segunda-feira, 4 de junho de 2012

3ª Unidade - atividade 3 - Minha experiência com o desenvolvimento de Projetos


Relate uma experiência que tenha desenvolvido com alunos em forma de Projeto, destacando pontos relevantes tais como: o que, quando e como fez, envolvidos e resultados. Considere os princípios (Currículo, tecnologias e projetos) estudados na unidade ao avaliar os resultados do projeto.
Elabore um texto e poste clicando na palavra Comentários, logo abaixo deste texto.

44 comentários:

  1. Laureci B, L. de Lima12 de junho de 2012 às 18:09

    Minha experiência com as TICs
    Em minha prática pedagógica, eu já utilizei bastante os equipamentos tecnológicos, especialmente os computadores para digitação de textos trabalhados em sala. Com os textos que digitamos organizamos coletânea de poesias, de crônicas e de textos que parafraseavam os contos de fada. Os trabalhos foram desenvolvidos com bastante entusiasmo por todos Portanto, acredito que foi um instrumento de trabalho muito importante para os alunos aprenderem com criação de histórias na qual eles puderam valer-se de outras linguagens além da escrita e de outras tecnologias além de lápis e papel.
    Estou ainda engatinhando no uso das TICS, mas tenho procurado descobrir suas potencialidades para poder usá-las como diferentes estratégias didáticas principalmente em projetos que sejam verdadeiramente projetos de aprendizagem e não apenas projetos de ensino.
    Laureci B. L. de Lima

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  2. MINHA EXPERIÊNCIA COM O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

    Um dos projetos que desenvolvi foi no ano de 2011 na Escola Municipal Charrua, que trazia como tema: Alimentos saudáveis promovem a vida.
    Esse projeto envolveu alunos da 7ª e 8ª série – multiseriada. Primeiramente surgiu a partir dos alunos a curiosidade de estudar os alimentos que eram servidos na escola. Também foi trabalhado o IMC (índice de massa corporal) dos alunos. Nesse projeto foram utilizadas as tecnologias, onde buscaram informações na internet do laboratório da escola, câmera digital para fotografar as etapas do projeto.
    No desenvolvimento desse projeto também contamos com o auxílio de uma balança portátil e uma fita métrica para registrar o peso e a altura dos alunos pra análise e classificação do IMC.
    Além de envolver a área das exatas, também houve a participação da professora de ciências, língua portuguesa e artes.
    Acredito que a realização desse projeto tenha contribuído muito para melhorar o conhecimento dos alunos, bem como quebrar tabus sobre o assunto, levando cada indivíduo a adotar uma postura consciente sobre como os alimentos devem ser consumidos para não provocar danos a nossa saúde.
    Trabalhar com projetos é satisfatório, pois o aluno pesquisa muito mais, além das tecnologias usadas o projeto é interdisciplinar, pois envolve várias áreas do conhecimento.
    Leticia Aparecida Moreira.

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  3. Saionara Mazzochin Torres14 de junho de 2012 às 15:30

    Confesso que em minha prática pedagógica utilizei as tecnologias menos do que deveria, no entanto não deixei de explorá-las, principalmente na área de pesquisa. Como professora de Língua Inglesa, procuro explicar aos alunos o objetivo e a importância de se adquirir uma segunda língua, além de explicar o propósito de cada conteúdo ministrado. Para tal prática uso a Internet como fonte de pesquisa, pois nela pode-se encontrar textos diversos que nos auxiliam a descobrir as novas tendências do mundo globalizado em que vivemos. Posso relatar também um projeto que todos os anos desenvolvo com os alunos das séries finais do ensino fundamental, cujo tema é alimentos. Por ser um assunto bastante amplo, permite explorar inúmeras questões que vão desde traduções de textos feitas no computador até pequenas produções feitas pelos educandos, que tem a possibilidade de usar além do lápis e papel, imagens digitalizadas e ou encontradas em sites diversos, motivando-lhes a produzir em outra língua, permitindo-lhes o acesso rápido em dicionários on line, montagem de slides com muita cor e movimento. Sabe-se também que alimentação engloba temas importantes tais como saúde, obesidade, desnutrição, sedentarismo, proporcionando o conhecimento de hábitos alimentares de diferentes culturas. Apesar das dificuldades para se trabalhar com um número elevado de alunos, muitas vezes superando o número de computadores existentes, posso garantir que essas experiências foram concluídas com êxito.
    Saionara Mazzochin Torres

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  4. UNIDADE 3
    EXPERIÊNCIA COM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
    Um Projeto de aprendizagem  aplicado no espaço de sala de aula nasce de curiosidades  que interessa a um aluno ou ao  grupo  que necessita de informações diversificadas. A escolha do tema , em função da sua abrangência e quantidade de dados que geram, leva o educando  a estabelecer relações entre informações de diferentes áreas, favorecendo a interdisciplinaridade,  por isso  este trabalho envolveu turmas de 8ª série do Ensino Fundamental bem como  todos os professores que atuam nas referidas turmas e será realizado com base na prática , que tem como filosofia :” buscar a valorização e harmonização do ensino para formar cidadãos críticos, capazes de conviverem em uma sociedade progressista.“  A filosofia da escola nos permite inovar já que prima pela formação da cidadania crítica e consciente. Um cidadão deve construir caminhos que o conduzam ao exercício consciente da cidadania, este é o papel  da escola de formação básica, ou deveria ser.
    Projeto de Aprendizagem procurava em minhas aulas, provocar os  alunos para  que os mesmos tivessem a liberdade de pesquisar  temas de seus interesses. A turma formava grupos por afinidade de relações e escolhiam temas do interesse do grupo, pesquisavam em livros, periódicos e Internet, faziam entrevistas e desenvolviam  reportagens. Marcávamos uma data e o grupo apresentava o que haviam descoberto e ilustravam a apresentação do trabalho de pesquisa com palestrantes (profissionais ligados ao assunto em discussão. Um cidadão deve construir caminhos que o conduzam ao exercício consciente da cidadania, este é o papel  da escola de formação básica, ou deveria ser.
    MARINDIA FELICIANO DOS SANTOS

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  5. ATIVIDADE 3

    Com a difusão da transdisciplinaridade na Educação, o Método de Projetos vem se destacando como o que melhor responde aos requerimentos dessa visão. No entanto, o seu uso adequado requer um marco conceitual de significado pelo professor que adota tal método. Esse método divulgado no Brasil pela Escola Nova tem sido reinterpretado e também utilizado por docentes que se pautam por outros referenciais, como, por exemplo, os da Pedagogia Crítica. Nesse ressurgimento do interesse por esse método, também se percebe a abordagem simplista que omite a teoria pedagógica que o acompanha, passando-se a direcioná-lo pelo senso comum o que leva à reprodução do sistema social."
    Nós professores que trabalhamos com projetos usando computador e propõem projetos para os alunos executarem estamos praticando o ensino por projetos, uma forma equivocada de achar que estão trabalhando com projetos de aprendizagem. Quando um professor elabora um projeto para ser executado pelos alunos este não pode ser considerado dos alunos, mas, sim, do professor...A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade." Aprender por Projetos, é Formar Educadores.
    Os projetos se constituem em planos de trabalho e em um conjunto de tarefas que podem proporcionar uma aprendizagem em tempo real e diversificada. Além de favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina, o trabalho com projetos pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aprendiz, deixando de existir a imposição dos conteúdos de maneira autoritária. A partir da escolha de um tema, o aprendiz realiza pesquisas, investiga, registra dados, formula hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento.
    Portanto, os Projetos de Trabalho contribuem para uma (re)significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.
    Logo, os projetos desenvolvidos pelos alunos na busca e construção do conhecimento pressupõem metodologias específicas: perguntas, observações, hipóteses, verificações experimentais e deduções para alcançar a solução dos problemas e dos questionamentos.



    ANDRESA CARVALHO DA SILVA

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    1. izabel batista javoski21 de junho de 2012 às 05:07

      Relatório

      ESCOLA MUNICIPAL XANXERE

      O plano de atividade de linguagem corporal foi trabalhado com os alunos de Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Xanxerê, com intuito de possibilitar a criança expressar-se corporalmente por meio da música, brincadeiras e outros movimentos, assim trabalhar a direcionalidade e a expressão corporal.
      Assim sendo muito produtivo, pois as crianças tiveram um bom desenvolvimento, nos movimentos e na expressão corporal, no momento que nos cantemos a musica, com todos os movimentos e gestos propostos eles se sentiram a vontade se expressando muito bem. Seus movimentos e equilíbrios ajudaram muito para desenvolver a direcionalidade espaço e tempo. A expressão corporal depende de equilíbrio e coordenação motora, sem esses elementos não se poderia andar, sentar ou fazer qualquer outro movimento sem cair.
      A criança terá um bom esquema quando a motricidade e a noção espaço e tempo de desenvolve em conjunto e em harmonia. Coloquei os alunos em circulo e cantamos a música (meu corpo) usando todo o espaço da sala explorando a direcionalidade, direita, esquerda, atrás, na frente, em cima, em baixo, usamos também o equilíbrio em cima de uma corda, mas sempre cantando a musica, foi muito divertido trabalhar os movimentos e a linguagem corporal com as crianças, elas são capazes de fazer movimentos em que nós não esperávamos.
      No final das atividades propostas os objetivos foram alcançados e os conteúdos também, na qual foram a expressão corporal, direcionalidade, habilidades e agilidade, a avaliação foi continua no decorrer do plano, as atividades propostas deram certas, pois obtive um resultado satisfatório.
      O plano foi aceito pelas crianças, mas claro o tempo foi curto pode ser estendido por mais tempo, pois uma atividade não pode ser feita só em um momento, tem que praticar mais vezes explorar mais e fazer sempre presente os movimentos corporais.

