vai assimilando no decorrer de seu aprendizado e revendo conceitos e atitudes, que provavelmente serão modificados pela utilização das mídias.
    Tudo isso tem chance de proporcionar uma aprendizagem significativa se estiver bem estruturado em um projeto pedagógico bem definido, com metas voltadas para o desenvolvimento do ser humano como cidadão, dando importância a formação instrucional também, pois para ser um cidadão respeitado é imprescindível que esteja apto, qualificado para o mercado de trabalho em uma sociedade cada vez mais capitalista.
    Professor : Marcos Duessmann Rohden.
    Escola Municipal Xanxerê – 03/07/2012.

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  18. Professora Andréa Gonçalves Strapazzon6 de julho de 2012 às 07:15

    ProfªAndréa Gonçalves Strapazzon
    Tema: Currículo, Projetos e Tecnologias
    Currículo é todo o processo que envolve os trabalhos pedagógicos de uma escola e esses trabalhos se tornam bem mais interessantes para nossos alunos quando vem acompanhados de tecnologias, uma vez que traz uma linguagem que eles estão bem familiarizados e que faz parte do cotidiano de cada um deles e quando nós professores fazemos uso deste recurso para desenvolvermos nossos projetos nos aproximamos cada vez mais de nossos alunos, favorecendo e muito o diálogo entre nós, é claro que devemos ter em mente que o acesso a essa tecnologia ainda é muito restrito em nosso município, ela deveria existir em todas as escolas, dentro da sala de aula, a mão de nossas necessidades e das necessidades deles, fazendo da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias

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  19. Professora Adelita da Silva Bento6 de julho de 2012 às 07:30

    Tema: Currículo, Projetos e Tecnologias
    Diante do grande avanço tecnológico pelo qual passamos, a escola precisa valorizar a linguagem do século XXI, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando as informações entre si e interagindo com o mundo através da internet. E nós educadores responsáveis pela formação de cidadãos críticos, aptos a enfrentar o “mundo”, precisamos valorizar a linguagem dos nossos alunos utilizando de ferramentas comuns no seu dia a dia, como é o caso da internet, celular, entre outras, para que tenhamos o que pode ser chamado de uma aprendizagem situada para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo. E para que essas mudanças aconteçam, torna-se necessário que o professor tome consciência de que “ele” é a tecnologia das tecnologias e deve se comportar como tal (Pedro Demo).
    O Currículo é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizadas em uma instituição de ensino, ele reflete todas as experiências em termos de conhecimentos que serão proporcionadas aos alunos, neste aspecto acredito que possa incluir projetos pedagógicos e o uso das tecnologias de informação e comunicação como coadjuvante na formação do aluno. Profª Adelita Bento. Escola Minuano

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  20. Professora: Ivete de Barros Santos6 de julho de 2012 às 08:47

    Tema: Currículo, Projeto e Tecnologias
    O Currículo Escolar compreende todos os experimentos escolares de aprendizagem planejadas pela escola, em sentido limitado o currículo escolar é conjunto de matérias a serem fornecidas em determinado curso ou grau de ensino. A coerência entre tecnologia e currículo escolar ainda é um experimento que não alcançou o sistema educacional como um todo. Neste ponto de vista , são imprescindíveis políticas educacionais que permitam o equipamento das escolas públicas a fim de que se possa ao menos aperfeiçoar essa relação tecnologia e currículo educacional na rede pública. As tecnologias podem trazer ajuda ao currículo a medida que o professor as conheça, mas que tenha nitidez do uso e dos objetivos de sua área de atuação para o emprego das tecnologias com seus educandos na sala de aula como prática pedagógica, o currículo configura-se por medidas interiores e exteriores ao campo escolar, de acordo com as probabilidades dos diversos sujeitos e momentos históricos e contém elementos das dimensões normativas. Para desenvolver projetos tem que ter o foco na dimensão do estudante, oferecendo oportunidade a ele de tomar parte dos temas, fortalecer a sua autonomia, o desempenho e considerar distintas habilidades.
    PRADO (1996), salienta que a mudança de concepção e atitude não pode ser vista ou tratada como ato mecânico; implica enfrentar desafios relacionados a reconstrução da prática, processo que envolve vivência reflexiva sobre a própria prática, articulada com novos referencias e reflexões.Profª Ivete Apda. de Barros -Escola Minuano