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  6. Sandra Mª A. de Souza21 de junho de 2012 às 15:08

    A escola por algum tempo entendia currículo como algo fechado, inerente a uma clientela que não era diferenciada tendo o professor como detentor do conhecimento e o aluno era seu depósito desvalorizando o contexto de vida do aluno.Na verdade considerava que o aluno chegava na escola vazio e lá ele iria aprender e construindo conhecimento a medida que o professor ensinava. Dessa forma, o aluno aprendia somente aquilo que estava pré-escrito no currículo anual da unidade escolar, não abrindo brechas para as mudanças na sociedade.
    Mas que bom que a escola e, principalmente, nós professores, percebemos uma mudança urgente no currículo escolar, e que é necessário o uso das tecnologias na nossa prática, tendo em vista que a maioria dos alunos possuem algum tipo de acesso a aparelhos tecnológicos e, consequentemente, a informação. A função da escola é preparar o docente para uma sociedade imediatista e selecionista que exige habilidades e competências no que diz respeito e o uso das tecnologias, considerando que o mundo esta informatizado.
    Diante disso, como professora tenho procurado sempre que for conveniente inserir em minhas aulas o uso de equipamentos tecnológicos.
    Realizei um projeto com os alunos da 8ª série na qual envolvia uma atividade de História em Quadrinhos na disciplina de Inglês. Os alunos tiveram que tirar as fotos de acordo com a fala que iria utilizar para colocar nos balões. Para as falas dos balões foram usados os “grettings” cumprimentos formais, ou seja, diálogos de acordo com o conteúdo trabalhado em sala. Foi utilizado o programa de Editor de Apresentação BROFFICER IMPRESS. A atividade, no inicio deu um pouco de trabalho, por falta e costume do uso do programa, mas à medida com que foram utilizando o programa foram aprendendo a manusear o programa. No final cada dupla apresentou o trabalho para os colegas.
    Portanto, ignorar as tecnologias em sala de aula, seria negar aos alunos acesso a informação e deixá-los marginalizados dessa sociedade moderna. Alem disso,a incorporação da tecnologia aproxima o professor do aluno, uma vez que um aprende com o outro através de experiências. Assim, as aulas tornam se mais atrativas para o aluno e prazerosa para o professor.

    Sandra Mª A. de Souza

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  7. MINHA EXPERIÊNCIA COM O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

    Um dos projetos que desenvolvi foi no ano de 2011 na Escola Chapeuzinho Vermelho juntamente com minhas colegas foi o de Boas Vindas. Esse projeto envolveu alunos de 1º e 2º ciclo, e alunos da sala multifuncional, nesse projeto tem como tema a inclusão em sala de aula, nos provocamos a curiosidade dos alunos, do porque estas crianças estão em sala de aula, como devemos tratá-las, e assim surgiram outros questionamentos entre os alunos, trabalhamos também em sala com os alunos passando atividades, nós levamos as turmas para o laboratório e passamos um vídeo sobre as leis que amparam essas crianças, explicamos quando foi aprovada a lei e aonde foi, nós mostramos também um vídeo de como essas pessoas podem estar entre o nosso convívio, que muitos deles são atletas, competidores e podem ganhar muitas medalhas, que essas pessoas que são tão especiais podem sim estar integradas ao mundo e não deixadas de lado como existia antigamente.


    Lucimar dos Santos

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  8. Em 2007 desenvolvemos na Escola Municipal Minuano o projeto interdisciplinar intitulado: África: as faces ocultas de um povo, envolvendo as disciplinas de: Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, História, Biologia. Com o objetivo de estabelecer as relações, contribuições e presença da cultura africana nas mais variadas formas de expressões brasileiras. As pesquisas foram desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio com os temas: Linguagem, Religião, Culinária, Artes entre outros. Os estudantes utilizaram como recurso tecnológico a internet, data show... Considerando os princípios: Currículo, tecnologia e projetos, houve a necessidade em explorar a temática, pois o currículo nos amparava sobre o ensino da história e cultura africana, ao passo que o LI nos possibilitou o acesso a várias informações e fontes de pesquisa. Assim, a construção do projeto aconteceu durante o processo de conhecimento, pois à medida que os estudantes se aprofundavam nas pesquisas, surgiam novos subtemas, novas ideias... Após, a fase de pesquisa, os grupos montaram apresentações em slides, mostra de dança, culinária. E o resultado desse trabalho foi a “I Mostra da Cultura Africana e Afrodescendente” da Escola Municipal Minuano.

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  9. Unidade 3 – 3ª Atividade
    Ivani Martins Mota.

    Minha experiência com o desenvolvimento de Projetos.

    O Projeto Fora Dengue foi desenvolvido com o intuito de oferecer subsídios que oriente a população de Terra Nova do Norte, no combate às doenças infecciosas, neste projeto em pauta a Dengue urbana e conseqüentemente, também o provimento de conhecimentos para a educadores e educandos, buscando erradicar os males que afligem  os nossos alunos, privando – os  da sala de aula por estarem sempre acometidos de alguma doença.
    Na reflexão pedagógica sobre esse tema educativo, teve especial relevância a consideração de sua dimensão social, pois os perigos de uma infecção não escolhem classes sociais, todos estão sujeitos a contrair moléstias às vezes por falta de orientação educacional. Sabendo que a educação é uma referência importante, pois a mesma destaca o valor educativo do diálogo e da participação, a consideração do educando como sujeito portador de saberes, que devem ser reconhecidos. Os educadores de nosso município identificados com esses princípios têm procurado, nos últimos anos, reformular suas práticas pedagógicas, atualizando-as ante novas exigências culturais e novas contribuições das teorias educacionais. Muitos professores que integram os programas de educação têm ou já tiveram experiências com  a Dengue e sabem o prejuízo sofrido por parte do educando e também do professor, pois o educador também não está imune, com base nessa experiência, coloquei as questões em debate e busquei junto ao grupo de educadores todos que estavam dispostos a trabalhar o tema envolvendo  métodos e conteúdos  explícitos nos temas transversais.
    Este projeto se estendeu a todas as áreas, considerando a importância deste tema e a possível arte educativa de um trabalho conjunto, além do que permitiu adequar os conteúdo programáticos às necessidades e interesses de todos os envolvidos. A idéia de fazer um trabalho em conjunto com todas as escolas, justificou-se pela tentativa de unir as forças educacionais fechando assim o cerco do mosquito transmissor e desta forma preservar a vida e conservar a saúde da população.
    Para que a ação pedagógica, envolvendo todas as escolas urbanas  tivessem sucesso a equipe escolar desenvolveu um trabalho conjunto, cujo o objetivo primordial teve como alvo, a aprendizagem e a conscientização de todos os alunos e alunas, pais e população, conquistando sua autonomia e despertando para a aprendizagem coletiva por meio das de metas destacadas no referido projeto.
    Assim nesta proposta do Projeto “Fora Dengue”, os estudos sobre os conteúdos foram organizados em modos distintos e complementares às áreas ou disciplinas correspondentes sem prejudicar, mas com o intuito de enriquecer o planejamento do professor. Para a realização deste projeto foram selecionados pela equipe pedagógica de coordenadores das escolas na zona urbana e a equipe da saúde, as mídias e tecnologias que foram utilizadas como:vídeos, uso da internet,data show, laboratório de informática, microscópio,além da pesquisa de campo e outros. O trabalho teve início no dia 24 de março e terminou no dia 25 de Abril de 2010. Sendo que o dia 25 de Abril foi escolhido como dia D de combate a dengue o qual foi colocado em pauta na Câmara Municipal de vereadores de Terra Nova do Norte, e aprovado por unanimidade.
    A avaliação das atividades realizadas aconteceram ao longo da  execução do projeto, isto é:  depois de cada uma das atividades desenvolvidas no dia a dia  e ao final do projeto.
    A avaliação teve como objetivo diagnosticar pontos positivos e negativos do projeto, de forma a modificá-lo ou a estabelecer novos parâmetros para novos projetos a serem desenvolvidos posteriormente uma vez que o tema combate a Dengue passaria a fazer parte do Currículo escolar.
     O projeto teve excelente resultado, pois no ano de 2010 e 2011, baixou consideravelmente os índices de pessoas com dengue, o que trouxe grande alívio para a população.