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  21. professora Valquiria Vidal Buratto (=´;´=)
    Através de uma metodologia construcionista venho utilizando estratégias que contribuam com o conhecimento do aluno através de aulas diferenciadas nas quais o aluno consiga construir uma ponte entre o conhecimento didático e o seu cotidiano. Poias a aprendizagem não se restringe á acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas.
    E com esse pensamento que integro as tecnologias a minha metodologia de ensino, pois é de real e notória importância que os alunos saibam direcionar corretamente, com base de aprendizagem os multi meios tecnológicos, pois na grande maioria dos casos eles possuem em casa esses aparelhos, porém na escola estes tendem a serem direcionados para a construção de conhecimento cientifico.
    As tecnologias tem um papel importantíssimo na construção de um currículo diferenciado, pois é através delas que os alunos revecebem a maioria das informações na qual o papel do professor é a construção desse conhecimento trazido por eles de todos os modos, juntamente com o que ele adquiri na escola, formulando assim um currículo próprio.
    Os projetos são metodologias diferenciadas utilizadas a algum tempo , mas as vezes são interpretados de forma incorreta, pois não é apenas você retirar o alunos da sala e levar na frente de um computador, mas sim desenvolver algo diferente que possa propiciar a construção de um conhecimento do aluno e a construção de um currículo construcionista.
    O currículo é colocado as vezes apenas como um sistematização de conteúdos prontos a serem transmitidos e a alguns fatos isolados do cotidiano. E na verdade não é isso o currículo deve ser integrado de forma que o aluno adquiria sim um conhecimento organizado, sistematizado mas que ele consiga ligar esse conhecimento com o seu contexto social, tornando esse aluno um cidadão com voz ativa na sociedade.

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  22. Márcia Duessmann Rohden17 de julho de 2012 às 17:13

    UNIDADE 3
    ATIVIDADE 2
    CURRICULOS, PROJETOS E TECNOLOGIA.
    O currículo é um processo continuo que envolve os conteúdos, temas transversais, metodologia, e objetivos pedagógicos, etc. Ele faz parte da vida escolar de cada aluno, ele também é um conjunto de objetivos de aprendizagem que devem estar presente no dia a dia do educando e do educador para que deem lugar a criação de novas experiências e aprendizado.
    As contribuições dos projetos e tecnologia, são significativas a aprendizagem onde ela deve estar voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender do aluno, fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um ambiente de dialogo de troca de experiências de motivação e prazer no que se esta propondo.
    O educador deve preparar suas aulas com muito cuidado sempre tendo em mente que nessa era digital o educando esta sempre a procura de novos conhecimentos pois o meio que ele vive já é outro, e não aquele que o educador tinha lá no passado.
    Por isso as tecnologias não devem ser inseridas na grade curricular e sim romper a mesma, integrando as disciplinas com o cotidiano.
    O educador deve saber usar e integrar as tecnologias a seu favor e não só como mero instrumento de trabalho.

    Escola Municipal Xanxerê
    Professora: Márcia Duessmann Rohden

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  23. Unidade 3 - Currículo, Projetos e Tecnologias
    Atividade 2
    A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de rede de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento projetos voltados para compreensão e para resoluções de problemas da realidade. O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece, efetivamente, uma nova visão educacional, desenvolvendo ações em prol da transformação individual e social, construindo na ação, por meio da análise de registro digital.
    Segundo Fagundes: As elaborações do projeto feitas em parceria entre aluno e professor devem ser entendidas como uma organização aberta, que articula informações conhecidas, baseada em experiência do passado e do presente, com antecipações de outros aspectos que surgiram durante a execução. Essas antecipações representam algumas certezas e duvidas sobre conceitos estratégia envolvida no projeto.
    O projeto rompe com a fronteira disciplinar, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas investigação de problemática e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplina, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo em que estabelece articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unidade do conhecimento em construção.
    Tem que ficar atento para o registro de detalhado das ações nos diferentes formatos que for possível : texto, fotos, vídeos, áudios e outras mídias necessárias.
    O desenvolvimento do currículo , na realidade da escola e no contexto da sala de aula, vai além das grades curricular e envolvem toda a escola ,a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
    Destacamos portanto, que uma educação volta a construção de uma sociedade justa e igualitária , que respeita as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos do educandos. Ademais o uso dessa tecnologia em processo de aprendizagem propicia o registro digitais das produções dos alunos.
    Com essa idéia de mudança, ressaltamos o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que emprega todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação esta a exigir”.
    Jovelina Zanatta Raycik Teodoro

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  24. O QUE E CURRÍCULO PRTOJETOS E TECNOLOGIA



    Currículo e a seleção organizadora de conhecimentos locais e globais, que tem como objetivo que o aluno, alcance determinado resultado no processo educacional, o projeto faz parte do currículo, conhecer a realidade do aluno e diálogos e compreender a realidade dos alunos e ser interdisciplinar, ele tem que ser elaborado de maneira que todos os alunos alcance os objetivos, independentes dos níveis de aprendizagem e o meio onde vive.
    A professora deverá trabalhar com os alunos pesquisas na internet, os sites com pesquisas, palestras contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como os vídeos e site com textos atrativos que tenha som, imagem animação e fazer cópia de textos de acordo com os temas, e fazer leitura em sala. Após este momento a professora explica e fazer debates estimular os alunos fazer questionamentos sobre o tema.


    ARSILINA DA SILVA SOUZA

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  25. UNIDADE III – ATIVIDADE 2
    CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA

    A pedagogia de projeto aliada ao uso dos recursos tecnológicos através das mídias é hoje uma referência para que o professor possa exercer o ensino e o aprendizado com mais êxito. É claro que não é só isso que torna o aprendizado mais significante, pois, o papel do professor ainda é essencial para uma boa orientação pedagógica que favoreça um aprendizado mais significante.
    Como diz prado (2005): A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto.
    Então fica claro que o aluno passa a ser autor de suas próprias investigações e análises, além de que a aula se torna mais motivadora, todos se envolvem e a descoberta passa a ser produto dessa atividade, o que só confirma a importância do professor estar atento e preparado para esse novo jeito de ensinar e aprender. Se isso acontece a aula não é mais uma mera repetição de conteúdos tradicionais e fórmulas. A pedagogia de projetos permite tanto ao aluno e ao professor durante as atividades, recontextualizar conceitos, objetivos e estratégias, bem como estabelecer novas relações ainda mais significantes entre as várias do conhecimento.
    Sendo assim fica claro a importância do currículo no interior da escola o qual precisa ser bem elaborado e pensado por toda comunidade escolar, levando em conta as diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, não focar somente nos conteúdos, objetivos e metas.
    Acredito, que o trabalho com a pedagogia de projetos mexe com toda a rotina escolar, pois são vários os envolvidos e as ferramentas se tornam indispensável para a construção do conhecimento, é onde o uso das novas tecnologias passa a ser uma ponte de ligação muito importante nesse processo, reúne, organiza, interage, abre as possibilidades e por fim ajuda na construção de novos saberes mais significativos.

    Autor: Professor Paulo Sérgio Leite

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  26. NEIVA JOSEFINA KISCHENER1 de agosto de 2012 às 19:46

    NEIVA JOSEFINA KISCHENER
    UNIDADE 03 -CURRÍCULOS,PROJETOS E TECNOLOGIA:
    2ª ATIVIDADE
    No meu ponto de vista falar em projetos tecnologias abrangentes no mundo globalizado, são fatores novos no nosso cotidiano sempre vão abrindo caminhos que nos levam a um mundo desconhecido ou seja cada dia uma nova descoberta. Ao analisar a leitura da pagina 148, o conceito de projeto traz igualmente, a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu, pois é uma construção própria do ser humano que se caracteriza a partir de uma descrição nova a cada momento formando um conjunto de valores para adquirir uma nova situação que caminhe para mundo até então desconhecido para muitos.Durante o desenvolvimento de um projeto o aluno tem oportunidade de colocar os seus anseios, estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento fazendo com que isso o torne um ser importante onde adquiriu o seu próprio saber através do seu conhecimento. A partir das experiências vivenciadas tudo será mais fácil, vamos estabelecer relações com os demais, entre uma situação e outra depositamos confiança na nossa busca, e tudo será mais fácil quando trabalhamos em prol dos educandos, demonstrar a eles que vivemos era da informática temos chances de aprender mais e mais.