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  10. Unidade3 – at.3
    Minha experiência com o desenvolvimento de projetos
    As escolas estão adquirindo ao longo dos tempos muitos recursos tecnológicos e os mesmos encontram-se a disposição de todos os educadores para melhorar, ampliar e tornar as aulas atrativas despertando o interesse dos alunos para uma aprendizagem significativa para sua vida.
    Procuro envolver na prática didática os recursos tecnológicos disponíveis com o objetivo de propiciar a aquisição do conhecimento de maneira dinâmica e interessante para os alunos.
    Utilizei o laboratório de informática no desenvolvimento do projeto ”Brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje” para pesquisa e leituras dos brinquedos e brincadeiras antigas na internet e textos impressos; filme com o uso de data show; entrevista com os pais e avós onde puderam envolvê-los no processo da aprendizagem; palestra com casal de avós onde falaram de suas infâncias de como eram as brincadeiras e de que forma realizavam, mostraram também brinquedos da época; painel com desenhos dos brinquedos antigos e da atualidade; visita a uma loja onde puderam ver e apreciar os brinquedos; confecção de brinquedos com uso de sucatas e outros materiais; coletânea de cantigas de roda e apresentação de coral com as músicas. Houve envolvimento significativo das crianças com conversas, debates, produções e exposição das atividades realizadas.
    Zoleide

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  11. 3.Minha Experiencia Com o Desenvolvimento de Projetos.
    Uma das experiências que desenvolvi com os alunos, foi a visita feita a propriedades que desenvolvem praticas de recuperação de APPs degradadas, se baseando no projeto que desenvolvi dentro de Ciências agrárias, intitulado “Recuperação de Áreas Degradadas Dentro das Ciências Agrárias”.
    Essa visita foi feita no segundo bimestre e os alunos visitaram três propriedades, uma que está utilizando o sistema de recuperação com espécies nativas, a segunda propriedade esta recuperando as áreas degradadas com espécies frutíferas e uma terceira, em que não há nenhuma ação de recuperação sendo praticada. Os alunos envolvidos cursam o 6ª e 7ª ano do ensino fundamental. Os objetivos do projeto foram alcançados, os alunos ficaram admirados com o processo de recuperação e com a eficiência do mesmo, concluíram que o trabalho de recuperação é possível.
    Durante a visita foram utilizados alguns recursos tecnológicos como câmeras digitais e celulares, já na escola foram utilizados computadores para visualizar as fotos e apresentar em data show para o 8º e 9º ano, relatando a viajem e a situação dos locais, também utilizou um dos recursos mais eficientes a visualização do local através do Google Earl, essa visualização mostra o que há de mais moderno em tecnologia e proporcionou aos alunos ver o que ainda pode ser feito nesses locais para recuperar essas áreas degradadas.
    Sidnei Sauer

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  12. A educação hoje devido às mudanças que vem ocorrendo na sociedade e o avanço tecnológico exige mudanças tanto do aluno quanto na atitude do professor em relação à aprendizagem, e necessário que trabalhemos com projetos utilizando as tecnologias existentes nas escolas para motivar os alunos e fazer com que ele faça uso de todo o conhecimento que ele já traz pronto de casa e da sociedade, nós não podemos dispensar as tecnologias, pois muitos deles conhecem algumas tecnologias melhor que nós professores, portanto eu trabalhei com projetos na área de linguagem com projetos e os resultados foram melhores e os objetivos foram alcançados, embora o trabalho para o professor se torne mais cansativos por que exige pesquise tempo para a elaboração dos trabalhos, pois deve ser dosado de acordo com o nível da turma que está se trabalhando.
    Eu trabalhei com 8º e 9º ano na área de língua portuguesa sobre linguagem tentando resgatar a cultura dos colonizadores de Terra Nova do Norte por meio da variação lingüística trabalhando com as variações regionais principalmente da região Sul e região Nordeste que hoje é o povo dessa região que moram no Norte de Mato Grosso, os resultados foram positivos e por essa razão é que estou elaborando uma aula sobre o tema; Variação Lingüística; para postar no Portal do Professor.

    Pedro Danilo Faoro

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  13. Minha experiência com o desenvolvimento de projetos

    Em minha opinião, o currículo escolar representa a caminhada que meus alunos fazem ao longo de seus estudos. O currículo deve ser dinâmico e desenvolvido a partir de projetos com a integração das tecnologias disponíveis na escola. Pois hoje, nossos alunos são nativos e utilizam as tecnologias nas brincadeiras, no lazer, na escola e precisamos ser a tecnologia em pessoa, para darmos conta da nova realidade. E para que o projeto atinja realmente seus objetivos deve contar com a participação dos educandos e o apoio da equipe gestora e comunidade.
    Trabalho na Escola Chapeuzinho Vermelho com as turmas de: 3ª fase do 1º ciclo e 1ª fase do 2º ciclo. O período de realização do projeto foi durante os meses de abril e maio do ano letivo de 2012. A minha experiência ao desenvolver o projeto: Brinquedos e brincadeiras de ontem e hoje foi um grande desafio e uma grande aprendizagem para mim e meus alunos. O projeto era interdisciplinar, tendo como principal objetivo resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidas e aumentar o repertório das crianças. Os alunos não participaram da elaboração do projeto, mas foram envolvidos em todos os trabalhos de pesquisa e passaram a sugerir os tipos de atividades que poderia e que gostariam de realizar, como por exemplo: pesquisar com os avós os tipos de brinquedos de seu tempo e coletar os dados no caderno de campo, convidar os avós de uma aluna para contar sobre os seus brinquedos e brincadeiras de infância, confeccionar brinquedos com sucatas, desenhar brinquedos e montar um painel, montar um coral com cantigas de roda, realizar pesquisas na internet sobre a origem dos brinquedos, sobre brinquedos artesanais e produzidos por industriais, visita a uma loja de brinquedos, ouvir cantigas de roda em CDs, assistir os filmes: Toy Story I e III em data show. Além dessas foram realizadas diversas atividades de leitura no site: atividadeseducativas, leitura com uso de microfone e caixa de som, escrita de relatório sobre os filmes, paródias de cantigas de roda, parlendas, caça-palavras e cruzadinhas sobre brinquedos e brincadeiras, confecção de gráficos a partir dos dados coletados nas pesquisas, resolução de problemas, brincadeiras tradicionais: corrida do saco, corrida do ovo, jogo de peteca, jogo de queima, passar anel, ovo choco, linha do tempo- evolução do brinquedo e outros. Imaginem, quanta atividade lúdica e quanta tecnologia fizeram parte desse projeto. Percebi que através da participação dos alunos o projeto foi se tornando flexível e com isso aumentava a participação e a alegria das crianças, indo além dos objetivos propostos. Ao final culminou com uma grande festa tradicional realizada todos os anos na escola chamada de: Sarau Cultural, com diversas apresentações, comidas típicas e exposição de brinquedos confeccionados pelos alunos. O resultado foi gratificante e prazeroso ver a participação, o interesse e a aprendizagem dos alunos.
    No desenvolvimento desse projeto tive vários obstáculos tais como: internet que não funcionava, falta de apoio pedagógico em momentos específicos, sala de aula superlotada, falta de tempo para planejar melhor as atividades devido à sobrecarga de trabalho, inclusive sensação de impotência por não conseguir desenvolver corretamente um projeto com a total participação dos alunos como deve ser. Porém, sou persistente e sempre busquei tirar minhas dúvidas com os colegas e realizar pesquisas para aprender mais. Tenho muito a aprender, mas estou superando várias dificuldades, uma delas é gostar de trabalhar com projetos e organizar os conhecimentos no caderno de campo. Este caminho para mim é o começo de uma longa jornada de muitos estudos e conhecimentos.
    Isaura Gorete De Carli

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  14. Profª Andréa Gonçalves Strapazzon1 de julho de 2012 às 18:04

    RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Na Escola Municipal Minuano juntamente com os alunos do ensino médio e fundamental realizamos projetos como: HQ (Histórias em quadrinhos), Jornal Escolar e Soletrando com o objetivo de incentivar o melhor aprendizado do aluno e a desenvoltura em todas as áreas afins incluindo o uso das TICS.
    No projeto “Histórias em Quadrinhos” os alunos primeiramente trabalharam produções de textos, na sequência no laboratório de informática utilizamos o software Hagaquê, onde os alunos com o auxílio desta tecnologia puderam criar suas próprias histórias.
    Para criação do “Jornal Escolar” os alunos fizeram primeiramente pesquisas abordando diversos questionamentos com a comunidade, em seguida com o auxilio das tecnologias foram feitas as produções que compuseram nosso jornal.
    Para o projeto “Soletrando” foi trabalhado a princípio as alterações ocorridas na gramática com o novo acordo ortográfico, novamente com o auxilio das tecnologias os alunos puderam memorizar essas alterações através de jogos educativos.
    Com a realização desses projetos obtivemos resultados que consideramos satisfatórios através das metodologias diferenciadas e com o envolvimento de toda a comunidade.

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  15. Acleide Souza Dos Santos3 de julho de 2012 às 05:27

    Em minha experiência com o projeto “compostagem” no ano de 2011, pude aprender muito sobre o assunto.Onde esse projeto teve por finalidade a necessidade de utilizar as folhas que tinha no pátio escolar.
    Esse interesse “ compostagem” veio diretamente dos alunos, onde os mesmos ficaram entusiasmados com essa nova forma de relacionar teoria a pratica.
    Durante essa nova experiência percebi o quanto os alunos se interessavam em aprender e no desenvolvimento de questionar, investigar e demonstrar os valiosos resultados do projeto.
    Acleide Souza Dos Santos

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  16. Marcos Duessmann Rohden4 de julho de 2012 às 16:37

    Unidade 03 - Atividade 03.
    Minha experiência com o desenvolvimento de Projetos.
    Percebemos que a tecnologia faz parte da vida de todos, de uma forma ou de outra nos deparamos em situações que precisamos nos adaptar a realidade do momento, não é uma questão de que a tecnologia chegou para derrubar por terra tudo que até aqui sabíamos, mas fazer dela uma aliada, uma ferramenta de trabalho a mais, ela não veio para substituir o professor, mas para ser mais um instrumento que está sendo e que será usado em benefício da aprendizagem e para isso acontecer é preciso formação de qualidade para nós professores, pois o avanço tecnológico avançou mais que a nossa formação acadêmica; outro cuidado que acho importante é que a tecnologia por si só não melhora nem piora a qualidade na educação, não basta “usar tecnologia” como se fosse à salvação do momento é preciso planejamento e estrutura, que os equipamentos tecnológicos funcionem de fato nas escolas, para então usarmos a tecnologia a favor de nossos alunos.
    Trabalhei um projeto voltado para a área de ciências exatas com o tema ‘A matemática no cotidiano’, com alunos de 5ºano, onde trabalhamos as relações diretas que a matemática traz na vida rural e nas relações entre o meio rural e urbano. Iniciamos com uma coleta de dados das propriedades rurais anotando tudo que envolve quantidades, medidas em kg, litro, metros, valores dos produtos comercializados; os alunos traziam as anotações para a aula e com estes dados realizamos cálculos envolvendo as situações matemáticas, onde elaborávamos situações problema, gráficos simples, tabelas, fizemos simulação de comércio para trabalhar com sistema monetário; Também trabalhamos as medidas agrárias de maneira simples com alguns cálculos de área e perímetro.
    Utilizamos para registro fotos dos trabalhos, digitação no Lied das situações problema e gráficos de barra simples; penso que trabalhar com projetos é bom, mas é preciso muito planejamento, pois senti muitas vezes durante essa tentativa de trabalhar projetos, assim, as coisas fugirem um pouco de controle, pois acho que abriu muito a abrangência do tema em estudo e tive um pouco de dificuldades para fechá-lo. Mas a experiência foi válida, percebi que os alunos estudavam com mais vontade. Penso também que poderia ter usado mais as tecnologias, mas nem sempre dispomos da mesma com o auxilio técnico/pedagógico que necessitamos.
    Professor: Marcos Duessmann Rohden
    Escola Municipal Xanxerê. 04/07/2012.

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  17. Kátia Fabiane Scheid Bianchim5 de julho de 2012 às 05:11

    Atividade 3
    Minha experiência com o desenvolvimento de projetos
    Desenvolvo na Escola Municipal Xanxerê, o projeto “jornal na escola” no qual proporciona atividades educacionais que envolve as TICS, o jornal xanxerê.com é desenvolvido por alunos do Ensino Médio pela minha orientação, no qual é produzido semestralmente com informações e noticias da comunidade escolar. Desta forma envolve constantemente o laboratório de informática, pois a digitação e algumas pesquisas sobre noticias da região é feita nele, contudo o mesmo jornal impresso é divulgado e postado no blog da turma www.jornalxanxere.blogspot.com.br e www.linguagemnativa.blogspot.com fazendo com que além e haver concentração no que estão escrevendo proporciona uma maior interação entre pessoas de diversos lugares, aumentando desta forma a inclusão digital. Primeiramente os alunos escrevem as noticias e informações sobre o tema do jornal, após são levados ao laboratório de informática, no qual farão suas pesquisas e digitarão o jornal em si, após todo este processo os mesmos acessam o blog e postam as edições do jornal e fotos dos principais acontecimentos da escola (como a festa junina).
    O processo avaliativo acontece em todo o desenvolver das aulas, levando em consideração, a escrita, as pesquisas a união em grupo as apresentações ao vivo e o acesso ao blog.
    .
    Kátia Fabiane Scheid Bianchim

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  18. Professora: Ivete de Barros Santos5 de julho de 2012 às 08:19

    MINHA EXPERIÊNCIA COM PROJETOS
    Na Escola Municipal Minuano juntamente com os alunos do ensino médio e fundamental realizamos projetos como: HQ (Histórias em quadrinhos)e Jornal Escolar com objetivo de proporcionar aos alunos um espaço para que possam construir o conhecimento de forma dinâmica, onde os professores passem a desempenhar o papel de mediadores do conhecimento, explorando a criatividade, a iniciativa e a interatividade, onde houve integração de todas as áreas incluindo o uso das TICS.
    No projeto do jornal escolar vários aspectos foram trabalhados: criação de textos, artigos, crônicas, charges, passatempos, constando, ainda: datas comemorativas, culinária, entrevistas, mensagens de incentivo, dicas úteis e notícias da escola. Cada sala ficou responsável pela elaboração de uma coluna que compõe o jornal. Os alunos do ensino médio com o apoio e participação de alguns professores que orientaram os alunos na criação dos textos e revisão do jornal, antes da publicação do mesmo.
    No projeto “Histórias em Quadrinhos” primeiramente a coordenadora do NTM trabalhou exploração software Hagaquê com os Professores. No primeiro foi trabalhado com os alunos análise do programa HagáQuê e Exploração do programa pelos alunos do ensino médio e fundamental o entendimento dos conhecimentos de A rte, Redação, através da criação de histórias em quadrinhos, planejamento das histórias e elaboraçao das historias em quadrinhos.
    Profª Ivete Apda.de Barros Santos

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  19. VALQUIRIA VIDAL BURATTO
    Desenvolvi durante todo ano de 2010 na escola Municipal Ribeirão Bonito um projeto de Reflorestamento de APPs, nas quais foram escolhidas seis APPs , uma em cada comunidade daquela região. Todos os alunos de ensino fundamental á ensino médio foram envolvidos, sendo este projeto apresentado na amostra do conhecimento pelos alunos do ensino médio. Os alunos participaram da elaboração do projeto, e houve em cima desse contexto a criação de um currículo próprio. O projeto teve com resultado o reflorestamento das APPs nessas propriedade e o conhecimento adquirido pelos alunos no contexto a qual eles estavam inseridos.

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  20. Maelí Gonçalves de Souza10 de julho de 2012 às 04:25

    Em 2009 na Escola Municipal Xanxerê, nós professores Maelí Gonçalves de Souza, Cledecir Brigo, Kátia Fabiane Scheid Bianchim e Marcos Duessmann Rohden, com as turmas de 7ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental, nas Áreas de Linguagem, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Exatas, desenvolvemos os conteúdos de produção textual, regras de acentuação, pontuação, ortografia, morfologia, estatísticas, gráficos, porcentagens e meio ambiente, através das dinâmicas de trabalho como: Pesquisa com a comunidade escolar, pesquisas em livros, uso do laboratório de informática, máquina digital, apresentação em data show e socialização dos resultados obtidos.
    Com o tempo de duração da atividade em três meses e, articulando: Projeto da comunidade + Recursos das TICs + Conteúdos curriculares, concluímos que ao desenvolver esta proposta com uma metodologia diferenciada interagindo as diferentes áreas de conhecimentos, possibilitou um trabalho coletivo onde cada área desenvolvia em consonância com os demais colegas.
    Considerando a importância da escrita e da leitura uma das principais ferramentas no contexto escolar, concluímos também que, através de atividades que estimulem os alunos a praticarem a leitura e a escrita e utilizar as TIC, como mais uma ferramenta que veio para somar conhecimentos, é que conseguiremos obter resultados satisfatórios em todas as áreas do conhecimento.