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  27. LEONI DE SOUZA MACHADO
    ATIVIDADE 2
    A integração das tecnologias ao currículo da pedagogia por meio de projetos, possibilita que a escola ofereça uma maneira significativa de adquirir o conhecimento. Assim o currículo não pode ignorar as especificidades humana, e as novas tecnologias. E de acordo com as leituras realizadas na unidade três, currículo é um caminho trilhado coletivamente e em constante processo da construção, o projeto é uma antecipação do que se quer realizar, onde podemos traçar objetivos a ser alcançados e o aluno aprende fazendo, pesquisando, interagindo com o conteúdo e expondo suas opiniões.

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  28. vandete alves damacena3 de agosto de 2012 às 06:25

    Atividade 2 unidade 3

    Nas minhas aulas trabalhadas em sala de aula junto com os alunos costumo usar varias estrategias como; musica para distração musicas com gesto, trava língua para melhorar a leitura, porque nem sempre o professor trabalha aquilo que ele preparou, as vezes o professor planeja uma aula com musica e gestos e ao chegar na sala de aula ele se depara com aluno triste, algo que que esta machucando e as vezes esse aluno é aquele que mais gosta de aula gestual. Ah! O que fazer? Le var aula adiante sem se incomodar com aluno ou aproveitar o gancho de de tristeza do aluno e mudar aula? Seja passar um filme da cigarra e a formiga, onde eles vão ver as cenas e refletir sobre os dois insetos diferentes que ações diferentes e que acabam se conflitando em seus caminhos e no final vem a solidariedade, enfim para mim enquanto professora os meios de tecnologia facilitam a mudança de estrategia de aula e os alunos se sentem motivados principalmente com jogos pedagógicos nos computadores. Gosto de trabalhar com os alunos da seguinte maneira após uma aula teórica de matemática envolvendo operações de adição e subtração e logo em seguida vamos para maquina colocar em pratica o que foi trabalhado ou seja memorizar teoria.
    Na minha pratica pedagógica costumo sempre trabalhar com realidade do aluno, aproveitando os acontecimento do momento e com um planejamento aberto onde pode revisto a qualquer momento de precisão onde vai facilitar o aprendizado do aluno e também o trabalho pedagógico do professor.
    Graças a possibilidades de trabalhar com projetos na escola é que posso ter a oportunidade de trabalhar com um currículo aberto voltado para aluno,onde posso oferecer para o mesmo condições de mudanças onde e quando for necessário no seu cotidiano.

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  29. UNIDADE:3 ATIVIDADE 2
    CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIAS
    Currículo é um processo que norteia trabalhos pedagógicos de uma escola, da vida escolar do aluno ou de uma carreira. As contribuições são significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com a tecnologia.
    Fazendo a transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
    As tecnologias digitais como instrumentos de informação e comunicação são constituídas de interfaces digitais, que fazem a mediação entre os sistemas computacionais ou entre estes sistemas e as pessoas ou ainda entre as pessoas por meio desses sistemas. Assim o uso dessas tecnologias implica em romper com a linearidade da representação do pensamento e implicam em novas formas de expressar o pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens (escrita, visual e sonora)
    Eu utilizo as tecnologias e mídias como objetivo para desenvolvimento de projetos sendo assim me favorece uma nova visão educacional pois proporciona o reconhecimento da escola como um espaço privilegiado de integração social, ligada a outros espaços de produção de conhecimentos.
    A ideia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado; traz, igualmente a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Projeto é, pois uma construção própria do ser humana que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividade, cuja realização produz um movimento no sentido de busca, no futuro, uma nova situação que responda as suas indagações ou caminhe no sentido de melhor compreendê-la.
    É uma forma de inovar a pratica pedagógica e de ultrapassar as paredes da sala de aula e as limitações das grades de programação de conteúdo ou seja é a necessidade de se criar uma nova cultura educacional.
    B
    Profª Danielli Lazzarotto
    Escola municipal Ribeirão onito