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  21. ADELITA DA SILVA BENTO13 de julho de 2012 às 08:00

    Trabalhei com os alunos a Educação Infantil e 1º ano na escola Municipal Miraguaí no ano letivo de 2011 o projeto: A Preservação Do Meio Ambiente Através Dos Clássicos Infantis. Foi feito pesquisa no laboratório envolvendo toda classe onde eles exploraram os clássicos conhecendo a importância de preservar o meio ambiente fazendo comparações do ambiente vivido pelos personagens e o que eles vivem hoje. Em seguida os alunos formaram um grupo onde eles criaram uma nova versão da história de chapeuzinho vermelho. No final montamos uma peça teatral apresentamos aos pais e comunidade. Fizemos uso de várias mídias como data show, máquina digital explorando vídeos em fim registramos tudo. O projeto desenvolvido foi além do que tínhamos planejado, pois as crianças se interagiram umas com as outras se envolvendo num mundo imaginário surgindo novos personagens onde elas tiveram autonomia de mudar a versão da história criando uma nova história.
    Profª: Adelita Da Silva Bento

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  22. Márcia Duessmann Rohden17 de julho de 2012 às 17:18

    UNIDADE 3
    ATIVIDADE 3
    Na Escola Municipal Xanxerê, em 2010, foi desenvolvido um projeto com o 3º e 4º ano do ensino fundamental sobre a culinária brasileira, onde o objetivo era sanar as dificuldades ortográficas e o gosto pela leitura e a competitividade!
    O aluno, no inicio do ano letivo, começou a coletar rótulos contendo receitas em geral, e duas vezes por semana, os alunos iam ao laboratório de informática para digitar as receitas que cada aluno tinha trazido, sempre tomando cuidado com a escrita correta de cada palavra.A digitação dos textos foi feita em duplas, onde um aluno ditava para o outro digitar.
    Esse projeto teve a duração de 2 semestres. No final dele, juntamos todas as receitas digitadas e foi confeccionado um caderno de receitas. Logo após foi somado a quantidade de rótulos trazidos por cada aluno, onde foi surpreendente a quantidade de rótulos juntados.
    Os alunos que tiveram o maior numero de receitas, foram premiados com medalhas. Além das medalhas cada aluno levou para casa o seu caderno de receitas confeccionadas por eles mesmos.
    Esse projeto foi de grande valia para mim e principalmente para meus alunos, pois foram sanadas as dificuldades na escrita e leitura.

    Escola Municipal Xanxerê
    Professora: Márcia Duessmann Rohden

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  23. jovelina zanatta raycik teodoro20 de julho de 2012 às 05:11

    Unidade 3
    Atividade 3
    Minha experiência com desenvolvimento de projeto
    O projeto Horta Escolar foi aplicado na Escola Municipal Xanxerê, em 2011, com os educandos do ensino médio na área de Ciências Agrária em parceria com a educação infantil e fundamental, juntamente com seus educadores.
    Esse projeto caracteriza- se por ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos educandos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação. Além disso, as atividades são planejadas para criar espaços para que o desenvolvimento e as aprendizagens dos educandos possam ser acompanhados ,possibilitando uma pratica privilegia as intervenções capazes de auxiliá-las. Descrevemos as estratégia de uso de três dispositivos, que tanto auxilia no registro das atividades, como também oferecem ferramenta que potencializam a interação, tanto do educando com como dos educadores. È ainda necessário ainda maiores investigações no sentido de elaborar intervenções que oferecem um melhor aproveitamento desta ferramenta.
    E com essas atividades os educando nem notam, mas estão virando autores de produtos multimídias, pois depois da coleta das garrafas pets, do revirar da terra, adubar colocar a semente, regar, arrancar matinho os educandos usam fotos digitais para sem incorporadas em seus trabalhos com slide show e filmagem reportagens sobre a Horta Escola e nesse projeto eles aprendem com alegria em seus rostos e essa é a maior prova que trabalhar com esse projeto deu certo.
    Jovelina Zanatta Raycik Teodoro

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  24. EXPERIÊNCIA COM PROJETOS


    Com curso que estamos fazendo Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC, Estamos adquirindo bastantes conhecimentos principalmente sobre projetos, como atualmente não estou exercendo em sala de aula faço parte do administrativo da Escola, más ao ir pra sala de aula, vou procurar trabalhar com projetos porque, como podemos observar, e o meio mais correto de se trabalhar com alunos, a pratica pedagógica voltada à aprendizagem significativa do aluno, especialmente quando trabalha com projetos.
    A assim o aluno sujeito ativo da aprendizagem, aprende a levanta e testa idéias, experimento, cabe a Professora criar situações que provoque os alunos a interagir entre si, trabalhos em grupo, buscar informações, dialogar com especialistas e produzir novos conhecimentos.
    Também tem aqueles alunos que não tem acesso a elas, não só TVS, então temos que trabalhar com o computador buscando: aprender a seguir orientações para atingir o objetivo desejado; fazer pesquisas (visando desenvolver a curiosidade em relação ao mundo e seus saberes); procurar e aprender a baixar vídeos ( com conteúdos pedagógicos que venha a somar ao conhecimentos adquiridos em sala de aula, alguns professores também usa o data show, um recurso muito útil atrai crianças e adulto, na visualização dos conteúdos a serem trabalhados, uma vez que tira o foco de uma lousa estática e o transfere para um mundo virtual de movimentos e cores, e também os professores pode levar os alunos para sala de vídeo onde podem assistir filmes educativos e lúdicos para depois, serem trabalhado os conteúdos na sala de aula, conceito morais e éticos.
    Assim podemos observar que utilizando as novas tecnologias podemos trabalhar com os conteúdos necessários para o desenvolvimento dos alunos de uma forma inovadora e dinâmica que só vem a somar ao seu crescimento intelectual.



    ARSILINA DA SILVA SOUZA

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  25. UNIDADE III – ATIVIDADE 3
    MINHA EXPERIÊNCIA COM O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

    Vou relatar aqui um projeto que desenvolvi no primeiro semestre de 2012 com os alunos do 4º e 5º Ano do ensino fundamental de nove anos da Escola Municipal Charrua, teve como tema: Os sinais de trânsito.
    Primeiramente chegamos a esse tema devido ao comentário dos alunos em sala de aula onde vários pais na oportunidade estavam requerendo sua primeira abilitação e vários alunos na sala de aula comentavam todos os dia so esforço do seus pais para estudar as placas de sinalização, surgindo assim a curiosiade de toda a turma em conhecer as placas de sinalização. Em seguida alguns alunos troxeram material utilizados pelo seus pais sobre o curso que fizeram, então fiz a seleção de alguns conteúdos com os sinais de Advertência e Regulamentação e ainda contei com a ajuda de dois alunos da sala que tinha internet em casa na coleta de materiais sobre o tema, salvo em pen drive fomos até o laboratório da escola onde contextualizamos todo conteúdo encontrado, depois em sala de aula trabalhei com cópias dos principais sinais de trânsito para que cada aluno pudesse conhecer e aprender mais sobre as regras de trânsito. Também elaborei atividades tipo simulados de provas de trânsito para tetar o conhecimento dos mesmos. Com esse projeto pude explorar bem a linguagem, história, artes, matemática, geografia.
    Acredito que a realização desse projeto melhorou muito o conhecimento dos alunos, pois todos ficaram acima da média em seus conhecimentos, o que certamente vai refletir no dia a dia de cada um ao transitar pela cidade e reconhecer o que é certo e errado preservando a vida, direitos e deveres de cada um no exercício da cidadania.
    Autor: Paulo Sérgio Leite

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  26. NEIVA JOSEFINA KISCHENER1 de agosto de 2012 às 15:41

    Neiva Josefina Kischener

    Atividade 03

    Hoje em pleno século XXI, trabalhar pedagogia de projeto está sendo algo marcante, isso nos envolve mais e mais nos faz adquirir experiências novas e nos mostra o avanço da tecnologia em nosso meio fazendo com que buscamos sempre o que é melhor para os nossos educandos.
    A minha primeira experiência está sendo realizada agora na escola 12 abril, é um projeto interdisciplinar, onde envolve todos os professores sendo esse dividido por área de conhecimento.no primeiro bimestre trabalhei com 1º ano A e B, no segundo com o 2ºano A, no terceiro bimestre trabalharei com 1º A e 3º ano A, no quarto bimestre vamos fazer um fechamento de todas as áreas.
    Isso foi prazeroso, os alunos descobriram novas formas de trabalhar em conjunto, onde procurei colocar os pontos mais específicos das disciplinas, dei ampla abertura para eles explorar principalmente a geografia do mato grosso , a história e a sociedade mato grossense , portanto a partir do momento que nos elaboramos um tema os alunos vão a luta sendo eles sujeitos do seu próprio conhecimento,tornando-os reflexivos e atuantes nesse mundo globalizado.

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  27. ROSEMEIRE SIQUEIRA DA CRUZ1 de agosto de 2012 às 18:26

    Rosemeire Siqueira da Cruz

    ATIVIDADE 3

    Minha experiência com o desenvolvimento de projeto.

    Um dos projetos que desenvolvi neste ano de 2012, na Escola Municipal Monteiro Lobato foi o projeto ''Cores e Formas'' o mesmo envolveu os alunos do Pré I, tendo como objetivo levar as crianças a conhecer as cores e as formas que estão presentes no ambiente em que vivemos,partindo do principio de que nesta fase correspondente a Educação Infantil a criança é participativa , curiosa e está em contínuo processo de desenvolvimento. Neste projeto foi levado em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e as experiencias vivenciadas, foi ainda proposto situações problemas para que eles pudessem ampliar, aprofundar e construir novos sentidos para seus conhecimentos. Esse projeto integrou várias áreas do conhecimento e diferentes e recursos ( livros, TV, aparelho de som, DVD e maquina fotográfica.).
    Acredito que a realização desse projeto contribuiu para ampliar o conhecimento dos alunos pois quando o aluno produz ele aprende fazendo e reconhecendo a autoria daquilo que produziu. Levando-o a contextualizar conceitos conhecidos e descobrir outros durante o projeto.

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  28. LEONI DE SOUZA MACHADO
    Unidade 3, atividade 3
    MINHA EXPERIÊNCIA COM O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
    Um dos projetos que que desenvolvi na Sala de Recurso Multifuncional foi o projeto QUEM SOU EU, este projeto envolveu várias áreas do conhecimento. Através deste projeto os educando utilizaram a tecnologia para facilitar processo de aprendizagem. Onde as crianças exploraram os computadores do LIE, utilizando os programas: Microsoft Word, PowerPoint, Internet, etc. o referido projeto teve como objetivo desenvolver a linguagem oral e escrita, bem como a criatividade e autoestima dos educando que frequentam a Sala de Recurso. Utilizando-se, mais um tipo de linguagem oferecida pela tecnologia atual. Assim os educandos puderam expressar suas ideias e sentimentos numa perspectiva de interação social, utilizando-se da máquina e dos diversos recursos tecnológicos disponíveis na Unidade Escolar. Penso que desenvolver projetos em sala de aula garante melhor integração de conteúdos no currículo de forma interdisciplinar, aproximando o educando a sua realidade, estimulando a iniciativa, a criatividade e a cooperação.

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  29. vandete alves damacena3 de agosto de 2012 às 07:19

    unidade 3 atividade 3
    Minha experiencia com desenvolvimento de projeto foi com uma turma de 3º ano na escola Lucas Auxilio Toniazzo no ano 2011 foi iniciado com um projeto com o tema lixo na escola (lucas). Devido a falta conscientização dos próprios alunos de não terem habito de jogar lixo no lixeiro, nos professores de I a IV optamos por iniciar este trabalho para inicio de conversa colocamos o problema para o aluno como se fosse um problema da escola e o que fazer para solucionar este problema, como fazer para acontecer este trabalho. Quando iniciei o projeto era mês de abril e o termino seria para outubro. Como as turmas eram pequenas nos pouco escreviamos era quase tudo falado, montamos um cronograma a ser seguido pelos alunos, e partimos para trabalho, organizamos vídeo pra os próprios alunos, textos lidos e discutidos, questionamentos para outras séries. Após feito as leituras com os próprios alunos e respondido os questionarios fomos para pratica como fazer. Organizamos lixeiros ilustrado, cartazes nos murais, e placas espalhadas pelo patio da escola.
    No 3º momento foi a melhor parte os alunos escreveram um teatro para apresentação no seminário, onde envolveram na apresentação merendeira, vigia, funcionário,zeladoras, aluno,pais e professores,cada um com sua fala deixando para a comunidade escolar que este trabalho não é só das zeladoras porque ganham para limpar, mas sim uma responsabilidade de todos os que formam e participam da comunidade escolar. Na apresentação as crianças se vestiram de com vários tipos de embalagem e apresentaram para a comunidade o tempo de sua decomposição. Este trabalho foi para nós uma criatividade significativo dos alunos e que poderia ter sido retomado nos anos vindouro com mais aprofundamentos. Uma vez que o nosso currículo nem sempre fica acabado.

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  30. ROSELI DE C. CARENO GUERMANDI3 de agosto de 2012 às 12:55

    Minha experiência com o desenvolvimento de projetos.
    Em minha prática pedagógica até o momento quase não participei de projetos. No ano de 2010, na escola 12 de abril participei de um projeto na área de linguagem envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Ed. Física. Juntamente com meus colegas: Guionorá, Vanderley e Nestor. O trabalho foi desenvolvido no terceiro bimestre com os alunos do 1º ano A, B, C,e D do ensino médio, o projeto foi desenvolvido com base na minissérie “A Muralha”. Com o objetivo de contextualizar o momento histórico do início da formação do Brasil; compreender a influência europeia; compreender os aspectos linguísticos da época; produzir textos narrativos utilizando os elementos da narrativa através da ótica das personagens; ilustrar a sequência dos fatos através de desenhos e a alimentação baseada em frutos e cereais.
    Os alunos assistiram a minissérie intercalando entre os capítulos discussões sobre os fatos e a produção de narrativas, junto com as produções os alunos realizaram os desenhos ilustrando as situações que envolvem as personagens, puderam também observar os costumes de vida, alimentação e saúde.
    Após o termino da minissérie os textos foram digitados e expostos em mural junto com os desenhos que ilustraram as narrativas, para a comunidade escolar. Posso dizer que com a ajuda das tecnologias os trabalhos foram realizados com êxito.

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  31. No ano de 2011 eu participei de um projeto de linguagem onde a professora de língua inglesa foi convidada a ministrar aula de língua espanhola numa escola da zona rural do município onde residimos. Numa de suas aulas,um aluno do primeiro ano do ensino médio,da Escola Municipal Xanxere,fez a seguinte pergunta: _Quantos e quais países do mundo falam a língua espanhola.
    Diante de tal indagação, ela reformulou pergunta e fez aos demais alunos e colegas professores –“Hablas espanhol”. Dando início ao Projeto “Hablas espanhol” que envolveu toda a escola.
    Logo de inicio, dividi a turma em grupo de estudo e durante as aulas de geografia, após contextualizar os conceitos já adquiridos, levei a turma ao laboratório de informática e os alunos escolheram um país que falava espanhol dentro dos cinco continentes. Em seguida passaram a identificar os principais aspectos físicos. Como eu dava aula de história sugeri que identificassem os aspectos políticos e humanos; na de sociologia os aspectos sociais e culturais bem como a educação ,a dança e os usos e costumes; na de português conheceram alguns poetas e suas poesias; na de biologia eles pesquisaram as doenças mais comum e as nomenclaturas em espanhol do corpo humano.
    Conforme iam construindo o conhecimento, guardavam nos diários e montavam slide. E entre si, aumentavam o diálogo e as aulas de espanhol, tomava mais sentido aumentando a oralidade.
    Ao final do terceiro bimestre, a turma começou a apresentar os seminário para todos os professores envolvidos. A cada apresentação era uma viagem ao país apresentado com danças típicas, comidas, poesias, músicas,vestuário, apresentação da bandeira e o usos e costumes.
    A interação entre a turma foi tanto que houve necessidade de apresentar o vídeo dos seminários para os demais alunos da escola e para os pais e algumas palavras espanhola, passaram fazer parte do vocabulário dos alunos da escola.

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  32. Eu enquanto professor iniciante na careira, porem conhecedor do papel do desenvolvimento de projetos educacionais, vejo nestes um importante instrumento de desenvolvimento disciplinar e intelectual, que permite uma variação no ensino. Tendo percebido isso ainda em quanto aluno, pois na escola Municipal São Pedro de Terra Nova do Norte em que estudei, fui participante de vários projetos educacionais, que visavam o crescimento intelectual dos seus alunos. Fazendo isso através de trabalhos de pesquisa, visitas, seminários, palestras e etc. cujos quais ajudaram a desenvolver o pensamento critico e intelectual, tornado os alunos indivíduos atuantes, enriquecendo o currículo escolar dos alunos e aumentando a cada ano o nível de desenvolvimento do projeto. Tenho em mente que a metodologia dos projetos feitos em sala de aula deve ser voltada em acordo com cada realidade educacional, desta forma os projetos adquirem não só um maior embasamento teórico mas prende o aluno ao tema e o justifica, ao percorrer do meu primeiro ano como educador, vejo esta forma de trabalhar como enriquecedora para escola e alunos, e uma alternativa para a atual monotonia educacional.

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  33. Na escola Municipal Minuano com os alunos do 3º ano do ensino médio realizamos o projeto com intuito de reaproveitar a folha da manga retiramos a pigmentação da folha e utilizamos a substancia para dar coloração ao sabão liquido, este trabalho seria levado a mostra municipal mas não tivemos um objetivo concreto por falta de tempo para pesquisa mais aprofunda sobre as propriedades da matéria, apesar disso voltamos nosso olhar para a utilização da terramicina envolvendo o mesmo processo, retirando assim as propriedades da mesma para uso medicinal pois é um produto usado popularmente como um anti-inflamatório neste sentido realizamos obtivemos bons resultados tendo desempenho de todos envolvidos mesmo não tendo resultados científicos aprofundado levamos o trabalho para mostra de conhecimento passamos pela primeira banca e fomos aprovados e pela falta de conteúdos mais científicos o trabalho não teve continuidade.