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  30. Atualmente a tecnologia e os meios tecnológicos passou a ser uma realidade cada vez mais presente na vida cotidiana de todas as pessoas através das redes sociais como Orkut, Facebook, msn, entre outros,na escola não é diferente e vem auxiliando o trabalho do professor,pois quando vinculado ao currículo e a uma pedagogia de projetos bem elaborada enriquece as aulas propiciando uma aprendizagem mais significativa que possibilita aos alunos desenvolverem habilidades e competências ainda não previstas.
    Durante o desenvolvimento de projetos o aluno tem a possibilidade de pensar uma realidade que ainda não aconteceu e estabelecer relações significativas entre as varias áreas do conhecimento e vivendo na era digital, cabe no entanto ao professor através dos recursos tecnológicos, tornar sua pratica pedagógica mais dinâmica e interessante possibilitando ao aluno um melhor desenvolvimento em seu processo de ensino aprendizagem.
    Nesse sentido, cabe ao professor buscar uma aprendizagem realmente inovadora sem usar as tecnologias simplesmente como meio de digitação ou como instrumento para auxilia-lo nas atividades semelhantes as já realizadas em sala, com livros e apostilas, mas sim aproveitá-las ao máximo de forma a melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos.

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  31. A implantação da pedagogia de projetos nas escolas vem colaborar para que a dinâmica da inclusão escolar ocorra de maneira simplificada. Pois no momento que os professores dialoguem e compreendem a realidade do aluno e que os alunos contextualizem os conceitos já conhecidos descobrindo e construindo outros, através das tecnologias, e interagindo com os demais o processo de ensino aprendizagem se concretiza.

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  32. Roseli de C. Careno Guermandi16 de agosto de 2012 às 16:15

    Currículo, Projetos e Tecnologias
    Após ter feito a analise dos textos que pertencem a Unidade 3, “Currículo, Projetos e Tecnologias”, que se encontra no guia do cursista, Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo Com as Tic. Pude perceber a importância de se trabalhar com os alunos integrando as tecnologias ao currículo. Pois as mesmas possibilitam ao educando novos meios de aprendizagem.
    O material apresentado nos mostra duas visões: o construcionismo e a instrucionista. Na visão instrucionista o professor impõem ou deposita as informações sobre o aluno. Dessa forma impedindo o mesmo de buscar e apreender os conteúdos de que são necessários para seu desenvolvimento. Já no construcionismo Prado (2005), nos orienta que o aluno deve aprender-fazendo e que o mesmo se reconheça dentro de sua própria construção e a partir desse trabalho venha surgir interesse para o desenvolvimento de novos projetos. No entanto para que essa aprendizagem aconteça é preciso que o professor de espaço para o educando desenvolver sua criatividade. E cabe ao professor apenas orientar o aluno para que o mesmo possa ter acesso às informações em diferentes fontes.
    Quanto ao conceito de projetos são pensamentos de algo que ainda não foi realizado. E na busca para a realização o sujeito tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias. Diante desse processo o educador apenas observa e analisa as necessidades para desenvolver estratégias que possibilitem o aprendizado do aluno. Como nos mostra (Freire; Prado 1999).
    Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação se faz necessário para um bom desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos. No entanto, para que toda essa aprendizagem utilizando as “TICS” seja realizada com sucesso é essencial que o professor saiba também utilizar adequadamente as novas tecnologias. E que saiba orientar e selecionar os meios para que o aluno possa buscar o melhor material. E desse modo realizar seu trabalho com sucesso.

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  33. Nos dias atuais em qualquer parte se deparamos com a tecnologia, principalmente no âmbito escolar, cada escola tem sua realidade; diante disso os professores buscam envolver o novo, o dinâmico e a tecnologia em suas aulas aplicadas em sala;.
    Para isso um projeto precisa ser criado, nem sempre tudo sai como no teórico, sempre ao por em pratica, o professor ira descobrir as necessidades encontradas e o que precisa fazer para suprir as dificuldades, um projeto não precisa ser longo, mais tem de ter fundamento, o aluno deverá aprender em seu contexto, envolver a tecnologia nos projetos pedagógicos é de suma importância pois os educandos aprendem de uma fora diferenciada a qual desperta interesse e curiosidade no desenvolvimento do projeto aplicado.
    É de muita importância ressaltar que o currículo da escola influencia muito antes do desenvolvimento de qualquer atividade dentro do espaço escolar; hoje em dia o professor tem de ter certo jogo de cintura para acompanhar o desenvolvimento dos educandos neste mundo globalizado cada vez mais complexo de tecnologia.
    Um bom planejamento é de suma importância para o desenvolvimento de um projeto pedagógico, o professor precisa ser conhecedor da realidade escolar e das necessidades apresentadas nos alunos, sendo assim antes de desenvolver um projeto, o professor terá de esquematizar, procurar qual a melhor tecnologia para utilizar em seu plano de aula.
    Ao utilizar uma tecnologia ou um software, o educador abrirá caminhos para explorar o conhecimento dos educandos, logicamente não podemos esquecer que mesmo com todo o planejamento e esforço do professor, nem sempre o projeto sairá do teórico para a prática com a mesma eficiência, porém as trocas de experiências, as necessidades e dificuldades encontradas nos alunos ao por em prática o projeto, traz aos professores uma satisfação de suma importância a qual as dificuldades serão levadas como experiências para o aprimoramento dos demais projetos que virão a ser elaborados.
    Enfatizamos, no entanto, que, o desenvolvimento do currículo, na realidade da escola, e no contexto da sala de aula, vai além das grades curriculares. O envolvimento de toda a comunidade escolar, a vida dos alunos, o entorna escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecidas na dinâmica do processo educacional.