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  34. Daiane Ap. Pereira Schaedler24 de agosto de 2012 às 12:46

    Minha experiência
    Ao desenvolver um pequeno projeto com as turmas da Ed. Infantil, 1º,2º e 3º Ano do Ensino Fundamental, juntamente com as Regina Aparecida Rocha de Oliveira e Izabel Batista Javoski, juntas notamos que mesmo vivendo em mundo diversificado de tanta tecnologia, ainda existe em nossa realidade escolar alunos que não desfrutam desse mundo globalizado.
    Sendo assim ao analisar a realidade de todas nossas crianças dessas séries, criamos um pequeno projeto, a qual os alunos tiveram acesso ao LIED. O projeto recebeu o nome “Desenvolvendo Habilidades com o Computador”, o mesmo teve como objetivo trazer aos alunos para interagir com a tecnologia.
    Alguns jogos educacionais que fazem parte do pacote de jogos do Sistema Operacional Linux do LIED da escola foram selecionados para trabalhar com os alunos. Criamos um cronograma para estar reservando dias para levar os alunos para o LIED.
    No primeiro momento ao levar as crianças para o LIED, notamos as grandes dificuldades que os alunos apresentaram ao pegar em um mouse, seria necessário trabalhar com eles a coordenação motora. Então mudamos alguns jogos que havia no cronograma, e acrescentamos alguns jogos que envolvesse mais a coordenação motora.
    No segundo momento trabalhamos muito a coordenação motora e obtivemos um excelente resultado, pois ao frequentar várias vezes o LIED, notamos que as dificuldades foram superadas.
    Após enfrentarmos essas dificuldades das crianças interagirem com o mouse, mudamos para jogos que desenvolvesse neles o uso do raciocínio, também no inicio observamos que alguns alunos não conseguiam raciocinar com rapidez, porém auxiliamos todas às vezes, incentivando-os, com diversos jogos pedagógicos, e mais uma barreira foi quebrada conseguimos fazer com que os pequenos descobrissem neles suas próprias capacidades.
    Este projeto foi de suma importância tanto para nós educadores quanto para as crianças envolvidas, vale ressaltar que é muito importante elaborar um projeto de acordo com a realidade dos alunos, as dificuldades encontradas foram todas superadas, e o mais prazeroso de tudo isso é sentir nos alunos o interesse de aprender diante dos jogos educacionais e o grande avanço das crianças no ensino aprendizagem.

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  35. Janete Aparessida Miorando30 de agosto de 2012 às 06:57

    Atividade 03
    Prof: JANETE APARESSIDA MIORANDO 30 DE AGOSTO DE 2012
    Minha experiência com Desenvolvimento de Projetos
    Vou relatar aqui um projeto, que desenvolvi com os alunos do 2º Ano do ensino fundamental de nove anos, da Escola Municipal Norberto Schwantes, que teve como tema: “As minhocas”.
    Primeiramente chegamos a esse tema, a partir do comentário de um aluno em sala de aula que questionou e dificuldade de encontrar minhocas para pescar na época da seca, despertando assim, a curiosidade em toda a turma, para conhecer o comportamento da vida das minhocas. Fizemos juntos a seleção da curiosidade de cada um, e com isso montamos um mapa conceitual. A partir dai, iniciamos uma pesquisa de campo para verificar onde encontramos mais minhocas. Analisamos diferentes tipos de solo, observamos o corpo de uma minhoca através de uma lupa, pesquisamos no LIED a formação dos anéis do corpo da minhoca, sua respiração, alimentação, locomoção, reprodução, tudo era registrado em caderno de campo, cartazes e desenhos no tuxpaint.
    A escrita e a leitura é uma das principais ferramentas no contexto escolar e o caderno de campo, torna essa atividade prazerosa, pois os alunos escrevem o que viram. E com o auxilio das s TIC, como uma ferramenta que veio para somar conhecimentos, é que conseguiremos obter resultados satisfatórios em todas as áreas do conhecimento. Acredito que a realização desse projeto melhorou o conhecimento dos alunos, pois todos ficaram acima da média em seus conhecimentos, o que certamente vai refletir no dia a dia de cada um.

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  36. As experiências que eu posso relatar são inúmeras, entre elas algumas boas outras não tanto, mas todas indispensáveis para meu conhecimento e enriquecimento de meu currículo. Gosto de chamar atenção para meu primeiro contato com o trabalho com projetos, através do qual pude perceber que tão interessante quanto fantástico, também é este trabalho perigoso. Pois a divisória do sucesso e do fracasso do trabalho é muito próxima. Encontrei dificuldades em não permitir que um grande projeto, super interessante, se tornasse “chato”, desgastante e repetitivo. Não basta a turma ter uma grande idéia, é preciso ir, além disso, é preciso ter ousadia, persistência, curiosidade e principalmente força de vontade. Pois o trabalho com projeto é bastante demorado e por isso às vezes, muitos alunos acabam deixando de se envolver, ficando assim concentrado nas mãos de poucos o conhecimento adquirido. Acredito que muitas vezes um plano de aula bem elaborado e diferenciado, que não use demasiadamente muitas aulas, possa ser bem mais proveitoso do que o trabalho com projetos propriamente dito.
    Porém não tive somente desilusões com essa metodologia de trabalho, obtive também muitos êxitos, dos quais me fizeram crer que vale a pena, pois o resultado é muito proveitoso e marcante para a vida dos educando. É algo que sai de um mundo entre quatro paredes e um giz, é um despertar para a sociedade e o nascer de um cidadão. Pois é isso que um projeto proporciona, ele envolve o aluno a buscar estratégias e soluções para determinado assunto abordado, e automaticamente o influencia a fazer esta prática fora da escola. Isto é, o lado crítico e questionador se tornam mais aguçado, motivando-o também a criar propostas que levem a solução de problemas existentes em sua comunidade. Então no trabalho com projetos posso afirmar que o aluno recebe mais do que educação, informação e conhecimento, recebe formação social, a qual não o abandonará no final da vida escolar, mas o acompanhará por toda a vida.

    Edimélia Pommer Culere

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  37. Kelin Cristina M. Pommer6 de setembro de 2012 às 05:19

    Minha experiência com projeto:

    Uma pedra preciosa deve sempre estar sendo polida para que seu brilho não se ofusque e a admiração pela sua beleza torne-se imperceptível. Assim é o processo de ensino-aprendizagem, a cada dia que passa ele deve ser polido, deve ser inovado para que seu encanto mantenha-se sempre visível e a sede do saber não se esgote, possibilitando ao aluno a construção de um aprendizado para toda a vida, ou seja, a construção de um aprendizado permanente.
    O sistema de pedagogia de projetos é uma ferramenta que possibilita esse aprendizado permanente, através dessa alternativa o aluno tem a oportunidade de aprender fazendo que é o que proporciona o encanto desse método de ensino, deve-se considerar também que para a execução de um projeto é necessário que o interesse parta dos alunos, o professor apenas conduz e direciona as idéias que surgirem. Porem é preciso muito esforço e dedicação por parte do educador, uma vez que, o projeto em si na maioria das vezes aborda questões desconhecidas, cabe ao professor organizar as etapas do projeto para que os alunos possam descobrir e se aventurar dentro do assunto escolhido. Outra questão que muitas vezes acaba por interromper o projeto durante sua execução é a falta de material, falta de apoio pedagógico, (não que seja o meu caso) também a falta de interesse de alguns alunos, o que acaba por influenciar os outros e fazer com que o projeto se acabe.
    Esse ano pude ter meu primeiro contato com projetos, aliás, uma experiência muito satisfatória, pois os resultados estão surgindo naturalmente, os alunos participam e dão idéias, isso é magnífico para um educador de primeira viagem, porem confesso que é necessário muita força de vontade para manter os alunos empolgados na pesquisa, é preciso muita criatividade para não se tornar algo repetitivo e maçante fazendo com que os alunos percam o interesse pelo mesmo e todo o trabalho já realizado caia no esquecimento. Enfim, ao trabalhar com projetos pude concluir que assim como tudo na vida, ele apresenta dois lados. O lado positivo onde o aluno poderá construir um aprendizado permanente, o que de fato é muito compensador para o professor, e o lado negativo, que são as dificuldades encontradas no decorrer das fases do projeto que podem resultar no fracasso do mesmo. Porem posso afirmar com certeza que essa é uma alternativa compensadora e que vale a pena ser praticada, afinal a pedra preciosa não polida perde seu brilho e seu encanto, tornando-se apenas mais uma pedra, mesmo que tenha seu valor, mas para ele aflorar é preciso esculpir e manter sempre radiante para atrair olhares encantados e curiosos persistindo na sua beleza significativa e permanente, assim como é a educação.