    Daiane Aparecida Pereira Schaedler
    Escola Municipal Xanxerê

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  34. Edileusa Aparecida da Silva24 de agosto de 2012 às 12:23

    Acredito que na complexidade do mundo atual, ser professor vem se tornando uma atividade um pouco complicada, pois nossos alunos chegam de todas as partes e todos já trazem consigo uma bagagem enorme de saberes e com isso temos que ajudá-los a organizar esses conhecimentos sem deixar para os conhecimentos da base comum, hoje não podemos apenas dominar alguns saberes, temos que nos atualizar sempre, fazer uso das tecnologias como ferramenta de trabalho e proporcionar aos nossos educandos um prazer maior pela aprendizagem e sem deixar para trás os valores e seus conhecimento históricos, pois todos já sabem muito quando chegam a escola, e nos temos que aprender a valorizar e aproveitar esse conhecimento e dela retirar proveito. A metologia de projetos com base no núcleo comum favorece o professor fazer utilização de todos esses aprendizados que o educando já traz consigo e ampliar os seus conhecimento em relação ao mundo em que vivem e desenvolver as habilidades e competências da serie em que se encontra.

    Aliar as tecnologias ao currículo através de projetos não é uma tarefa fácil, temos que nos aperfeiçoar e não ter medo das mudanças e de enfrentar os desafios novos que hão de vir.

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  35. prof: Juliana Zeferino29 de agosto de 2012 às 06:00

    Através dos avanços da tecnologia em nosso pais a integração de tecnologia ao currículo através da pedagogia de projetos, está evoluindo a cada dia, inovando e buscando novas formas de ensinar e aprender através de mídias, como exemplo o implante do software. Jogos educativos que desperta a curiosidade e o interesse das crianças, as tecnologias estão como parceiras no processo de inovação curricular. As diferentes estratégias trazem um diálogo eficaz tanto para o professor quanto ao aluno, pois quando o ele entra no mundo computacional o mesmo está ligado a todos os acontecimentos do mundo além do imenso conhecimento que ele adquire passa a fazer uso da mídia como uma ferramenta de trabalho diário atingindo assim melhores objetivos.

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  36. janete Aparessida Miorando30 de agosto de 2012 às 06:52

    Atividade 02
    Prof. Janete Aparessida Miorando 30 de agosto de 2012
    As leituras realizadas a cerca de currículo, projetos e tecnologia nos fizeram refletir sobre nossa prática pedagógica, pois, considero de suma importância utilizar as tecnologias em nossos planejamentos, sendo que a partir do momento que passamos a integrar as tecnologias ao desenvolver o currículo em sala de aula, não tem como desvincular do planejamento esta nova cultura educacional, pois é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a execução dos mesmos, despertando no educando o gosto por estudar algo que ele próprio ajudou a decidir. Através de projetos podemos organizar os conteúdos que precisam ser desenvolvidos com a finalidade de levar o conhecimento aos alunos, por tanto, deve ser elaborado com base nos objetivos pretendidos, levando sempre em consideração, o aspecto cultural do local onde os alunos e a escola estão inseridos.