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  38. Regina Aparecida Rocha de Oliveira6 de setembro de 2012 às 05:44

    No ano de 2011 ao observar os alunos do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, notei a dificuldade e a necessidade dos alunos para com o uso da tecnologias, mesmo vivendo em um mundo globalizado ainda encontro crianças que não tem acesso a um computador, senti como educadora a necessidade de oportunizar os alunos a ter acesso ao LIED, sendo assim me reuni juntamente com a professora Izabel e a técnica do LIED, para juntas montarmos um projeto a qual teria como objetivo principal a inclusão digital.
    No primeiro momento escolhemos jogos pedagógicos oferecidos no LIED, estes jogos envolveria a coordenação motora, raciocínio e digitação .
    No segundo momento os alunos foram conhecer o LIED, a qual a reação dos mesmos foi surpreendente, em seguida eles tiveram ter acesso ao computador e aos jogos pedagógicos..
    Pode-se notar grandes dificuldades no inicio, alguns apresentavam dificuldades para coordenar o mouse, raciocinar os jogos e encontrar as letras no teclado.
    Após vários dias levando os alunos ao LIED, essas dificuldades foram sendo superadas.
    Trabalhar o projeto Desenvolvendo Habilidades com o Computador, foi de suma importância e satisfação, com isso esses alunos tiveram a oportunidade de se envolver nesse mundo tecnológico e superar o receio de estar de frente a um computador e descobrir neles a capacidade de raciocinar.

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  39. Eu desenvolvi um projeto no ano de 2010 na Escola Municipal Charrua que trazia como tema: Balde Cheio: Piqueteamento como alternativa de sustentabilidade buscando a maior produção de leite.
    Esse projeto foi desenvolvimento com os alunos da 6ª série na qual surgiu a curiosidade de saber como funcionava o piqueteamento e como ele aumentava a produção de leite.
    No desenvolvimento do projeto contamos com o apoio da Coopernova com as palestras e do dono de uma propriedade que possui o piqueteamento para mostrar aos alunos como ele desenvolvia o projeto.
    Além de envolver a área de ciências, também houve a participação dos professores da área de linguagem e de ciências humanas.
    Acredito que a realização desse projeto tenha contribuído muito para melhorar o conhecimento dos nossos alunos acerca desta temática, bem como a aprendizagem dos mesmos, pois possibilitou a interação dos alunos com outras pessoas, com a tecnologia e a realização de novas experiências levando o aluno a propor estratégias ou caminhos para buscar respostas e assim construir seu próprio conhecimento, expondo o resultado de suas experiências.

    Daiane Wiedenhoft Balensiefer

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    Respostas
    1. prof. Acedail Justino dos Santos18 de setembro de 2012 às 16:05

      Eu desenvolvi um projeto no ano de 2012 na Escola Municipal Norberto Schwantes que trouxe como tema: ornamentação do pátio escolar. Esse projeto foi desenvolvimento com os alunos dão 9º ano no qual surgiu deles a vontade de ter um espaço mais harmonioso com mais vida , com mais cores foi onde surgiu a idéia de embelezar o pátio escolar pois a vida é tão curta e porque não termos mais alegria no nosso dia a dia.
      No desenvolvimento do projeto contamos com o apoio da internet e o apoio total dos demais professores para demonstrar aos outros alunos como em como reaproveitar materiais recicláveis.
      Além de envolver a área da linguagem, também houve a participação dos professores da área de exatas e ciências agrárias.
      Acredito que a realização desse projeto tenha contribuído muito para melhorar o conhecimento dos nossos alunos e eu como professora fiquei vislumbrada com os resultados alcançados acerca desta temática, bem como a aprendizagem dos mesmos, pois possibilitou a interação dos alunos com outras pessoas de idade maior a deles pois o conhecimento antigo também os ajudou muito, com a tecnologia e a realização de novas experiências levando o aluno a propor estratégias ou caminhos para buscar respostas e assim construir seu próprio conhecimento, expondo o resultado de suas experiências e se exibindo com o que conseguiu.

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  40. Aline Anne de Souza Jerônimo19 de setembro de 2012 às 04:34

    MINHA EXPERIÊNCIA COM O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

    Visando despertar nos alunos o interesse e compreensão pelo conteúdo de Ciências Agrárias (Agricultura familiar, Agroecologia, Economia Solidária) e Matemática no ano de 2011 na escola Municipal Ribeirão Bonito desenvolvi o projeto HORTA ESCOLAR com os alunos da 7ª e 8ª série/multisseriada que tinha como objetivo: desenvolver a capacidade ativa e compreensão das formas geométricas e suas propriedades ligadas a horta. Foi uma experiência muito gratificante com muitas dificuldades encontradas por causa da distância da cidade e falta de recursos, no entanto os alunos se mostravam bastante motivados em relacionar a construção da horta com os conteúdos, mediam calculavam pesquisavam, na falta da internet perguntavam para os pais como eles faziam os cálculos assim ligando e expressando através de cálculos algébricos e geométricos o conhecimento ativo da sala de aula, pude observar também o auxilio dos pais em ajudar no desenvolvimento do projeto cedendo e doando matérias e sementes o resultado não foi o esperado, mas gratificante, pois houve uma socialização de conhecimentos que levaram os estudantes a adquirir conceitos matemáticos de importância que transmitam os conhecimentos socialmente válidos enfatizando a realidade da escola e o contexto em sala de aula envolvendo a vida dos alunos em torno da escola, sendo um conhecimento que foi sistematizado ao longo dos conteúdos desenvolvidos, para que fosse compreendido em sua totalidade relacionado sempre com a pratica social dos alunos buscando levá-los a compreensão dos conceitos a partir da relação entre conteúdo curricular matemático escolar e a experiência matemática vivenciada em seu cotidiano.

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  41. MINHA EXPERIÊNCIA COM O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

    Um dos projetos que desenvolvi foi no ano de 2011 na Escola Municipal Charrua, que trazia como tema: Infestação de Cupins em pastagens: vilão ou indicador.
    Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Charrua, localizada no município de Terra Nova do Norte-MT, no período de 09/08/2011 à agosto de 2012. Iniciamos fazendo a discussão do tema com os colegas (equipe pedagógica) e posteriormente em sala de aula, novamente fizemos a discussão e explanação do tema a ser pesquisado. Optamos então por conhecer ou saber por que o índice de cupins de montículo em áreas de pastagens é tão elevado. O primeiro passo foi pesquisar na internet, quais são as espécies de cupins que existem nas áreas de pastagens, o segundo foi fazer visitas à campo em áreas infestadas, o terceiro foi pesquisar os possíveis danos que esses insetos podem trazer para os produtores e finalmente elaborar perguntas para pesquisa em laboratório que foi feito através de visita ao NTM (Núcleo Tecnológico Municipal), visita à campo para comparar dados, visita à campo e observação de uma área mecanizada e de uma área de pastagem.
    Além de envolver a área de ciências, também foi trabalhado as disciplinas de língua portuguesa, artes, matemática e geografia.
    Ao finalizarmos nossas observações, entendemos que os cupins são insetos sociais, pertencem a classe insecta, e vivem em colônias formadas por reprodutores, soldados e operários, onde cada um desempenha uma função dentro da mesma.
    Vimos também que a principal causa do aumento exagerado de cupins em áreas de pastagens é consequência da interferência do homem no meio ambiente natural por meio do desmatamento de florestas e do cerrado, para implantação de pastagens. O desmatamento provoca a migração ou a morte dos inimigos naturais dos cupins, aumentando assim a população desses insetos, favorecendo uma possível infestação. Sabendo disso pode-se concluir que os cupins na verdade não são vilões e sim indicadores de que a pastagem está degradada, uma vez que só ocorrem em pastagens pela grande quantidade de alimento e pela falta de inimigos naturais devido ao desmatamento.
    Paulo Sérgio Leite.

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  42. experiências em projetos

    A função do trabalho com projeto é tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, transportando a educação para um plano ao mesmo tempo significativo e agradável. Dentro dessa perspectiva, os conteúdos teóricos e abstratos deixam de ser um fim em si mesmo e passam a ser meio para formação de uma realidade crítica e dinâmica do aluno. Onde que esse tipo de trabalho envolve todas as áreas do conhecimento, e em discussão em sala de aula achei um meio de conscientizar os alunos sobre o valor da família na vida de uma pessoa, e saber que tudo o que se implantada na escola é também centrado para a importância de trabalhar juntos com todas as áreas do conhecimento. E com aulas propostas pude aprender que o trabalho com projetos tem a intenção de fazer com que o aluno ao desenvolver suas atividades, além de estar construindo seus conhecimentos apresente no final um produto resultante dessas ações. Um dos projetos foi o reaproveitamento do papel escolar na Escola Municipal Norberto Schwantes e dentre outros que vieram favorecer o desenvolvimento da autonomia e da autodisciplina em situações apresentadas, tornando o aluno sujeito do seu próprio conhecimento com espírito crítico e inovador. Contudo o privilégio que nós professores temos de trabalhar da forma de projetos apesar de dar um pouco de trabalho, mas ao mesmo tempo é prazeroso e os frutos colhidos no final deixam qualquer educador vislumbrado.


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