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  37. Falar a língua dos jovens hoje em dia é um tanto quanto complicado, compreendê-los então é quase um desafio matemático. Tendo em vista esse fator vejo que a escola também encontra - ou até coloca – barreiras que dificultam o diálogo entre alunos, professores e ensino-aprendizagem. Há uma incompatibilidade de cultura entre ambos (escola e alunos).
    Promover uma comunicação autêntica e prazerosa, rica em trocas de conhecimento que leve a compreensão desses diferentes é o papel do professor. E daí, é que as tecnologias e a interação do professor com elas auxiliam, pois o idioma dos jovens é a inovação. Então como dizia Paulo Freire: “Há necessidades de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”. Temos que progredir e inovar, porque essa é a meta de nosso tempo, portanto não se pode ignorar, mas sim se adaptar.
    Faço o uso de diversas tecnologias, e posso afirmar com propriedade que o difícil é somente a primeira vez, depois se têm nela um aliado por toda a vida. E assim vai se integrando a tecnologia ao currículo num laço quase que inseparável, pois um se torna indispensável do outro.
    Paulinho da Viola já dizia: “Que é preciso estar atento. A todo instante rola um movimento. Que muda o rumo dos ventos”. Trabalho com projeto, tecnologia e currículo é o movimento do momento. Se nós não acompanharmos esse movimento, tomaremos rumos de ventos diferentes da sociedade. Ou ainda, só veremos esse vento passar por nós, nos deixando para trás. Que sejamos nós professores desse tempo a mudança e não o empecilho para a tranformação. Que nossos alunos sejam formados para esta sociedade inovadora que os espera, e que o mesmo ao integrá-la esteja confiante e preparado para enfrentar desafios. E que o mesmo acima de tudo seja capaz de contribuir na construção de uma educação melhor.
    Se a educação do presente está deixando a desejar é porque no passado não se fez as mudanças necessárias e hoje sentimos seus efeitos. Portanto Se quisermos um futuro diferente temos que mudar hoje. Pois senão de mal poderá ir a pior.

    Edimélia Pommer Culere

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  38. Na perspectiva da pedagogia de projetos “nós” educadores devemos estabelecer essa relação de trocas de informação e construção da proposta de pesquisa, por meio do diálogo. Essa comunicação eficaz entre educador e educando possibilitará o processo de ensino aprendizagem significativo e participativo. As tecnologias são empregadas naturalmente à proposta de ensino, à medida que nos permitimos agregar outros meios, outras formas de construção de pensamento, ou seja, desprender-se do livro didático para deixar que os estudantes interajam com os objetos de ensino. Vale frisar que no discurso do aluno em: Hoje nós vamos ao laboratório? É preciso refletir antes de responder, pois o LI é metodologia pura, concreta, significativa e eficaz. E não um espaço apenas de diversão. A nossa visão, porém, deve ser aquela onde os jogos, os recursos educativos servirão como atrativos, e a própria internet será parte de nossa prática pedagógica, a fim de estarmos conectados a nossa própria realidade. Rubem Alves em suas tênues e doces palavras nos deixa uma frase para reflexão: “O que aprendi foi fora dela e contra ela. Jorge Luís Borges passou por experiência semelhante. Declarou que estudou a vida inteira, menos nos anos em que esteve na escola. Era, de fato, difícil amar as disciplinas representadas por rostos e vozes que não queriam ser amados”. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/6994779/Rubem-Alves-A-Alegria-de-Ensinar.

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  39. Regina Aparecida Rocha de Oliveira6 de setembro de 2012 às 05:14

    Escola Municipal Xanxerê
    Para mim deve se estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo com os alunos e é necessário que o professor aprenda a lidar com as varias etnias presentes em sala, possuir uma metodologia que expresse a linguagem simples para que todos compreendam melhor, é bom ressaltar que o trabalho por meio de projetos pode partir de um objetivo focado em apenas uma disciplina.
    Assim seguindo as tecnologias podem auxiliar na educação com projetos a fim de enriquecer as áreas de conhecimentos em que atuam contendo novas propostas de trabalho, com finalidade de fazer das tecnologias suas parceiras no processo de inovação curricular.
    As tecnologias estão ligadas ao desenvolvimento do currículo, pois a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando as distintas linguagens como ser instruicionista centrada na transmissão de informações ao educando por meio do livro texto.
    A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria, assim como desenvolver projetos no âmbito do currículo, projeto é, pois uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como a fim de estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento.
    O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequando-o para a consecução de tais objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar e/ou o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular, é o professor o que realiza seu currículo, para seu grupo concreto. Por vez o professor desenhou sua programação trimestre ou anual, e se encontra com alunos com necessidades educativas especiais em seu grupo, é quando tem de fazer adaptações curriculares para o aluno em si.
    Regina Aparecida Rocha de Oliveira

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  40. Kelin Cristina M. Pommer6 de setembro de 2012 às 05:28

    Curriculos, Projetos e Tecnologias.

    A formação de uma educação voltada para a construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos, juntamente com as multiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
    O ser humano apresenta necessidade imperiosa de expressar seus sentimentos e idéias, porem quando essa necessidade encontra-se limitada em uma sala de aula, a situação muda de figura, uma vez que, entre quatro paredes encontran-se crianças, adolescentes, ambos com realidades totalmente diferentes, cabe ao professor identificar e compreeder essas realidades, para assim promover momentos lúdico, com a finalidade de integração dos alunos possibilando aos mesmos a oportunidade de de se expressar da forma mais espontanea possivel estabelecendo um diálogo construtivo entre os educandos.
    O curriculo que cada professor adota, pode influenciar no processo de aprendizagem do educando, bem como em sua capacidade crítica, considerando que o curriculo vai além da grade curricular, ele trabalha dentro da realidade da escola e envolve a comunidade, a vida dos alunos, os acontecimentos locais e globais, que interferem no sistema de relação estabelecido na dinâmica do processo educacional. Portanto é inevitável o uso das tecnologias no processo de aprendizagem, uma vez que essa ferramneta já está interligada ao curriculo, de modo que o uso de alternativas tecnológicas na educação tornou-se algo corriqueiro, proporcionando resultados satisfatórios tanto para o aluno quanto para o professor.

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  41. O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
    Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
    A escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. A pedagogia de projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre as possibilidades para atingir tal objetivo.
    A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso os temas devem ser escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
    O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. O uso das tecnologias e mídias nesse desenvolvimento é muito importante, pois ajuda a tornar a aula mais interessante e valorizam o conteúdo a ser trabalhado. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
    É possível realizar projetos com bastante proveito, uma vez que pode abranger diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o espírito de iniciativa e de solidariedade.


    Daiane Wiedenhoft Balensiefer

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  42. prof.Acedail Justino dos Santos18 de setembro de 2012 às 15:48

    No desenvolvimento de projetos interligados ao currículo- tecnologia- e projetos são extremamente relevantes essa ligação como uma abordagem eficaz e proveitosa que possibilite a aprendizagem. Onde que o professor poderá aplicar aulas mais divertidas para o aluno usando o laboratório para o melhor desenvolver tanto aluno quanto professor, e onde o aluno e professor caminhem lado a lado com a tecnologia. E também desejando mais e mais melhorar a maneira de entender mais os conteúdos, e que tenham mais participação no meio social onde vive.e que é sim muito facil trabalhar com projetos e usando as tecnologias.

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  43. CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIA

    O currículo nos auxilia a nortear e destinar nosso projetos e trabalhos desenvolvido dentro de nossa área de atuação ocasionando novas mudanças nas ideologias pedagógicas, nos remetendo a uma nova visão da importância de trabalhos com projetos em sala de aula, utilizando-se também das tecnologias disponíveis entorno da instituição em que atuamos, cujas quais a cada dia que passa torna-se mais vital para o processo de ensino, levando para os alunos um novo universo tecnológico que vem a possibilitar uma nove fase escolar. O emprego destas ações, como o ensino através de projetos em concilio com tecnologia faz com que a aprendizagem se torne de fato chamativa, atraente do ponto de vista do alunos, tornado o ensino mais eficaz e menos monótono.
    Rodrigo Sauer

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  44. Currículo projeto e tecnologia

    Devemos sempre estar ligado que a educação deve estar voltada para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde haja respeito entre as diferentes raças e culturas, por isso o professor deve estar sempre preparado para enfrentar os obstáculos que o dia a dia oferece em questão de trabalhar com diferentes alunos.
    Ao desenvolver um projeto dentro de uma unidade escolar, deve-se estar sempre atento as realidades da comunidade, envolvendo sempre a diversidade de raças, culturas e costumes encontrados nos educando, procurando sempre suprir as necessidades no ensino aprendizagem, por isso é de muita importância que o professor tenha o conhecimento do currículo escolar antes de desenvolver um projeto, pois o currículo é que determina os objetivos a serem alcançados no decorrer do ano letivo no ensino aprendizagem dos alunos.

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